NOS FTTH

Boa tarde, eu recentemente adquiri 500 Mbps de Download da NOS e dei upgrade para o novo GigaRouter 5.0. Anteriormente a minha velocidade quer por PC (cabo ethernet com Powerline) quer por Wifi rondavam os 30Mbps. Agora, conectando-me por Wifi ou por cabo diretamente ligado ao router chego a 300-400 Mbps. O problema é que o meu computador pessoal está longe do router e como tal uso um Powerline da D-Link DHP-W310AV. Neste dispositivo a Internet não passa dos 40-50 Mbps e quando vou ver as opções do adaptador a velocidade está a 100 Mbps, o que não acontece quando ligo este ou outro computador diretamente ao router(Aparece 1Gbps de velocidade). O problema não é só deste PC, já que qualquer dispositivo que tente ligar pelo Powerline apresenta o mesmo problema.

Para resolver o problema já:

  • Verifiquei a categoria dos cabos (Ambos são CAT5E pelo que me parece que seja suficiente).
  • Troquei ambos os cabos por CAT6 e o problema mantém-se.
  • Qualquer dispositivo ligado diretamente ao router apresenta 1 Gbps de velocidade e o download ronda os 300 Mbps.
  • Removi ambos os adaptadores da tomada e voltei a ligar.
  • Tentei passar na opção "Speed and Duplex" da placa de rede de "Auto negotiation" para "1 Gbps" o que simplesmente tornou a rede inacessível.
  • Verifiquei várias portas do router para passar a Internet para o Powerline, todas surtiram o mesmo efeito.
Após estas verificações parece-me que o problema seja mesmo com o Powerline. A distância do computador ao router é muito inferior à distância máxima fornecida pelo fabricante (200-300m de fábrica se não me engano). Estou a pensar em aderir ao power wifi da NOS caso este problema não seja resolvido. Caso tenham alguma sugestão ou ajuda por favor deixem mensagem. Cumprimentos!
 
Esse powerline tem porta 10/100 Mbps Fast Ethernet LAN port. Logo, estás limitado a 100 Mbps. Se comprares outro powerline tem atenção à velocidade que as portas dele têm. Compra com portas gigabit.
 
Esse powerline tem porta 10/100 Mbps Fast Ethernet LAN port. Logo, estás limitado a 100 Mbps. Se comprares outro powerline tem atenção à velocidade que as portas dele têm. Compra com portas gigabit.

Uhm ok. Tens algum que me recomendes em especial? Eu dei 50€ por este já há uns 3 anos.
 
O powerline tem portas 10/100, mas mesmo assim duvido que com um powerline melhor consigas muita mais velocidade. Ja tive uma experiência semelhante, comprei um powerline de 30€ e a velocidade era 30/40. Comprei um kit de 120€, velocidades melhoraram 10mbps com sorte (felizmente consegui devolver). Powerline é bom para ter estabilidade de conexão, mas velocidades dependem de muitos fatores, se comprares outro tenta comprar numa loja onde possas devolver depois de experimentar
 
Não consegues ver em nenhum router penso eu.
myhub1.jpeg


Nestes consegues ver a que velocidade o router está sicronizado.
 
O powerline tem portas 10/100, mas mesmo assim duvido que com um powerline melhor consigas muita mais velocidade. Ja tive uma experiência semelhante, comprei um powerline de 30€ e a velocidade era 30/40. Comprei um kit de 120€, velocidades melhoraram 10mbps com sorte (felizmente consegui devolver). Powerline é bom para ter estabilidade de conexão, mas velocidades dependem de muitos fatores, se comprares outro tenta comprar numa loja onde possas devolver depois de experimentar


Já tive um powerline desses e encosteio-o. Isso é uma treta - a porta LAN é fast ethernet (100 Gbps)
"You get what you pay" lol

@Piuxupa troca esse power line da Dlink por um da Devolo (os da série Magic são os melhores) que tem portas giga (1000 Gbps)
Ou então, se possível passa cabo (melhor opção)

As melhores opções para ter Internet longe do router principal são (por esta ordem):
1) Passar um cabo de rede UTP (de preferencia CAT6) entre a sala (onde está o router) e o quarto (onde está o computador) depois crava fichas RJ45 em cada uma das pontas desse cabo (de um lado desse cabo ligas a uma das 4 portas do teu router NOS, e do outro lado ligas ao computador (ou quaquer outro dispositivo - por exemplo um AP)
Esta a a melhor solução e ficas com a velocidade de internet que tens contratada no operador. Se nessa ponta do cabo colocares um bom AP consegues a velocidade máxima que tens contratada (e um wifi bem melhor que o wifi do router da NOS) - podes até configurar o mesmo SSID (mas em canais radio diferentes) - assim quando andas de uma lado da casa para o outro o dispositivo (tlm por exemplo) muda automaticamente para o sinal mais forte - atenção os iPhones fazem bem essa gestão mas alguns Androids não (agarram o wifi que tem até o perderem) - nesses equipamentos se vires que estás ao lado do AP e só tens 1 tracinho de wifi é porque ele ainda está agarrado ao wifi do router - tens que desligar o wifi e voltar a ligar para ele ver que tem alí mesmo ao lado um sinal wifi com potencia superior. Se optares por vários APs da Unifi não tens esse problema (eles proprios fazem essa gestão entre si)

2) se já existe cabo coaxial no quarto podes usar adaptadores MoCA

3) Usa adaptadores powerline - Devolo é top em powerlines
um dos powerlines fica na sala ao lado do router, recebe a internet do router usando um cabo de rede curto, e injecta a internet na rede electrica. O outro adaptador powerline fica no quarto junto ao computador (liga cabo curto entre esse e o computador)
Powerline usa a infraestrutura electrica da casa para distribuir a internet - Para funcionar é necessário que ambas as tomadas (sala e quarto) estejam na mesma fase electrica. Para funcionar bem com velocidade max, convém que ambas as tomadas estejam no mesmo disjuntor

4) Usa um repartidor (wifi extender) de 3 bandas e coloca-o a meio - uma das bandas serve de backbone
 
Última edição:
O powerline tem portas 10/100, mas mesmo assim duvido que com um powerline melhor consigas muita mais velocidade. Ja tive uma experiência semelhante, comprei um powerline de 30€ e a velocidade era 30/40. Comprei um kit de 120€, velocidades melhoraram 10mbps com sorte (felizmente consegui devolver). Powerline é bom para ter estabilidade de conexão, mas velocidades dependem de muitos fatores, se comprares outro tenta comprar numa loja onde possas devolver depois de experimentar
Há bons powerlines que dão muito mais que isso sem se gastar 120€. É preciso procurar bem e garantir que no mínimo tenham portas gigabit - com elas até um av500 consegue bem mais que os 100Mbps na ligação. Claro que se for um Av1000 ou superior mais garantias tem.
Não são só os Devolo que o garantem embora a instalação tenha uma palavra a dizer. E cuidado que os Devolo Magic são incompatíveis com os conhecidos powerlines pela tecnologia que usam.
Tenho 205Mbps garantidos em toda a instalação por powerline independentemente da distância e disjuntor. Mas claro que os valores comerciais não são reais - como no wifi - e julgo que nas versões AV1200 o limite máximo será nos 450Mbps
 
Há bons powerlines que dão muito mais que isso sem se gastar 120€. É preciso procurar bem e garantir que no mínimo tenham portas gigabit - com elas até um av500 consegue bem mais que os 100Mbps na ligação. Claro que se for um Av1000 ou superior mais garantias tem.
Não são só os Devolo que o garantem embora a instalação tenha uma palavra a dizer. E cuidado que os Devolo Magic são incompatíveis com os conhecidos powerlines pela tecnologia que usam.
Tenho 205Mbps garantidos em toda a instalação por powerline independentemente da distância e disjuntor. Mas claro que os valores comerciais não são reais - como no wifi - e julgo que nas versões AV1200 o limite máximo será nos 450Mbps


A norma AV (HomePlug) é legacy - a Devolo também a usa nas unidades antigas (série dlan)
A nova norma de powerline G.hn é o futuro do powerline que consegue velocidades e estabilidade de ligação muito superiores (não foi só a Devolo (serie magic) que adotou essa nova geração de powerline)

Nota: foi o G.hn que veio tirar o "mau nome" aos powerlines - não tem nada haver com os AVs antigos - mas sim o preço anda perto dos €200 (por um par)

E sim, AV não é compatível com G.hn - são protocolos diferentes
Podes misturar powerline de diferentes fabricantes desde que usem o mesmo protocol (AV com AV) ou (G.hn com G.hn)
 
A norma AV (HomePlug) é legacy - a Devolo também a usa nas unidades antigas (série dlan)
A nova norma de powerline G.hn é o futuro do powerline que consegue velocidades e estabilidade de ligação muito superiores (não foi só a Devolo (serie magic) que adotou essa nova geração de powerline)

Nota: foi o G.hn que veio tirar o "mau nome" aos powerlines - não tem nada haver com os AVs antigos - mas sim o preço anda perto dos €200 (por um par)

E sim, AV não é compatível com G.hn - são protocolos diferentes
Podes misturar powerline de diferentes fabricantes desde que usem o mesmo protocol (AV com AV) ou (G.hn com G.hn)
Sobre o estatuto da norma são diferentes e suportadas por associações diferentes não sendo por isso que devam ser intituladas legacy, mas ...
Já quanto à Devolo tem entendimentos engraçados dsobre a aplicação do nosso investimento já que se reparares nos velozes equipamentos Magic1 que possuam wifi impôs-lhes uma poupança na velocidade estonteante poupando nas portas de rede... Como se chega à velocidade através deles por cabo fica por explicar.
E segundo o que tenho lido os resultados não são tão estonteantes como eles apregoam - já apregoaram com o powerline normal..
Nem o G.hn é sequer recente pois já existe há um bom par de anos (aprovado em 2009, enquanto o powerline é de 2010...)- se calhar aos mesmo do powerline normal - só não pegou por falta de adesão dos fabricantes o que não parece ainda ter acontecido...
 
Back
Topo