Tenho notado que aqui pelas bandas da Zwame há uma imensa confusão no que diz respeito aos números de subscrições dos mmos.
Isto é basicamente explicável pelo facto da maioria dos jogadores que frequentam este forum terem entrado no género através do WoW, e muitos nem sequer conhecerem mais mmo nenhum.
Tenho notado que é muito frequente referirem-se a números de subscrições na casa das centenas de milhar como maus resultados, o que na realidade é um completo disparate apenas explicável pelo "fenómeno" WoW que tem uma adesão anormal dentro do mundo dos videojogos, e por isso mesmo não pode de forma alguma ser considerado para efeitos de análise de sucesso dos restantes mmos.
Como palavras de nada valem sem numeros a apoiar, aqui ficam algumas estatísticas que embora desactualizadas continuam a servir bem o propósito de desmitificar este mercado:
Neste 1º grafico podem ver o numero de subscritores dos mmorpgs de com maior adesão em Abril de 2008.
Como podem reparar o WoW atinge valores completamente inéditos, mas observemos então o grafico seguinte:
Este gráfico contem apenas os mmos com menos de 700k de subscritores, ou seja a maioria dos jogos. Apenas WoW, Lineage 1 e 2 e Runescape atingem valores acima e por isso sao excluídos do grafico.
É engraçado analizar os valores deste 2º gráfico.
Títulos de indiscutível qualidade como UO, SWG, DAoC e EQ2 tiveram picos na ordem dos 300k e mesmo assim são indicutíveis sucessos e verdadeiros marcos da industria dos mmos.
Mais engraçado ainda será reparar nos 2 mmos da Turbine, o LotrO e o DDO. O 1º conta com uma média de 150k e o 2º apenas 50k, no entanto a Turbine é sem qualquer dúvida a compania que mais e melhores content updates oferece e no total dos 2 jogos tem apenas 200k de subscrições...
Agora um pouco de cálculo:
13€ x 100.000 subscrições dão uma receita de 1.3 milhões de euros todos os meses.
Sinceramente acreditam que os servidores e updates de um mmo representam custos que sequer chegem perto desses valores? Penso que ninguem é tão ingénuo a esse ponto...
Mais, acham que um negócio que gera uma receita de 1.3 milhões de euros mensais não é um negócio de rentável e por isso um sucesso?
E tudo isso com "apenas" 100.000 subscrições.
Deixo mais um gráfico, desta vez com o numero de subscrições em jogos com menos de 120k:
Enraçado não é? a quantidade de jogos que segundo a maioria dos leitores deste forum são fracassos
Pois aparentemente a SOE é uma cambada de burros pois mantêm o Vanguard online com apenas 40k... e o Anarchy Online que é um reconhecido marco do género e afinal nem aos 40k chegou depois do pico inicial? E o Neocron 2 que nem a 10k chega, será tambem uma porcaria? E mais engraçado ainda, então o "gigante" Second Life que afinal anda abaixo dos 100k?
Enfim, espero que com isto aprendam um bocadinho sobre a realidade dos mmos e pensem duas vezes antes de postarem da proxima vez comentários depreciativos e sem qualquer nexo tipo:
- "O AoC só tem 400k, logo = fail, lolz"
- "O Tabula Rasa fechou os servers pq só tem 70k, lolz"
- "O WAR só tem 300k, é preocupante"
E por fim termino com uma pequena reflexão:
Penso que estaremos todos de acordo que mais subscrições deveria signficar melhor suporte pós-lançamento, certo?
No entanto o melhor suporte vem de uma companhia com um dos mais baixos índices de subscrições (Turbine: LotrO e DDO). Como será isso possível?
Não se interrogam onde vão parar os 143 milhoes de euros que todos os meses entram nas contas da Blizzard?
Não será no mínimo hilariante que ainda por cima tenham de pagar pela re-utilização do mesmo conteudo (Naxx na Wotlk)?
PS: a fonte desta informação é http://www.mmogchart.com/charts/ e os numeros referem-se a Abril de 2008.
Isto é basicamente explicável pelo facto da maioria dos jogadores que frequentam este forum terem entrado no género através do WoW, e muitos nem sequer conhecerem mais mmo nenhum.
Tenho notado que é muito frequente referirem-se a números de subscrições na casa das centenas de milhar como maus resultados, o que na realidade é um completo disparate apenas explicável pelo "fenómeno" WoW que tem uma adesão anormal dentro do mundo dos videojogos, e por isso mesmo não pode de forma alguma ser considerado para efeitos de análise de sucesso dos restantes mmos.
Como palavras de nada valem sem numeros a apoiar, aqui ficam algumas estatísticas que embora desactualizadas continuam a servir bem o propósito de desmitificar este mercado:
Neste 1º grafico podem ver o numero de subscritores dos mmorpgs de com maior adesão em Abril de 2008.
Como podem reparar o WoW atinge valores completamente inéditos, mas observemos então o grafico seguinte:
Este gráfico contem apenas os mmos com menos de 700k de subscritores, ou seja a maioria dos jogos. Apenas WoW, Lineage 1 e 2 e Runescape atingem valores acima e por isso sao excluídos do grafico.
É engraçado analizar os valores deste 2º gráfico.
Títulos de indiscutível qualidade como UO, SWG, DAoC e EQ2 tiveram picos na ordem dos 300k e mesmo assim são indicutíveis sucessos e verdadeiros marcos da industria dos mmos.
Mais engraçado ainda será reparar nos 2 mmos da Turbine, o LotrO e o DDO. O 1º conta com uma média de 150k e o 2º apenas 50k, no entanto a Turbine é sem qualquer dúvida a compania que mais e melhores content updates oferece e no total dos 2 jogos tem apenas 200k de subscrições...
Agora um pouco de cálculo:
13€ x 100.000 subscrições dão uma receita de 1.3 milhões de euros todos os meses.
Sinceramente acreditam que os servidores e updates de um mmo representam custos que sequer chegem perto desses valores? Penso que ninguem é tão ingénuo a esse ponto...
Mais, acham que um negócio que gera uma receita de 1.3 milhões de euros mensais não é um negócio de rentável e por isso um sucesso?
E tudo isso com "apenas" 100.000 subscrições.
Deixo mais um gráfico, desta vez com o numero de subscrições em jogos com menos de 120k:
Enraçado não é? a quantidade de jogos que segundo a maioria dos leitores deste forum são fracassos
Pois aparentemente a SOE é uma cambada de burros pois mantêm o Vanguard online com apenas 40k... e o Anarchy Online que é um reconhecido marco do género e afinal nem aos 40k chegou depois do pico inicial? E o Neocron 2 que nem a 10k chega, será tambem uma porcaria? E mais engraçado ainda, então o "gigante" Second Life que afinal anda abaixo dos 100k?
Enfim, espero que com isto aprendam um bocadinho sobre a realidade dos mmos e pensem duas vezes antes de postarem da proxima vez comentários depreciativos e sem qualquer nexo tipo:
- "O AoC só tem 400k, logo = fail, lolz"
- "O Tabula Rasa fechou os servers pq só tem 70k, lolz"
- "O WAR só tem 300k, é preocupante"
E por fim termino com uma pequena reflexão:
Penso que estaremos todos de acordo que mais subscrições deveria signficar melhor suporte pós-lançamento, certo?
No entanto o melhor suporte vem de uma companhia com um dos mais baixos índices de subscrições (Turbine: LotrO e DDO). Como será isso possível?
Não se interrogam onde vão parar os 143 milhoes de euros que todos os meses entram nas contas da Blizzard?
Não será no mínimo hilariante que ainda por cima tenham de pagar pela re-utilização do mesmo conteudo (Naxx na Wotlk)?
PS: a fonte desta informação é http://www.mmogchart.com/charts/ e os numeros referem-se a Abril de 2008.