Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Tinha ideia que a tua era non Art. Acho que falaste nisso em tempos, mas devo ter feito confusão.

Com falta de luz é sempre aquela coisa, não podemos esperar milagres. No entanto se a diferença é demais em relação às outras, é ponderar o que for melhor.
 
Nao, nunca ponderei a non Art. Pois, acredito que sim, mas quando falo em falta de luz falo em condicoes aceitaveis e nao no escuro. Nao sei, tenho de fazer mais uns testes antes de tomar decisoes.
 
Normalmente o que vai resultando comigo é ser meio trigger-happy, e focar e disparar várias vezes. No fim lá acaba por haver alguma que se aproveite. Em teoria isto vai um bocado contra o que costumamos fazer à medida que ganhamos experiência, mas gosto tanto da lente que aceito fazer assim :biglaugh:

Já li vários relatos de que a coisa melhora consideravelmente se se calibrar o foco com a dock (a dock permite ajustes para várias distâncias, não é como in-camera), mas as mesmas pessoas reconhecem que não é fácil de calibrar, e que mesmo assim não fica como uma lente nativa Canon, embora se aproxime.

EDIT: Estou a referir-me a condições de pouca iluminação.
Com boa iluminação a minha porta-se francamente bem. Talvez seja perfeita. Não tenho ainda a certeza porque há sempre aquelas fotos que saem com o foco ao lado, mas considerando que é uma f/1.4...há que dar o benefício da dúvida, pode ser azelhice mesmo.
 
Última edição:
Calibrar com a dock melhora bastante, mas é um processo algo tedioso. Com zoom lenses ainda é pior, que tens que calibrar 4 distâncias em várias focal lengths. Nas prime só tens uma focal length, por isso são "só" 4 calibrações mesmo. Mesmo assim é algo tedioso e não muito simples de fazer.
 
Eu por acaso devia de comprar a dock para calibrar a minha 18-35mm (Nikon). Tem problema de back-focus, não posso fechar, focar e abrir. Tenho que fazer sempre o foco manual, o que em determinadas situações fica difícil de ver se está focado ou não. Só a uso para vídeo.
 
Lá se foi o material Canon para passar para o dark side da Fuji:

Fujifilm XT-20 + Fuji 35mm 2.0WR - Material adquirido em segunda mão. Falta só chegar a Samyang 12mm 2.0.

M-9X5FedvVYuM6jMFCRm5kNmRiEP71ZnaCYPfaYIRVr0700rv6piKbiWzAyN2HaRDTMY-ohCipEiHgycvYF0QQSsJTiKN09PoswYMBpTsNODV_v1lPKAigrHaPLHE8DTkwpUbS3Rr1YLWTpH59Er55vgl3EXZWFvN34tNqrxsj7mny5K5jsF_VFhQsvwOPrqJ4NIMdxniEZeZ7U89QQvN8WRFikL-3fttqhjC9jLxLL3ayyMJwqeKKT6RWGCoXJzpCSZgxb9s7DrYZInd9ajR0QUvAIlgejqsWEFyVV3rmZbAttosl7nCg9hGoKBHMNCtnt-FK76vE6hV6VNJKnJZ3Ntf6ujJVY7RRcK0L_vesyCpv0aKrTvr0ZoefZPv5sdAmoZiIixn0Hylaz64d9XAGT69ytgdVdpuiPxNIPJZ9Jz9-wnWTvhYBaMQwatwF8OHRB4AXAnDNnUgR_9g55LaxkZaGT8jfvs_rpNIrEQowtum_H4iZWrThkc7BYdTcu2__dE0K06Q9hu6NAdL5CsqgFEVpK4LKqWe3qqlqpZi2wcRiW_rvW0DGDL-4SDt1YFFpAOH3-_2qrhoXIQowwvAczEY5P6sXxyI_LKjTgksDmVA7XFD7bvK5S6iLsdfald70gfRRK10ZRipEF4xYuKcMvJ-WrcNps5TA=w742-h989-no

Linda!

Essa 35mm é a objectiva que mais uso.

Bom conjunto!
 
Passei a ser sim, só uso a 16 para paisagem ou noutra ocasião muito em concreto, como foram estas últimas com nevoeiro no maat.

A 56mm então é a que menos uso, é raro mesmo.
 
As minhas últimas fotografias têm sido diferentes do que andava a fazer há, talvez, um ano.

Deixei de estar em cima do que fotografo para passar a compor de forma mais cuidada e trabalhada.

Nesse sentido dá-me mais jeito algo mais apertado do que mais wide.

Acho que nunca me adaptei verdadeiramente aos ~35mm na rua.
 
As minhas últimas fotografias têm sido diferentes do que andava a fazer há, talvez, um ano.

Deixei de estar em cima do que fotografo para passar a compor de forma mais cuidada e trabalhada.

Nesse sentido dá-me mais jeito algo mais apertado do que mais wide.

Acho que nunca me adaptei verdadeiramente aos ~35mm na rua.

Eu confesso que para mim os 50mm são muito mais cómodos que os 35mm. É muito mais fácil compor porque há menos elementos no frame.
No entanto há muita fotografia que faço que precisa dos 35mm.
 
Eu confesso que para mim os 50mm são muito mais cómodos que os 35mm. É muito mais fácil compor porque há menos elementos no frame.
No entanto há muita fotografia que faço que precisa dos 35mm.

Os ~35mm para mim não são carne nem são peixe, como se costuma dizer.

Provavelmente iria-me habituar se tivesse que ser mas estou muito satisfeito com os ~24mm/~50mm.
 
Apesar de andar muito contido em compras, estes foram os meus últimos gastos.

A bolsa da National Geographic é o ideal para levar para a rua, dá para a 16mm mais duas baterias. Ficou-me por 13€ em desconto.

A da lowepro ficou a 19€ e é óptima para viagem, entretanto serve para guardar filtros e suportes.

A capa é uma imitação que arranjei no eBay por 16€.

692D13BC-F8EC-4D5D-8B51-A80EF2FF5A9A_zpsqznreqff.jpg


E3D59E7E-BFB7-41B1-B381-0284D6F308F1_zpsnkmd1trq.jpg


D8484FD8-647B-4A3A-9460-6ABADA757BCC_zpskv0fv7cp.jpg


8EB4E71E-D4D4-492D-AAA4-96582DF4FA91_zps1kmnbeut.jpg


09589796-CE20-4C12-B1AD-C4953CD77CE0_zpsybjchheo.jpg


0B857DA6-8539-409F-A3D0-4896D90B6808_zpskh2gtxje.jpg


FAE003EB-EC04-4B5B-9D98-03DC70B7A931_zps6tq6arod.jpg


9A3F4EBB-DC66-4F1E-A92F-B360633B0C1A_zpsmwkcyu4b.jpg


DA26E54A-DFB3-45B1-8BD6-85BE1326148D_zpsqtbmydyx.jpg
 
Última edição:
Quantas baterias já tens, Apedro? Compraste uma sacola para elas também?

eheh, estou a meter-me contigo :)

No outro dia peguei numa XT-2. Tem um tamanho decente até (não é tão pequena como algumas Olympus que já peguei), mas a pega/ergonomia ainda está longe de uma DSLR (para o meu gosto)... Com um grip a coisa deve ir ao sítio, mas lá está, lá vai a vantagem do tamanho. Também achei os Dials bem duros (tal como acho os da minha LX100, que é muito inspirada na Fuji).

Adorei foi a qualidade da lente, e era a de kit (creio eu, a que vai de f2.8 a f4)... Que toque top! E ainda deve haver fruta melhor.
 
@Lyp tenho 1 oficial e 4 da patona.

Adoro bolsas e bolsinhas :D

Não podia estar mais satisfeito com o equipamento que tenho.

Com a X-T2 não mexo em menus nenhuns, tenho tudo à mão. Os dials fixos são o melhor que se pode ter, principalmente tendo em conta que faço maioritariamente fotografia de rua. Nunca achei que fossem demasiado rijos ou leves.

Acho o tamanho da X-T2 ideal e se o grip não é perfeito (que não é) é melhor que as X-Ex / X-Txx. Acho um bom compromisso entre portabilidade/funcionalidade.

A 18-55 é uma lente de kit absolutamente genial, principalmente dado o preço a que se arranjam usadas (o preço nova não corresponde à realidade).

Tirando as objectivas XC as restantes têm todas uma qualidade de topo.

Há algumas que tem o ring de abertura algo “leve” como é o caso da 56mm. Já na linha F2 isso foi corrigido.
 
Acho o tamanho da X-T2 ideal e se o grip não é perfeito (que não é) é melhor que as X-Ex / X-Txx. Acho um bom compromisso entre portabilidade/funcionalidade.

Sim, acho que concordo contigo. É um tamanho equilibrado, não tem uma pega tão boa como uma DSLR, mas a portabilidade também conta.

Eu fiquei maravilhado com a lente, sobretudo com o toque, o anel da abertura... Muito bom, ainda mais tendo em conta que é a "lente de kit".

A fuji tem de facto umas lentes maravilha, os preços é que são de "fuji r"... Mas é o que é :)
 
@Lyp neste último ponto já não concordo contigo.

Se pensarmos que na range entre os 300-1000€ arranjas objectivas comparáveis, em qualidade, as de 2000-3000€ de outras marcas, não se pode dizer que seja caro.

Não existe uma linha de lentes low cost, é verdade, mas não existem também lentes medianas. É tudo de bom para cima. Até as XC, optimamente, são muito boas.
 
@Lyp neste último ponto já não concordo contigo.

Se pensarmos que na range entre os 300-1000€ arranjas objectivas comparáveis, em qualidade, as de 2000-3000€ de outras marcas, não se pode dizer que seja caro.

Não existe uma linha de lentes low cost, é verdade, mas não existem também lentes medianas. É tudo de bom para cima. Até as XC, optimamente, são muito boas.


Eu não estou bem por dentro dos preços das lentes para estar aqui a fazer comparações, mas pelo que vou vendo, qualquer prime custa uma nota preta.

Claro que tem que se meter no prato da balança a qualidade, que como bem dizes, é excelente... Mas por exemplo, se eu quisesse fazer um set de lentes para cobrir o que tenho na DSLR, mais me valia fugir.

Eu digo que é caro, para o que eu estou disposto a gastar nisto. E na verdade acho que nem devia gastar tanto como o que já gastei :D
 
Já eu não consigo atinar com o posicionamento do botão do obturador nas Fuji.
Fica muito atrás e a posição do dedo indicador é pouco cómoda.

Claro que só acontece porque as Olympus e as Sony que tenho tem o botão no fim da pega.
Mas lá está, as Fuji não têm a pega das Sony/Olympus.
 
Já eu não consigo atinar com o posicionamento do botão do obturador nas Fuji.
Fica muito atrás e a posição do dedo indicador é pouco cómoda.

Claro que só acontece porque as Olympus e as Sony que tenho tem o botão no fim da pega.
Mas lá está, as Fuji não têm a pega das Sony/Olympus.

Sim, também reparei nisso, e também não atino muito. Mas também acho que será uma questão de habituação. A questão da pega acho mais chata.

Mas o meu contacto também foi breve, insuficiente para perceber se iria gostar/adaptar-me ou não. O que referi foram as primeiras impressões.
 
Back
Topo