Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Já se falou e volta-se a repetir, há RAM usada e RAM alocada. Há um video neste mesmo topico que apresenta uma RTX 3080 a usar 5,5GB de RAM e uma RX 6800 a usa 8GB no mesmo jogo, e a RTX 3080 corria melhor do que a RX 6800.
 
Última edição:
Bem cada um tem a sua opinião em relação a esse tema tão polémico como a vram.
Ninguém tem uma bola de cristal para tentar ver o futuro mas na minha opinião 10gb será suficiente para 4k ultra e fico me por aqui se não ainda sou acusado novamente de andar numa cruzada.
Deixo só aqui as razões do meu pensamento

1) Todas as alegações de uso> 10 Gb foram testadas como falsas.
2) Há anos que medimos mal a vRAM, então as nossas expectativas sobre o que precisamos são distorcidas e muito altas.
3) Os jogos mais modernos e exigentes enfrentam limitações de GPU antes de ficarem sem vRAM, o que é uma evidência de desempenho futuro
4) O streaming de ativos de forma inteligente do disco é o caminho de atualização futuro em que os developers estão investindo (consolas, DirectStorage, discos NVMe etc).

No final o que conta é que se gozem do investimento.
 
Dai eu pensar que 10gb GDDR6X Vram da 3080 sao suficientes para os proximos 2/3anos no maximo a comparar com 8Gb da 3070 que na minha opiniao é miseravel sair em 2020 e eu se poder jogar a 4k com uma 3070 baixando uma ou outra setting que consome imensos e desnecessarios recursos se andar com 60fps nao vou jogar a 1440p a nao ser que afecte o framerate drasticamente ao ponto de o ter que fazer.
Morais aqui um exemplo...
 
Última edição:
A diferença entre GDDRX6 e DDR6 é assim tao grande ? A Nvidia nao poderia simplesmente optar pelo "normal" ( implica menos custos) e lançar a 3080Ti com mais Vram mas a um preço mais apetecivel ? O que acham ?
 
A diferença entre GDDRX6 e DDR6 é assim tao grande ? A Nvidia nao poderia simplesmente optar pelo "normal" ( implica menos custos) e lançar a 3080Ti com mais Vram mas a um preço mais apetecivel ? O que acham ?
Pelos vistos em 4k faz a sua diferença . 3080Ti supostamente vai sair ao preço da 6900xt 16gb vs 20gb gdrr6 vs gdrr6x , 3080 ti devera ganhar em 4k tal como acontece na 3080 por melhor largura banda do gdrr6x.
Por isso não seria mais barata concorre com a 6900xt, deve andar nos 1000 euros nas versões mais básicas .
 
Última edição:
4) O streaming de ativos de forma inteligente do disco é o caminho de atualização futuro em que os developers estão investindo (consolas, DirectStorage, discos NVMe etc).

Concordo plenamente com este teu ponto. Mas temos de esperar um bocado até chegar lá no PC. O que me chateia é ver que alguns jogos em 2020 a começarem a pedir mais 10GB.
 
Dai eu pensar que 10gb GDDR6X Vram da 3080 sao suficientes para os proximos 2/3anos no maximo a comparar com 8Gb da 3070 que na minha opiniao é miseravel sair em 2020 e eu se poder jogar a 4k com uma 3070 baixando uma ou outra setting que consome imensos e desnecessarios recursos se andar com 60fps nao vou jogar a 1440p a nao ser que afecte o framerate drasticamente ao ponto de o ter que fazer.
Morais aqui um exemplo...

Isso não é tão linear quanto parece. A alocação e uso real de vRAM também varia de jogo para jogo, além do ajuste que é feito consoante a vRAM disponível. Olha aqui:
 
Isso não é tão linear quanto parece. A alocação e uso real de vRAM também varia de jogo para jogo, além do ajuste que é feito consoante a vRAM disponível. Olha aqui:
No vídeo que meti em cima tens a alocação e a real em vários jogos,a minha 1070 tem 8gb Vram e foi lançada a uns anitos atras...andam por aí leaks de uma possível 3060ti com 8gb Vram.
 
Última edição:
MANLI confirms GeForce RTX 3060 Ti specifications
NVIDIA-GeForce-RTX-3060-Ti-Specs.jpg

https://videocardz.com/newz/manli-confirms-geforce-rtx-3060-ti-specifications
 
No vídeo que meti em cima tens a alocação e a real em vários jogos,a minha 1070 tem 8gb Vram e foi lançada a uns anitos atras...andam por aí leaks de uma possível 3060ti com 8gb Vram.

O vídeo que colocaste em cima, é o que também consigo ver.

O que lá mostra é a Vram alocada pelo jogo e depois o total de Vram usada (jogo + outras apps).
Por exemplo não é nada do outro mundo teres um Chrome a consumir 1Gb de Vram, caso tenhas Vram disponível, pois não tem necessidade de a limpar.

Dentro da Vram alocada pelo jogo, ainda vais ter a que realmente é usada, que nesse vídeo não mostra.

O Afterburner apenas faz diferenciação entre memória usada pelo jogo e o total usada por jogo + outras apps. O único método que conheço que vê mesmo o alocado/usado, é o SpecialK.
 
Sim ele não especifica o SKU, pode estar a falar de qualquer ti. Embora o que faça sentido seja a 3060 ti ou 3080 ti, ou 12 de Janeiro ou 1 de Dezembro. O formato da data varia de país para país.
 
Back
Topo