NOS FTTH

Na minha área de residência andam a todo o gás a passar fibra-óptica, nem ao Domingo descansam. Até os postes da antiga PT estão a levar com fibra.

photo_2024-02-03_16-20-02.jpg
photo_2024-02-03_16-20-03.jpg
photo_2024-02-03_16-40-55.jpg
photo_2024-02-03_16-40-53.jpg
Menciona o local
 
@RJMC aqui a questão é que há casas antigas em que tudo isto não é uma operação fácil se quiseres meter o router num local central da casa

Sim eu sei, eu tenho uma instalação dessas mas como tenho plumes não me preocupo com o wifi e a distribuição por cabo é feita com recurso a switches, agora quem precise mesmo de ter uma posição central em FTTH fica com a vantagem do cabo ser extremamente fino.
 
Por código postal não existo mas se colocar no local supostamente tenho FTTH PON de 4 operadores.

A NOS ( e a WOO) juram que só HFC.

Aliás, havendo HFC essa informação não deveria também estar presente?

(já não vinha a este site há uns tempos e pelo menos agora já consigo pesquisar onde estou).

Edit: sim, está lá pois tem uma combo box com duas opções.
FTTH com 1000/400 e HFC com 1000/200.
A MEO tem FTTH 1 Gps simétrico e ADSL 24/1...
 
Última edição:
Por código postal não existo mas se colocar no local supostamente tenho FTTH PON de 4 operadores.

A NOS ( e a WOO) juram que só HFC.

Aliás, havendo HFC essa informação não deveria também estar presente?

(já não vinha a este site há uns tempos e pelo menos agora já consigo pesquisar onde estou).

Edit: sim, está lá pois tem uma combo box com duas opções.
FTTH com 1000/400 e HFC com 1000/200.
A MEO tem FTTH 1 Gps simétrico e ADSL 24/1...
Meo com 1 Gps simétrico ou será 10 Gbps simétrico??
 
Ah. Tens uma instalação mais recente. Podes meter o router logo na entrada

Ou

Meter o router na sala e passar na mesma tubagem fibra +micro-coaxial. Assim esse cabo coaxial vai até à entrada e daí distribuis.

Ou

Meter o router na sala. Se tiveres a tomada de telefone junto à TV, podes passar o cabo de fibra na tubagem do telefone e depois ligas consegues ligar à rede coaxial da casa a partir dessa tomada de TV


Sim, tem bridge.

Onde consigo comprar esse cabo micro-coaxial? Não encontro à venda lol
 
As fichas são iguais? Ou tem de ser específicas para este cabo?
São iguais. Pode é na pior das hipóteses haver uma folga ligeira no cabo, mas não no encaixe propriamente dito.

Mas como o cabo normalmente ficará encaixado numa tomada, não haverá esse problema da folga. Da tomada até à Tv ou box metes um cabo normal.
 
Última edição:
Alguem me pode ajudar num esclarecimento?
Sou cliente NOS com coaxial, serviço de 1Gbps.
Recebi uma chamada da NOS devido a um teste que fiz de cobertura (que deu negativo para FTTH) mas que me indicaram que se estiver numa zona de cobertura Vodafone com fibra (que é o caso), que poderia fazer um pedido de viabilidade para saber se é possível converter HFC->FTTH.
Liguei para a NOS, opção dos serviços técnicos, e foi-me dito que é impossível essa mudança (apesar de me ter confirmado que usam a infraestrutura da Vodafone) e que não teria beneficio nenhum (o que não é verdade devido ao upload e outras coisas, tive de a corrigir mas não estava para perder tempo).
Isto é mesmo assim com a NOS? Não fazer pedidos de viabilidade nem tentar converter HFC->FTTH?

Para contexto, tenho ofertas da MEO (10Gbit) e Vodafone (1Gbit) disponíveis na minha morada.
 
Alguem me pode ajudar num esclarecimento?
Sou cliente NOS com coaxial, serviço de 1Gbps.
Recebi uma chamada da NOS devido a um teste que fiz de cobertura (que deu negativo para FTTH) mas que me indicaram que se estiver numa zona de cobertura Vodafone com fibra (que é o caso), que poderia fazer um pedido de viabilidade para saber se é possível converter HFC->FTTH.
Liguei para a NOS, opção dos serviços técnicos, e foi-me dito que é impossível essa mudança (apesar de me ter confirmado que usam a infraestrutura da Vodafone) e que não teria beneficio nenhum (o que não é verdade devido ao upload e outras coisas, tive de a corrigir mas não estava para perder tempo).
Isto é mesmo assim com a NOS? Não fazer pedidos de viabilidade nem tentar converter HFC->FTTH?

Para contexto, tenho ofertas da MEO (10Gbit) e Vodafone (1Gbit) disponíveis na minha morada.
Nos não tem interesse passar clientes para rede FTTH , principalmente para Vodafone. Existe acordo de partilha mas tem custos. Manter clientes na rede própria tem custo mais baixo. Em HFC ainda mais, visto que mantem a rede são os empreiteiros.
 
Alguem me pode ajudar num esclarecimento?
Sou cliente NOS com coaxial, serviço de 1Gbps.
Recebi uma chamada da NOS devido a um teste que fiz de cobertura (que deu negativo para FTTH) mas que me indicaram que se estiver numa zona de cobertura Vodafone com fibra (que é o caso), que poderia fazer um pedido de viabilidade para saber se é possível converter HFC->FTTH.
Liguei para a NOS, opção dos serviços técnicos, e foi-me dito que é impossível essa mudança (apesar de me ter confirmado que usam a infraestrutura da Vodafone) e que não teria beneficio nenhum (o que não é verdade devido ao upload e outras coisas, tive de a corrigir mas não estava para perder tempo).
Isto é mesmo assim com a NOS? Não fazer pedidos de viabilidade nem tentar converter HFC->FTTH?

Para contexto, tenho ofertas da MEO (10Gbit) e Vodafone (1Gbit) disponíveis na minha morada.
Sim, tal e qual.
No primeiro contacto, para efetuar a mudança HFC > FTTH também me disseram que iriam utilizar a fibra da Vodafone, pois tinham um protocolo. A partir daí só levei negas, chegando a ouvir que o coaxial era melhor que fibra porque o cabo, por ser mais grosso, era mais resistente. :facepalm:
Resolvi com uma reclamação na provedoria. Esta retirou a fidelização (faltava ainda um ano) e rescindi o contrato.
 
@AMPlink @Lash é perfeitamente possível mas nem todos os departamentos têm acesso a isso e mesmo na provedoria nem sempre.

Há várias migrações feitas no fórum
A melhor maneira é antes de saírem fazerem um pedido de desligamento via área de cliente. Quem vos liga tem autonomia para fazer a migração e verificar.

Se mesmo assim não conseguirem, há uma forma fácil de conseguir. Rescindem e aderem como novos clientes em nome da vossa mulher, namorada, ou outra pessoa que viva convosco. Os novos clientes são instalados em FTTH nessas zonas.
 
@AMPlink @Lash é perfeitamente possível mas nem todos os departamentos têm acesso a isso e mesmo na provedoria nem sempre.

Há várias migrações feitas no fórum
A melhor maneira é antes de saírem fazerem um pedido de desligamento via área de cliente. Quem vos liga tem autonomia para fazer a migração e verificar.

Se mesmo assim não conseguirem, há uma forma fácil de conseguir. Rescindem e aderem como novos clientes em nome da vossa mulher, namorada, ou outra pessoa que viva convosco. Os novos clientes são instalados em FTTH nessas zonas.
Olha...esta ultima opção... :)
A mim o que me chateia foi que mudei de casa, e quando mudei já havia FTTH da Vodafone, mas mesmo assim optaram pelo HFC interno, apesar da minha insistência (na casa anterior tinha FTTH). Noto mesmo que a estabilidade não é a mesma na performance da ligação (até já me ofereceram uma mensalidade grátis á uns meses atras).
Pelo que vejo (e com pena minha) só mudando mesmo para outro operador.
 
Eu estou na situação de querer FTTH, já tinha um incidente com a parte técnica e eles disseram-me que a NOS não passa HFC para FTTH, e eu disse então mas se eu for cliente novo, já é FTTH ? e ele disse que sim...
Mandei pedido de rescisão na area de cliente, e ligaram-me e estou só a espera de confirmação e proposta, disseram que seria possivel, no site da Anacom aparece com cobertura.
 
@AMPlink @Lash é perfeitamente possível mas nem todos os departamentos têm acesso a isso e mesmo na provedoria nem sempre.

Há várias migrações feitas no fórum
A melhor maneira é antes de saírem fazerem um pedido de desligamento via área de cliente. Quem vos liga tem autonomia para fazer a migração e verificar.

Se mesmo assim não conseguirem, há uma forma fácil de conseguir. Rescindem e aderem como novos clientes em nome da vossa mulher, namorada, ou outra pessoa que viva convosco. Os novos clientes são instalados em FTTH nessas zonas.
No meu caso, quando negociava a renovação de contrato com a NOS, abordava o tema HFC > FTTH e sempre me diziam que a mudança seria possível, bastando, para isso, contactar os serviços técnicos. A conversa da NOS foi sempre esta durante, talvez, 2 anos.

No mês passado, fiz o pedido de desativação dos serviços na área de cliente (como sempre) no sentido de negociar, e evitar os aumentos, mas deixei claro que só fidelizava 24 meses com a mudança de HFC para FTTH (tenho FTTH MEO e VDF disponível da minha morada). Como disse anteriormente, nesse primeiro contacto, disseram-me que seria possível a mudança (utilizando fibra VDF) e até ficou agendado um contacto por parte da equipa técnica para marcação da intervenção!

Acontece que, a partir daqui, foi contactado umas 5/6 vezes para esclarecer que a informação que me tinham dado estava errada, mas sempre com a tentativa de renegociar o contrato em HFC. Seguiu-se a reclamação na provedoria, com a consequente retirada do período de fidelização (aqui foram impecáveis), e o cancelamento do serviço após 2/3 dias.

Eu percebo que cada caso é um caso, mas o facto de me terem andado a "enrolar", com a intenção de renovação de contrato, deixou-me com MUITA vontade de os mandar "passear".

Agora, havendo concorrência e alternativas validas, não faz qualquer sentido andar com rescisões e trocas de titulares. Não tenho paciência para essas "habilidades". A NOS preferiu perder um cliente com quase 10 anos. Mesmo com os procedimentos que sugeres, duvido que instalassem FTTH.

Pelo que vejo (e com pena minha) só mudando mesmo para outro operador.
Foi o que fiz! Deixo de ser cliente NOS com 200/20 Mbps e vou ser cliente MEO com 1000/400 Mbps. :002:
 
Back
Topo