Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

Eu já tinha olhado pra minha caixa e uma grafica destas que é mais larga o cabo seria totalmente esmagado pelo vidro. Já atualmente com placa de largura standart o cabo encosta no vidro... e a H200 é uma caixa larga, ao ponto que cabe um Noctua D15 lá dentro.

É essencial um conector em 90 graus, não só para evitar o bending, como deixar mais clean o interior da caixa.

O cabo adaptador da Corsair que não é em 90 graus :/
 
O problema não é o plástico.
Seja ou não seja, para conectores devia ser obrigatório plastico PPS para não acontecer estás coisas o cabo tinha que estar a 200 graus para queimar o plastico PPS, estás brincadeiras podem pegar fogo a uma casa, imagina estares a fazer um render de 40 minutos ou whatever sais e quando das por ti está uma festa de bombeiros na tua casa...

Para não falar que já tive N de fontes modulares e elas tinham hábito de derreter os connectores "burned plugs" é chato... Os produtos eletrónicos deviam de vir com connectores de plástico PPS
 
Seja ou não seja, para conectores devia ser obrigatório plastico PPS para não acontecer estás coisas o cabo tinha que estar a 200 graus para queimar o plastico PPS, estás brincadeiras podem pegar fogo a uma casa, imagina estares a fazer um render de 40 minutos ou whatever sais e quando das por ti está uma festa de bombeiros na tua casa...

Para não falar que já tive N de fontes modulares e elas tinham hábito de derreter os connectores "burned plugs" é chato... Os produtos eletrónicos deviam de vir com connectores de plástico PPS
Todos estes equipamentos são certificados segundo uma norma. Se está na norma que estes conectores podem ser usados, é porque está ok. São feitos testes extensivos de aquecimento. Agora, não devem é ter sido feitos com os conectores em determinada posição (nem é requerido).

Por exemplo, em electrodomésticos e em live parts, é suposto os conectores serem V-0 e existe mesmo uma cláusula na norma que testa flamibilidade de todos os componentes não metálicos. Em hardware há-de ser idêntico.
 

Há definitivamente qualquer coisa ou na norma em si ou na forma em que estão a emitir certificados 🤷‍♂️

As condições seriam estas

5-10.jpg
 
@Lima08 Atenção que estou totalmente de acordo. Já comentei com diversas pessoas que isto preocupa-me, pelas mais variadas razões.

Ou por estar a fazer um render e nem estar em casa porque fui beber café.

Ou porque estou a meio de um trabalho, a gráfica vai de sopa, e não tenho como terminar o trabalho..

etc etc...
Por um lado, a decisão de apenas comprar em 2023 pode ter sido positiva :D


@Scan_Ferr não é desculpa. Com a dimensão absurda da 4090 alguém deve ter reparado que a instalação numa simples caixa ATX seria complicada, e garantidamente que iria provocar cabos "entalados" contra o vidro. E a colocação de placas na vertical, também pode fazer com que os cabos fiquem meio de esguelha. Acho cada vez mais idiota como é que a ficha ainda não mudou de sítio e / ou posição.

Isto é uma falha gravíssima.
 
Essa última parte foi a que me referia mais atrás

w9z-X0fzg-T1uf-KTje.jpg


esta imagem é da cablemod, nem sei se os restantes terão colocado isto ou não, mas isso lá está é ter demasiada fé, até porque as dimensões da 4090 também não ajudam em nada.
 
Exacto! O posicionamento da ficha é absurdo. Devia estar logo a 90º de raiz, e o conector devia ser mais sólido. Devia ser um bocadinho maior. Não deixava de ser excelente, por ser apenas um cabo (no orginal).
Mas lá está... nem a intel está a usar as fichas... E foram quem "inventou" o problema, por assim dizer.
 
Na minha actividade trabalha-se activamente para que os produtos que desenvolvemos e produzimos sejam à prova de idiotas. Se alguém fizer uma má utilização ou não encaixa, ou não funciona, etc.

Isto é simplesmente mau design, tudo para reduzir o número de cabos ligados a uma gráfica...
 
O problema parece ser da qualidade dos adaptadores que vêm na caixa das gráficas e não do conector em si

"Hmm, so far I haven't seen any card burning up with a native PCIe Gen5 cable"

De qualquer das maneiras, eu nem tirei o adaptador da caixa, comprei este

51knNUBOvtL._SL1500_.jpg
 
Última edição:
Com isso tudo, para quem tem já as placas:
- Limiar o power, alem das vantágem de menor consumo, calor, longevidade, evita o problema de aparecer
- Cuidado com bending
- Monitorar a placa e ir tocando na ficha para sentir se está aquecendo demasiado ou não. Para chegar ao ponto de derreter só de tocar deve dar para queimar o dedo!

Do resto pro futuro é:
- Esperar por fontes com o conector nativo.
- Para as outras, comprar o cabo oficial ou de um cablemod que garanta qualidade (cuidado com chinese rip off e "low cost")
- Ir para RDNA3 que a AMD já disse que não pretende usar nem validar este conector.

Se pro ano for ao EUA e optar por uma nVidia, é comprar o cabo oficial da Corsair na mesma loja física onde comprei a SF750 :002: Como de certeza não vou alem de uma 4070 ou 4080...
 
Essa ficha da Seasonic sim senhor , agr e mandar isso gratuitamente a quem tem fontes Seasonic e RTX 4090 , Early adopter , paga mais caro e por vezes ha destas coisas.
Cps
 
Mas alguma vez isto foi um problema nos cabos PCIe 8 pinos?
Experimentem fazer pressão nos cabos dos conectores PCIe 8 pinos e vejam se acham possivel criar mau contacto.
O que se observa é que os conectores são muito rigidos e têm bom encaixe...de tal forma que quando pressionas o outro vem atrás...parece que estão colados...não existe infimo desvio entre eles.

O mesmo não se passa com estes novos conectores...aparentemente sob pressão consegue-se criar inclinacao dos pinos dentro dos conectores.

Para mim continua a ser falha de projecto.
Eles deviam ter garantido que a conexão se mantinha integra mesmo havendo grande pressão nos cabos...nos conectores PCIe 8 pinos isso parecia estar garantido.
 
Garantido nao estava mas como a quantidade energia a passar era bem menor, nunca se pos o problema sequer, é fisica se tiverem msm de dobrar o cabo, se fosse eu usaria cola quente junto ha ficha para garantir que ficava fixo na posicao certa e ainda lhe aumentava o heatshinrk , e dobrava o cabo fora da caixa nunca dobrar ja conectado.

De alguma forma a cola quente servia de "safe trigger" se comeca-se a derreter algo nao estava bem. (mesmo que derrete-se e pinga-se nao causa curto circuito =)

CPs
 
Nisso tudo ninguém se lembrou de por sensor térmico "dentro" conector ou nas imediações e dar alerta redução de tdp ou desligamento?

tem proteções termicas aos anos nos gpus e tal, mas temos conectores a aquecer e derreter :wvsore:
 
Garantido nao estava mas como a quantidade energia a passar era bem menor, nunca se pos o problema sequer, é fisica se tiverem msm de dobrar o cabo, se fosse eu usaria cola quente junto ha ficha para garantir que ficava fixo na posicao certa e ainda lhe aumentava o heatshinrk , e dobrava o cabo fora da caixa nunca dobrar ja conectado.

De alguma forma a cola quente servia de "safe trigger" se comeca-se a derreter algo nao estava bem. (mesmo que derrete-se e pinga-se nao causa curto circuito =)

CPs
O que disse é independente da energia.
No caso dos conectores PCIe 8 pinos, se tiver bem colocado, nao consegues criar mau contacto dentro do contector mesmo pressionando muito o cabo...mais rapidamente estragas o cabo, arrancas o conector na grafica ou estragas a board da grafica.

Neste novo conector ja vimos imagens em que o conector sobre pressao parece que fica enviozado/mal encaixado.
 
Última edição:
Back
Topo