Bom, esta já chegou há coisa de duas semanas, mas só ontem tive a confirmação do cashback.
Ficou em 145€, o preço mais baixo de sempre, é no-brainer.
Canon RF 50mm f/1.8 STM
Vai levar com o pára-sol da RF 16mm, que é compatível, e está feito.
Agora vou ver a disputa entre esta e a Sigma 50mm f/1.4 DG HSM Art. Tenho a dizer que a RF nem fica muito mal ao lado dela.
Nas aberturas maiores, a Sigma é um pouco mais sharp fora do centro.
Mais ou menos a 2.8 e inferior, diria que são igualmente sharp.
A Sigma tem melhor bokeh, como seria de esperar. Esta tem-no nervoso.
A Sigma tem um look característico (cores amareladas), a Canon não tem qualquer assinatura, a menos que consideremos o bokeh nervoso.
É de salientar que as Sigma modernas já não têm essas cores amareladas. Por exemplo, 35 Art + 50 Art (antigas) VS 28 Art + 40 Art (modernas). Ou seja, não tenho as mesmas cores SOOC mesmo quando combino as minhas duas Sigma (28+50).
Ambas são fraquitas em termos de flare, mas acho que a Sigma é ligeiramente mais resistente.
A Sigma é mais rápida a focar, embora esta não seja terrível.
Esta foca em 100% do sensor, as Sigma focam todas em ~80%.
Esta pesa cento e tal gramas, a Sigma pesa 800 + adaptador.
A Sigma é um tanque, mas não tem weather sealing. A Canon, obviamente, também não tem.
Uma custa perto de 200 euros, outra ultrapassa os 600.
A Sigma é uma objectiva mais corrigida, no geral. Menos distorção, menos vinhetagem, menos CA. É, evidentemente, de gama superior.
Se a RF me convencer, a Sigma sai. Caso contrário, fico com as duas. Pelo preço desta RF acho que não vale a pena chatear-me com isso.
Agora falta a RF 28mm