Novo Mac Mini - 03/03/2009

Estes mac's minis n são maus de todo, mas sinceramente a diferença entre este e o "antigo" n sao assim nada por ai alem, okay o mini dvi e fixe, e a display port, agora o cpu continua igual, (em termos de velocidade) um disco de 120gb no de entrada ??
OMG!!!
A unica coisa ke gostei nesse novo mac mini e a capacidade de suportar 4gb mesmo, porke no antigo so dava ate 3,3ghz msm ke metesse-mos 2x2gb, o fsb ser a 1066mghz e a grafica!!!
Mas o preço de 799euros ke seria akele ke eu iria comprar (caso n tivesse tido necessidade de ter comprado 1 dos "antigos") n me ia ajudar em nada ... e sim ainda andei a adiar para nao comprar, mas infelizmente n tive outra oportunidade!! :P
Alguem me ker comprar um? HAHAHAHA kidding ;)
E claro ke fico triste (LOL) por n ter comprado destes novos, mas paciencia... ja lhe meti 4gb neste ke tnh e tou super contente com ele ... :)
 
O modelo que referes (8core) tem 8 slots de memória, suporta até 32 GB.

Exactamente o que eu disse. 4 por cpu, em que o quarto slot provavelmente ninguém vai usar por ser tri-channel.
Na prática são 6 slots, quando no mesmo tamanho se consegue colocar 18 (ver a imagem da supermicro que coloquei).
Para o mercado que é, é pouco.
 
Então os milhares de utilizadores de querem um mini-itx e compram um macmini por ser o melhor dentro dos mini-itx não são mercado. Secalhar são lixo.

Vocês têm a mania de fazer muitas más distinções das coisas só porque algo não vos serve.
Newsbreak, quem os compra não são pessoas a quem modelo X ou Y não lhes serve, são exactamente os outros.
Se o macmini é um mini-itx é óbvio que está no mercado dos mini-itx. Deixem de querer comparar macminis e iMacs a pcs desktop com caixas enormes. Não são para o mesmo mercado nem para o mesmo grupo de pessoas. A culpa destas generalizações é da Apple por não incluir um desktop ("caixa monstruosa") low-end. Mas volto a referir, não serve para vocês, mas serve para o público alvo, para quem os compra. Como tal deixem de comparar o incomparável e criticar sem uma base de comparação. Comparem coisas dentro do mesmo segmento de mercado.
Não serve para vocês? Claro que serve. Safava-me perfeitamente bem com isso.

De resto no dia em que existirem desktops razoáveis da Apple a correr o Mac OS X vamos ver quantos é que a Apple vende ao mercado "mini-itx" ou al mercado "fino com ecran" ou outra coisa qq. Naturalmente esse dia deve ser lá para o 31 de Fevereiro.
 
4 slots por cpu é ainda mais weird!! Se é triple-channel devia vir com no minimo 6 slots por CPU.

@feio, sim, consegue-se montar um sistema mini-ITX até 500 €. É facil de fazer? não, porque a disponibilidade deste material em Portugal é baixa. É bonito? provavelmente não, porque mais uma vez o mercado é baixo.

Mas se queres uma base, com uns 300 € monta-se um sistema com
-> Atom dual core
-> disco 250 gb 7200 rpm 2,5"
-> gravador DVD slim
-> Caixa compacta com fonte interna (fica maior que a do mac mini, mas o mac mini tem o brick externo...)
-> 2 GB de ram

Não é tão potente como o mac mini, mas com os 200 € que falta (cpu da gama e7x00 e board mini-ITX com o mesmo chipset nvidia, vais lá e mais 100 € para por aquele SO que não se pode falar aqui (só para ficar completo)

Portanto deve ficar la pelos 600 €, mas com melhor hardware.

A apple está praticamente sozinha neste segmento ;) O preço dele devia ser de 499$ face ao hardware que tem...
 
Última edição:
Entre um Mac Mini e um Dell Studio Hybrid (mesmo com a promoção actual dos +- -20%) qual escolheriam? Têm dúvidas? Eu não! :D

Demasiado caro? Talvez sim, talvez não. É o preço de mercado. Gostaria que fosse mais barato? Sim, quem não gostaria. O problema é que não consigo mais barato e sem chatices.


Qual escolher? Eu preferia o modelo Mac Mini ZERO. ZERO memória e ZERO disco. :D Como a Apple não é parva, vou obviamente optar pelo mais barato, comprar 4 GB de ram e espetar um disco que tenho para aqui de 320GB. Parece que acabo de ganhar mais um disco externo de 120GB. Esperem, na volta ainda lhe meto o de 500GB que vem a caminho.

Não tem HDMI? Hellllooooo, o Mac Mini é um computador, não um media center. Se calhar é melhor esperar pela Apple TV, ou produto alternativo.
 
4 slots por cpu é ainda mais weird!! Se é triple-channel devia vir com no minimo 6 slots por CPU.

@feio, sim, consegue-se montar um sistema mini-ITX até 500 €. É facil de fazer? não, porque a disponibilidade deste material em Portugal é baixa. É bonito? provavelmente não, porque mais uma vez o mercado é baixo.

Mas se queres uma base, com uns 300 € monta-se um sistema com
-> Atom dual core
-> disco 250 gb 7200 rpm 2,5"
-> gravador DVD slim
-> Caixa compacta com fonte interna (fica maior que a do mac mini, mas o mac mini tem o brick externo...)
-> 2 GB de ram

Não é tão potente como o mac mini, mas com os 200 € que falta (cpu da gama e7x00 e board mini-ITX com o mesmo chipset nvidia, vais lá e mais 100 € para por aquele SO que não se pode falar aqui (só para ficar completo)

Portanto deve ficar la pelos 600 €, mas com melhor hardware.

A apple está praticamente sozinha neste segmento ;) O preço dele devia ser de 499$ face ao hardware que tem...


http://www.mini-itx.com/store/

Monta aí um core2duo, nvidia 9400 GT, 5 USB, firewire 800, ddr3, 2x video output, gravador dvds, Disco 120 Gb, 1 GB de ram. Diz-me quanto custa no fim.
 
E tem que ter firewire 800? perante a quantidade residual de material com isso, mesmo que comprasse o mac mini iria ganhar oxidação.

USb's? A caixa que considerei trazem logo 2 a frente e a juntar a 6 atráz tens 8.

Zotac_9300-itx.jpg


Tem e-SATA (mais útil que firewire se for pensar em discos) e até wi-fi e o polémico HDMI alem do DVI e vga (não tem DP, só conheço 1 board com isso, ASUS P5N7A-VM, mas não é mini-ITX :002:

DDR3? Para que? O mini usa DDR3 a 1066, enquanto compra-se DDR2 1066 mais barato (e DDR2 1066 bate DDR3 1066 devido as latências)

Mas como disse, material mini-ITX em portugal é algo quase que miragem.

Existem vantagens do mac mini. Vem já pronto, não dá chatisse, tem um "excelente" SO, é bonito e tal...

@ syMMsy. Também sou da mesma opinião que devia existir o mac mini ZERO. Mesmo que metam lá componentes deles nas opções...
 
4 slots por cpu é ainda mais weird!! Se é triple-channel devia vir com no minimo 6 slots por CPU.

@feio, sim, consegue-se montar um sistema mini-ITX até 500 €. É facil de fazer? não, porque a disponibilidade deste material em Portugal é baixa. É bonito? provavelmente não, porque mais uma vez o mercado é baixo.

Mas se queres uma base, com uns 300 € monta-se um sistema com
-> Atom dual core
-> disco 250 gb 7200 rpm 2,5"
-> gravador DVD slim
-> Caixa compacta com fonte interna (fica maior que a do mac mini, mas o mac mini tem o brick externo...)
-> 2 GB de ram

Não é tão potente como o mac mini, mas com os 200 € que falta (cpu da gama e7x00 e board mini-ITX com o mesmo chipset nvidia, vais lá e mais 100 € para por aquele SO que não se pode falar aqui (só para ficar completo)

Portanto deve ficar la pelos 600 €, mas com melhor hardware.

A apple está praticamente sozinha neste segmento ;) O preço dele devia ser de 499$ face ao hardware que tem...

Eu tb já fiz essas contas, mas faltam aí na equação o wireless, o bluetooth e a porta firewire.

Não estou a dizer que o Mini não é caro, na verdade se fosse a 500 euros era mais correcto ...

edit: já vi entretanto a board que puseste, pelos vistos já tem wifi :)
 
Entre um Mac Mini e um Dell Studio Hybrid (mesmo com a promoção actual dos +- -20%) qual escolheriam? Têm dúvidas? Eu não! :D

Demasiado caro? Talvez sim, talvez não. É o preço de mercado. Gostaria que fosse mais barato? Sim, quem não gostaria. O problema é que não consigo mais barato e sem chatices.


Qual escolher? Eu preferia o modelo Mac Mini ZERO. ZERO memória e ZERO disco. :D Como a Apple não é parva, vou obviamente optar pelo mais barato, comprar 4 GB de ram e espetar um disco que tenho para aqui de 320GB. Parece que acabo de ganhar mais um disco externo de 120GB. Esperem, na volta ainda lhe meto o de 500GB que vem a caminho.

Não tem HDMI? Hellllooooo, o Mac Mini é um computador, não um media center. Se calhar é melhor esperar pela Apple TV, ou produto alternativo.

Isso n e mau pensado de "espetar" a ram e o disco, mas n te eskeças ke os mac minis pra instalar ram e um*filme, tens de o abrir, desaparafusar 1 serie de cenas e ter mto cuidado, a ai videos no youtube a xplikar mas eu msm assim n kiz xprimentar e mandei por numa loja!!
DAMNN!!! (LOL) Tou msm danado por n ter tido oportunidade de esperar pelos novos mac mini, mais por causa das graficas , 4gb de ram e o fsb a 1066mhz pk de resto e nakela!!! :P :P
 
Isso n e mau pensado de "espetar" a ram e o disco, mas n te eskeças ke os mac minis pra instalar ram e um*filme, tens de o abrir, desaparafusar 1 serie de cenas e ter mto cuidado, a ai videos no youtube a xplikar mas eu msm assim n kiz xprimentar e mandei por numa loja!!
DAMNN!!! (LOL) Tou msm danado por n ter tido oportunidade de esperar pelos novos mac mini, mais por causa das graficas , 4gb de ram e o fsb a 1066mhz pk de resto e nakela!!! :P :P

O procedimento é bastante simples, não leva mais que 10 minutos.
 
O procedimento é bastante simples, não leva mais que 10 minutos.

Pra quem tem pratica, eu sinceramente n arriskei ... mas se calhar pra ti serial facil !!! :P
Tou a pensar e mudar-lhe 1 disco de 250GB e tirar o de 120 dele e meter na caixa externa , so ke vao-me cobrar por isso!
 
Finalmente um update!

Mas os discos são um pouco ridiculos na minha opinião, os discos e a RAM.

Se fosse assim:
320Gb, 2Gb RAM, 128Mb GPU - 599€
640GB, 4Gg RAM, 256Mb GPU - 799€

Faria bem mais sentido!

Agora 200€ por 200Gb de disco, 1Gb de RAM e 128Mb de GPU é anedótico na minha opinião...

Eu sou daqueles que já muitas vezes pensou no mini mas assim não...
 
Última edição:
Acho que há muito boa gente que gostava de ter uma coisa destas ligada ao lcd ou plasma da sala só para ir ver o email, consultar o homebanking e afins...
Eu gostava, mas não dou essa maquia!
Cumps
 
Então os milhares de utilizadores de querem um mini-itx e compram um macmini por ser o melhor dentro dos mini-itx não são mercado. Secalhar são lixo.

Vocês têm a mania de fazer muitas más distinções das coisas só porque algo não vos serve.
Newsbreak, quem os compra não são pessoas a quem modelo X ou Y não lhes serve, são exactamente os outros.
Se o macmini é um mini-itx é óbvio que está no mercado dos mini-itx. Deixem de querer comparar macminis e iMacs a pcs desktop com caixas enormes. Não são para o mesmo mercado nem para o mesmo grupo de pessoas. A culpa destas generalizações é da Apple por não incluir um desktop ("caixa monstruosa") low-end. Mas volto a referir, não serve para vocês, mas serve para o público alvo, para quem os compra. Como tal deixem de comparar o incomparável e criticar sem uma base de comparação. Comparem coisas dentro do mesmo segmento de mercado.

Eu acho caro para as specs que tem. 600€ para um core2duo 2ghz, 1gb de ram e 120gb de disco é um absurdo, independentemente do mercado em que se insere. Assim como acho o MBA caro. Mas sim reconheço que para aqueles mercados até pode ser uma boa aposta, mas para aquele utilizador que se quer iniciar no mundo dos mac só está é a fazer um mau negócio. A Apple bem que podia por no minimo 2gb de ram e 250gb de disco que não ia ter muito menos lucro.

Na minha opinião é caro. E se no mercado dos mini-itx é a melhor escolha, segundo o que tu dizes, então esse mercado anda muito mal servido a nível de specs.:002:
 
13 Watts em Idle. Brutal !!!! :D

Igualmente interessante.

Menos de um dia passou mas a Crucial já tem o novo Mac Mini nas suas tabelas.

Os 4GB custam cerca de 60 euros :D

ps. é uma coisa fácil de fazer mas revela profissionalismo.

Então quanto custa o Mac Mini Extreeeeme (Core 2 Duo, 4GB e 500GB de disco) ?

Mac Mini base : 599 €
4GB DDR3 : 60€
500Gb 2.5'' sata (com caixa ou não) : 100€

Total : 759 €

e ainda se fica com um disco externo de 120GB e um bonito porta-chaves (basta fazer um furinho no módulo de 1GB de origem)

Caro, barato? Certamente que dependerá de cada um. :D
 
Última edição:
Novamente para quem diz que é caro ( e pela ultima vez claro ) Isto não foi criado para substituir uma torre potente de quem trabalha profissionalmente num computador ( apesar de até dar ).

Isto é um computador muito pequeno silencioso, com um consumo minimo e pensado no utilizador comum ( internet browsing,mail,text, music, dvd's etc, até mesmo media center dá ).

Volto a afirmar, para o fim a que se destina, é um computador que não tem competição, mesmo fazendo um sistema semelhante ( o que o destr0yer indicou por exemplo ) nunca ficará tão bonito e a diferença de performance será semelhante.

A grande questão aqui prende-se no software também, mas parto do pressuposto que ao quererem um mac, é pelo seu software, pois a nivel de hardware é indiscutivel que se encontram máquinas com a mesma performance de hardware a preços semelhantes ou mais baratos.

Agora eu pergunto, será que vale a pena ter um sistema com a mesma performance, mais feio, com um sistema operativo que não me interessa, que vou ter o trabalho de montar , tentar encontrar as peças à venda para poupar uns 40€?

Para não falar no que desvaloriza, um computador montado às peças desvaloriza 2x mais rápido que um mac-mini por exemplo.

Em Suma: Se não querem o combo todo ( tamanho, software, consumo, design, performance ) não vale a pena.
 
Estou a pensar num para home media server, ligado à tv LCD nova via um appletv hacckado para passar divx controlado por um iphone... e deixo de almoçar durante 3 anos... o que acham? vale a pena?
 
Back
Topo