Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

provavelmente foi um rtx 3070 ti ventus x3. Estas tem menos performance que as normais. Tive dois modelos diferentes e a ventus x3 é mais limitada. Devem ser chips mais "fraquitos" mas suficientemente bons para serem 3070 ti's.
Sim é a Ventus 3X, mas da minha parte e para o que preciso não vejo qualquer limitação. Mas mesmo que sejam um pouco mais limitadas ainda assim faz-me confusão terem estado a 629 € há menos de 1 mês atrás. Ainda bem que assim foi, para mim e quem comprou. Finalmente pude montar a máquina.

No que respeita ao consumo para mim ainda consome demais.
Ainda não fiz muitos testes, mas a puxar pelo CPU (Ryzen 7 5800X) + GPU o PC completo já me chegou aos 462 W, medidos na tomada.
Não são representativos de um uso real, mas quero saber com o que conto em casos mais extremos e quanta folga tenho na fonte.
O meu objetivo é não passar muito dos 350W e estou a considerar fazer undervolt.
 
Última edição:
A minha Zotac esboçou um sorriso :D

A diferença de performance não é propriamente algo por aí além.

Por norma qualquer gráfica a preço MSRP tem performances inferiores que as xpto mais caras, mas a nível de capacidades de OC como indicado.

Stock direto da caixa, se tiver 5 frames a menos que uma versão 100 ou 200€ acima, já cabe à consciência de cada um saber se acha que vale a pena.

Por tanto, se ele diz que comprou uma 3070ti a preço quase MSRP, é capaz de ser dos users que melhor negócio fez nos últimos 8 meses aqui da Zwame :D


Edit:

Quanto aos consumos, epa, normal.

Mas faz um ligeiro undervolt na gráfica e no cpu. Talvez ganhes uns 50W :)
 
Sinceramente o mais importante hoje em dia é, terem um bom arrefecimento e componentes decentes, o resto, se faz mais mhz ou melhores OC ou undervolt (entre versões), é tudo relativo ao preço que se compra X GPU por X preço!!!

Principalmente nas 3060 Ti onde dar 600€ e pouco por uma é bem top, mas ir pros 800€ apenas pk sim... N faz sentido.

Quanto aos preços, continuo apontar apenas pro ano e bem lá pra frente... Ainda agora em finais de Agosto/inícios de Setembro houveram preços "top" e voou tudo, agora mal á stock novamente e os preços já de algumas passam os 20%...

Ainda á mta, mas mta gente á procura de uma a preços aos quais estão dispostos a dar e uma vez que no mercado dos usados, pedem mais que em lojas xD Perto do Natal até poderá haver mais stock, como tudo continuar igual... Tem havido campanhas onde comprar X pre feito com X GPU de gen X, jogo de oferta, agora é gpus da amd pra tal, mas n puxa carroça...

A própria Intel á meses anunciou que haverá escassez nos novos CPUs que ainda vêm, por isso a quem estiver pra comprar um, que se ponha a pau... Pk este circo que tem sido pro mercado das GPUs, pode tb passar pro mercado dos CPUs, n a este nivel, mas o suficiente pra abalar o mercado... A ver vamos.

N esquecer que á dias a 3090 fez um ano e isto ainda está como está...

Cumps, Wolf
 
Eu ficava com a palit. Tem aspeto mais clean e normal e porta-se bem. O cooler é melhorzito.

ficava com a palit. tem menos aquecimento, e mais silenciosa, embora a zotac tambem faz o seu servico, e penso que registando no site, pode ter 5 anos de garantia

Consegui cancelar a compra da Zotac.

Ficaria com a zotac apenas pela garantia, mas não sei porquê, a palit parece-me mais placa.
Tem pinta de ser mais fresca e se tens um caixa pequena melhor.
Em OC também parece melhor e regra geral, as gráficas melhores em OC também se portam melhor em undervolt.
Nenhuma das duas é propriamente silenciosa logo o undervolt vai ajudar.

Eh pah a Zotac no Brasil parece ter garantia complicada, muita gente não recomenda.

Também acho que a Palit tem melhor cooler mas mesmo assim, vai ser corrida com UV. E a versão com OC de origem.

E gosto que a segunda fan o ar sai por cima e não pelos lados, tal como as FE e o design é bem simples e sobrio. Tem um RGB, mas é para desligar logo, deixar só o logotipo aceso.

O que vim descobrir que a mesma loja vendeu a ASUS TUF por mais 50 euros/300 reais... :/
 
Última edição:
Só avancei pelo valor de mercado da propria 1660 ti e ter tido um bom aumento de salario, senão esquece...

E mesmo assim paguei o preco de uma 3060 non TI e as placas esgotaram logo...
 
provavelmente foi um rtx 3070 ti ventus x3. Estas tem menos performance que as normais. Tive dois modelos diferentes e a ventus x3 é mais limitada. Devem ser chips mais "fraquitos" mas suficientemente bons para serem 3070 ti's.

Também comprei a 3070 ti por esse preço (até dei o alerta aqui no forum)... Sinceramente? Não experimentei outra 3070 mas não a achei limitada... em bench's mantenho-me em valores normais para uma 3070 ti e com ligeiro overclock consigo ultrapassar modelos OC de outras marcas (gigabyte por exemplo)... A ventus pode ser mais fraca, mas por amor de deus, os chips são a mesma coisa, o que muda é o cooler e os power limits definidos quer pelo hardware (capacitors que suportem) quer por software (bios)... Se fosse um "chip mais fraquito" não passava sequer em QA, dado que as 3070 ti são construidas de chips fracos das 3080... Portanto nem faz sentido o teu comentário....

Confesso que nunca percebi o porquê de porem em causa as Ventus a serem "mais fracas".. O único problema delas é não terem um power limit mais alto para OC´s, como os outros modelos mais top tier, mas estas 3000, elas gostam mais de baixar voltagem.. eu tenho uma ventus (3080) e tenho com UV e tenho fixado a 1920Mhz (+210mhz que origem) e mesmo assim gasta menos e é mais fresca que em modo stock.

As Ventus evoluiram bastante, e recordo-me de abrires uma thread aqui no forum em que achavas que era um pouco barulhenta e se compensava abrir só para aplicar thermal pads :p e sendo sincero, sem uma fan curve personalizada e um pouco de undervolt, é bastante audivel... Mas tal como disse, elas evoluiram com o tempo, a cooler da Ventus (nvidia) ou a Mech (como é chamda nas gráficas da amd) não são top notch, mas nas versões de 3 fans não é algo que sintas tanto... Mas numa gráfica de 2 fans, sentes bastante a diferença para ser sincero... Na geração anterior, em especifico no modelo 2060 super cheguei a testar uma ventus vs uma asus dual, e para te ser sincero, a diferença nos coolers era abismal...

Sim é a Ventus 3X, mas da minha parte e para o que preciso não vejo qualquer limitação. Mas mesmo que sejam um pouco mais limitadas ainda assim faz-me confusão terem estado a 629 € há menos de 1 mês atrás. Ainda bem que assim foi, para mim e quem comprou. Finalmente pude montar a máquina.

No que respeita ao consumo para mim ainda consome demais.
Ainda não fiz muitos testes, mas a puxar pelo CPU (Ryzen 7 5800X) + GPU o PC completo já me chegou aos 462 W, medidos na tomada.
Não são representativos de um uso real, mas quero saber com o que conto em casos mais extremos e quanta folga tenho na fonte.
O meu objetivo é não passar muito dos 350W e estou a considerar fazer undervolt.

Até ao momento estou super contente com a compra :) tal como já disseram anteriormente, pelo preço vs pagar mais por um modelo premium, e dado a conjuntura atual, não sei se pagava...
 
Essa 3070ti é exactamente igual a outra 3070ti, só não tem um cooler XPTO e um overclock de fábrica, mas para o consumo exagerado da 3070ti diria que chega bem, e é uma gráfica muito boa para o preço pago. Eu paguei só menos 50€ por uma 3060ti, se tivesse á escolha pagava mais esses 50€ pela 3070ti.
 
Essa 3070ti é exactamente igual a outra 3070ti, só não tem um cooler XPTO e um overclock de fábrica, mas para o consumo exagerado da 3070ti diria que chega bem, e é uma gráfica muito boa para o preço pago. Eu paguei só menos 50€ por uma 3060ti, se tivesse á escolha pagava mais esses 50€ pela 3070ti.

Yap, precisamente... A título de exemplo entre uma 3070 vision, gaming OC vs 3070 ti ventus, escolhia mais rapidamente o modelo acima que o modelo "premium"....
 
@Duoz apenas falo do que testei duas rtx 3070 ti que tive a ventus 3x chegava e chega a 250W de consumo e nao ultrapassa este valor. E em termos de undervolt nao aceita nada abaixo de 900mV. A outra gaming oc chega na boa a 310W e notava-se uns pozitos no firestrike. E undervolt fazia na boa 800mV. Claro que os coolers sao diferentes e o da gigabyte é melhor mas apenas em ruido pois em temps estao otimos nos dois. Claro que a minha amostra nao representa o mercado nem a verdade, mas sim o que eu vi.
Inclusivé coloquei a bios com power limit de 330W e chegava a 250W e limitava na mesma. Devo ter tido o contrario de uma golden sample.

Outra coisa que reparei é que dos dois conectores de 8pin 1 deles ia a 160W, pcie 57W, e 33W no 2 8pin. Nao tem nada a ver mas acho esquisito. Todas as outras graficas tentam equilibrar as coisas (so um promenor que nada pode influenciar).
 
Última edição:
@Notarnicola Claro! E não descarto a tua opinião, alias, penso que falamos dessas limitações umas postas atrás... Porém não concordo com os argumentos "mais fraca" ou "chip mais fraquitos"... Os chips são iguais, dúvido muito que a Nvidia venda chips com preços diferentes, ou que o chip entre uma Ventus e uma Suprium seja diferente... Se a propria MSI depois testa os chips e faz uma seleção? Talvez... Porém, e oficialmente, as únicas coisas que mudam são o design da board e do cooler... (e as consequências que daí advêm)

Em termos de harware, os proprios condensadores têm limites de voltagem mais baixos, daí a propria bios não permitir ultrapassar esses valores... Em OC's agressivos e para atingir tabelas no topo de benchmakrs, acredito que faça diferença, num OC ligeiro (que no fundo são como os overclocks das versões a OCed de fábrica) acho que não faz grande diferença... Como disse, consegui ultrapassar a 3070 ti Gaming OC com alguma parametrização e não me considero um expert :D Mas para um uso diário, prefiro UV para menos barulho...


Edit:


Outra coisa que reparei é que dos dois conectores de 8pin 1 deles ia a 160W, pcie 57W, e 33W no 2 8pin. Nao tem nada a ver mas acho esquisito. Todas as outras graficas tentam equilibrar as coisas (so um promenor que nada pode influenciar).

Estranhamente, a rx 5700 que tinha (que é o modelo Mech eq à Ventus) tem o mesmo comportamento... O conector menos dotado (no caso dessa era 8pins + 6pins) acho que servia basicamente para picos de corrente, daí dizerem que em certos casos ligar um cabo apenas à fonte chegava, e outras pessoas que em certos modelos tinham de ter 2 cabos distintos para garantir estabilidade...
 
Última edição:
@Notarnicola

Estranhamente, a rx 5700 que tinha (que é o modelo Mech eq à Ventus) tem o mesmo comportamento... O conector menos dotado (no caso dessa era 8pins + 6pins) acho que servia basicamente para picos de corrente, daí dizerem que em certos casos ligar um cabo apenas à fonte chegava, e outras pessoas que em certos modelos tinham de ter 2 cabos distintos para garantir estabilidade...
o que referem do power wattage por conetor é perfeitamente normal nas vga nvidia série RTX, não opino nas ATI visto desconhecer.

agora mesmo cá em casa @mining e no forum
 
@Notarnicola Claro! E não descarto a tua opinião, alias, penso que falamos dessas limitações umas postas atrás... Porém não concordo com os argumentos "mais fraca" ou "chip mais fraquitos"... Os chips são iguais, dúvido muito que a Nvidia venda chips com preços diferentes, ou que o chip entre uma Ventus e uma Suprium seja diferente... Se a propria MSI depois testa os chips e faz uma seleção? Talvez... Porém, e oficialmente, as únicas coisas que mudam são o design da board e do cooler... (e as consequências que daí advêm)

Em termos de harware, os proprios condensadores têm limites de voltagem mais baixos, daí a propria bios não permitir ultrapassar esses valores... Em OC's agressivos e para atingir tabelas no topo de benchmakrs, acredito que faça diferença, num OC ligeiro (que no fundo são como os overclocks das versões a OCed de fábrica) acho que não faz grande diferença... Como disse, consegui ultrapassar a 3070 ti Gaming OC com alguma parametrização e não me considero um expert :D Mas para um uso diário, prefiro UV para menos barulho...


Edit:




Estranhamente, a rx 5700 que tinha (que é o modelo Mech eq à Ventus) tem o mesmo comportamento... O conector menos dotado (no caso dessa era 8pins + 6pins) acho que servia basicamente para picos de corrente, daí dizerem que em certos casos ligar um cabo apenas à fonte chegava, e outras pessoas que em certos modelos tinham de ter 2 cabos distintos para garantir estabilidade...

A nvidia vende chips em bulk aos AIBs. Mas os AIBs depois fazem triagem do melhor silicio para os SKUs mais caros, é apenas natural.
 
Não faz sentido, com certeza os chips saem todos da Nvidia já devidamente testados e selecionados. Assim como os fabricantes não vão andar a testar chip a chip.

A nvidia claro que testa chips para saber se um chip é uma 3090 ou uma 3080ti. Relativamente à qualidade de silicio também sabem essa informação, tanto é que muitas vezes os melhores chips encontravas nas FE. Mas não me parecem que facultem essa informação aos AIB, acho que é algo mesmo vendido em bulk, caso contrário seria um festival... por exemplo uma ASUS a comprar tudo o que fosse chip de qualidade e os outros ficavam com os restos.

Tanto quanto sei tens AIBs que testam a qualidade de silicio em casa antes de definirem em qual SKU os vão usar, se todos o fazem não sei, mas fazem-no.
 
As Ventus evoluiram bastante, e recordo-me de abrires uma thread aqui no forum em que achavas que era um pouco barulhenta e se compensava abrir só para aplicar thermal pads :p e sendo sincero, sem uma fan curve personalizada e um pouco de undervolt, é bastante audivel... Mas tal como disse, elas evoluiram com o tempo, a cooler da Ventus (nvidia) ou a Mech (como é chamda nas gráficas da amd) não são top notch, mas nas versões de 3 fans não é algo que sintas tanto... Mas numa gráfica de 2 fans, sentes bastante a diferença para ser sincero... Na geração anterior, em especifico no modelo 2060 super cheguei a testar uma ventus vs uma asus dual, e para te ser sincero, a diferença nos coolers era abismal...

Eu falei na altura por causa da experiencia que tinha quando estava a minerar, com OC nas memorias, que acabavam por aquecer um bocado mais e que para conpensar tinha que meter as ventoinhas a 90% (2800rpm) e aqui, a partir das 70/75% ouvem se ja um bocado, e esta velocidade era para manter abaixo dos 90°, dai a pergunta sobre a troca dos pads.
Para uso normal em jogos, mesmo pesados, com UV , tenho sempre estavel com 1920mhz e as temps variam nos 70/72° com fans nos 65/70% (+-1700 rpm) e as memorias andam em torno dos 84°, mesmo usando RTX , no BF5 ou no fallen order, e nestes srandards mal se ouvem, noto mais as fans da caixa ;)
 
Eu tanto em jogo como a minar nunca passa dos 70 graus as memórias e o GPU nunca passa dos 63 +-.
A minha caixa tem duas grandes fans de 200mm na frontal, duas 120mm mesmo por baixo da gráfica, e 2x140mm e 1x120 a fazer outtake.
O barulho não passa muito dos 35dba +-, a gráfica raramente está a mais de 50/60% da fan até a minar. É uma gigabyte rtx 3060ti gaming oc pro com triple fan e faz muito bem o seu trabalho.
Aqui no fórum já reparei que se recomendo caixas um bocado da treta em termos de refrigeração e caras no preço, comprei uma Hummer nova que acho fantástica pelos 67/70€ que paguei por ela. Nada a apontar e boa construção.
 
Para além de EVGA há alguma marca que não invalide a garantia tirar o cooler original para meter bloco WC?

Sei que para os lados dos states já consideraram aqueles autocolantes nos parafusos ilegais mas por cá na Europa não sei como está isso
 
Para além de EVGA há alguma marca que não invalide a garantia tirar o cooler original para meter bloco WC?

Sei que para os lados dos states já consideraram aqueles autocolantes nos parafusos ilegais mas por cá na Europa não sei como está isso

Isso depende da boa vontade de quem te atender. Como isto anda é bem possivel que te mandem dar uma volta, mas no passado conheço casos na Asus em que honraram a garantia mesmo tendo sido colocado um waterblock aftermarket.

A EVGA é mesmo a unica em que estás garantido sem ses
 
Back
Topo