Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Estás a descurar completamente muitos factores:
-Tecnologias que a NVIDIA desenvolveu e que vêm "incluídas" com a gráfica(DLSS e RTX por exemplo, achas que isto não tem custos de desenvolvimento?!?)
-Tens sempre retornos diminuídos quanto mais gastas, especialmente no high end.
-Tens mais quantidade de memória nas gráficas.
-Tens o custo de R&D dos chips que é cada vez maior quanto menor o processo de fabrico.
-Tens a questão de que na altura a 780Ti tinha competição por parte da AMD, enquanto que a 2080Ti desde que foi lançada ainda não teve competição do lado da AMD (ou seja, a NVIDIA pode cobrar o que quis€r, porque sabem que o pessoal vai comprar na mesma) e a 3090 também não terá competição pelo menos num futuro próximo.
-inflação aumentou, ainda que ligeiramente.

Se achas que o pessoal deste tópico não fica indignado com estes preços estás muito enganado...ninguém gosta de gastar um balúrdio numa gráfica. Mas também compreende-se/aceita-se que na posição que a NVIDIA está eles podem cobrar o que quiserem (e cobram, porque, no fim de contas, a NVIDIA é uma empresa, e o principal objetivo de uma empresa é fazer dinheiro).
Eles também têm instrumentos e pessoal que faz analise de mercado. Já estimam que vão vender x desde o inicio. 2k para alguns são trocos e há mais consumidores desses do que se pensa. É para eles... A métrica da qualidade é a única que conta.
Depois, ao falar em teraflops nao se esqueçam que é uma métrica que não considera a largura de banda de vram, outras melhorias que aumentam o ipc. Já não falando de aspectos como cpu, ram de sistema, refregeraçâo, psu e ventilação.
 
Alleged pricing for NVIDIA RTX 3000 series GPUs: RTX 3090 for $1399, RTX 3080 for $799, RTX 3070 for $599 and RTX 3060 for $399

https://wccftech.com/nvidia-rtx-300...or-799-rtx-3070-for-599-and-rtx-3060-for-399/

"prices in stone for right now, prices get decided a couple weeks from release, to test market rates, with leaks"

https://twitter.com/GarnetSunset/status/1296919099021373441

A ser verdade, o salto da 3080 para a 3090 é brutal... nada de novo, apenas a nvidia a chular o top-end como de costume
 
A ser verdade, o salto da 3080 para a 3090 é brutal... nada de novo, apenas a nvidia a chular o top-end como de costume

O aumento parece me natural, essas 3090 vão ser mais caras de produzir que as 2080 Ti e já sabemos que a margem da NVIDIA é algo sagrado. Um aumento de 40%, ainda assim longe dos 2000 que se falou inicialmente.
 
epa.. daqui a pouco mais de uma semana já sabemos.

Se a 3090 vier com a ram toda que falavam para ali, é mais barata que uma Titan RTX. Basicamente surge não como substituta da 2080 Ti mas como uma nova gama. Causa-me muito mais confusão uma 3060 entrar na casa dos 400 do que uma 3090 andar nos 1400.

Vamos aguardar que está quase :D
 
A 3090 não é uma nova gama, é a substituta directa da 2080ti.
Parece-me apenas uma tentativa de trazer alguma sanidade ao esquema de nomes, guardando os "Ti" para os refreshes do próximo ano e evitarem parvoíces como "super".
 
Por mim a 3090 pode custar o que a Nvidia quiser porque, como sempre, deverá ser a pior em termos de custo/performance. Só peço que, no máximo dos máximos, a 3070 custe 650€ ou a que 3080 custe 850€.

A minha 1070 está mesmo a precisar de ser substituída e o mais provável é mesmo passar para a irmã 3070.

Até estou curioso em saber quantas pessoas aqui é que estão mesmo viradas para comprar a 3090.
 
Por mim a 3090 pode custar o que a Nvidia quiser porque, como sempre, deverá ser a pior em termos de custo/performance.

Para mim a 1080ti era a que tinha melhor relação custo/performance da série 10xx. Fiz o upgrade de uma 970 para uma 1080ti porque o preço (na altura paguei menos de 740€) me pareceu bom para o que oferecia.
Na série 20xx é que a 2080ti deixou de ter uma relação custo/performance interessante. Se o cenário não se inverter provavelmente ainda vou saltar mais esta geração e esperar pelas 40xx.
 
A 3090 não é uma nova gama, é a substituta directa da 2080ti.
Parece-me apenas uma tentativa de trazer alguma sanidade ao esquema de nomes, guardando os "Ti" para os refreshes do próximo ano e evitarem parvoíces como "super".

Parece-me ser mesmo algo para a Nvidia manter a coroa do topo dos topos numa gráfica do segmento gaming, já que as Titan são segmentos profissionais abaixo das Quadro.
Ontem vi uns leaks que a 3090 pode chegar aos 390w em full load em certos modelos. Acho que a Nvidia não seria tão agressiva no consumo energético se não existisse necessidade de manter a coroa, o que significa que esperam concorrência séria nos segmentos abaixo.

Posso estar enganado, mas faz sentido se juntarmos a informação disponivel.
 
Por mim a 3090 pode custar o que a Nvidia quiser porque, como sempre, deverá ser a pior em termos de custo/performance. Só peço que, no máximo dos máximos, a 3070 custe 650€ ou a que 3080 custe 850€.

A minha 1070 está mesmo a precisar de ser substituída e o mais provável é mesmo passar para a irmã 3070.

Até estou curioso em saber quantas pessoas aqui é que estão mesmo viradas para comprar a 3090.

Eu
 
A 3090 não é uma nova gama, é a substituta directa da 2080ti.
Parece-me apenas uma tentativa de trazer alguma sanidade ao esquema de nomes, guardando os "Ti" para os refreshes do próximo ano e evitarem parvoíces como "super".

Opa, eu há uns largos posts atrás defendia isso. E dizia mesmo que a questão de guardar os Ti para quem sabe suprimir os "Super" faz todo o sentido. No entanto se a 3090 vier com 24GB como para aí se andava a estimar, não consigo ver como uma substituta directa.

Na gama 80 passar de 8 para 10gb, e na 80ti saltar de 11GB para 24GB da 3090, não consigo ver como substituta directa. É sim uma nova gráfica de topo, vem tirar o lugar à 80Ti como gráfica de topo, mas não vejo como um upgrade da mesma.. Isto porque enquanto apontam como uma evolução mais cara da 2080Ti, e vejo como um "downgrade" mais barato de uma titan :D :D .

Mas mesmo que seja, se vier por 1500 com os 24GB, não me escandaliza e até é bem vinda. Se vier por 1500 com uns 16GB já me parece puxadote.
 
A GDDR6 custa ~10$ por GB. Não é por isso que a 2080Ti não tem mais do que 11GB. ;)
Nem é a memória que justifica preços de placas gaming quando se entra em números de 4 dígitos.
 
Mas eu não estou a sugerir que a gráfica é mais ou menos cara pela quantidade de ram, estou apenas fazer um comparativo directo onde digo que se a substituta da 2080ti vier com mais do dobro da memória, pelos 1500€, por mim, all good. :D

Mas como ainda não me acredito nos 24GB, bamos aguardar a ver o que de lá vem.
 
Mas eu não estou a sugerir que a gráfica é mais ou menos cara pela quantidade de ram, estou apenas fazer um comparativo directo onde digo que se a substituta da 2080ti vier com mais do dobro da memória, pelos 1500€, por mim, all good. :D

Mas como ainda não me acredito nos 24GB, bamos aguardar a ver o que de lá vem.

Mas que jogo mitico é esse que precisa de 24GB VRam para correr com mais performance?
 
Por mim a 3090 pode custar o que a Nvidia quiser porque, como sempre, deverá ser a pior em termos de custo/performance. Só peço que, no máximo dos máximos, a 3070 custe 650€ ou a que 3080 custe 850€.

A minha 1070 está mesmo a precisar de ser substituída e o mais provável é mesmo passar para a irmã 3070.

Até estou curioso em saber quantas pessoas aqui é que estão mesmo viradas para comprar a 3090.

Inicialmente estava mas já estou cansado destas chulices da NVIDIA. Gráficas 3x mais caras que consolas, quando só têm mais 30-40% de performance. Ainda para mais é só 1 gráfica, ou seja, falta o resto dos componentes todos.

Pagar 1400€ para jogar ports Horizon Dawn com animações a 30fps e buggados por todo o lado. Quando penso realmente nestes detalhes, é impensável dar 1400€ por uma gráfica.
 
Mas que jogo mitico é esse que precisa de 24GB VRam para correr com mais performance?

Mas quem falou em mais performance pelos 24GB de VRam?

Eu pessoalmente, estava a colocar dinheiro de parte para uma 3080ti/90, que no entanto por motivos profissionais terá que ser investido num portátil, sendo provável ficar-me pela 3070.

Estes 24GB a mim pessoalmente iam-me dar muito jeitinho para Renders de GPU. Por isso é que digo que se a 3090 vier com 24GB como já foi dito, pode bem bater nos 1500 que a mim não me choca.

Relativamente ao que já aqui foi dito, para jogar com o nível de uma consola, uma 3070 chega bem e sobra.
 
Mas quem falou em mais performance pelos 24GB de VRam?

Eu pessoalmente, estava a colocar dinheiro de parte para uma 3080ti/90, que no entanto por motivos profissionais terá que ser investido num portátil, sendo provável ficar-me pela 3070.

Estes 24GB a mim pessoalmente iam-me dar muito jeitinho para Renders de GPU. Por isso é que digo que se a 3090 vier com 24GB como já foi dito, pode bem bater nos 1500 que a mim não me choca.

Relativamente ao que já aqui foi dito, para jogar com o nível de uma consola, uma 3070 chega bem e sobra.

Nesse caso sim, faz sentido a maior VRam, e no teu caso fica mais em conta do que uma Titan.
 
Inicialmente estava mas já estou cansado destas chulices da NVIDIA. Gráficas 3x mais caras que consolas, quando só têm mais 30-40% de performance. Ainda para mais é só 1 gráfica, ou seja, falta o resto dos componentes todos.

Pagar 1400€ para jogar ports Horizon Dawn com animações a 30fps e buggados por todo o lado. Quando penso realmente nestes detalhes, é impensável dar 1400€ por uma gráfica.

Para isso vais para uma 3070 que da 2k a vontade e alguns jogos a 4k com melhor fps , fluidez .
Em relação as animações isso já foi preguiça em não meter em 60 fps mas em tudo o resto é um diferença brutal no requisito fluidez vs ps4 pro que joguei lá .
 
A ser verdade, o salto da 3080 para a 3090 é brutal... nada de novo, apenas a nvidia a chular o top-end como de costume
Portanto, o previsto para a 3060. Por esse valor pêlo menos tem de bater a concorrência das novas consolas. O gpu é um componente apenas.

E para a 3070, também esperava esse valor.
 
Back
Topo