Nos e Vodafone vão partilhar rede fixa e móvel

Alguns esquecem-se que o que é partilhado são as infraestruturas e não a rede. Por isso, mesmo se a NOS usar algumas antenas da Vodafone isso não quer dizer que vai ter a mesma qualidade. Há diversos factores para além das infraestruturas, sendo um deles a própria gestão da rede.
 
Alguns esquecem-se que o que é partilhado são as infraestruturas e não a rede. Por isso, mesmo se a NOS usar algumas antenas da Vodafone isso não quer dizer que vai ter a mesma qualidade. Há diversos factores para além das infraestruturas, sendo um deles a própria gestão da rede.
Beneficia muito a NOS tendo em conta que um dos principais problemas é o número de sites
 
Não digo que não. O que eu quis dizer é que partilhar as infraestruturas não é partilhar a rede. Não significa que a qualidade vá ser igual nas duas redes. É exatamente o mesmo que acontece no FTTH.
 
Lembro só que o acordo não compreende somente a partilha de infraestruturas físicas (passivas), mas também a partilha de equipamento ativo das redes (amplificadores, antenas...). O espectro é óbvio que não será partilhado. Claro que o principal continua a depender da forma e da política de gestão da rede da operadora, mas isto é mais do que uma mera partilha de espaço para colocar equipamentos rádio.
 
Entretanto, fui ler a notícia do Jornal Económico sobre o assunto e vejam isto... talvez isto nos tenha passado despercebido...

"Nas zonas de maior densidade populacional, NOS e Vodafone vão “explorar sinergias acrescidas na partilha de infraestruturas de suporte”. Já em nas zonas “tipicamente rurais” e no interior do país, as duas operadoras “farão, para além da utilização comum de infraestruturas de suporte, a partilha da sua rede móvel ativa”.
"Desta forma, a NOS e a Vodafone promovem em parte o que a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) tem defendido quanto ao roaming. Contudo, em linha com o que ambas admitiram recentemente no Parlamento estar dispostas a aceitar, os acordos agora anunciados promovem apenas um roaming local ou regional."

https://jornaleconomico.sapo.pt/not...struturas-da-rede-movel-em-todo-o-pais-653332
 
Entretanto, fui ler a notícia do Jornal Económico sobre o assunto e vejam isto... talvez isto nos tenha passado despercebido...

"Nas zonas de maior densidade populacional, NOS e Vodafone vão “explorar sinergias acrescidas na partilha de infraestruturas de suporte”. Já em nas zonas “tipicamente rurais” e no interior do país, as duas operadoras “farão, para além da utilização comum de infraestruturas de suporte, a partilha da sua rede móvel ativa”.
"Desta forma, a NOS e a Vodafone promovem em parte o que a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) tem defendido quanto ao roaming. Contudo, em linha com o que ambas admitiram recentemente no Parlamento estar dispostas a aceitar, os acordos agora anunciados promovem apenas um roaming local ou regional."

https://jornaleconomico.sapo.pt/not...struturas-da-rede-movel-em-todo-o-pais-653332
portanto, vão sim partilhar o espectro em zonas rurais.
será que essas zonas são as mesmas que as consideradas zonas de baixa densidade das obrigações do leilão do 5G?
 
portanto, vão sim partilhar o espectro em zonas rurais.
será que essas zonas são as mesmas que as consideradas zonas de baixa densidade das obrigações do leilão do 5G?
Como bem disse o @nipnip , partilhar a rede móvel ativa não implica partilhar espectro. A notícia do JE que indiquei refere-o de forma muito explícita e as próprias operadoras fizeram questão de o deixar sempre muito claro...
 
Será uma mais valia nas zonas rurais, tendo em conta que a vodafone tende a esquecer-se de zonas rurais.
Na minha aldeia, tenho 4G da NOS no máximo e não tenho rede 2G da vodafone sequer.
 
Back
Topo