Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Boas!

Qual acham que será o tempo de espera, após o anúncio oficial, até começarem a sair as placas custom?

Como nunca comprei uma placa logo após sair, não tenho ideia desses timings.
 
Cá em Portugal com as turing foi pouco mais de 1 mês até começarem a aparecer as primeiras unidades a conta gotas para quem fez pré-compra bastante cedo. Disponibilidade geral com stocks em lojas só quase 2 meses depois.
 
@pesta No meu caso, quando comprei a 2080 Super, a versão que eu pretendia, a MSI Gaming X Trio, demorou-me cerca de semana e meia a chegar após o lançamento... Outras poderão ser mais rápidas consoante o stock e a procura.
 
Eu só de estar na expectativa da 3090 quase ao preço de uma 2080Ti e com 24gb... já estou a modos que a ponderar adiar a compra de portátil e tentar safar um pc qualquer só para ter no escritório (que a máquina de trabalho duro fica em casa :002:)...

Está quase... :D :D
 
Eu só de estar na expectativa da 3090 quase ao preço de uma 2080Ti e com 24gb... já estou a modos que a ponderar adiar a compra de portátil e tentar safar um pc qualquer só para ter no escritório (que a máquina de trabalho duro fica em casa :002:)...

Está quase... :D :D
Não contava muito com isso.
A 2080 Ti foi anunciada pela Nvidia por $999 ($1199 a FE) e em Portugal o preço foi de 1400/1450 euros em média.

Se a 3090 for anunciada por $1399... é fazer as contas.
 
A ver se realmente a 3070 vem com performance da 2080 ti a metade do preco...
Parece m ser interessante para uso com um ultrawide 3440*1440p na ordem dos 100hz - 144hz... A ver para a semana o que vai ser apresentado.. mas a chegar nos 550€ que e o valor medio das 2070S actuais seria fixolas...

É precisamente a resolução a que jogo, mas estou mais inclinado para a 3080, dá mais margem para futuros jogos, e mesmo para o Microsoft Flight Simulator 2020. Encaixava como uma luva na máquina que tenho no perfil sem ter que mexer na fonte, que é excelente mas fica provavelmente curta para uma 3090.
 
NVIDIA GeForce RTX 3090 Custom Graphics Cards Listed Online – Colorful RTX 3090 Vulcan-X OC & ASUS ROG STRIX RTX 3090 OC

The Colorful GeForce RTX 3090 Vulcan-X OC has been listed for a price of 16,999 Chinese Yuan that converts to almost $2400 US while the ASUS ROG STRIX GeForce RTX 3090 OC Gaming is listed for 18,999 Chinese Yuan which converts to over $2700 US.

https://wccftech.com/nvidia-geforce...d-online-colorful-vulcan-x-asus-rog-strix-oc/
 
NVIDIA GeForce RTX 3090 and GeForce RTX 3080 specifications leaked

https://videocardz.com/newz/nvidia-geforce-rtx-3090-and-geforce-rtx-3080-specifications-leaked

São 7nm e não 8nm da Samsung.

"The data that we saw clearly mention the 7nm fabrication node. At this time we are unable to confirm if this is indeed true."

Ou seja, certezas para já zero. Mas seria uma boa noticia para quem está a pensar ir para o high end se o GA102 for feito nos 7nm da TSMC. O unico problema que poderá existir, é que a oferta será algo reduzida, pois a Nvidia tem quantidade reduzida de produção na TSMC.
 
O unico problema que poderá existir, é que a oferta será algo reduzida, pois a Nvidia tem quantidade reduzida de produção na TSMC.

A Nvidia já usou o TSMC para o Pascal e Turing, não é propriamente a primeira vez que trabalham com eles.

Já a Amd por exemplo, usou a TSMC para o Navi, mas vinha da Global Foundries.
 
Ambos usam TSMC a muitos anos...

Bom, eu avisei que os preços vão ser a loucura... diria que vai ser 2200 a 3000 euros pela 3090.

nem para uma 3070 terei $ :sad:
 
Última edição:
A Nvidia já usou o TSMC para o Pascal e Turing, não é propriamente a primeira vez que trabalham com eles.

Já a Amd por exemplo, usou a TSMC para o Navi, mas vinha da Global Foundries.

Eu sei, mas existiam rumores que a Nvidia tinha perdido grande parte do comboio da TSMC, pois tinha andado a pressionar a TSMC para baixar no preço com a ameaça da Samsung. E não se sabe muito bem que % da produção da TSMC a Nvidia tinha conseguido reservar, já que eles tem a produção lotada com outras empresas.

Mas se conseguiram reservar % suficiente para o high end gaming, seriam excelentes noticias para o cliente do high end gaming, mesmo apesar de muito provavelmente serem os 7nm DUV e não os 7nm+ EUV.
 
Desculpem, talvez me tenha escapado algo, mas o que é TGP? Não é uma forma de esconder o verdadeiro TDP, espero.

EDIT: Ok, acho que já percebi. TDP para o máximo chip, TGP para o típico da placa e TBP/MPC para o máximo da placa.
Estou curioso se a nVidia irá publicar o MPC desta placa.
 
Última edição:
Desculpem, talvez me tenha escapado algo, mas o que é TGP? Não é uma forma de esconder o verdadeiro TDP, espero.

Total Graphics Power

Exemplo:

Estimated Power Consumption / Losses
Total Graphics Power TGP
350 Watts
24 GB GDDR6X Memory (GA_0180_P075_120X140, 2.5 Watts per Module) - 60 Watts
MOSFET, Inductor, Caps NVDD (GPU Voltage) - 26 Watts
MOSFET, Inductor, Caps FBVDDQ (Framebuffer Voltage) - 6 Watts
MOSFET, Inductor, Caps PEXVDD (PCIExpress Voltage) - 2 Watts
Other Voltages, Input Section (AUX) - 4 Watts
Fans, Other Power - 7 Watts
PCB Losses - 15 Watts
GPU Power - 230 Watts

https://wccftech.com/nvidia-rtx-3090-gpu-tgp-350w/
 
Back
Topo