Gráfica NVIDIA Turing (GTX 1600 series, RTX 2000 (Super) series, Quadro RTX)

Pergunto-me qual seria o interesse em a nvidia ter uma tecnologia que as impedisse de minerar!?
O que eles querem e todos querem é lucros/vendas.
O mining para eles e para a AMD está a ser um espectáculo, estão a vender como nunca venderam. Querem lá eles saber para qual é a utilização.
 
Por acaso não é um mercado assim tão maravilhoso. Devido à volatilidade eles e os AIBs do nada podem-se ver com excesso stock nas mãos.

E alguns AIBs que dependem de mais mercados relacionados com gaming para além de gráficas vão de certeza sentir na pele quebras desses mesmos mercados.
 
Fabuloso é para as lojas e destribuidores.
Para esses é literalmente navegar à vista. A procura contrai e extende, e eles com o mínimo de impacto nos custos fazem variar os preços (Custos de armazenamento quando os artigos estão a 2-3 vezes o preço RRP são irrelevantes).

Para quem produz tem de pensar muito bem o que fazer, pois aí os investimentos são gigantes.
Com volatilidades gigantes, é muito perigoso adjudicar a produção de chips para depois ficarem em stock. Ainda para mais quando todos os produtos estão bem para lá de metade do seu ciclo de vida.
 
ou eu li mal que querem atacar os minadoiros ASIC ?

Não me parece que faça sentido atacar o mercado de "minar" com ASICs, porque aí a concorrência seria a Bitmain e outros fabricantes de ASICs e teria zero impacto no mercado de gráficas e sua procura por parte de quem "mina".
Se a nVidia quiser fazer alguma coisa para resolver o problema de o mercado de GPUs estar a ser invadido por quem "mina", tem que lançar uma proposta que faça com que quem "mina" em GPUs compre aquele produto em vez de um GPU.

Não se esqueçam que só se usam GPUs para "minar" em crypto coins que são "resistentes" a ASICs, pelo menos enquanto não ganham algum valor. Ninguem "mina" Bitcoin, por exemplo, em GPUs.

Claro que a nVidia pode atacar o mercado de ASICs e fazer muito dinheiro com isso, mas isso faz zero no mercado de GPUs. O rumor diz que este lançamento está relacionado com a falta de disponibilidade de GPUs para pessoas que não querem "minar" e por isso, atacar o mercado de ASICs não faz sentido.

Duvido q tenha efeito pois sempre que compensar ir para gráficas vai haver sempre miners a ir buscar tudo.

Olá! Partilho da mesma opinião do @muddymind ! A ideia é muito boa, mas quando houver falta dos equipamentos dedicados a mining, as pessoas viram-se para o resto que existe no mercado! Pode atenuar um pouco a situação, mas não acho que a resolva.

Pelo que disse acima, este "Turing" terá que ser um chip que de alguma maneira serja melhor a "minar" crypto coins resistentes a ASICs, melhor que um normal GPU. Tudo o que saia desse âmbito, vai ajudar zero no problema de disponibilidade de GPUs no mercado.
 
Creio que todas (exagero?) as cripto moedas minaveis vao chegar a uma altura em que os GPU's nao vão conseguir, é o custo do blockchain, cada vez mais dificil.

imaginemos que esta turing nem tem saida para monitor, tem uma eficiencia energética fantastica e nao precisa de muita memória, porque tenho ideia que a memoria nao faz grande diferença na minação.

eu continuo a achar que é uma excelente jogada estratégica!!! e se eu tivesse uns trocos comprava accçoes da nvidia.
agora como foi muito bem dito ... se estas turing escassearem, os minadoiros vao-se virar para qualquer coisa.
Mas para eles fazerem isto é porque devem ter um plano ... tem de haver uma grande vantagem destas para as gaming.
 
tenho ideia que a memoria nao faz grande diferença na minação.

Para alguns algoritmos faz. Exigir muita memória até tem sido uma das formas de implementar a suposta "resistência aos ASICs" (visto que nesse caso o custo da memória acaba por ser preponderante sobre o custo dos ASICs).
 
Sinceramente acho que os miners vão sempre preferir comprar graficas para gaming. Para no caso das coisas darem para o torto ou quando aparecerem modelos melhores ainda poderem recuperar algum do custo inicial vendendo a um preço razoavel as graficas
 
Creio que todas (exagero?) as cripto moedas minaveis vao chegar a uma altura em que os GPU's nao vão conseguir, é o custo do blockchain, cada vez mais dificil.

Tens crypto coins que são "resistentes" a ASICs ou mesmo a ASICs e GPUs. Tudo depende do algoritmo. E quando digo "resistentes", não quer dizer que não corram em ASICs e GPUs. O problema é que não compensa.
Penso que Ethereum é um exemplo de uma crypto coin "resistente" a ASICs e Monero uma que é "resistente" a ASICs e GPUs.

Onde quero chegar é que se a nVidia lançar alguma coisa para concorrer com ASICs de Bitcoin, ou outra coisa qualquer, pode fazer muito dinheiro, mas vai ter zero influencia no mercado de GPUs.
A única coisa que vejo ter influencia no mercado de GPUs é algo que faça o mesmo trabalho, mais rápido e de forma mais barata, que um GPU.
 
Estava esta notícia no techpowerup mas entretanto foi removida (não sei é qual a razão por ter sido removida):

NVIDIA to Build Some "Volta" GPUs on Samsung 14 nm Process

South Korean media reports that Samsung secured a large order for GPU contract-manufacturing by NVIDIA. Some of the company's next generation "Volta" family of GPUs could be built on Samsung's 14 nanometer silicon fabrication process, with production expected to begin before year-end. From the looks of it, an year-end production run from Samsung could signal that NVIDIA is balancing manufacturing among multiple semiconductor foundries, since "Volta" based consumer graphics cards under the GeForce GTX brand, could come out sooner than year-end.

NVIDIA's halo product based on "Volta," the TITAN V, features the company's largest GPU based on the architecture, the "GV100." This is an MCM of a 12 nm GPU die, and up to four 32 Gbit HBM2 stacks. The GPU die is built at TSMC, while the HBM2 stacks are sourced from Samsung. It remains to be seen if other high-end and performance-segment GPUs, such as the possible GV102 and GV104 will also be built on 12 nm, or Samsung 14 nm. The year-end production seems to suggest that lower-end "Volta" GPUs could get 14 nm. The company tends to launch high-end GPUs on newer GPU architectures first, and then move down the product-stack toward lower-end GPUs.
 
Novamente o Stephen Burke a dizer que as próximas gráficas de gaming vão ser as Turing...


Mas afinal vão ser para mining ou para gaming? O eterno problema de lidar com rumores.
 
Acho que Nvidia e Amd tem um grande problema em mãos com esta historia do mining, que esta a rebentar com o mercado, e se por um lado até é vantajoso para as empresas, no curto prazo, mas por outro lado e em termos de sustentabilidade do mesmo a coisas ficam negras, e facilmente se entende porque, no curto prazo será optimo, muitas vendas, muito cash flow, uma maravilha, mas como será no médio/Longo prazo?? Vejamos, esta venda massiva de Graficas neste ultimos 2 anos ?? para mining, mais cedo ou mais tarde, vão parar ao Mercado de segunda mão, em quantidades absurdas, então vamos ter os mineiros com as gráficas Usadas mais que rentabilizadas, e que vão procurar vender para obter ainda algum beneficio extra e renovar a sua frota, assim teremos a lei do mercado a falar mais alto, Muita Oferta e pouca procura, o que acontece com os preços nestes casos??? Caem a pique, e aqueles que tem interesse na gráficas, saberão a origem das mesmas, gráficas com enorme tempo de uso e ja muito exprimidas, como tal, terão pouca apetencia para pagar muito por gráfica, e com isso Caem os preços ainda mais, acontecendo isto, por quanto poderemos encontrar uma 1070, 1080, 1080 TI ????, Vamos supor um Cenario de ter-mos grafica 1080TI a 200 € ou pouco mais, seria um tentação não??? :banana: , o que acontecera no mercado de Novas??
 
Última edição:
Claro que vão, até porque muitos se esquecem do factor garantia que não é igual
olha nao tinha pensado nisso ... realmente o factor garantia pesa !! de qualquer forma esta placa turing tem de ter alguma coisa de interessante para os mineiros. nao estou a ver a nvidia a fazer uma jogada falhada dessas !!!
nao conheco nenhum mineiro ... mas se lhe derem à escolha uma grafica mining por "X" e uma placa gráfica gaming por "X+Y" e disserem que a de mining paga-se a ela propria em metade do preço/Tempo !! será que mesmo assim nao preferiam ?
chega a um ponto que os mineiros viram-se para o antminer e coisas dessas nao ?
 
Por acaso não é um mercado assim tão maravilhoso. Devido à volatilidade eles e os AIBs do nada podem-se ver com excesso stock nas mãos.

É só alterar os preços tendo em conta que estão com uma inflação completamente ridícula. Já aparecia era uma nova tecnologia para acabar com isto... Não sei é se há vontade para a divulgar tendo em conta a situação actual.
 
O founder da ***** falou há uns dias com a nvidia e eles nao disseram coisas muito agradaveis. Disseram que é muito provavel que pelos proximos 6 meses o stock vai continuar como está hoje(mau) e que os preços das graficas iram continuar a aumentar.

Tambem disseram que a apple e a Samsung utilizam a mesma memory card que se usa nas gráficas(msi, asus etc..) só que eles(apple e samsung) iram sempre ser os primeiros a ter o stock das memory cards devido a nao se importarem pagar mais para os ter primeiro. O que resta do stock ai já é para as gráficas.

Obvio que nao é o motivo principal de nao haver stock de gpu, mas é algo que ajuda a piorar a situação.
 
Em teoria todos, gaming, mining, AI, DL, etc, podemos acabar por beneficiar a longo prazo, se os fabricantes produzem e vendem mais com maior receita, à partida há maior rentabilidade e capacidade de investimento e poupanças de escala no fabrico nos próximos anos, sendo que em teoria provavelmente teremos material mais inovador e poderoso nos próximos anos do que teríamos sem estas novidades que agora de certa forma parecem distorcer o mercado, mining, AI, DL.

Não conheço nenhuma tecnologia que não beneficie de maiores produções/vendas e que isso não se reflicta em melhores produtos, mais potentes e mais acessíveis,o grande problema já muito referido é a volatilidade, como as coisas estão é muito arriscado aumentar a produção de fábricas, mining pode dar um estoiro e os fabricantes enfrentarem um gigantesco mercado de usados e fábricas com excesso de produção que consumiram muito investimento.

Penso que infelizmente ainda vamos viver muitos muitos meses nesta indecisão, mas pode ser que no futuro melhore. E apesar de se vender mais penso que os fabricantes estão realmente um pouco preocupados com os efeitos nos seus mercados tradicionais nesta fase conturbada.
 
Back
Topo