NOS - Tópico Oficial

Boas, apanhei durante o dia de hoje e ontem umas boas imagens de uma suposta substituição em massa dos PDO's da Vodafone e os splitters HFC da NOS por PDO's que considero ser partilhados entre a VDF e a NOS.
Hoje a passar na estação de metro de Francos, apanhei uns a trabalhar em nome da NOS, perguntei se estavam a instalar fibra "empresarial", e eles responderam que estavam a substituir o cobre da NOS por fibra. Será desta que a NOS vai começar a descontinuar o HFC em força??
De notar que os PDO's têm protetores vermelhos e verdes.
Deixo aqui alguns registos:

Imagens na paragem de autocarros de São Roque:
1.heic

2.heic

3.heic



Imagens perto da estação de Francos:
5.heic

7.heic
 
Sim, já apareceu várias vezes aqui este quadro e penso que fala por si (é info pública e que a NOS já confirmou várias vezes)

fI3gmd7_d.webp


A situação presente está no slide 15 https://www.nos.pt/institucional/Documents/Apresentacoes/2Q22 Presentation - Conf Call.pdf

Não houve HFC a ser desligado. Ele continua lá. O que temos são casas com HFC+FTTH ao mesmo tempo. Se é construção NOS há FTTH NOS. Se é construção Vodafone... não é para já. Da imagem parece claramente ser construção Nos.

O que vês no gráfico é que até início de 2023 70% das casas com cobertura NOS vão ter FTTH ou HFC+FTTH mas depois dessa data vai ser tudo mais lento nos 3 anos a seguir porque querem recuperar investimento
 
Última edição:
Boas, apanhei durante o dia de hoje e ontem umas boas imagens de uma suposta substituição em massa dos PDO's da Vodafone e os splitters HFC da NOS por PDO's que considero ser partilhados entre a VDF e a NOS.
Hoje a passar na estação de metro de Francos, apanhei uns a trabalhar em nome da NOS, perguntei se estavam a instalar fibra "empresarial", e eles responderam que estavam a substituir o cobre da NOS por fibra. Será desta que a NOS vai começar a descontinuar o HFC em força??
De notar que os PDO's têm protetores vermelhos e verdes.
Deixo aqui alguns registos:

Imagens na paragem de autocarros de São Roque:
1.heic

2.heic

3.heic



Imagens perto da estação de Francos:
5.heic

7.heic
Apesar de ter saídas vermelhas... Não há ligação à Vodafone. É só fttth Nos.
 
Sim, já apareceu várias vezes aqui este quadro e penso que fala por si (é info pública e que a NOS já confirmou várias vezes)

fI3gmd7_d.webp


A situação presente está no slide 15 https://www.nos.pt/institucional/Documents/Apresentacoes/2Q22 Presentation - Conf Call.pdf

Não houve HFC a ser desligado. Ele continua lá. O que temos são casas com HFC+FTTH ao mesmo tempo. Se é construção NOS há FTTH NOS. Se é construção Vodafone... não é para já

O que vês no gráfico é que até início de 2023 70% das casas com cobertura NOS vão ter FTTH ou HFC+FTTH mas depois dessa data vai ser tudo mais lento nos 3 anos a seguir porque querem recuperar investimento
Boas, nas zonas onde eu notei a presença desses PDO's partilhados, não notei nenhum traço da presença do HFC, quer em São Roque quer em Francos. Mas foi apenas uma passagem rápida.
Mas sequer faria algum sentido eles manterem as duas ligadas numa só localização?
 
Apesar de ter saídas vermelhas... Não há ligação à Vodafone. É só fttth Nos.
Interessante então, eu assumi que as vermelhas fossem Vodafone pois nessas zonas também já não há sinais de PDO's Vodafone, e então em frente ao Estádio do Dragão a Caminho da Praça das Flores existiam tantos e agora só vejo brancos lá, e até sem qualquer ligação feita sequer.
 
Boas, nas zonas onde eu notei a presença desses PDO's partilhados, não notei nenhum traço da presença do HFC, quer em São Roque quer em Francos. Mas foi apenas uma passagem rápida.
Mas sequer faria algum sentido eles manterem as duas ligadas numa só localização?
Faz todo o sentido porque a NOS tem milhões de clientes HFC no país todo... Não parece haver um plano de passagem de HFC para FTTH para todo o país. Nalgumas zonas podem fazer essa passagem, mas o plano principal em 2022 do que se tem visto é novos clientes serem instalados em FTTH mas os atuais ficam em HFC a não ser por negociação
 
Boas, nas zonas onde eu notei a presença desses PDO's partilhados, não notei nenhum traço da presença do HFC, quer em São Roque quer em Francos. Mas foi apenas uma passagem rápida.
Mas sequer faria algum sentido eles manterem as duas ligadas numa só localização?
Na minha zona estão as duas tecnologias ligadas. Enquanto houver clientes pendurados no cabo irá ter de estar ligado
 
Para tirar o HFC teriam de enviar técnicos casa a casa, fazer uma nova instalação e trocar os equipamentos de cada cliente. Provavelmente demasiado caro e disruptivo, até porque há clientes que não gostariam de ser incomodados com isso, diria. Será melhor ir fazendo essa troca faseadamente, à medida que as pessoas renovam contratos, etc.
 
Para tirar o HFC teriam de enviar técnicos casa a casa, fazer uma nova instalação e trocar os equipamentos de cada cliente. Provavelmente demasiado caro e disruptivo, até porque há clientes que não gostariam de ser incomodados com isso, diria. Será melhor ir fazendo essa troca faseadamente, à medida que as pessoas renovam contratos, etc.
A maioria não têm conhecimento da tecnologia em questão
 
Eu tenho conhecimento da tecnologia, tenho NOS HFC numa zona onde tenho disponível Vodafone Fibra e Meo Fibra, há muitos anos. Tenho 500/100, estáveis para minha utilização e não estou interessado em ter ninguém aqui em casa a mexer em nada. Sou capaz de mudar para Vodafone depois de mais de duas décadas na NOS pois Amazon Prime e HBO são boas ofertas, não pelo FTTH.
 
Eu tenho conhecimento da tecnologia, tenho NOS HFC numa zona onde tenho disponível Vodafone Fibra e Meo Fibra, há muitos anos. Tenho 500/100, estáveis para minha utilização e não estou interessado em ter ninguém aqui em casa a mexer em nada. Sou capaz de mudar para Vodafone depois de mais de duas décadas na NOS pois Amazon Prime e HBO são boas ofertas, não pelo FTTH.

Não queres quer ftth ? E queres ter vodafone ?
Assim não dá, a Vodafone só tem adsl e já não faz instalações dessas.
Tem de ir sempre a tua casa, para instalar o serviço próprio para fibra.
Basicamente, se possivel, aproveitam para passar os cabos onde tens os actuais da nos.
Depois colocam uma tomada própria para a fibra optica e tá feito.
 
Não queres quer ftth ? E queres ter vodafone ?
Assim não dá, a Vodafone só tem adsl e já não faz instalações dessas.
Tem de ir sempre a tua casa, para instalar o serviço próprio para fibra.
Basicamente, se possivel, aproveitam para passar os cabos onde tens os actuais da nos.
Depois colocam uma tomada própria para a fibra optica e tá feito.
Sim, lá terá de ser. Queria dizer que ficava satisfeito com hfc desde que funcionasse como o que tenho atualmente na NOS mas naturalmente se passar para vodafone ou meo, passo para ftth. Tenho ethernet em todas as divisões, será mesmo como dizes, só fazer chegar a fibra ao armário onde vai ter a NOS atualmente e até acho que já lá está alguma coisa da meo, ou era sapo fibra na altura, ainda da pessoa que vivia cá antes.
 
Sim, lá terá de ser. Queria dizer que ficava satisfeito com hfc desde que funcionasse como o que tenho atualmente na NOS mas naturalmente se passar para vodafone ou meo, passo para ftth. Tenho ethernet em todas as divisões, será mesmo como dizes, só fazer chegar a fibra ao armário onde vai ter a NOS atualmente e até acho que já lá está alguma coisa da meo, ou era sapo fibra na altura, ainda da pessoa que vivia cá antes.

Pelo que dizes já tens a casa preparada, portanto a nivel de intervenção não deve ser nada de complexo.
Pelo que descreves não vai ser preciso furos nas paredes ou algo do género se é isso que temes.
Acho que é mesmo só uma questão de passar os cabos e instalar a tomada para a fibra.
 
Penso que o que o @abraxas888 que dizer é que o HFC continua a ser suficiente para muita gente, que têm um serviço com o qual estão satisfeitas, e dispensam intervenções que não pediram em casa. Não significa que se opõem a FTTH, ou que o recusariam ao mudar de operador.

Eu, pessoalmente, escolheria FTTH, mas a questão é que isto é um não-assunto para muita gente (mesmo as que conhecem as tecnologias) porque o HFC lhes dá velocidades e estabilidade suficientes para o seu uso.
 
Back
Topo