ATUAIS CLIENTES
Talvez seja o momento apropriado para relembrar de forma exaustiva algumas das melhores ofertas de retenção (ou não) dirigidas a clientes particulares que se conhecem aqui (pacotes podem não ser de obtenção imediata - lá que existem, existem):
- Clientes antigos podem conseguir pacote 4P TV+NET+TLF Iris 100 e 1 cartão de telemóvel com 2 a 3 GB de dados móveis por 42-44€/mês (cerca de 10€/mês por cada cartão adicional); PF, período de fidelização = 24 meses
- A outra opção é um pacote 3P TV+NET+TLF Iris 100 por cerca de 26-27€/mês para clientes cabo/fibra; PF=12 meses (valor mínimo na NOS serviço fixo, mesmo para quem apenas pretenda um serviço só de Internet ou só de Televisão decente).
CARTÕES MÓVEIS NO PACOTE
A este último pacote (ou a qualquer outro pacote de clientes que resistam em aderir aos chamados pacotes convergentes, NOS 4/NOS 5) podem associar-se cartões de telemóvel (com mensalidade cobrada à parte, mas na mesma fatura) - opções:
1) ≥11,99€ Tarifário telemóvel Tudo Exclusivo (mesmas condições do tarifário
Tudo); PF = 12 meses ao pacote 3P (não aceitem se pedirem 24)
2) 6,90€ Tarifário telemóvel
Tudo Exclusivo Light; PF = 12 meses ao pacote 3P
3) 9,80€ Tarifário telemóvel WTF Exclusivo (mesmas condições do
WTF T mas ao preço do WTF W); pode ser necessário fornecer BI/CC de menor de 25 anos; PF = 12 meses ao pacote 3P
4) 9,90€ Tarifário telemóvel de retenção Super Exclusivo (5000 minutos/SMS/MMS para a rede NOS e 2000 para outras redes + 500 MB de dados), PF = 12 meses ao pacote 3P
5) ≤10,00€ Tarifário internet móvel Kanguru de retenção (oferta
Kanguru XL mas com o preço do Kanguru M ou do Kanguru S já descontinuado; aplicável para clientes NOS por tempo limitado; em princípio renovável a pedido), PF = 12 meses ao pacote 3P (adesão à campanha de retenção não implica PF adicional, porém, ativar um tarifário Kanguru pode implicar)
Nota: PF ao pacote 3P significa que apenas refideliza o pacote que têm; os cartões de telemóvel neste regime podem ser portados ou desativados quando assim entenderem, por serem considerados "fora de pacote"
OFERTAS A TROCO DE REFIDELIZAÇÃO
- Por outro lado, como benesses sem custos (0€) por manutenção do pacote que tenham ativo existem ainda:
1) Voucher de canais TVCine grátis por determinado número de meses (tipicamente: 1, 3, 6 ou 12 meses; em princípio renovável a pedido); PF máximo = 12 meses ao pacote
2) Oferta direcionada para clientes antigos específicos que exige estarem marcados pela NOS, habitualmente vocacionada para quem pague acima de certos montantes por mês e não tenha pacote com telemóvel incluído: Um ou dois cartões de telemóvel com 2000 minutos+2000 SMS; por vezes, com possibilidade de optar, alternativamente, por um cartão de internet móvel com meia dúzia gigabytes de dados incluídos (regime idêntico aos cartões móveis fora de pacote); PF = 24 meses de fidelização ao pacote 3P
RENEGOCIAÇÃO
Continuando nos clientes residenciais, para renegociar/pré-rescisão o ideal é aguardar contacto da parte deles depois de enviar email de cessação contratual pela área de cliente. Perante a chamada por iniciativa da NOS, demonstrem a insatisfação que tiverem com o serviço e expectativa de mudar para a concorrência, mostrando conhecer o mercado, a par das ofertas dos outros operadores. Em todo o caso, é de relembrar que existe uma linha de retenção menos expedita e mais estratificada se ligarem diretamente pelo 800999000 (16990 gratuito) opções 4-3-3. Concorrência e fidelização por decorrer são fatores que pesam, mas que até ao momento não parecem ser inibidores de obter o descrito acima.
Desconhecer o que fazem os outros ISP é indicativo de uma renegociação malsucedida com a NOS. Alguns aspetos superficiais acerca do mercado, úteis na contra-argumentação, equiparando com as outras principais operadoras: a concorrência tem ofertas a rondar os 28€-33€/mês pelo 3P em zonas fibra para novos clientes (em zonas cabo Nowo, 22€/mês pelo 3P e 4P por 29€/mês), além de internet fixa ilimitada 4G por valor idêntico (para clientes que entendam alegar que o serviço de internet e o mais barato possível é apenas o que lhes importa); NOS é a única das três maiores operadoras que não oferece canais de especial relevância SD e HD na grelha de RF digital (melhor: no total dos canais em televisões sem box disponibiliza cerca de metade do número de canais dos concorrentes); NOS é também a única de entre essas que não disponibiliza pelo menos 100 Mbps de velocidade de upload nos pacotes mais vantajosos/baratos (i.e. <30€) para novos e atuais clientes; muita gente descreve a cobertura de rede móvel da NOS como a mais débil.
Outro detalhe importante é que na linha de desativações da NOS apenas vos podem reter de algo que já tenham. Raramente vos vão oferecer um tarifário "de retenção" como o Super Exclusivo se não tiverem já um cartão móvel na operadora.
Exemplo:
Oferta antes de renegociar >>> Depois
Pacote NOS com TV >>> Pacote 3P 26,99€
Tarifário Exclusivo da NOS >>> Super Exclusivo
Kanguru M >>> Kanguru M de retenção
TELEMÓVEIS
- Mais dirigido a clientes apenas de telemóveis, temos várias opções pré-pagas, todas sem fidelização:
1) Tarifários
WTF (sub-25)
2) Tarifários
Tudo
3) Tarifários Mais Exclusivo de
1 GB e
2 GB (qualquer pessoa com cartão NOS pode aderir)
4) Tarifário Super Exclusivo por 9,90€/mês (tarifário da retenção do 1693; 5000 minutos/SMS/MMS para a rede NOS e 2000 para outras redes + 500 MB de dados)
NOVOS CLIENTES
Para novos clientes em todo o território continental (exceto novas zonas DST):
- Pacote 3P TV+NET+TLF Iris 100 por 32,99€/mês, com possibilidade de adicionar cartões móveis à parte mencionados acima
OUTRAS SITUAÇÕES
Para já, para outras ofertas, consultar site da NOS. A situação dos pacotes UMA na retenção é desconhecida (mas há relatos de UMA 5P com desconto).
Quanto a reclamações ou sugestões à NOS é possível dirigi-las a
http://provedor.nos.pt/provedoria, sem prejuízo de outras vias legais/previstas no contrato.
Fim. Desculpem a extensão do post. Correções a fazer avisem.