Gráfica nVidia GTX700 Series (770, 780, 780Ti)

V3ctor

Moderador
Staff
GK110 Specifications Approximated



Even as launch of the GK104-based GeForce GTX 680 nears, it's clear that it is emerging that it is not the fastest graphics processor in the GeForce Kepler family, if you sift through the specifications of the GK110 (yes, 110, not 100). Apparently, since GK104 meets or even exceeds the performance expectations of NVIDIA, the large-monolithic chip planned for this series, is likely codenamed GK110, and it's possible that it could get a GeForce GTX 700 series label.

3DCenter.org approximated the die size of the GK110 to be around 550 mm², 87% larger than that of the GK104. Since the chip is based on the 28 nm fab process, this also translates to a large increment in transistor count, up to 6 billion. The shader compute power is up by just around 30%, because the CUDA core count isn't a large increment (2000~2500 cores). The SMX (streaming multiprocessor 10) design could also face some changes. NVIDIA could prioritize beefing up other components than the CUDA cores, which could result in things such as a 512-bit wide GDDR5 memory interface. The maximum power consumption is estimated to be around 250~300 Watts. Its launch cannot be expected before August, 2012.

Os rumores pelos vistos confirmam-se... a GTX680 era a suposta GTX660...
Se calhar vou fazer skip às GTX600... :D 5870 ainda rula até Agosto.... :D:D
 
ja vao lançar a serie 7xx em agosto? ta bonito ta, acho q vou mesmo montar uma torre sem grafica dedicada a hd4000 dos novos i5 vai remediar por um tempo ate a amd e a nvidia acalmarem.
 
Custa-me um pouco a acreditar nessas especificações.

O preço de um chip com 550 mm² e um bus de 512 bit, atira isto para cima de 1000€.
Depois há a questão da complexidade de um chip destes com este bus. O efeito que isso teria nos clocks, etc.

Há outra hipótese. Que o GPU seja feito a pensar muito mais no mercado HPC e aí já faz mais sentido.
Talvez versões cortadas no mercado consumidor.

Para o mercado consumidor, é engraçado de ler tal specs, mas não me parece que seja algo viável.
 
Foi o que eu disse. O mercado está muito instável, ninguém esperava que a topo de gama da AMD tivesse um incremento de performance tão baixo em relação à geração anterior. A nvidia basicamente agora faz o que quer.

Esta altura é péssima para se comprarem gráficas. Claro que em informática raramente há alturas ideais para comprar material, as coisas estão sempre a mudar, mas esta fase é especialmente má. É deixar as coisas acalmar.
 
Custa-me um pouco a acreditar nessas especificações.

O preço de um chip com 550 mm² e um bus de 512 bit, atira isto para cima de 1000€.
Depois há a questão da complexidade de um chip destes com este bus. O efeito que isso teria nos clocks, etc.

Há outra hipótese. Que o GPU seja feito a pensar muito mais no mercado HPC e aí já faz mais sentido.
Talvez versões cortadas no mercado consumidor.

Para o mercado consumidor, é engraçado de ler tal specs, mas não me parece que seja algo viável.

Para consumidor talvez venha com 384/320 bit como GTX580/GTX570..
 
Acho que nas gráficas deviam acalmar os "cavalos"...estão evoluir muito rápidamente, lançar graficas mês a mês não faz muito sentido...

Quem só pensa em placas High end até acredito que seja bom, mas para um user comum acho absurdo.
 
a ser verdade ,estas noticias tb n sao boas para a nvidia.. pk canabaliza se a si propria na gtx680 ao circular por ai noticias de k uma possivel gtx780 a sair em agosto
 
Vou estar atento neste tópico também xD

E parece que a minha 6870 se vai manter fiel em 1200p :D
Já tinha a minha GTX570 à venda mas vou mesmo aguentar mais uns meses lol... é certo que se estivermos sempre à espera de algo melhor, o que temos ganha muito pó :P...
Haja saúde ---> trabalho ---> Dinheiro ---> GTX780 Inside
 
Algo que me diz que esta Kepler2 que é falado no artigo do Register é a mesma que se fala nesta thread.

To keep things straight between the PCs and the servers, El Reg had Gupta dub the one used in GeForce PC GPUs "Kepler1" because it will have a different design from the one used in Telsa server coprocessors at the heart of a number of very large and powerful supercomputers later this year. We'll call that one "Kepler2", which will have a heavy dose of double-precision floating point processing as well as more memory, ECC scrubbing on the memory, different packaging aimed at servers, and a higher price tag.

So that leaves us with the Kepler2 GPUs. Gupta says that these are still on track to ship in Tesla GPU coprocessors to Oak Ridge National Laboratory for its "Titan" supercomputer and to the University of Illinois for its "Blue Waters" big bad box in the third quarter. Volume shipments of the server coprocessors bearing the Kepler2 GPUs will start in the fourth quarter of this year. These Kepler2 GPUs will have three times the performance per watt of the top-end Fermi coprocessors today.

http://www.theregister.co.uk/2012/03/22/nvidia_kepler_gpu_preview/

Não é que não apareça no mercado consumidor, mas esta "Kepler2" deste artigo aponta para o percado HPC.

Se tiverem o mesmo consumo a topo de gama das Fermi, será 3 vezes melhor, pelo menos no mercado HPC. Mesmo assim, penso que não chegaria aos valores colocados no primeiro post a nível de Teraflops.
 
Última edição:
Acho que nas gráficas deviam acalmar os "cavalos"...estão evoluir muito rápidamente, lançar graficas mês a mês não faz muito sentido...

Quem só pensa em placas High end até acredito que seja bom, mas para um user comum acho absurdo.

Nem por isso, todos ganham pela fasquia aumentar. O resultado é a gama média-alta dos $250-300 (a que o user comum mais recorre) beneficiar imenso com a performance de topo de "ontem" em actualização permanente, aliada aos consumos baixos de GPUs feitos de raiz. Tomara que com os processadores estivesse a acontecer o mesmo...

Quanto aos nomes, ainda há a hipótese remota de meterem a gk110 como 690 e uma dual gk104 como 695. :D
 
Nem por isso, todos ganham pela fasquia aumentar. O resultado é a gama média-alta dos $250-300 (a que o user comum mais recorre) beneficiar imenso com a performance de topo de "ontem" em actualização permanente, aliada aos consumos baixos de GPUs feitos de raiz. Tomara que com os processadores estivesse a acontecer o mesmo...

Quanto aos nomes, ainda há a hipótese remota de meterem a gk110 como 690 e uma dual gk104 como 695. :D

O user mais comum recorre a placas de 100 a 150 euros. Ainda há quem compre gráficas, solicitando uma Geforce de um giga!:-D
 
OT: LOL, verdade! Obviamente que o intento da expressão acima era (mais recorre) 'em comparação à gama alta. Claro que serão as gamas mainstream a fazer o grosso das vendas. :)

ps: btw SubCode, a 6870 foi uma placa de $239 no lançamento. O preço a que se encontra agora não representa o segmento para que foi lançada, e certamente estará num phase-out apressado para que as 7770 (mais baratas de produzir) possam vender.
 
Última edição:
Back
Topo