Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

NVIDIA GeForce No Longer Company's Largest Revenue Source

Não tem a ver propriamente com as Ampere, mas é elucidativo do caminho que a Nvidia está a seguir.

A diferença de receita não foi muita. Ok, estamos sempre a falar de milhões. Mas para quem tem milhares de milhões. Sabem o quero dizer...
A Nvidia fornece para: "Google, Amazon and Microsoft" nos Data Center... Se assim continuarem...

Conclusão: A presença deles no Gaming vai continuar, especialmente se, mesmo a meio gás, continuarem a igualar ou a superar a AMD nas gráficas. Do ponto de vista empresarial, a diversificação é óptima porque o mercado está sempre a mudar, é concorrencial e se não tens uma visão de diversificação na oferta de produtos, estás mais exposto ao risco de falência. Mesmo que, essa ideia hoje seja altamente improvável...
 
Última edição:
Também não precisas de uma 1080Ti para jogar

Claro que não, mas na altura era a unica que dava para tirar proveito do monitor 4k e não custou 2000$, ficou por menos de metade disso. As pessoas já não se lembram mas a primeira Gtx Titan saiu com o MSRP de 1000$.

Volvidos 7 anos já vos tentam enfiar com uma Titan cortada por 2000$ com um novo naming pela goela abaixo, e temos gente a dizer que não devemos ficar chocados com isto porque é o mesmo que ficar chocado com o preço de um Lamborghini. Não percebo a comparação, já que acho que nem sequer são realidades comparaveis, um Lamborghini é um simbolo de estatuto, alguém quer saber que raio de gráfica é que vocês tem dentro do pc?
Importam mais algumas métricas para além do preço, performance e consumo?

A NVidia está a fazer o que faz sempre, subir o preço do mercado doméstico, quando na realidade deveria acontecer o inverso. É um dispositivo eletrónico, não é uma obra de arte. Se quiserem estabelecer um paralelo comparem com algo comparavel como o mercado das televisões. Quanto é que custava uma televisão 4k à 7 anos atrás e quanto é que custa hoje em dia? E sim os novos modelos tem mais features e mais performance do que os de há 7 anos.

As pessoas são livres de gastarem o seu dinheiro onde quiserem, mas a mim não me apanham numa 3090 se vier a esse preço. Vou ter de esperar pela equipa de vermelho, para ver se ao menos conseguem competir no segmento abaixo, deixarem-nos lutar um pouco pelo preço.
 
As televisões de hoje em dia são mais baratas do que o custo de fabrico, pois são patrocinadas pelo software.
Existem acordos de aplicações pré-instaladas, que não é possível remover, que dão uma boa receita aos fabricantes.
Depois temos a recolha e venda dos dados dos utilizadores. Que é outra fonte considerável de receitas.

Não é possível comparar o preço de TVs, com o custo de gráficas para venda a retalho.
 
As televisões de hoje em dia são mais baratas do que o custo de fabrico, pois são patrocinadas pelo software.
Existem acordos de aplicações pré-instaladas, que não é possível remover, que dão uma boa receita aos fabricantes.
Depois temos a recolha e venda dos dados dos utilizadores. Que é outra fonte considerável de receitas.

Não é possível comparar o preço de TVs, com o custo de gráficas para venda a retalho.


Ainda assim são realidades mais comparaveis do que o mercado de automoveis de luxo.
 
Ainda assim são realidades mais comparaveis do que o mercado de automoveis de luxo.

E inda assim um automóvel de luxo consegue ser mais comparavel que dizer "vou esperar pela equipa de vermelho" XD
É a diferença entre uma pessoa que vai comprar um produto e quer saber mais informações sobre ele, que é o meu caso, e outra que só vêm desdenhar no tópico. Eu odeio a Apple mas já me viste nos tópicos a desdenhar quem gosta?
 
Ainda assim são realidades mais comparaveis do que o mercado de automoveis de luxo.

Podes sempre preferir comparar com telemóveis por exemplo. Vai ver a subida de preço do modelos top de marcas tipo apple e Samsung.
Não podes comparar preços da década passada e muitos menos esperar que o preço não suba.
É o mundo a funcionar. Provavelmente o que a Nvidia pagava a funcionários na década passada também era menos. O que pagava a fornecedores também era menos. Esperar que o preço se mantenha os mesmos pela eternidade é só parvo.
 
Podes sempre preferir comparar com telemóveis por exemplo. Vai ver a subida de preço do modelos top de marcas tipo apple e Samsung.
Não podes comparar preços da década passada e muitos menos esperar que o preço não suba.
É o mundo a funcionar. Provavelmente o que a Nvidia pagava a funcionários na década passada também era menos. O que pagava a fornecedores também era menos. Esperar que o preço se mantenha os mesmos pela eternidade é só parvo.


O mercado dos telemoveis é uma comparação interessante, já que graças à ganância do duopólio da apple e samsung, possibilitou o aparecimento de uma série de marcas "brancas" como a Xiaomi, Oneplus... que além de terem capturado uma parte significativa do mercado, hoje em dia já conseguem competir com os flagships da Samsung.

7 anos não são uma década, e se fores verificar a taxa de inflação durante esses anos, não justifica esta escalada de preços, caso se confirme a 3090 a 2000$.

Muito sinceramente acho que estes leaks são apenas um bait. Jogam esses numeros para fora, para quando te apresentarem a 3090 por 1500-1700$, achares barato. E depois ainda devem descer de preço, já que um produto eletrónico nunca custa mais do que custo no lançamento.

Esperar para ver, contudo quem estiver à espera para comprar como eu, acho sensato esperar pelas RDNA2 que devem sair pouco tempo depois.

E inda assim um automóvel de luxo consegue ser mais comparavel que dizer "vou esperar pela equipa de vermelho" XD
É a diferença entre uma pessoa que vai comprar um produto e quer saber mais informações sobre ele, que é o meu caso, e outra que só vêm desdenhar no tópico. Eu odeio a Apple mas já me viste nos tópicos a desdenhar quem gosta?

Onde é que desdenhei a nvidia? Esperar que a concorrência lance os seus novos produtos que vai acontecer algumas semanas após as Ampere, para tomar uma decisão de compra mais informada, é desdenhar a Nvidia?
 
Última edição:
As televisões de hoje em dia são mais baratas do que o custo de fabrico, pois são patrocinadas pelo software.
Existem acordos de aplicações pré-instaladas, que não é possível remover, que dão uma boa receita aos fabricantes.
Depois temos a recolha e venda dos dados dos utilizadores. Que é outra fonte considerável de receitas.

Não é possível comparar o preço de TVs, com o custo de gráficas para venda a retalho.
Não se pode comparar unicamente pq o mercado das TVs existe muita concorrência, nos gpu´s não. As aplicações pré instaladas não é algo novo e a evolução do mercado da TVs tem sido enorme.
A 3900 vir a 1500 euros ou 2000 é igual, quem tiver que dar 1500 euros dá também os 2000, estes consumidores querem o topo de gama, é até bastante inteligente por parte da nVidia substituir a Titan por uma **90
 
Não se pode comparar unicamente pq o mercado das TVs existe muita concorrência, nos gpu´s não. As aplicações pré instaladas não é algo novo e a evolução do mercado da TVs tem sido enorme.
A 3900 vir a 1500 euros ou 2000 é igual, quem tiver que dar 1500 euros dá também os 2000, estes consumidores querem o topo de gama, é até bastante inteligente por parte da nVidia substituir a Titan por uma **90

Concordo e não concordo.
Em vendas sim, acredito que a ser verdade o rumor da 3090 = Titan em termos de vendas possa trazer mais vendas do ponto de vista do "consumidor menos atento".
Agora em termos de branding...colocar o topo dos topos com um nome totalmente diferente, ainda por cima nome já feito (TITAN) parece-me mais "eficiente" em termos de marketing, por vezes o marketing e as vendas não andam de "mãos dadas"

Depende do que a NVIDIA queira, a ser verdade claro....

Faz lembrar um pouco a história do FR num 1.0CC...tem lógica? Eu diria que não...vende mais, vende :P
 
Claro que não, mas na altura era a unica que dava para tirar proveito do monitor 4k e não custou 2000$, ficou por menos de metade disso. As pessoas já não se lembram mas a primeira Gtx Titan saiu com o MSRP de 1000$.

Volvidos 7 anos já vos tentam enfiar com uma Titan cortada por 2000$ com um novo naming pela goela abaixo, e temos gente a dizer que não devemos ficar chocados com isto porque é o mesmo que ficar chocado com o preço de um Lamborghini. Não percebo a comparação, já que acho que nem sequer são realidades comparaveis, um Lamborghini é um simbolo de estatuto, alguém quer saber que raio de gráfica é que vocês tem dentro do pc?
Importam mais algumas métricas para além do preço, performance e consumo?

A NVidia está a fazer o que faz sempre, subir o preço do mercado doméstico, quando na realidade deveria acontecer o inverso. É um dispositivo eletrónico, não é uma obra de arte. Se quiserem estabelecer um paralelo comparem com algo comparavel como o mercado das televisões. Quanto é que custava uma televisão 4k à 7 anos atrás e quanto é que custa hoje em dia? E sim os novos modelos tem mais features e mais performance do que os de há 7 anos.

As pessoas são livres de gastarem o seu dinheiro onde quiserem, mas a mim não me apanham numa 3090 se vier a esse preço. Vou ter de esperar pela equipa de vermelho, para ver se ao menos conseguem competir no segmento abaixo, deixarem-nos lutar um pouco pelo preço.

Bem "dizido". "Ninguém" quer saber da gráfica que tenho no PC. Mas, para mim, vale mais a gráfica do que o quadro do artista que "ninguém" conhece. Mas também, se fosse um Picasso eu vendia-o portanto... vai dar ao mesmo, de maneira diferente... ou seja, hobbies mais humildes e aplicar o resto noutras necessidades. Como diz a teoria de Maslow com a "Hierarquia de necessidades". Só queres a mansão se antes tiveres o que comer e vestir. Mesmo a 1080ti já eram 800€... Mas sim, em relação ás tvs tens razão. Quando vês algumas de 500€ a bater outras de vários milhares há 7 anos, se o dinheiro fizesse falta (nesses casos não faz) eu ficava envergonhado...
Além disso, a nossa economia não acompanha as outras... Nós estamos a perder poder aquisitivo apesar da actualização dos salários baixos. Os outros sobem mais...

Mas há "bom" remédio: comprar midrange ou mid-low que em muitos casos oferece mais do que o upper midrange mais antigo. Actualizar menos vezes...

Edit: 2000 dólares nos EUA é caro para grande parte da população, não são amendoins, mas realisticamente atingíveis com acesso a crédito em 2, 3 vezes (sem colocar em causa as necessidades quotidianas) ou para quem é poupado... cá não.
 
Última edição:
Claro que não, mas na altura era a unica que dava para tirar proveito do monitor 4k e não custou 2000$, ficou por menos de metade disso. As pessoas já não se lembram mas a primeira Gtx Titan saiu com o MSRP de 1000$.

Volvidos 7 anos já vos tentam enfiar com uma Titan cortada por 2000$ com um novo naming pela goela abaixo, e temos gente a dizer que não devemos ficar chocados com isto porque é o mesmo que ficar chocado com o preço de um Lamborghini. Não percebo a comparação, já que acho que nem sequer são realidades comparaveis, um Lamborghini é um simbolo de estatuto, alguém quer saber que raio de gráfica é que vocês tem dentro do pc?
Importam mais algumas métricas para além do preço, performance e consumo?

A NVidia está a fazer o que faz sempre, subir o preço do mercado doméstico, quando na realidade deveria acontecer o inverso. É um dispositivo eletrónico, não é uma obra de arte. Se quiserem estabelecer um paralelo comparem com algo comparavel como o mercado das televisões. Quanto é que custava uma televisão 4k à 7 anos atrás e quanto é que custa hoje em dia? E sim os novos modelos tem mais features e mais performance do que os de há 7 anos.

As pessoas são livres de gastarem o seu dinheiro onde quiserem, mas a mim não me apanham numa 3090 se vier a esse preço. Vou ter de esperar pela equipa de vermelho, para ver se ao menos conseguem competir no segmento abaixo, deixarem-nos lutar um pouco pelo preço.

E quantas marcas de TVs existem? É so uma? Nem a Nvidia nem outra empresa qualquer funcionam por caridade. Não há concorrência séria, sobem os preços, a malta continua a comprar...qual a razão de descer o preço? Se fosses tu o dono de uma empresa neste estado o que fazias?

Voltamos sempre à mesma discussão. Só tens um player em GPUs high end, podem fazer o que quiserem com os preços, ainda para mais se continuam a esgotar.
 
E quantas marcas de TVs existem? É so uma? Nem a Nvidia nem outra empresa qualquer funcionam por caridade. Não há concorrência séria, sobem os preços, a malta continua a comprar...qual a razão de descer o preço? Se fosses tu o dono de uma empresa neste estado o que fazias?

Voltamos sempre à mesma discussão. Só tens um player em GPUs high end, podem fazer o que quiserem com os preços, ainda para mais se continuam a esgotar.

Por isso mesmo é que se os preços forem os que sairam nos leaks, apesar de poder comprar, decido votar com a minha carteira e não compro. Simples.
Querem um mercado comparavel, olhem para os SSDs e o que tem acontecido a nivel de preços e o aumento da capacidade e performance.
Mas tens razão quando falas da falta de concorrência no mercado de gpus high end.
Não é só a nivel de hardware que a Nvidia bate a concorrência, é também em features como DLSS, estabilidade dos drivers...

Espero que no futuro a concorrência obrigue a Nvidia a baixar as margens, mas não vou esperar sentado.
 
Por isso mesmo é que se os preços forem os que sairam nos leaks, apesar de poder comprar, decido votar com a minha carteira e não compro. Simples.
Querem um mercado comparavel, olhem para os SSDs e o que tem acontecido a nivel de preços e o aumento da capacidade e performance.
Mas tens razão quando falas da falta de concorrência no mercado de gpus high end.
Não é só a nivel de hardware que a Nvidia bate a concorrência, é também em features como DLSS, estabilidade dos drivers...

Espero que no futuro a concorrência obrigue a Nvidia a baixar as margens, mas não vou esperar sentado.

Normal nvidia postou novas tecnologias , não dormiu no tempo mesmo sem concorrência e depois puxou um pouco nos preços quando foi rt cores e etc, chip grande , agora deveria vir algo mais barato , chip mais pequeno mas devem aproveitar a onda e manter mas só com preços oficiais para ver o que sai.
Sem AMD a fazer roça fica difícil .
 
As pessoas são livres de gastarem o seu dinheiro onde quiserem, mas a mim não me apanham numa 3090 se vier a esse preço.

Apanham quem quer ter uma gráfica com o máximo numero de cores e não quer pagar (e não precisa) das features das Quadros.
Posso dizer-te que as Titan são um bom investimento.
 
O tempo que se perde com "irritações por antecipação" de produtos que ainda não foram apresentados oficialmente é incrivel. Vem-se a procura de novidades e o que se lê é conjecturas e hipóteses de compra sobre produtos hipotéticos cujo posicionamento no line up da marca é desconhecido sendo que, provavelmente não é de todo necessário para no fim do dia ter uma experiencia de jogo bem satisfatoria.

As marcas são livres de colocar os preços que entenderem e as pessoas são livres para não comprar e com isso passar uma mensagem para a marca. O que não tem sentido é ficar numa fúria por não haver uma qualquer intervenção divina que castigue estas empresas chatas que fazem os produtos desejáveis com reconhecidas qualidades intrínsecas mas que não custam o que queremos.

Votem com a carteira e de caminho literalmente deixem de votar nos mesmos que nos mantém há décadas com uma economia de perseguição do bago de arroz.
 
Back
Topo