1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

"O Linux é muito mais difícil que o Windows!"

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por PrOdG, 6 de Dezembro de 2006. (Respostas: 56; Visualizações: 4384)

  1. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Este post é para partilhar com vocês um bocado do meu serão de ontem.

    Recebi o meu portátil novo (HP Pavilion dv6175), que o antigo (Acer Aspire 2023WLMi) já tava a dar o badagaio. Brinquei um bocadinho com o Windows MCE que vem instalado, mas como preciso do portátil para trabalhar (e para ontem), siga de instalar XP + Linux.
    Pego no CD do WinXP, boot com ele, load dos drivers todos-- oops! O setup não encontra discos - o portátil tem disco SATA, o CD do XP não vem com eles por default. Vou à net procurar uma solução (sempre tive discos IDE, não sabia o procedimento), encontro dezenas de sites a falar de criar uma diskette com os controladores SATA. Muito bem, vou começar a sacar os ficheiros necessários-- elah! O portátil não tem floppy drive! E agora? Começo a ler mais, oiço falar em métodos para embutir os drivers num CD de instalação do XP. OK, porreiro, saco o nLite, slipstream dos drivers + SP2 para um CD, boot com ele... continua sem detectar disco nenhum.

    Desisto por agora do XP, vamos lá tentar instalar Gentoo. Tentar porque, se em Windows foi o que foi, imagino em Linux.. Boot do LiveCD, dmesg para detectar o nome do device, e continuar a instalação exactamente como o normal (trocando apenas /dev/hda por /dev/sda ). Tão simples quanto isto.

    Fico então com três conclusões:
    - Quem disse que o Windows era muito mais simples para o end-user, tudo muito mais straight-forward e que tinha muito mais compatibilidades?
    - Continuo sem o WinXP instalado (preciso dele para faculdade + PES6 :D), pelo que se alguém me puder dar umas dicas, agradeço.
    - Ainda não percebo como conseguem não acabar uma instalação de Gentoo..
     
  2. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    primeiro, não era preciso formatar o disco, eu simplesmente criei uma partição e meti o ubuntu lá dentro.

    Depois, desde que as boards passaram a vir com SATA's nativos, nunca mais precisei de drive de disquetes :D Por isso acho estranho o winXP não detectar os discos...

    depois experimento aqui no meu...
     
  3. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Eu sei que não era necessário formatar, mas além de ter razões para querer uma tabela de partições diferente, gosto de ter um SO instalado por mim de raiz (sem a tralha toda da HP e etc) :)

    Em relação ao disco não te posso ajudar muito mais, faço o boot pelo CD de instalação do Windows e ele refila que não encontra nenhum disco instalado :(
     
  4. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Parece-me que vais ter que "arranjar" uma versão mais actualizada do xp ...
     
  5. timber

    timber Zwame Advisor

    Não percebo bem porque é que não tiveste sucesso. Usando o nlite e incorporando o drivers SATA e RAID SATA (no meu caso) no CD de instalação nunca tive problemas. Aliás podes aproveitar o nlite para fazer coisas muito porreiras com o Windows XP em termos de instalação.

    Já agora e como percebes disso. O Gentoo detecta bem RAID 0 SATA e plascas de rede Wireless? Tenho este problema circular com o Ubuntu. Para ter RAID 0 SATA preciso de ter net para tirar um módulo qualquer, mas como tenho uma placa PCI Wireless não tenho net. Para detectar a placa preciso de ter o Ubuntu instalado para ter instalado preciso de....
     
  6. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    :-D:-D
    timber, essa partiu-me todo (mas é a triste realidade). A questão do raid é mais complexa, principalmente, se for pra dual-boot... e qual a placa wifi em questão?

    Mas o tópico inicial parece-me que vai lançar mtas flames :007: :002:
    Por ordem decrescente; felizmente gentoo ja tem 1 bom instalador gráfico, sem espinhas :)
    Agora do xp, so se te enganaste nos drivers :D porque devia ter dado com o slipstream, e em boards recentes nem precisas de drivers. Confirma o controlador sata (e alguma opçao na bios para compatibilizar, digamos).
    Ah, e linux está muito mais up-to-date que win, daí que muitas vezes as coisas corram bem.
     
  7. Transmontano

    Transmontano I folded Myself

    Bom, no meu caso, tenho 1 portátil com disco Sata e n tive esse tipo de problemas! Já experimentaste carregar em F6, a qd do inicio da instalação do XP?
     
  8. timber

    timber Zwame Advisor

    Nem é uma placa muito estranha. É uma D-link G520+

    Espero que a próxima release do Ubuntu traga lá dentro o suficiente para me safar. Tenho a certeza que se me dedicasse ao problema podia resolver isto facilmente (ou então podia simplesmente levar o PC à la pata até ao router e liga-lo por cabo)

    Mas não tneho muito tempo livre ao fim do dia e simplesmente não tenho paciência para dedicar uma tarde dum fim de semana para isto (como fiz com o SuSE 5.qqcoisa e a minha SB AWE 64 da altura). Os tempos livres são curtos e preciso deles para sornar.
     
  9. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    aluminium23, para ? :D
    timber, isso que chipset tem? é ralink? mas redes wireless é 1 mal comum. Normal/ é andar por ethernet e sacar dps os wireless. mas os mais comuns, kase todas as distros os têm pré-compilados, sendo so "sacar".
     
    Última edição: 6 de Dezembro de 2006
  10. [knap]

    [knap] Power Member

    O Ubuntu já trás os drivers para essa placa wireless, a unica coisa que tens que fazer é

    Código:
    sudo nano /etc/modprobe.d/option
    e depois colocas esta linha no ficheiro

    Código:
    options acx firmware_ver=1.2.1.34
    depois é só gravar (Ctrl + X) e pronto já tens internet a funcionar.

    Se não funcionar tenta colocar 1.2.0.30 em vez de 1.2.1.34. O que isto vai fazer é carregar um firmware da placa diferente porque o que é carregado por defeito pode funcionar em outras placas com o mesmo chip mas não funciona com a nossa.

    Já tentaste o Ubuntu 6.10 "Edgy"? A mim já nem sequer foi necessário fazer este "truque".
     
  11. timber

    timber Zwame Advisor

    E faço isso quando? Depois de instalar o uBuntu?
     
  12. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    sim depois. apesar que nao sei se, fazendo isto no live terá alguma utilidade/integração na instalação.
     
  13. timber

    timber Zwame Advisor

    Mas eu não consigo instalar o uBuntu porque preciso tirar da net um treta qq para o RAID 0 funcionar bem

    Tão a ver o meu problema? :p
     
  14. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Concordo a 100% ;)

    As pessoas acham o windows fácil por uma simples razão: estão habituadas e já aprenderam a mexer em windows há muito tempo...tanto tempo que não se lembram do que é aprender um SO novo :P

    E para além disso se houver problema...há sempre o "amigo" que percebe da coisa. Os "amigos" que percebem de linux são mais raros (mas existem) :)
     
  15. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    eu por aqui tenho uns quantos :P Mas convenhamos que ainda há muita coisa que dá mais trabalho em linux que em windows... Basta ver o meu caso em que a maior parte das distros não traz kernel compatível com a minha DS3... pelo menos as versões x86... E algumas só com tweaks... Well ñ se pode ser bom a tudo :P
     
  16. [knap]

    [knap] Power Member

    Podes fazer enquanto estás a correr o livecd, acho que funciona.
     
  17. ptzs

    ptzs Power Member

    Timber: Já tive esses problemas "circulares" em algumas máquinas e simplesmente é meter VMware e está a andar de mota. Claro que não é a mesma coisa, mas safa quando é necessário e não dá trabalho nenhum.
     
  18. Miguel86

    Miguel86 Power Member

    Na bios deve ter uma opção em relação ao Sata ;)
     
  19. PrOdG

    PrOdG Power Member

    Os drivers errados não são de certeza, posso estar é a falhar em qualquer procedimento, nunca tinha trabalhado com o nLite.. E se fosse uma opção na BIOS, suponho que não funcionasse nem em Windows nem em Linux. Já tentei fazer outro CD, continua sem funcionar. Tou a ver que tenho de arranjar uma drive externa de floppy algures :(

    O F6 serve para fazer load de uma floppy, como o portátil não tem floppy drive, buraco..

    Sistemas RAID não sei, nunca usei, mas detectou-me o disco e o wireless na maior (Intel 3945) :)
     
  20. JAFoNEXUS

    JAFoNEXUS Power Member

    Se procurasses no forum encontravas a solução, já foi debatida essa situção dos HP.

    Tudo o que precisas de saber está aqui

    Cumps :)
     

Partilhar esta Página