Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Ninguém quer chips de topo por "barato". Ter de se vender um rim para se conseguir chegar a um é que já começa a entrar no exagero.
Mas enquanto consumidores como tu normalizarem a coisa, eles safam-se com isso...

Ora aí está a expressão que eu procurava. "Normalizam a coisa"...

É isso, está tudo dito! Tenho vindo com o meu baldinho de pipocas de vez em quando seguir o tópico, porque como muitos de vós gosto de tecnologia e queria substituir a minha 1080TI.
Mas quando chego aqui, e vejo o pessoal achar normal uma placa gráfica do segmento de uma 780TI, que me custou na altura 740€, custar 1500€, 7 anos depois, fico a pensar, ou o pessoal é cheio de papel, ou eu sou um teso de primeira!!

Não sei se já perceberam, mas estamos a falar de uma gráfica que será 2.0x/2.5x melhor que uma 5700XT, mas quase 4x mais cara!
Deus me livre!! :lol::lol:
 
Com DLSS ficas muito proximo dos 60fps..
uma 2060 Super ( e acredito que uma futura 3050) com DLSS activo vão ter melhor performance que as novas consolas..



Uma correcção..
A tua 1080 Ti não é muito mais lenta que a 2080 Ti quando não usas 15-20% do chip da 2080 Ti.
A usares toda a potencialidade da 2080 Ti, ela é 70% a 100% superior á 1080 Ti.

O "ser marketing" não deixa de tornar a grafica mais cara de produzir. O hardware está lá a ocupar area de chip, e custa €€ ..



Mas tu não tens 1 chip, tens varios..
a 2080 Super é um TU104 quase full, a 2080 Ti é um TU102 cortado ( que continua a ser mais caro de produzir que o 104 full)

Eu sei que tens vários chips com diferentes custos de fabrico, já por isso o high end e mid range era feito na TSMC e o low end na Samsung, na série Pascal. A Samsung é a foundry mais barata.

As Titan geralmente partilham o mesmo SKU da xx80 ti, sendo o da Ti uma versão mais pequena, mas não vou pagar o preço de uma discount Titan por uma versão do chip de uma xx80 Ti.

Essa 3090 ao contrário do que se tem dito, não é uma Titan, ou pelo menos vi nos mesmos leaks que existem planos para uma Titan Ampere. Portanto essa 3090 será sempre uma versão reduzida do GA102 que deverá vir completo na Titan. Se sair a 2000$ estamos quase a pagar o preço de uma Titan por uma "3080 Ti", talvez a mudança do branding seja por isso mesmo, inflaccionar o preço da placa high end gaming, já que a Titan é mercado profissional.


Quanto ao facto de 1080 ti ser mais lenta 70% do que a 2080 ti, só se for em rasterização, e tirando um jogo ou outro, os RT não eram mais do que um apendice. Ou seja é 70% mais rápida num uso especifico e particular que até agora ninguém usava. Só fazem sentido a partir de agora que a industria vai adoptar o uso da rasterização.
 
Ninguém quer chips de topo por "barato". Ter de se vender um rim para se conseguir chegar a um é que já começa a entrar no exagero.
Mas enquanto consumidores como tu normalizarem a coisa, eles safam-se com isso...
É como dizem, existem toyotas e existem Ferraris, tal como nos telemóveis, existem de 200€ e de 1200€. Um consumidor não precisa de uma 3080/3090, uma 2060 normal da pra jogar tudo 1440p a 60 fps com settings normais. Nao estou a falar bem da nvidia nem a normalizar os preços que praticam nas gamas altas, o meu problema mesmo com eles foi a subida de preço nas **60 e **70, na altura comprei a 1060 por 230€, agora uma 2060 custa 100€ a mais, a verdade é que apenas o nome é que se mantém parecido, as rtx são mais caras. Na minha opinião a verdadeira sucessora da 1060 não é a 2060 mas sim a 1660.
 
Mas quando chego aqui, e vejo o pessoal achar normal uma placa gráfica do segmento de uma 780TI, que me custou na altura 740€, custar 1500€, 7 anos depois, fico a pensar, ou o pessoal é cheio de papel, ou eu sou um teso de primeira!!

Mas e agora pergunto-te:
- Porque é que assumes que uma 3090 ( ou até mesmo uma 2080 Ti actual) está sequer perto de estar na mesma gama que a 780 Ti ?


Eu sei que tens vários chips com diferentes custos de fabrico, já por isso o high end e mid range era feito na TSMC e o low end na Samsung, na série Pascal. A Samsung é a foundry mais barata.

As Titan geralmente partilham o mesmo SKU da xx80 ti, sendo o da Ti uma versão mais pequena, mas não vou pagar o preço de uma discount Titan por uma versão do chip de uma xx80 Ti.

O chip equivalente em termos de gama á titan da geração 1000 é o da 2080, não o da titan actual.
Uma Titan actual lá por ser o high end de jogo, não significa que seja equivalente ao high end de amanhã, ou que seja equivalente ao high end de ontem.

@NuNiTo L
@nullus

Vou fazer uma comparação para tentar dar uma prespectiva melhor á coisa:
- Tens actualemente na Renault, o carro de topo é o Talisman. Um Sedan de 40k €, boa qualidade, etc.
- A Renult lembrava-se agora de fazer um superdesportivo de 1000 CV e chamar-lhe Talisman, e o Talismam actual passar-se a chamar-se megane. Achas que faria sentido esse superdesportivo ter de custar os mesmo 40k€ só por ter o mesmo nome ?


Quanto ao facto de 1080 ti ser mais lenta 70% do que a 2080 ti, só se for em rasterização, e tirando um jogo ou outro, os RT não eram mais do que um apendice. Ou seja é 70% mais rápida num uso especifico e particular que até agora ninguém usava. Só fazem sentido a partir de agora que a industria vai adoptar o uso da rasterização.

Não, não estou a falar de uma operação especifica ou um bench numerio qualquer, estou a falar de jogos.
Estou a falar de uma 1080 Ti correr o Death Stranding a 4K 50fps enquanto uma 2080 Ti ( a ser usada em pleno) consegue corre-lo quase a 100fps.
 
Como sempre foi os aumentos de performance que nvidea/amd anunciam quase nunca são cumpridos ou são performance real. Agora acredito que a nova tecnologia de compressao memoria possa ser uma maneira de não termos GB's e GB's de memoria o facto da 3080 ter 10GB's gddr6x parece me ok há primeira vista.

Está td a gente a comentar preços :p, no lançamento acho que é garantido que não vão ser mais baratas que a geracao actual. Eu diria que devem vir uns 100€ acima.
3060 +- 400€-- 3070 600€ --3080 900€ --3090 1400€?!

A confirmar-se +- a performance esperada exemplo a 3060 =+- 2070 Super ou 2080 , eu pessoalmente dificilmente preciso algo mais potente que isto.
Cps
 
Está td a gente a comentar preços :p, no lançamento acho que é garantido que não vão ser mais baratas que a geracao actual. Eu diria que devem vir uns 100€ acima.
3060 +- 400€-- 3070 600€ --3080 900€ --3090 1400€?!
Juro que não percebo onde vocês compram ou vêem preços. Esses preços não são 100€ acima da geração atual.
A não ser que olhem apenas para o preço da versão mais barata, tipo uma Zotac e provavelmente já com desconto, algo que não existe no lançamento.
 
Não sei se já perceberam, mas estamos a falar de uma gráfica que será 2.0x/2.5x melhor que uma 5700XT, mas quase 4x mais cara!
Deus me livre!! [emoji38][emoji38]

Sem estar aqui a defender preços de produto x ou y, esse tipo de comparação é muito redutora, a 5700XT além da lacuna da performance, não suporta uma panóplia de tecnologia. No produto da Nvidia estás a pagar a performance extra em rasterização normal, assim como tudo que podes utilizar em teu benefício, seja Ray Tracing, VRS ou DLSS, por exemplo.

Se isso valerá a diferença de preço, é que já caberá a cada um ajuizar. Não me parece é muito justo comparações só com base numa métrica, descartando todas as outras que dão vantagens ao produto concorrente.
 
Mas quando chego aqui, e vejo o pessoal achar normal uma placa gráfica do segmento de uma 780TI, que me custou na altura 740€, custar 1500€, 7 anos depois, fico a pensar, ou o pessoal é cheio de papel, ou eu sou um teso de primeira!!

Não sei se já perceberam, mas estamos a falar de uma gráfica que será 2.0x/2.5x melhor que uma 5700XT, mas quase 4x mais cara!
Estás a descurar completamente muitos factores:
-Tecnologias que a NVIDIA desenvolveu e que vêm "incluídas" com a gráfica(DLSS e RTX por exemplo, achas que isto não tem custos de desenvolvimento?!?)
-Tens sempre retornos diminuídos quanto mais gastas, especialmente no high end.
-Tens mais quantidade de memória nas gráficas.
-Tens o custo de R&D dos chips que é cada vez maior quanto menor o processo de fabrico.
-Tens a questão de que na altura a 780Ti tinha competição por parte da AMD, enquanto que a 2080Ti desde que foi lançada ainda não teve competição do lado da AMD (ou seja, a NVIDIA pode cobrar o que quis€r, porque sabem que o pessoal vai comprar na mesma) e a 3090 também não terá competição pelo menos num futuro próximo.
-inflação aumentou, ainda que ligeiramente.

Se achas que o pessoal deste tópico não fica indignado com estes preços estás muito enganado...ninguém gosta de gastar um balúrdio numa gráfica. Mas também compreende-se/aceita-se que na posição que a NVIDIA está eles podem cobrar o que quiserem (e cobram, porque, no fim de contas, a NVIDIA é uma empresa, e o principal objetivo de uma empresa é fazer dinheiro).
 
Mas e agora pergunto-te:
- Porque é que assumes que uma 3090 ( ou até mesmo uma 2080 Ti actual) está sequer perto de estar na mesma gama que a 780 Ti ?

Mesmo que não fosse a gama da 780TI, certamente é a gama da Titan da altura, que se não me falha a memória, custava cerca de 1000€, menos 500...

Mas e agora pergunto-te:

O chip equivalente em termos de gama á titan da geração 1000 é o da 2080, não o da titan actual.
Uma Titan actual lá por ser o high end de jogo, não significa que seja equivalente ao high end de amanhã, ou que seja equivalente ao high end de ontem.

@NuNiTo L
@nullus

Vou fazer uma comparação para tentar dar uma prespectiva melhor á coisa:
- Tens actualemente na Renault, o carro de topo é o Talisman. Um Sedan de 40k €, boa qualidade, etc.
- A Renult lembrava-se agora de fazer um superdesportivo de 1000 CV e chamar-lhe Talisman, e o Talismam actual passar-se a chamar-se megane. Achas que faria sentido esse superdesportivo ter de custar os mesmo 40k€ só por ter o mesmo nome ?

Com todo o respeito, essa comparação não faz sentido nenhum.
Foi há conta de filosofias dessas que andaste até há 3 anos a dar mais de 1000€ por CPU's de 8 cores e agora dás 500€ por CPUS de 12 cores.

Pela tua ideologia estavas perfeitamente satisfeito com situações deste género:
- Dar 1500 pelos de 12 CPUS de 12 cores, porque aumentaram o desempenho, assim mantinhas a gama dos 8 ctacores.
- Há uns anos dei 150€ por um HDD de 3TB, hoje custam 100€ HDD de 4TB, mais uma vez o que faria sentido era o de 4TB custar agora 200€, assim mantinhas a gama.

Acho que já deu para perceber a ideia, mas a tecnologia não funciona, nem pode funcionar assim! As coisas evoluem e o aquilo que deve ser considerado normal é amanhã pagares menos pela mesma performance. Aquilo que a Nvidia anda a fazer, desde que tem menos concorrência, é em cada série aumentar o desempenho e o preço em simultâneo, e vai continuar a ser assim enquanto continuarem a achar que é perfeitamente normal.

É a minha opinião, vale o que vale. :)
 
Eu quero é ver preços, neste momento estou com uma 1050 porque a minha 2060 pifou e preciso de a substituir, quero ver o que consigo comprar na casa dos 400€ ou perto, basicamente investindo o valor de uma consola "next-gen" e melhorar o PC para mais uns anos.
 
A minha 1080 ti não é muito mais lenta que a 2080 ti, ainda por cima não é uma FE, é o topo da linha de um AIB partner. Por isso não dei o upgrade, quando sairam as 2000. O Raytracing era apenas marketing ainda.

A tua 1080 Ti ainda é um pedaço mais lenta que a 2080 Ti, é equivalente à 2070 Super. Além disso não tem nem Ray Tracing nem DLSS.

Quer queiramos quer não, o Die Size da 1080 Ti é de 471mm2 e o Die Size da 2080 Ti é de 754mm2. É uma diferença enorme o que leva a menos chips por cada waffer, logo preços mais caros.

Mas enquanto consumidores como tu normalizarem a coisa, eles safam-se com isso...

Não somos nós Portugueses que normalizamos isso. Bem longe disso.

Um Gpu topo de gama custa bem mais que o ordenado médio Português, que anda na casa dos 800€/900€ se não me engano.

Mas em qualquer outro Pais mais evoluído que o nosso, facilmente compram uma 2080 Ti por apenas 1/3 do seu ordenado, o que facilita bastante as coisas.
 
Eu ja disse, esta geração será a mais cara de sempre, seja AMD ou NVIDIA.

Novas techs e no processo de fabrico mais caro de sempre. Ainda estes dias foi mostrado que o custo do APU da xbox X e muito mais caro que das xbox one!

A prova e a 5700 XT, mesmo com die pequeno, esta na gama de preços da 2070. Se fosse barato de produzir, iam por ela no preço da 1660 ti e teriam lançado algo maior e mais potente.

Claro que no caso da consola, eles podem vender com perdas, já que o lucro vem das assinaturas e vendas de jogos, tal como nas TVs.

nao fico admirado existir 3080 ti a 1500 euros e 3090 a 2000 e tambem a Tiran Ampere a 3000...

mesmo a 3060 deve ficar nos 400-500, com 3070 a600 e a 3080 a 800-1000

Para quem nao pode, talvez uma 3050 venha enfim com RTX e DLSS e pelo menos ter a performance da 2060 super e a custar 250-300
 
Eu ja disse, esta geração será a mais cara de sempre, seja AMD ou NVIDIA.

Novas techs e no processo de fabrico mais caro de sempre. Ainda estes dias foi mostrado que o custo do APU da xbox X e muito mais caro que das xbox one!

Só para realçar isto, a 5700 XT tem um Die Size de apenas 251mm2 e foi lançada a 400$. Reparem que a RTX 2060 foi lançada a 350$ e tem um Die Size de 445mm2.

Só por aqui já se vê o enorme custo dos 7nm. Chip bem mais pequeno mas que fica mais caro. Isso, ou então a Amd é exactamente igual à Nvidia e se puder puxa os preços lá para cima.

Segundo consta, o Big Navi já vai ter 505mm2 de Die Size, quanto acham que vai custar?
 
Mesmo que não fosse a gama da 780TI, certamente é a gama da Titan da altura, que se não me falha a memória, custava cerca de 1000€, menos 500...

Nem da gama da Titan é .. A 2080 Ti é um chip ainda maior que o da Titan Xp.
E a 2080 Ti tem o mesmo preço de lançamento da Xp, mesmo sendo maior, e com novas tecnologias..

Vale muito mais o €€ da 2080 Ti do que a Titan XP na altura dela..


Com todo o respeito, essa comparação não faz sentido nenhum.

Não faz porque ??
Eu não estou a dizer que não são comparaveis pelo aumento de performance. Estou a dizer que não são equiparaveis porque são chips de proporçoes completamente diferentes.. Para alem do aumento de performance tiveste a adição de novas tecnologias que encareceram a grafica ( mas que não um bost de performance nunca antes alcançado)


Alem disso. Tu tiveste em uma 690 a 1000$ , GPU duplo com um total de 600mm2 ( que fica muito mais barato que fabricar um die monolitico com esse tamanho)

A 2080 Super tem mais tamanho, num processo de fabrico mais caro, e é mais barata..
E Titan RTX tem tamanho entre a Titan XP que já custava 1200$ e a Titan Z( que era duplo die) que custa 3000$ .. Esta Titan Z acaba por ser a predecessora mais comparavel pelo tamanho de die / custo de fabrico ..

As RTX até têm do preço/mm^2 do mais mais barato que houve

image.png


Com todo o respeito, essa comparação não faz sentido nenhum.
Foi há conta de filosofias dessas que andaste até há 3 anos a dar mais de 1000€ por CPU's de 8 cores e agora dás 500€ por CPUS de 12 cores.
Não tem nada a ver com filosofia, tem a ver com o que se é capaz.
Tens CPU's de 12 cores a 500€ porque houve uma "revolução de tecnologia", a separação em chiplets, que te permite ter pequenos blocos baratos. Se não fosse isso, tão cedo não os verias a esses preços.
Porque é que tu achas que não tens AMD 3xxxG ( 12nm) de 8 cores ? e os 4xxxG que já são 7nm só vão até aos 8 cores ? Fica bastante mais caro produzir um CPU monolitico de 8 cores em 12nm ( ou nos 14nm da intel), tens um die grande com uma grande probabilidade de defeitos. E um CPU não é um chip em que podes ir lá e desligar pequenas areas com defeito como num GPU, tens de desactivar cores inteiros.
Basta olhar para a intel, que se veêm á rasca para meter CPU's de 8 cores monoliticos a preços decentes em 14+++++++++++++nm.

- Há uns anos dei 150€ por um HDD de 3TB, hoje custam 100€ HDD de 4TB, mais uma vez o que faria sentido era o de 4TB custar agora 200€, assim mantinhas a gama.

E da mesma maneira continuas a ter graficas novas com mais performance e mais baratas que as antigas..
Nessa comparação a RTX 2080 Ti não são os HDD's de 4TB de Hoje, são os de 10TB que são na mesma mais caros que 150€ ..

Pegando nessa comparação.
- à X anos o HDD top of the line era 4TB e custava 200€
- Agora o HDD top of the line é 10TB e custa 300€.
Significa isto que o preço é pior agora do que antes? Por o HDD top of the line de agora ser mais caro que o de á X anos atras ?


Acho que já deu para perceber a ideia, mas a tecnologia não funciona, nem pode funcionar assim! As coisas evoluem e o aquilo que deve ser considerado normal é amanhã pagares menos pela mesma performance. Aquilo que a Nvidia anda a fazer, desde que tem menos concorrência, é em cada série aumentar o desempenho e o preço em simultâneo, e vai continuar a ser assim enquanto continuarem a achar que é perfeitamente normal.

Mas e para ti, o que é que é considerado normal ?
É uma aumento de 50% a cada 2 anos para o mesmo preço ? de 70% ? de 90% ? de 120% ?

Volto a repetir : Eu não estou a fazer compareçoes de performance, eu estou a comprar as gamas pela tecnologia em si, pelo tamanho do chip, pelo processo de fabrico, pelas novas tecnologias implementadas, etc..
 
Última edição:
Estes meses de Setembro a fim de Novembro, vão ser grandes batalhas entre NVIDIA, AMD e consolas.
Acredito que muita gente se vai virar para as consolas, e com toda a razão, já que as gráficas que vão sair, vão custar o mesmo que uma consola e têm a mesma performance (3060/3070).
 
Estes meses de Setembro a fim de Novembro, vão ser grandes batalhas entre NVIDIA, AMD e consolas.
Acredito que muita gente se vai virar para as consolas, e com toda a razão, já que as gráficas que vão sair, vão custar o mesmo que uma consola e têm a mesma performance (3060/3070).

Esse argumento não cola muito. As consolas sempre foram muito mais baratas que montar um PC e isso não impediu que o PC Gaming tivesse crescido como nunca cresceu nos últimos anos.

Quando a Sony e Microsoft decidirem colocar como limite mínimo aos estúdios os 60fps, ai sim, as consolas podem ameaçar o PC Gaming.
 
Bom, vamos dar uma pausa no off-topic, sim?
São sempre os mesmos a atirar os mesmos argumentos, já se viu que aqui ninguém vai convencer ninguém de nada, daí que vale mais esperar por novidades das Ampere. ;)
 
Back
Topo