Novas aquisições - Ler o primeiro post (updated)

Acoplada com uma boa lente, continua a ser uma grande máquina, mesmo após "10" anos dela sair.
Eu estou muito satisfeito com a minha que já conta com 8 anos.
A lente kit não é má de toda tendo em conta o tamanho, mas tudo depende da cópia, há umas que são más, outra que são boas. No meu caso calhei com uma boa.
 
Dá sempre jeito ter uma opção do género...

Eu habitualmente opto por fazer isso com as objectivas, mas um 2º corpo, mais compacto, é inevitavelmente mais eficaz.

Eu tive a EF 40, agora tenho a RF 35 (apenas ligeiramente maior, porque saiu o adaptador), e a nova pancake RF 28mm já está na minha lista de desejos.
 
Ainda não tinha metido aqui, chegou no início do mês, foi a minha prenda de aniversário para mim próprio.
O design é muito parecido à Manfrotto Advanced Compact, simplesmente é maior para poder levar o material todo ou outro tipo de material.

350513863-648322770491135-6618192524332948502-n.jpg
 
E agora a razão da mochila maior: O kit está finalmente completo. :D

Sony-Lineup.png


Resumo:
  • Sony A7r III - 1750€ no OLX (com 2 meses e 100 fotos)
  • Sony 24-105mm F4 G OSS - 715€ na Worten (915€ - 200€ cashback)
  • Sony 35mm F1.8 - 559€ no El Corte Inglês
  • Sony Sonnar 55mm F1.8 Zeiss - 462€ na Amazon IT (562€ - 100€ cashback)
  • Sony 90mm F2.8 Macro G OSS - 720€ na Amazon DE (820€ - 100€ cashback)
  • Sony 135mm F1.8 GM - 1350€ a um particular
Sendo as novas aquisições aqui a 24-105 e a 135. A primeira veio da campanha da Worten há 2 dias atrás, a segunda por coincidência comprei à mesma pessoa que me vendeu o corpo e que me "roubou" do negócio da 135mm por 1200€ no El Corte há um ano atrás. Já andava de olho nestas duas lentes há algum tempo, fiquei contente por conseguir as duas +- nos 2k.

No geral estou contente com todas as aquisições, diria que só a 35mm não foi um preço fantástico. Todas as outras foram compradas ao melhor ou quase melhor preço que alguma vez vi. Gastei um total de 5556€ no kit, mas se fosse por preços de tabela ou noutro sistema equivalente, podia ultrapassar isto só com o corpo e duas lentes e se calhar até atingir o dobro do valor.

PS: Acabei por despachar a Tamron 20mm 2.8. Nada contra a lente, só que é demasiado wide para o uso que dou. Só servia para vídeo com crop, mas por uma diferença de 4mm e 1 stop, basta-me os 24mm da 24-105.
 
Já te disse, estás a ficar um homem...já tens uma prime mais pesada do que qualquer uma das minhas :biglaugh:


------

Eu agora ando só à espera da RF 28mm f/2.8 STM, para ver se vem para o kit ou não.

Entretanto, tenho "reservada" uma RF 50mm 1.8 (mais uma😂 vai ser a 4ª vez que essa objectiva me passa pelas mãos) ao preço mais baixo de sempre - 158€ com cashback, na última campanha que a worten fez.

A ideia é ver primeiro a 28 e, caso ela me agrade, poderei fazer um "kit leve" com essas duas, alternativo ao meu par de Sigmas Art, e ao qual poderei juntar as RF 16mm e RF 35mm, que já possuo. As quatro juntas pesam 750 gramas, das quais 300 são da 35mm. É um conjunto interessante. Menos sério, mas interessante.

Claro que, tendo eu uma Sigma Art 50mm f/1.4 no kit, é difícil substituí-la com uma RF 50mm f/1.8, por isso o que estou a equacionar é mesmo ficar com as duas.

Enfim, experiências🤷‍♂️

Fora isso, continuo a comprar livros, quando calha. Entretanto hei-de actualizar aqui essa parte.
 
Já recebi a Flipside BP 300 AW III. Comprei usada por um bom preço. Ainda vem a caminho a 400, que consegui por um preço ainda melhor. Para já gosto muito desta, cabe tudo o que preciso em situações limite (geralmente ando com menos material), é confortável e tem vários pormenores bastante bons:

KwcJltL.jpg


Um desses pormenores é permitir aceder às duas câmeras pela abertura lateral:

Zd33rYP.jpg


O único senão é não dar para um portátil de 15" - embora tenha uma mochila para o portátil, e não costumo andar com tudo ao mesmo tempo, se esta desse, tornava-se um pouco mais versátil. Vou esperar pela 400, e ver que tal se comparam - depois vendo uma delas!
 
Já recebi a Flipside BP 300 AW III. Comprei usada por um bom preço. Ainda vem a caminho a 400, que consegui por um preço ainda melhor. Para já gosto muito desta, cabe tudo o que preciso em situações limite (geralmente ando com menos material), é confortável e tem vários pormenores bastante bons:

KwcJltL.jpg


Um desses pormenores é permitir aceder às duas câmeras pela abertura lateral:

Zd33rYP.jpg


O único senão é não dar para um portátil de 15" - embora tenha uma mochila para o portátil, e não costumo andar com tudo ao mesmo tempo, se esta desse, tornava-se um pouco mais versátil. Vou esperar pela 400, e ver que tal se comparam - depois vendo uma delas!
Para fazer uma troca de objectivas rápida, vais ter sempre de tirar a mochila de ambos os ombros, certo?

Ou consegues ter uma objectiva ali no sítio onde está a a6000 e fazer por aí?
 
Bom, esta já chegou há coisa de duas semanas, mas só ontem tive a confirmação do cashback.

Ficou em 145€, o preço mais baixo de sempre, é no-brainer.

1M5A5983.jpg

Canon RF 50mm f/1.8 STM

Vai levar com o pára-sol da RF 16mm, que é compatível, e está feito.


Agora vou ver a disputa entre esta e a Sigma 50mm f/1.4 DG HSM Art. Tenho a dizer que a RF nem fica muito mal ao lado dela.

Nas aberturas maiores, a Sigma é um pouco mais sharp fora do centro.
Mais ou menos a 2.8 e inferior, diria que são igualmente sharp.

A Sigma tem melhor bokeh, como seria de esperar. Esta tem-no nervoso.

A Sigma tem um look característico (cores amareladas), a Canon não tem qualquer assinatura, a menos que consideremos o bokeh nervoso.
É de salientar que as Sigma modernas já não têm essas cores amareladas. Por exemplo, 35 Art + 50 Art (antigas) VS 28 Art + 40 Art (modernas). Ou seja, não tenho as mesmas cores SOOC mesmo quando combino as minhas duas Sigma (28+50).

Ambas são fraquitas em termos de flare, mas acho que a Sigma é ligeiramente mais resistente.

A Sigma é mais rápida a focar, embora esta não seja terrível.
Esta foca em 100% do sensor, as Sigma focam todas em ~80%.

Esta pesa cento e tal gramas, a Sigma pesa 800 + adaptador.
A Sigma é um tanque, mas não tem weather sealing. A Canon, obviamente, também não tem.

Uma custa perto de 200 euros, outra ultrapassa os 600.

A Sigma é uma objectiva mais corrigida, no geral. Menos distorção, menos vinhetagem, menos CA. É, evidentemente, de gama superior.

Se a RF me convencer, a Sigma sai. Caso contrário, fico com as duas. Pelo preço desta RF acho que não vale a pena chatear-me com isso.

Agora falta a RF 28mm :biglaugh:
 
Última edição pelo moderador:
Mas falando a sério, sinceramente nunca a compraria, com tanta oferta que há agora de máquinas neste sistema. Se o dinheiro não for problema, a R8. Para ter algo mesmo compacto, uma APS-C
 
Última edição pelo moderador:
@m4ndr4ke , desde 2023 a descobrir as maravilhas das lentes leves. A seguir vai a R6 por uma ***** ou R100 😁
Olha, se acontecesse alguma coisa à R6 e não houvesse dinheiro para mais...uma R100 seria bem-vinda, sim senhor. Sem problemas.

O peso e tamanho da 50mm f/1.4 Art não me incomodam, ou não tivesse eu a irmã 28, que pesa mais, e desejasse ter ficado com a 40mm 1.4 Art, que pesa ainda mais. Mas é inegável que os da RF 50mm 1.8 a tornam mais fácil de levar "de qualquer maneira". Com a Art, tenho que pensar bem se a levo comigo ou não; já a RF posso metê-la no saco primeiro e decidir depois se a uso.

Como já falei contigo, acho que as duas 50 podem ter lugar no meu kit, dadas as opções existentes.
 
O que comprei esta semana e já tenho comigo:

- Canon RF 50mm 1.8
- Canon RF 16mm 2.8
- Kingston Canvas React Plus V90
- Lowepro Tahoe BP 150

O que comprei há 1 semana e meia mas ainda não chegou (pode demorar até 30 dias):
- Canon R8

Pelo preço que dei pela máquina (1413€ nova numa grande superfície) acho que vale a pena a espera.

Depois há-de vir pelo menos mais uma bateria porque estás pelos vistos duram pouco, mas depois vejo. Não será para fazer vídeo.
Para entrar no mundo FF e no sistema Canon penso que seja um bom começo.
 
O que comprei esta semana e já tenho comigo:

- Canon RF 50mm 1.8
- Canon RF 16mm 2.8
- Kingston Canvas React Plus V90
- Lowepro Tahoe BP 150

O que comprei há 1 semana e meia mas ainda não chegou (pode demorar até 30 dias):
- Canon R8

Pelo preço que dei pela máquina (1413€ nova numa grande superfície) acho que vale a pena a espera.

Depois há-de vir pelo menos mais uma bateria porque estás pelos vistos duram pouco, mas depois vejo. Não será para fazer vídeo.
Para entrar no mundo FF e no sistema Canon penso que seja um bom começo.

Porquê a 16mm? E um cartão V90?

As minhas ideias para os próximos tempos são: as duas cabeças de flash...

Entretanto, obrigadinho por uma dessas cabeças e pelo papel difusor :p

Novas aquisições:
- rolo de papel difusor
- Godox DP600III

:D
 
Entretanto, obrigadinho por uma dessas cabeças e pelo papel difusor :p

Novas aquisições:
- rolo de papel difusor
- Godox DP600III
Não....não era isso que eu ia comprar :biglaugh: Eram adaptadores de montagem, um bowens e outro de tipo E, para speedlites. Comprei o bowens e ainda o tenho. O de tipo E nunca comprei.

O material que tens agora contigo nunca apareceu aqui no fórum ;)

Eu entretanto tenho aquisições de livros por colocar aqui, mas acho que também ainda vou fazer mais umas quantas a curto prazo. Dentro de algumas semanas deverei actualizar essa parte.
 
Última edição:
Última aquisição: uma Nikon D40 🙂

Retirei todo o interior, e com uns toques de DIY, eis o resultado:
20230730-140114.jpg


Ainda pensei colocar o interruptor para a lâmpada, no botão da máquina, mas era demasiado trabalho, e talvez inglório.. levou um fio com interruptor normal de candeeiro.

Usei parte da carcaça da lente de kit para compor melhor o encaixe da lâmpada. O mount continua funcional mecanicamente 🙂
 
Cá para casa esta semana veio mais uma Canon R P
Temos feito alguma sessões, eventos, batizados, andávamos com uma R P, uma Fuji e uma Canon 700D.
Na edição perdia muito tempo a colocar "tudo igual".

Pode não ser a melhor do mercado, ou melhor negócio, com reembolso, mas cashback deve deve ter ficado nuns 900€.
Mas já conheço o bicho, se me durar uns 10 anitos já fico contente.
Também comprei um Flash recomendado pelo @Rui Marto , da Godex , já o testei e gostei bastante. Para o que eu faço serve bastante bem
 
Última edição:
Bem e hoje chegou algo que dá bastante jeito, apesar de não ser propriamente barato:

61Av5rBPb3L._AC_SL1500_.jpg


Estão neste momento em promo a 250€ ou 190€ usados na Amazon.
Para já pareceram-me robustos o suficiente para não justificar ir para algo mais caro.
 
Back
Topo