Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Mais livros :)
Chegaram hoje estes dois.

Estes tinham-me sido vivamente recomendados por vários formadores.

Ambos abordam o processo de trabalho de vários fotógrafos, em entrevistas realizadas aos próprios.


97-DCFE34-98-FF-446-F-9-F89-2-B75273-A21-A8.jpg
 
Ora então...está na altura de abordar o elefante no meio da sala.

Bom, a R5 é o monstro, sem dúvida, mas esta é a que me põe a fazer contas à vida..

Se tudo corresse bem, imaginava-me perfeitamente a arranjar uma destas no futuro.
Esta R6...ai esta R6...
E esta menina aqui..está praticamente na minha wishlist :P
Eu vou continuando com os olhos nesta para o futuro.

É óbvio que eu não ia comprar nada, né? 🤣


Bom, na verdade já tenho isto cá há alguns dias, antes até dos livros que mostrei acima, mas ainda nem as contas estão fechadas, e por isso é que ainda não tinha falado no assunto.
É engraçado porque, quando quero tenho planos de comprar uma coisa, acaba quase sempre se concretizar mais cedo do que eu previa. Aparece sempre alguma oportunidade boa muito antes de quando eu tencionava comprar, e aqui foi novamente o caso.

Ei-la!
APC-0035.jpg

APC-0036.jpg

APC-0038.jpg


De forma resumida, trouxe a R6, a RF 50mm f/1.8 STM de oferta, tive o reembolso de estudantes da Canon, e uns trocos do reembolso de objectivas.
A RF 50mm f/1.8 não me interessa e é para vender. Já fiz a compra com essa ideia, e testei a lente e não vi nela nada que me fizesse reconsiderar (pouco ou nada uso os 50mm).
Ainda não fechei as contas, mas já vai num custo inferior ao de gray market, sendo que a comprei cá e tenho garantia nacional.
A campanha de estudantes da Canon termina em Junho, e a oferta da objectiva por parte da loja terminou quando eu a comprei, portanto foi uma oportunidade que, por pouco, não perdi.

Falarei da câmara mais no tópico dela (vou ver se faço lá um post em condições, mas esqueçam números, não vou andar a medir pilinhas :biglaugh: ), visto que ele tem tido actividade regularmente. Mas posso dizer que estou tremendamente satisfeito. Atingiu todas as minhas expectativas, superou-as em alguns aspectos, e os receios que eu tinha não se concretizaram. Nem o EVF é um problema. E este sensor é brutal, parece que passei de APS-C para full-frame outra vez, o desempenho disto em ISO elevado é qualquer coisa, e a dynamic range parece que nunca mais acaba (segundo a DXO, a batalha entre esta, a R5, a a7R4 e a a9II é renhida).
Uma surpresa foi o conforto. As minhas mãos já tinham saudades da ergonomia da 80D. A 6D II tem um espaço muito largo para o polegar e um apoio menos acentuado, mais plano, que me obrigava a fazer sempre tensão no dedo para a segurar, e acabava por ter dores na utilização prolongada. O grip ajudava, e por isso é que nunca o tirava, mas havia lentes que antes segurava bem sem grip e na 6D II já não conseguia. Só agora quando peguei nesta e as comparei é que percebi a razão. Uma pessoa com o tempo esquece-se desses pormenores.

Agora vou falar mais da integração dela no meu kit.

Por agora estou a usar todas as minhas lentes com recurso ao adaptador. Nada a apontar, é nativo, é robusto (feito em magnésio), tem weather sealing e tudo. Comprei o adaptador simples, mas original Canon. O control ring é interessante mas não encontrei utilidade para ele para fotografia (já tinha visto no manual todas as funções que é possível atribuir-lhe), visto que estas câmaras agora têm 3 dials, por isso já há dials para os 3 parâmetros da exposição. As lentes ganharam estabilização de entre 4 a 7 stops (nenhuma tinha), e quase todas ganharam boa focagem até aos cantos (excepto duas, que cobrem cerca de 80% por 80%).
Só uma permite fazer 12fps no obturador mecânico, mas eu já sabia disso antes de comprar, pois já tinha visto o manual. Todas permitem fazer 20fps no electrónico, a câmara só tem essa velocidade, ou é single shot ou é 20fps.
A particularidade de todas terem mount EF é que assim nunca tiro o adaptador. Não há confusões com encaixes.

Mais tarde gostaria de substituir as zooms por nativas RF, em especial a 24-70, que é a lente que passa mais tempo encaixada. As primes, não faço questão disso, pois dou-lhes muito menos uso (inclusive já cheguei a pôr a 50mm à venda várias vezes, mas agora vai ficar por cá mais um tempo para testar no novo corpo).

A 40mm, que comprei para experimentar e chegou a estar quase de saída (depois descobri que havia um erro do utilizador…😅), de repente tornou-se quase na lente favorita. A sua ergonomia com o adaptador fica bem melhor do que enquanto pancake numa DSLR, e prefiro os 40mm aos 50.
Adoraria que a patente de RF 40mm f/1.8 se tornasse realidade, acho que estou convertido aos 40mm.

Não comprei grip. Foi intencional. O grip na 6D Mark II veio para ajudar a balançar com as lentes pesadas, e para ajudar no facto de eu não ter lentes estabilizadas. Como agora tenho IBIS, vou primeiro tentar usar assim e ver se resulta. Já sei que em utilização vertical prolongada com a 70-200 irei sofrer, mas pelo menos agora tenho algo para compensar a tremedeira. Pode ser que me sirva. Além disso, o grip da R6 custa 4x mais do que o da 6D II, por isso convém ter a certeza primeiro 😅

Mas duma forma geral, tenho adorado. É aquela sensação de “Ei pá era mesmo isto!…”.
Estabilização em todas as lentes duma vez só, focagem até aos cantos (para quem não sabe, a 6D II tem os pontos muito concentrados no meio, nem chega a cobrir a regra dos terços), voltei a ter 100% de cobertura no ocular, passei a ter focagem em pouca luz igual em toda a frame, Eye-AF com tracking rápido (resulta mesmo), mantenho todos os acessórios e baterias (só o grip é que não), voltei a ter uma ergonomia que já me era familiar, mais controlos no corpo...enfim, a R6 era mesmo uma escolha fácil no meu caso, e poder comprar nacional abaixo do preço de gray market é algo que não aparece muitas vezes, por isso agarrei a oportunidade.
 
Última edição:
@Lyp Obrigado ;)
Sim, de facto a R6 era a opção mais fácil de encaixar no meu kit, especialmente considerando a estabilização.
Na altura em que comprei a 6D II não quis ir para a R, o que agora vejo como uma decisão acertada, pois este corpo é mais completo. Só pela IBIS a R6 já se torna numa opção mais acessível do que trocar as lentes todas por versões estabilizadas. Não é que isso não vá acontecer na mesma (provavelmente sim), mas agora tenho poucas razões para me preocupar com isso, a única limitação que tenho actualmente é não atingir 12fps no obturador mecânico (tenho 7fps).
Depois vou fazer a minha análise no tópico dela, mas até ver estou plenamente satisfeito. E sim, 20MP são suficientes para a maior parte dos tipos de fotografia :)
 
Tava-se mesmo a adivinhar :)

Ficou-te por quanto?
Vais vender a 6D ou manter as duas?

Continua a fazer-me confusao nao ter o lcd em cima.
Os dials trancam? Pergunto porque, quando tinha a 700D, aconteceu-me bastantes vezes trocar de modo sem querer por tocar na roupa ou tocar em algum lado.
 
Ainda não fechei as contas (e ainda deve demorar), mas a 6D2 vai sair. Originalmente pensava em mantê-la mas, dada a diferença de mount, achei que ela não seria a câmara adequada para futuramente se tornar num segundo equipamento (se essa necessidade surgir). O curso natural das coisas é que as lentes sejam progressivamente substituídas por versões RF, o que iria limitar a compatibilidade com a DSLR, criando-se uma situação em que ela estaria a desvalorizar sem ter grande uso devido a ser câmara secundária. Daqui a uns anos estava a vendê-la com pouco uso, sem ter lentes para ela, numa era em que as DSLR's estavam para lá de mortas e o mount EF abandonado. Era receita para perder mais dinheiro. Por isso, não. Vou tentar rentabilizá-la o mais rapidamente possível, e daqui para a frente só tenho que pensar em RF.
Se um dia precisar duma 2ª câmara (era bom sinal, claro), o mais provável é que esta se torne nela.

Existe um botão Lock +/- como tu tens, mas é para os outros dials e para o ecrã (ligeiramente mais personalizável do que na tua). O dial do modo não tranca, mas é recolhido, mais baixo, e faz mais força. Foi uma boa solução, e o botão é nitidamente mais robusto.

O LCD em cima foi substituído com o facto de o ecrã traseiro estar "sempre" ligado. Eu vou falar sobre isso na minha análise. Eu usava sempre o de cima, mas posso dizer-te que já não lhe sinto a falta.
 
Por acaso já me tinha apercebido da troca, creio que vi algo no Instagram e estava à espera deste post.

Também tinha visto os descontos de estudantes da Canon porque como sabes ando a ver de uma FF, acho que é uma excelente oportunidade, especialmente combinado com outros descontos.
 
Pois, já lá mostrei há duas ou três semanas e entretanto andava muito caladinho :biglaugh:
Estava primeiro a tentar resolver todas as questões com a 6D II, mas entretanto já vi que isso ainda vai demorar, por isso decidi avançar com o anúncio.
 
Pois, percebo-te. Eu também ando a tratar das coisas, até lá... Apesar de achar que já tenho a decisão tomada (só não sei se usada ou grey market), mas também há cerca de 1 mês tinha e mudei porque se calhar vale a pena algo mais future proof, mesmo que agora doa um pouco.

E também preciso de um sofá... Preciso desesperadamente de um sofá...:lol: (não há meio do Ikea abrir!)
 
Sofá? Para quê?
Ora pensa lá: se comprares câmara vais sair mais vezes para fotografar. Vais passar menos tempo em casa, por isso não precisas de sofá :biglaugh:
4a5001b7beea096457f480c8808572428b-09-roll-safe.rsquare.w700.jpg



Quanto ao future proof...acho que nesse aspecto deves pensar mais no sistema que escolhes do que propriamente no corpo. Dentro daqueles 3 ou 4 sistemas mirrorless, qualquer um deles deve ser future proof porque são todos relativamente recentes.
Quanto ao corpo, o mais importante é que satisfaça os teus requisitos. Já tenho dito isto e continuo a dizer: as câmaras não perdem atributos, aquilo que elas fazem em novas não deixam de fazer quando já são velhas, não são como computadores ou telemóveis. Por isso, desde que o sistema continue a existir, acho que “o future proof” está assegurado.
Ainda por cima tu já és experiente, consegues identificar o que realmente precisas numa câmara.
 
Produto - Canon EOS 2000D 18-55mm f/3.5-5.6 IS + 75-300mm f/4.0-5.6 + 2 baterias extra + tripod + bolsa
Loja - FB Marketplace
Preço - 240€
Pontos positivos - Parece-me uma excelente câmara para ir aprendendo um pouco de fotografia
Pontos negativos - O autofocus é muito lento
Já andava interessado em comprar uma máquina há uns tempos. Vi esta oportunidade no facebook e decidi arriscar. Apesar de usada, a câmara está em excelente estado. Estive já a tirar umas fotos de teste dentro de casa para ir descobrindo as definições e também experimentei fotografar o céu à noite mas não correu lá muito bem :-D
 
Boas, uma duvida que já tenho há algum tempo.

Como "spotam" um problema numa página da Amazon? Na .es por exemplo, a FDR-AX700 e a Sony a7 III estão a 450€, sendo que a FDR é mesmo o primeiro resultado de pesquisa. Pergunto porque por mais que procure não encontro mais nenhuma red flag sem ser o preço.
 
Vês que o vendedor não tem feedback e tem alertas para os contactares antes de encomendar para confirmar stock. Quando os contactares vão-te tentar vender o produto por fora da Amazon, dizendo coisas como poderem fazer um preço mais em conta por não ter que pagar taxas da Amazon ou que não podem receber pagamento por cartão de crédito via Amazon porque tiveram pessoas a pagar-lhes com cartões roubados ou outra tanga qualquer...
 
Quando roubam contas aparentemente legítimas, e sem essas mensagens, é espreitar também os produtos que têm à venda... muitas vezes têm inúmeras coisas todas ao mesmo preço
 
Boas, uma duvida que já tenho há algum tempo.

Como "spotam" um problema numa página da Amazon? Na .es por exemplo, a FDR-AX700 e a Sony a7 III estão a 450€, sendo que a FDR é mesmo o primeiro resultado de pesquisa. Pergunto porque por mais que procure não encontro mais nenhuma red flag sem ser o preço.


Já ia gastar 450€.......vá lá que li tudo :D
 
Quando roubam contas aparentemente legítimas, e sem essas mensagens, é espreitar também os produtos que têm à venda... muitas vezes têm inúmeras coisas todas ao mesmo preço
Yah, ou a mesma coisa com dezenas de preços, cada um mais estranho que o outro. Vi uma que tinha a mesma coisa em 4 preços diferentes dos 600 aos 2300...
 
Já andava interessado em comprar uma máquina há uns tempos. Vi esta oportunidade no facebook e decidi arriscar. Apesar de usada, a câmara está em excelente estado. Estive já a tirar umas fotos de teste dentro de casa para ir descobrindo as definições e também experimentei fotografar o céu à noite mas não correu lá muito bem :-D
Realmente não me parece mau preço.
Para o céu essa objectiva não é a melhor, e para grande parte das situações à noite será limitadora.
Mas hey, o importante é tomar a iniciativa e começar. É isso mesmo!
Depois pondera um flash externo. Antes até de outras objectivas. Faz toda a diferença, e não vale a pena ter medo, é possível ter resultados fabulosos só com o que tens e um flash externo, sem mais nada.
 
Realmente não me parece mau preço.
Para o céu essa objectiva não é a melhor, e para grande parte das situações à noite será limitadora.
Mas hey, o importante é tomar a iniciativa e começar. É isso mesmo!
Depois pondera um flash externo. Antes até de outras objectivas. Faz toda a diferença, e não vale a pena ter medo, é possível ter resultados fabulosos só com o que tens e um flash externo, sem mais nada.
É limitadora porque a abertura máxima da lente é pouco? Ou 18 mm é muito longo? Eu tenho mais interesse em fotografar paisagens, neste caso o flash externo parece-me um pouco desnecessário, ou não?
 
Sim, por causa da abertura.

Sim, para paisagens não precisas de flash, mas mais cedo ou mais tarde começas a registar coisas da vida pessoal e assim.
 
Bom, hoje é a minha vez... :D

Acabei por comprar a A7R III!
Comprei com 1 mês de uso, cerca de 100 fotos, 3 anos de garantia + 3x100€ cashback em lentes, por 1750€.
Do que encontrei de A7R II usadas e em bom estado, ia poupar uns 600€ face a esta, por isso ache preferível.

A lente para já comprei a Sony 35mm 1.8. Consegui aproveitar a promo do Corte Ingles por 559€ (esta infelizmente não dá para usar os 100€ de cashback).
Não gostei da Sigma 35mm 1.4 Art em vários aspectos, um deles o tamanho, que deriva do facto de não passar de uma lente de DSLR com um adaptador "fixo".

20210410-221538.jpg


O EVF é realmente muito estranho de se usar e se este é considerado bom, não imagino o que seja um mau. Pode ser falta de hábito, mas meu querido OVF. Claro que há de ter as suas vantagens, info, ampliações, etc, mas a imagem ainda é sofrível.
O AF, se calhar é da lente ou da minha memória se calhar me dar uma percepção errada, mas não parece nenhum "wow" face ao que me lembro de DSLRs de há 10 anos atrás.
De resto fantástica. A resolução dá credibilidade à malta do CSI, quando se faz zoom nos olhos e consegue-se perceber a silhueta do fotógrafo e o reflexo dos prédios atrás. Agora é começar a fazer experiências e a tirar proveito da máquina.

@m4ndr4ke meanwhile o sofá está resolvido:

20210410-222458.jpg
 
Back
Topo