NIKON D80 vs CANON 30D: OPINIOES

spotlight

Power Member
Sei que hà algumas diferenças flagrantes, nomeadamente no nª de pixeis, mas serà que o sensor da CANON (cmos) è melhor?
E em resistencia, qual delas ganha?
 
resistencia?!

Estás a meter a par 2 maquinas com publicos alvos diferentes!

A 30d procura já alguém com mais experiência e para um uso que não seja apenas caseiro mas já com algum profissionalismo!
 
Não são assim tão diferentes

A 30D fica colocada entre a D80 e a D200

Relativamente à D80, de facto é mias resistente (tem o corpo em magnésio) e o sensor apresenta menos ruído em High ISO). Pessoalmente prefiro corpos em policarbonato (ou plástico como preferires). Não aquece, não deforma e dura mais tempo que o resto da máquina. Para mim metal em câmaras é marketing.

Por outro lado o obturador da 30D de facto deve durar mais que o da D80.
 
Relativamente à D80, de facto é mias resistente (tem o corpo em magnésio) e o sensor apresenta menos ruído em High ISO).
tens a certeza?

a D80 parece-me (com noise reduction normal) ter aproximadamente o mesmo ruído da 400D. o CMOS da 30D tem um output superior ao da D200 a ISO 1600 e 3200.

de qualquer forma tinha ideia que te estavas a iniciar na fotografia..
vais logo começar com uma D80 ou 30D? ao menos que guardes depois algum para umas objectivas de jeito..
 
Última edição:
Gostei muito da tua foto 10040 no fotologue

alem disso as do gato (flickr)estão, na minha opinião, formidáveis.
Sobre a minha aquisição, que espero seja para breve, tenho 2 hipòteses
A D80 com a lente 18-70 que vem no kit + sigma 70-300 apo ou a Canon 30D com 2 equivalentes ---1300€ é o orçamento de que disponho.
Agora ,entre as duas, e como tenciono usar a mèdio prazo para fins profissionais (publicidade food and drink) qual serà mais aconselhàvel...
A minha questão principal è se realmente compensa a CANON por causa do sensor, apesar de ter menos pixeis?
atè breve....
 
A questão dos 8 vs 10 mp não é significativa, se fosse 8 vs 12 sim, agora 8 vs 10 mal se nota.

As vantagens mais significativas da 30D são, performance, sobre tudo se tiveres ideas de ir fotografar desportos rápidos, pois esta tem:
5fps burst (D80 tem 3fps)
Shutter Speed 1/8000 (Nikon tem 1/4000)

E creio que a nível de ISO também produzem menos "noise", sobre tudo 1600/3200.

Depois vantagens da D80 seria... 10Mp, o AF pelo que "ouvi" é melhor na Nikon.

Depois existe as questões das lentes, nessa área acho que a Canon é superior, sobre td "Pro" level.
 
Última edição:
tu queres mesmo uma lente 70-300? é que muita gente pensa que muito zoom é que é bom, mas uma lente é muito mais que o zoom.
tipo, tu a fotografar a 300mm, praticamente so consegues alguma coisa de jeito com um tripé... com a mão qualquer vibração fica imensamente amplificada. e essa lente nem tem establizador de imagem, segundo sei...
depois uma lente 70-300 so serve para quem anda sempre a fotografar a longas distancias, o que, regra geral, não é o caso. tu muitas vezes queres fotografar em grandes angulares, e em outros casos queres grande ampliação. uma lente 70-300 so te dá no minimo uma grande ampliação, e no maximo uma ampliação brutal (e ainda ha muito maior, mas cada vez a interessar a menos gente).

eu se fosse a ti comprava a 30D (so o corpo), com uma lente como deve ser, tipo uma Canon EF 28-135 F3,5-5,6 IS USM [*****], que serve para a maioria dos casos, é uma boa lente, rapida a focar, e tem establizador de imagem (so esta lente custa provavelmente mais que a lente kit da 30d + uma sigma de 70-300).

eu, pela minha expriencia, comprei recentemente uma maquina com lente 24-120 e muito sinceramente se a lente não me chegar para alguma situação, devem ser casos mesmo muito pontuais.

my 2 cents
 
Última edição:
eu se fosse a ti comprava a 30D (so o corpo), com uma lente como deve ser, tipo uma Canon EF 28-135 F3,5-5,6 IS USM, que serve para a maioria dos casos, é uma boa lente, e tem establizador de imagem (so esta lente custa provavelmente mais que a lente kit da 30d + uma sigma de 70-300).

eu, pela minha expriencia, comprei recentemente uma maquina com lente 24-120 e muito sinceramente se a lente não me chegar para alguma situação, devem ser casos mesmo muito pontuais.
só um pormenor.

a R1 tem uma objectiva 24-120 já equivalente a 35mm. a 28-135 numa 30D (sensor com factor crop de 1,6x) torna-se numa 45-216 equivalente a 35mm. é bastante versátil e tem estabilização de imagem, mas o wide end é quase "normal" (50mm).
 
agora é que vou abanar com isto tudo! :)

se fosses iniciar e tivesses nos fins profissionais algo que exigisse focagem rápida em baixa luz diria canon.. mas para o trabalho que queres nem penso 2 vezes Nikon sem dúvida!

Em termos de qualidade a 18-70 do kit é mais que algo para ficar e não substituir vai por mim :)

Se já tiveste com os bodys delas nas mãos é só comparar o que preferes também ajuda :)
 
só um pormenor.

a R1 tem uma objectiva 24-120 já equivalente a 35mm. a 28-135 numa 30D (sensor com factor crop de 1,6x) torna-se numa 45-216 equivalente a 35mm. é bastante versátil e tem estabilização de imagem, mas o wide end é quase "normal" (50mm).

os 24-120 ja são equivalentes a 35mm de facto... mas esse factor crop deve-se a que mais precisamente?

45-216 acho que ainda é uma gama de utilização agradavel, apesar de n ser grande espingarda para grandes angulares... os 28mm que eu tinha em mente eram mais interessantes.
 
spotlight, o tipo de máquina que compras depende do que pretendes e do teu orçamento.
Mais importante ainda que a máquina (nas Reflex) são as lentes, e ainda mais importante que estes dois, é o fotógrafo.

Pessoalmente, vou avançar para uma Nikon D80 devido a algumas características que me interessam, logo a começar pelo facto de as Nikon terem dois dials em vez de só um como na Canon. Como fotografo bastante em modo manual, prefiro muito mais conseguir controlar facilmente a abertura e velocidade em vez de estar a carregar em combinações de botões para alterar parâmetros.

Falando da minha escolha, edixo aqui alguns pontos que considerei importantes:
- O já referido em cima
- Nikon com 11 pontos de focagem vs 9 da canon
- O Balanço de Brancos é melhor na Nikon, o que dá jeito pois (salvo algumas excepções) não quero perder muito tempo em frente ao PC a retocar fotos.
- Menor factor de crop (1.5 para Nikon, 1.6 para Canon)
- Lentes, não tenho dinheiro para comprar lentes profissionais, e nas gamas mais "amadoras" considero as Nikkor um bocado melhores que as Canon.
- Preço, a Nikon é 200€ mais barata.

Mas nada como testares as duas e decidires por ti... ;)
 
Eu notei bastante diferença de fotografia para fotografia conforme ia mudando de objectiva na D80. Portanto, se ficares pela Nikon, compra só o corpo e arranja uma objectiva em condições onde o zoom não deve ser principal. Talvez a abertura se não estiveres a pensar usar flashes, não sei, isto já és tu que sabes onde vais tirar a foto.
 
eu se fosse a ti comprava a 30D (so o corpo), com uma lente como deve ser, tipo uma Canon EF 28-135 F3,5-5,6 IS USM [*****], que serve para a maioria dos casos, é uma boa lente, rapida a focar, e tem establizador de imagem (so esta lente custa provavelmente mais que a lente kit da 30d + uma sigma de 70-300).
a equivalente a essa canon da sigma e' esta?
ja agora, onde e' que eu posso ver TUDO sobre essa objectiva (ou outra qualquer) incluindo opinioes de compradores, fotos tiradas em diversas condicoes quer nos 28 como nos 135?

sinceramente eu tava mesmo inclinado para uma 70-300, mas ainda nao tinha pensado no facto de que precisaria muitas vezes dum tripe, e eu nao tenho paciencia nenhuma para o tar sempre a montar/desmontar. dai eu querer ver ate que ponto esses 135mm me podem ser uteis ou nao.
 
da sigma nao tinha, mas tinha da canon.

ha algum tempo atras o que me interessava mais era uma objectiva mais dedicada a macro.
neste momento (passado 4meses de habituacao à primeira dSLR) cheguei à conclusao que ja muitos tinham chegado, que a 18-55 do kit e' uma m€rda... se fosse agora teria comprado so o corpo! mas voltando, essa do kit peca por nao ter praticamente zoom comparado com o olho humano (em campo aberto, paisagens, whatever) o que para mim e' mau, porque gostava de fazer umas brincadeiras com zooms (as vezes e' fundamental para fotografar animais, o que eu gosto!) e tambem nao gosto do facto de ter uma distancia minima focal muito ma (elevada) que somando ao ponto anterior.... ja perceberam.

a objectiva que eu procurava queria portanto que tivesse um zoom razoavel (para o efeito dos animais) mas tambem gosto de vez em quando de macros, raramente tiro fotos a pessoas.
portanto o uso seria mais do genero da pessoa que vai passear para um sitio qualquer e tem uma objectiva "all around" que safa bem.
tambem era interessante que captasse boa luz para uma ou outra paisagem que possa vir a fotografar, mas tudo no campo do amador.

alguem tem sugestoes? :D no maximo dos maximos mesmo la no topo dava 300€ visto ainda nao ter muito pratica com dSLR e nao ser propriamente rico/nao precisar profissionalmente (pelo menos por agora).

so pa acabar, acho o DOF desta foto e' genial (eu gosto deste tipo de fotos) por isso quanto mais blured a objectiva conseguir, mais feliz eu fico (so deriva da abertura ou ha outras coisas a intervir?).

obrigado
 
Última edição:
Back
Topo