Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

Ainda não existe nenhuma conclusão.

No entanto a explicação mais lógica dada até agora parte pela situação de cabos dobrados que forçam os pinos a "desencaixar".

Mas pronto.. 3080Ti e 3090 a queimar com o new World... Agora 4090 a derreterem conectores.

Eu bem digo que puxar o slider do power para a direita para lançar uma gráfica xpto, não é o caminho a seguir. Na próxima geração lançam o que, gráficas com mini chillers a puxar 800W?
 
O "drama" do adaptador nvidia tem-me passado ao lado por falta de tempo... há relatos de casos destes com vgas de bios que não de 600w? É que o pouco que vi acontecia mais (para não dizer em todas que vi) em modelos com bios de 600w.
Estou a usar o mesmo cheio de fé na suprim, mas estou com menos 100w de load com uv... há dias que me esqueço e não faço load ao profile, viver no limite :biglaugh: ...
 
Depois de ver dois videos do Linus e do Der8auer em que põem uma 4090 a correr a 60% da potência com 95-100% da performance original no cyberpunk, não percebo porque é que a nvidea lançou a 4090 com esta péssima optimização energética. Será para deixar margem para os parceiros laçarem modelos melhores? Não faz sentido.

 
Mais outro caso, no Reddit, com uma Asus TUF.

Este user tem visto todos os reports e, por curiosidade, decidiu espreitar o cabo e debateu-se com um dos pins derretidos.

Ou seja, muita malta já tem pins queimados mas não faz ideia. Até eu tenho medo de espreitar, mas se calhar amanhã dou uma espreitadela.

Isto está a tornar-se ridículo.
 
Depois de ver dois videos do Linus e do Der8auer em que põem uma 4090 a correr a 60% da potência com 95-100% da performance original no cyberpunk, não percebo porque é que a nvidea lançou a 4090 com esta péssima optimização energética. Será para deixar margem para os parceiros laçarem modelos melhores? Não faz sentido.


Dia 3 de Novembro vais perceber o porquê...
 
Depois de ver dois videos do Linus e do Der8auer em que põem uma 4090 a correr a 60% da potência com 95-100% da performance original no cyberpunk, não percebo porque é que a nvidea lançou a 4090 com esta péssima optimização energética. Será para deixar margem para os parceiros laçarem modelos melhores? Não faz sentido.

A série 3xxx era igual, talvez até pior. Nas 3xxx chegava se a ganhar performance com undervolt
 
Mas já sabemos se é do conector ou do adaptador? É que se for do conector, trocar de fonte não adianta de nada, correto?
Por aqui já meti umas boas horas de jogo e até agora está tudo ok, mas por enquanto tenho receio de sair de casa e deixar o pc ligado.

Como assim? Em IDLE a grafica nao esta a gastar quase nada, podes sair de casa com o PC ligado com GPU sem carga....

Atencao que o UV mt agressivo nao fica 100 % estavel em RayTracing a grafica , experimenta meter full load com RT e DLSS, vai crashar em raster normal funciona bem sim. Ja as RTX 3000* assim eram...
 
Última edição:

De notar que um ponto que ele não referiu, e é uma das possíveis razões pela qual não conseguiu duplicar o problema, foi que o mais provável é não ser a solda a perder o contato por completo mas sim a solda perder ligeiramente o contacto, aumentando consideravelmente a resistência e a respetiva temperatura, efetivamente transformando aquele ponto de solda num aquecedor elétrico.
 
Última edição:
Sim uma solda a falhar seria um cenário pior que uma solda que tivesse falhado por completo, porque ia aumentar imenso a resistência à passagem de energia nessa zona e é o que estamos a ver em muitos destes conectores falhados.

Mas outra coisa, todos os conectores que tenho visto que começaram a derreter, o dano está na parte do conector e não nas soldas do cabo da parte de fora. O que me faz crer que o problema não são as soldas mas sim a qualidade dos terminais que ligam nos pinos que não estão a fazer o contacto necessário e a aumentar a resistência dentro do conector.
 
Última edição:
Lá está, os cabos da cablemod estão muito bem feitos pois não entalam tudo no conector. Soldam os cabos mais cedo de modo a minimizar isto.
 
Mais outro caso, no Reddit, com uma Asus TUF.

Este user tem visto todos os reports e, por curiosidade, decidiu espreitar o cabo e debateu-se com um dos pins derretidos.

Ou seja, muita malta já tem pins queimados mas não faz ideia. Até eu tenho medo de espreitar, mas se calhar amanhã dou uma espreitadela.

Isto está a tornar-se ridículo.

Depois deixa feed de como está.
 
Acompanhando o desenvolvimento desta situação, fui ver como estava a minha e até ver tudo ok. Tem sido utilizada com muita frequência e com jogos muito pesados, a puxar tudo em full load onde permitido

Para "peace of mind", mandarei vir o adaptador da cablemod.

É uma excelente placa, mas claro que esta situação carece de acompanhamento

Fotos recentes que tirei:
20221025-085043-res.jpg




20221028-081901-res.jpg


20221028-082058-res.jpg
 

Anexos

  • 20221025_085043-res.jpg
    20221025_085043-res.jpg
    41,7 KB · Visualizações: 48
  • 20221028_081901-res.jpg
    20221028_081901-res.jpg
    53,8 KB · Visualizações: 46
  • 20221028_082058-res.jpg
    20221028_082058-res.jpg
    44,5 KB · Visualizações: 47
Ainda tenho um kit completo da Cablemod para montar no pc quando comprei a rtx 3080.. Aquilo tem muita qualidade. Tenho também o cabo de teclado. Muito bom a qualidade de ambos. Recomendo ;)
 
Dei uma espreitadela no adaptador e, por agora, parece estar tudo ok. De referir que corri o 3dmark umas quantas vezes e apenas joguei um slay the spyre, ou seja, nem joguei jogos pesados nem nada, desde que adquiri a placa.

1666951046249.jpg


1666951046258.jpg



1666951046268.jpg
 
Back
Topo