Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

Para uma de 750w nem o power limit precisas de baixar honestamente. GPU 400w + cpu 150w + ~50w do resto dá 600W...
De qualquer modo pelo que vi na review da zwame a maioria das pessoas deve baixar o power limit desta gráfica para poupar em eletricidade e a performance sai afetada menos de 5%...A gráfica já é ridiculamente potente, acho que só vale a pena o stock power limit para jogos que necessitem mesmo disso...
 
Sinceramente, quem compra uma gráfica de 1600 balas (em PT acho que ainda não vi abaixo de 2100), não pode gastar mais 50/100 numa fonte de 850 80 Plus Gold? :D
 
Muita gente já tem fontes de 750w de builds anteriores. Se tiver, não precisa de dar upgrade. A comprar, naturalmente dá-se mais uns 15/20€ para uma de 850w

Eu comprei 750w recentemente porque apanhei um bom preço numa evga g6 750w. No entanto não planeio colocar uma 4090. Com 4090 no mínimo colocava 850w. 1000w seria o ideal, tendo em conta o que se gasta só na gráfica, gastar +30€ na fonte é irrelevante.

Com a minha 3070 240w power limit + 12700k stock. Furmark(240w gpu load hwinfo) + linpack xtreme (200w cpu load hwinfo) o pc gasta cerca de 500w da parede. Se bem que até a minha evga g3 550w gastava 520w da parede nas mesmas condições e nunca deu OCP...
Ou seja, se colocasse uma 4090 gastava cerca de 700-750w da parede, fonte no limite...

Para além disso as fontes são mais eficientes entre 40-60% load, ou seja o ideal é comprar a apontar para que o consumo médio em jogo seja cerca de 50%. Furmark + prime95 ou outro load avx pesado não deve exceder ~80% da fonte para garantir que não vai ter problemas de OCP.
 
Furmark(240w gpu load hwinfo) + linpack xtreme (200w cpu load hwinfo) o pc gasta cerca de 500w da parede.
Mas tu jogas benchmarks? :)
Esse i7 stock em jogos deve gastar o quê? 125W? Se tanto. Mais 400w da gráfica...o sistema deve andar à volta dos 575w. 575/750w = 76% ainda está bem na parte superior da eficiência, deve ser uma diferença insignificante de 1% para o nível mais alto de eficiência..
E como disse basta veres a review da zwame podes cortar prai 75W da gráfica e ainda tens performance para dar e vender. Isso é que é muito mais importante em termos de € poupados do que 1% na eficiência.
 
Mas tu jogas benchmarks? :)
Esse i7 stock em jogos deve gastar o quê? 125W? Se tanto. Mais 400w da gráfica...o sistema deve andar à volta dos 575w. 575/750w = 76% ainda está bem na parte superior da eficiência, deve ser uma diferença insignificante de 1% para o nível mais alto de eficiência..
E como disse basta veres a review da zwame podes cortar prai 75W da gráfica e ainda tens performance para dar e vender.

Por isso é que disse que se deve apontar para os 50% tendo em conta consumos em jogo. Mas também há jogos que metem muito load no cpu+gpu ao mesmo tempo. Battiefield e doom eternal por exemplo.
Mas é importante garantir que nenhum load faz o pc crashar...

Eu comprei esta g6 750w porque encontrei um preço muito bom, e no máximo vou comprar uma 4080/7800xt que andam nos 300-350w tdp.
Mas mesmo assim o ideal seria 850w.


Edit: Undervolt é uma boa opção, mas cortar no power limit é muito mau. Pode aparentar ter praticamente a mesma performance mas afeta os frame times, frame rate fica mais instável. Nunca deves ter uma gráfica sempre a bater no power limit, faz com os clocks estejam sempre a saltar, causa frame times mais instáveis e transients desnecessários.

No meu caso a g6 750w custou 95€. Uma corsair rm850x custava 140, not worth tendo em conta que vou no máximo comprar uma 4080, e não tenho problema em optimizar bem as coisas.
No entanto se fosse recomendar a alguém com menos conhecimentos recomendava 850w para um sistema semelhante com i7+4080 ou 1000w i7+4090.
 
Última edição:


po6ksx09zpv91.jpg
 
Última edição:
Acho que é apenas uma questão de fisica, como o buildzoid explicou e bem, 4x8pinos têm uma maior capacidade de carga do que o conector de 12+4pinos que a nvidia inventou. Logo existe uma maior tolerância para um contacto não ideal no conector.
 
Vejam isto:
Aos 8:50, perguntam ao JonnyGURU quantas PSUS a Corsair perdeu ao testar as 4090s, ele responde que nenhuma, só precisaram de trocar os conectores derretidos.
:n1qshok:
 
Back
Topo