Novidades a nível de canais

NOS Studios quer "corresponder a uma necessidade do mercado"

O novo canal de cinema será um exclusivo da ex-ZON, ficando na posição 16, sendo emitido em HD.

Segundo a informação já divulgada pela operadora, o canal será apresentado oficialmente no mesmo dia em que começará a emitir, estando já previstos os filmes "Paddington 2", "Tomb Raider", "As Cinquentas Sombras Livre" ou "A Hora Mais Negra", para além dos três primeiros films da saga "Toy Story". "Da comédia à ação, do drama à animação, do romance ao terror, o NOS Studios só dá grandes filmes", indica a página do canal.

Na deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a NOS diz que o canal "pretende afirmar-se «pela oferta de filmes recentes e de
grande qualidade»", correspondendo "a uma necessidade do mercado [existindo condições] quer no que concerne a direitos sobre obras audiovisuais, nomeadamente filmes disponíveis no mercado nacional, quer a meios técnicos, para que mais serviços de programas televisivos possam ser produzidos a partir de Portugal além dos que já existem, com vantagens para o mercado e para o país".

Voltado para o "grande público", o canal vai transmitir filmes "de origem maioritariamente norte-americana, mas também de outras origens, nomeadamente de países europeus, faladas, dobradas ou legendadas em português", apostando em, no mínimo, "sete filmes por dia", refere ainda a mesma deliberação.

Fonte: a mesma do post acima
 
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NOS Sports quer "acrescentar valor à oferta de conteúdos"


O canal NOS Sports vai centrar a sua oferta no futebol, "podendo, também. incluir outras modalidades que tenham relevância nacional", indica a deliberação da ERC do passado dia 08 de maio.

O canal quer "acrescentar valor à oferta de conteúdos televisivos [sendo] diferenciador pela oferta de eventos desportivos de futebol e outras modalidades ao vivo para os assinantes do Canal". A sustentabilidade do canal parece estar assegurada. A NOS prevê "o aproveitamento de sinergias intragrupo, nomeadamente ao nível de direitos televisivos desportivos e de produção", além de uma equipa inicial composta por catorze jornalistas.

A grelha vai incluir, ainda segundo a deliberação da ERC, uma "grelha horizontal ao longo da semana que inclui informação sobre desporto, documentários e comentário desportivo, transmissões de futebol ao vivo e em diferido assim como de outras modalidades".

Ainda não há informações sobre a data de arranque das emissões do canal, sendo expectável que ocorra no início da nova temporada desportiva (em julho ou agosto).

Fonte: https://olargo.pt/nos-aposta-em-canais-de-cinema-e-250908
 
Estive a tentar perceber qual a diferença temporal entre os filmes que estreiam nos TV Cines e no novo Nos Studios.

A Maldição da Casa de Whinchester estreou a 10 de Fevereiro de 2019 nos TV Cines.
Tomb Raider estreou a 25 de Janeiro de 2019 nos TV Cines.
Batalha do Pacífico - A Revolta estreou a 14 de Dezembro de 2018 nos TV Cines.
A Hora mais Negra estreou a 21 de Setembro de 2018 nos TV Cines.

Dos filmes já referidos que vão surgir no NOS Studios temos filmes com 5 ou 6 meses de diferença para a estreia no TV Cine.
Claro que existem filmes não mencionados um bocadinho mais antigos.
 
A NOS prevê "o aproveitamento de sinergias intragrupo, nomeadamente ao nível de direitos televisivos desportivos e de produção", além de uma equipa inicial composta por catorze jornalistas.

O princípio do fim da Sport TV? Tirando a exceção da BTV, nunca percebi porque é que a NOS e a Altice a andaram gastar fortunas a comprar direitos para depois os deixar num canal partilhado com os outros operadores.
 
Mais algumas considerações sobre o Nos Studios pegando naquilo que se vê nas promos.

Isto pode acontecer regularmente no Nos Studios:

- Cinema temático (inicia 5feira com dois filmes sobre homens fortes que marcaram a história).

- Filmes da mesma franchise em dose dupla

- Filmes infantis ou de animação em dose dupla com versão portuguesa à tarde e original à noite.

- Noite do cinema de terror. Inicia na sexta-feira com dois filmes. Pode ser que as sextas à noite venham a ser dedicadas ao cinema fantástico.

- Êxitos do cinema nacional. Um dia próprio para passarem filmes portugueses mais ou menos recentes. Inicia na próxima segunda-feira.

- Cinema de ação em dose dupla (inicia na 4feira).

- Comédia/Romance em dose dupla. Inicia Sábado à noite.

- Domingos de manhã dedicados a Disney Pixar.
 
NOS lança canal próprio de filmes e admite vir a ter um canal de desporto
A NOS lançou hoje o seu canal próprio de filmes, o NOS Studios, e admite poder vir a lançar um canal de desporto, tendo o nome NOS Sports sido registado na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).



"A NOS é líder em entretenimento" e os "consumidores portugueses veem cada vez mais conteúdos", afirmou o administrador executivo da operadora, Luís Nascimento, na apresentação aos jornalistas do canal NOS Studios, em Lisboa.

Este novo canal de conteúdos de filmes, dirigido a "toda a família", é pensado para "as novas tendências e multiplataformas", acrescentou, reforçando a aposta da operadora de telecomunicações na oferta de conteúdos de entretenimento.

Este canal "surge de uma procura constante de encontrar oportunidades nos nossos clientes para os deixar mais felizes connosco", prosseguiu o gestor.

Além deste canal exclusivo, a NOS obteve autorização da ERC para a "atividade de televisão através do serviço de programas temático de desporto, de cobertura nacional e acesso condicionado, denominado NOS Sports", de acordo com a deliberação do regulador media.

Questionado sobre isso, Luís Nascimento referiu que a NOS vai "garantindo" que consegue "registar e guardar marcas que podem ter potencial muito interessante no futuro" e a NOS Sports "é uma delas".

O administrador executivo da NOS recordou que a operadora é 'naming sponsor' da Liga de futebol, pelo que "faz sentido" que um canal de desporto "esteja em cima da mesa".

Questionado quando é que o canal será lançado, Luís Nascimento disse que o facto de haver um registo da marca não quer dizer que o canal avance.

"Não estou a dizer que o canal vai chegar, equacionamos esse canal", afirmou.

Sobre se existe mais alguma área temática que suscite a criação de um outro canal próprio, o gestor admitiu que sim, mas não adiantou mais pormenores.

Fonte:https://www.sapo.pt/noticias/econom...o-de-filmes-e-admite_5d08ee3eadb0667d2887dce0

Rádio Observador anuncia várias contratações e frequência em Lisboa
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Só falta saber a data de arranque. A Rádio Observador vai começar a emitir online, em 98.7 FM para a Grande Lisboa e prevê ainda uma frequência para o Grande Porto. Terá noticiários de 30 em 30 minutos, 24 horas por dia.
Segundo informação avançada pelo Observador, as manhãs arrancam com a Maria João Simões (ex-locutora da RFM e da Comercial). Integram a equipa da manhã Carla Jorge de Carvalho (ex-SIC Notícias), Paulo Ferreira (que integrou as direcções da RTP, do Público e do Jornal de Negócios) e Judite França (ex-TVI).
Ainda durante as manhãs, a Rádio Observador terá rubricas da responsabilidade da equipa editorial, como é o caso de José Manuel Fernandes, Miguel Pinheiro e Filomena Martins, a par de espaços de comentário desportivo a cargo de Pedro Sousa (Canal 11) e um espaço de humor com David Cristina.
A emissão do fim de tarde será conduzida por Ricardo Conceição (ex-Renascença) e Ana Filipa Rosa (ex-RDP Internacional e rádio Zig Zag). O psicólogo Eduardo Sá e Alberto Gonçalves terão também presença diária ao fim da tarde.
Está também confirmado um programa semanal de entrevistas conduzidas por Laurinda Alves e outro dedicado à História com Rui Ramos e João Miguel Tavares.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/201...nuncia-varias-contratacoes-frequencia-lisboa/

Como funciona o novo canal premium NOS Studios
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A NOS lança esta terça-feira, às 21h15, o canal de filmes NOS Studios. Disponível nas posições 16 e 81 em HD, e 56 em SD, o NOS Studios será gratuito para clientes do serviço de TV UMA. Pode também ser subscrito pelos restantes clientes por cinco euros por mês ou através da subscrição do Pack Canais Extra.Da lista de parceiros da programação do canal fazem parte a Disney, FOX, MGM, Universal e Warner. Até ao final do Verão o canal irá apresentar filmes como Tomb Raider, As Cinquenta Sombras Livre, Paddington 2, A Hora Mais Negra, Mundo Jurássico: Reino Caído e Mamma Mia! Here We Go Again.

A par da experiência linear, o NOS Studios contará com o NOS Studios+, onde é possível pesquisar e ver filmes após a sua emissão, através da UMA TV, Iris e da app NOS TV. Até ao final de Julho, o NOS Studios+ terá disponíveis mais de 100 filmes.

Até 18 de Julho o acesso ao NOS Studios é gratuito.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/06/funciona-novo-canal-premium-nos-studios/
 
Última edição:
Sobre se existe mais alguma área temática que suscite a criação de um outro canal próprio, o gestor admitiu que sim, mas não adiantou mais pormenores.

Como já foi dito um NOS Música era bem-vindo. Ou um NOS Documentários, que por ser premium se afastaria da oferta gratuíta. Um canal com documentários recentes, organizado de forma temática de certeza que agradaria a muita gente.

Uma coisa é certa, pelo que se lê a coisa não vai ficar pelo Nos Studios.
 
Como já foi dito um NOS Música era bem-vindo. Ou um NOS Documentários, que por ser premium se afastaria da oferta gratuíta. Um canal com documentários recentes, organizado de forma temática de certeza que agradaria a muita gente.

Uma coisa é certa, pelo que se lê a coisa não vai ficar pelo Nos Studios.

Já que se estão a virar para a UMA, pois o canal vai ser gratuito nessa box, podiam criar um NOS 4k, que iria potenciar muito a box.
Custa-me a perceber porque ainda não apostaram nisso.
 
Nos Studios: o novo canal de filmes do operador que domina o sector dos filmes

Canal que também é um serviço on demand estreia-se esta terça-feira com A Hora Mais Negra e um mês grátis. “Queremos que os filmes viajem muito rapidamente das salas de cinema Nos para as salas dos clientes Nos.”

Na noite desta terça-feira nasce o “primeiro canal 100% Nos”. É um canal dedicado ao cinema e lança-se com um filme oscarizado, A Hora Mais Negra, mas é sobretudo mais um ecrã que espelha a posição dominante deste operador tanto no mercado do cinema quanto de televisão. A ponte que faz, apoiada nessa posição dominante é esta: “Queremos que os filmes viajem muito rapidamente das salas de cinema Nos para as salas dos clientes Nos”, disse João Diogo Ferreira, director central de conteúdos da empresa.

O Nos Studios opera em várias frentes: é um canal convencional na televisão linear (na posição 16 para os subscritores da Nos, sendo um canal exclusivo deste operador) mas também um serviço de vídeo on demand na sua versão Nos Studios+ (nas boxes e na aplicação Nos TV, Uma TV e Iris). Como canal que se encontra numa convencional sessão de zapping, o Studios estreia um filme por dia e tem programação por segmentos. As manhãs de fim-de-semana e feriados são da animação, e aos domingos é animação com a marca Disney/Pixar. As tardes e noites de sábado são de “emoção” (de Roda Gigante, de Woody Allen, a As Cinquenta Sombras Livres) e os domingos para a acção (Tomb Raider com Alicia Vikander, ou o Batalha do Pacífico), com a grelha a prever ainda especiais temáticos de terror ou cinema português (O Pátio das Cantigas, O Fim da Inocência).

Os títulos que lhe servem de cartão de apresentação são ainda o mais recente Mamma Mia! Here We Go Again, A Forma da Água ou Deadpool 2, além de A Hora Mais Negra, que deu a Gary Oldman o Óscar de Melhor Actor na pele de Winston Churchill, e que marca a noite de estreia às 21h15, a par de Mark Felt: O Homem que Derrubou a Casa Branca. Todos com datas de estreia nos cinemas entre 2017 e 2018 e todos fruto das parcerias com os estúdios Disney, Fox, Universal, MGM ou Warner — as majors de Hollywood com as quais a Nos trabalha como distribuidora e exibidora.

A Nos é há anos o maior distribuidor e exibidor português, sendo que 3,4 milhões dos espectadores (61,1%) que foram ao cinema nos primeiros seis meses do ano o fizeram num cinema Nos; no mesmo período, a Nos Lusomundo Audiovisuais teve 70,2% da receita bruta da distribuição de filmes em Portugal (29,9 milhões de euros). A Nos continua a ser o principal operador de televisão por subscrição, com 41,2% dos assinantes no mercado. A Meo segue-a de perto com 39,2% dos assinantes. O Nos Studios “vai beneficiar de todas as parcerias de acesso aos melhores filmes, sejam de majors ou independentes”, precisou João Diogo Ferreira.

O Nos Studios custa 5 euros por mês mas é gratuito neste seu primeiro mês de vida e sê-lo-á sempre para os clientes do serviço Uma da Nos; também poderá ser integrado no pacote de canais extra do operador. Este novo canal premium junta-se a outros do género, premium e de cinema, mas que não são exclusivos Nos, os TVCine. Mas o Nos Studios não serão a primeira janela de exibição televisiva dos filmes mais recentes. “As estreias continuam a ser nos canais TVCine”, disse o director central de conteúdos da Nos ao PÚBLICO.

Em Portugal não há regras firmes para a duração do intervalo entre a exibição dos filmes nos cinemas e a sua chegada a outros ecrãs, mas a prática comum é que seja de três ou quatro meses. Primeiro tendem a estar nos videoclubes dos operadores, depois nos canais premium. O Nos Studios é um canal e um serviço não-linear premium, e terá “exactamente a mesma recência” que os canais TVCine, mas estes são segmentados e o Studios quer posicionar-se, na experiência de televisor, como “um canal único para toda a família”.

O administrador executivo da Nos Luís Nascimento apresentou aos jornalistas o contexto na origem da criação do novo canal. “Os portugueses vêem cada vez mais conteúdos”, uma média de 340 minutos diários no principal ecrã de uma família segundo dados da analista de mercado GfK. Se o streaming como o do Netflix ou Amazon Prime, tem vindo a crescer (mais 8 minutos de atenção por dia que em 2017), “não tem sido às custas do linear”, diz Luís Nascimento. Essa televisão tradicional é ainda vista em média durante 290 minutos diários por cada família, segundo dados do período 2017-2019. E na televisão por subscrição, ou seja excluindo a programação dos canais generalistas, 28% dos portugueses preferem filmes e séries. Nasce então “um canal de filmes que tem obviamente uma experiência essencialmente linear mas que foi pensado já para as novas tendências”, rematou o administrador da Nos.

O Nos Studios prevê ter mais de 50 filmes já esta terça-feira na sua versão on demand, o Nos Studios+, e no final de Julho a conta deve subir para mais de cem.

Fonte: Público
 
Nos Studios: o novo canal de filmes do operador que domina o sector dos filmes

Canal que também é um serviço on demand estreia-se esta terça-feira com A Hora Mais Negra e um mês grátis. “Queremos que os filmes viajem muito rapidamente das salas de cinema Nos para as salas dos clientes Nos.”

Na noite desta terça-feira nasce o “primeiro canal 100% Nos”. É um canal dedicado ao cinema e lança-se com um filme oscarizado, A Hora Mais Negra, mas é sobretudo mais um ecrã que espelha a posição dominante deste operador tanto no mercado do cinema quanto de televisão. A ponte que faz, apoiada nessa posição dominante é esta: “Queremos que os filmes viajem muito rapidamente das salas de cinema Nos para as salas dos clientes Nos”, disse João Diogo Ferreira, director central de conteúdos da empresa.

O Nos Studios opera em várias frentes: é um canal convencional na televisão linear (na posição 16 para os subscritores da Nos, sendo um canal exclusivo deste operador) mas também um serviço de vídeo on demand na sua versão Nos Studios+ (nas boxes e na aplicação Nos TV, Uma TV e Iris). Como canal que se encontra numa convencional sessão de zapping, o Studios estreia um filme por dia e tem programação por segmentos. As manhãs de fim-de-semana e feriados são da animação, e aos domingos é animação com a marca Disney/Pixar. As tardes e noites de sábado são de “emoção” (de Roda Gigante, de Woody Allen, a As Cinquenta Sombras Livres) e os domingos para a acção (Tomb Raider com Alicia Vikander, ou o Batalha do Pacífico), com a grelha a prever ainda especiais temáticos de terror ou cinema português (O Pátio das Cantigas, O Fim da Inocência).

Os títulos que lhe servem de cartão de apresentação são ainda o mais recente Mamma Mia! Here We Go Again, A Forma da Água ou Deadpool 2, além de A Hora Mais Negra, que deu a Gary Oldman o Óscar de Melhor Actor na pele de Winston Churchill, e que marca a noite de estreia às 21h15, a par de Mark Felt: O Homem que Derrubou a Casa Branca. Todos com datas de estreia nos cinemas entre 2017 e 2018 e todos fruto das parcerias com os estúdios Disney, Fox, Universal, MGM ou Warner — as majors de Hollywood com as quais a Nos trabalha como distribuidora e exibidora.

A Nos é há anos o maior distribuidor e exibidor português, sendo que 3,4 milhões dos espectadores (61,1%) que foram ao cinema nos primeiros seis meses do ano o fizeram num cinema Nos; no mesmo período, a Nos Lusomundo Audiovisuais teve 70,2% da receita bruta da distribuição de filmes em Portugal (29,9 milhões de euros). A Nos continua a ser o principal operador de televisão por subscrição, com 41,2% dos assinantes no mercado. A Meo segue-a de perto com 39,2% dos assinantes. O Nos Studios “vai beneficiar de todas as parcerias de acesso aos melhores filmes, sejam de majors ou independentes”, precisou João Diogo Ferreira.

O Nos Studios custa 5 euros por mês mas é gratuito neste seu primeiro mês de vida e sê-lo-á sempre para os clientes do serviço Uma da Nos; também poderá ser integrado no pacote de canais extra do operador. Este novo canal premium junta-se a outros do género, premium e de cinema, mas que não são exclusivos Nos, os TVCine. Mas o Nos Studios não serão a primeira janela de exibição televisiva dos filmes mais recentes. “As estreias continuam a ser nos canais TVCine”, disse o director central de conteúdos da Nos ao PÚBLICO.

Em Portugal não há regras firmes para a duração do intervalo entre a exibição dos filmes nos cinemas e a sua chegada a outros ecrãs, mas a prática comum é que seja de três ou quatro meses. Primeiro tendem a estar nos videoclubes dos operadores, depois nos canais premium. O Nos Studios é um canal e um serviço não-linear premium, e terá “exactamente a mesma recência” que os canais TVCine, mas estes são segmentados e o Studios quer posicionar-se, na experiência de televisor, como “um canal único para toda a família”.

O administrador executivo da Nos Luís Nascimento apresentou aos jornalistas o contexto na origem da criação do novo canal. “Os portugueses vêem cada vez mais conteúdos”, uma média de 340 minutos diários no principal ecrã de uma família segundo dados da analista de mercado GfK. Se o streaming como o do Netflix ou Amazon Prime, tem vindo a crescer (mais 8 minutos de atenção por dia que em 2017), “não tem sido às custas do linear”, diz Luís Nascimento. Essa televisão tradicional é ainda vista em média durante 290 minutos diários por cada família, segundo dados do período 2017-2019. E na televisão por subscrição, ou seja excluindo a programação dos canais generalistas, 28% dos portugueses preferem filmes e séries. Nasce então “um canal de filmes que tem obviamente uma experiência essencialmente linear mas que foi pensado já para as novas tendências”, rematou o administrador da Nos.

O Nos Studios prevê ter mais de 50 filmes já esta terça-feira na sua versão on demand, o Nos Studios+, e no final de Julho a conta deve subir para mais de cem.

Fonte: Público

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