O meu PC tem Calor no Inverno?!

GPM

Power Member
Olá Pessoal!

Recentemente fiz um upgrade ao meu PC com a vossa ajuda (que desde já agradeço pelos esclarecimentos) e estou a ter um problema com as temperaturas.

O pc tem a seguinte configuraçao:

-Caixa: Zalman z11 Plus
-Motherboard: Asrock 970 Extreme4
-Processador: Amd Phenom II 965 BE 3,4ghz
-Cooler CPU: Artic Cooler Freezer Xtreme

-Memoria: Kingston HyperX ddr3 KHX1600C9D3K2/4g 2 Packs
-Gráfica: Duas Shaphire 5770 1gbddr5 Vapor X para fazer CrossfireX
-Fonte: Nox Apex 700w
-Placa som:
Asus Xonar DGX
-Discos: SSD agility 3 120gb + WD Raptor 74gb+ Wd 640gb.
-Airflow:
1 fan 120mm(Ventus) ao lado da fonte a meter ar,1 fan 140mm (Xigmatek) a meter ar diretamente para o Cooler,1fan 120mm (zalman) a meter ar para os discos, 2 fans 120mm (Zalman) no topo a tirar ar, uma fan 120mm (coolermaster) atras a tirar. Tenho dps 2 fans da zalman de 80mm a tirar ar dos disco (já vem com a caixa ).

dsc05324ei.jpg


Estava a pensar fazer OC neste CPU e entao pus a 3,6Ghz aumentando só o multiplicador por 18(em vez de x17 que tras de serie). Vou a correr um programa o AMD over drive para testar a estabilidade e as temperaturas sobem logo para os 70º num piscar de olhos...entao decidi por a 3,4ghz e fiz Undervolt 1,375v e faço um teste de estabilidade e a temperatura sobe tmb mt igual que antes... Instalei o Medal of Honor Warfighter com tudo em high e jogo perfeitamente (tirando os crashs do jogo que por agora tenho solucionado) e vejo as temperaturas e andam por volta dos 70º!!!!!!

Em IDLE:

friozy.jpg


Em LOAD:

semttulohi.jpg


O processador comprei-o usado pode ser por isso?

Se muda-se o Cooler solucionaria o problema?

Se me puderem dar a vossa opinião Agradecia!

Obrigado desde já!

Cumpz!
:o


 
Última edição:
se for mal aplicada sim, faz bastante diferença......compra a AS5 ou uma nova que existe agora, que é gelid xxxx qualquer coisa "nao sei ao certo"

eu tenho a AS5 com um archon e isto é um espetaculo.....

epá se tens um bom airflow, se tudo esta limpo, so posso dar essa solução....sinceramente não estou a ver o cpu mesmo que usado, como causa.

começa por reaplicar pasta da maneira que te falei "sem espalhar", reassenta o cooler e ve as temps como estao...... se continuar igual, compra uma pasta das que te falei e volta a fazer o mesmo processo
 
se for mal aplicada sim, faz bastante diferença......compra a AS5 ou uma nova que existe agora, que é gelid xxxx qualquer coisa "nao sei ao certo"

eu tenho a AS5 com um archon e isto é um espetaculo.....

epá se tens um bom airflow, se tudo esta limpo, so posso dar essa solução....sinceramente não estou a ver o cpu mesmo que usado, como causa.

começa por reaplicar pasta da maneira que te falei "sem espalhar", reassenta o cooler e ve as temps como estao...... se continuar igual, compra uma pasta das que te falei e volta a fazer o mesmo processo


Vou experimentar e dps ja deixo aqui feedback!

Cumpz!
 
Bem já desmontei deixo aqui umas fotos do processo de colocaçao da pasta a ver se pus bem.

dsc05337pi.jpg



Aqui ja espalhada:

dsc05340v.jpg



E coloquei o cooler em cima...

As temperaturas melhoraram em Idle anda na casa dos 37ºC isto tmb pk tinha a ventoinha do cooler ao contrario,lolol, pensei que tinha o problema resolvido..mas afinal...

Enquanto estava jogando o MOH Warfight a 3,4GHZ e 1,3v e nao os 1,425v que vem de serie:

idle2.jpg



Nao sei que se passa....

Alguem pode dar uma maosinha?!

Obrigado!
 
sim, ver um videos no youtube de como se aplica massa termica, isso é má aplicação, pelas fotos não meteste pasta nenhuma, nem sequer cobriu a superficie na totalidade dai o problema da temperatura elevada, pois a massa é pouca e não está a transmitir o calor ao cooler em condições...

custumo aplicar uma camada fina a cobrir a superficie do cpu , espalhando a camada uniforme com um cartão(tipo os de crédito), então aplicar o cooler, esse metedo do pingo ao centro dá sempre bruraco sobretudo se for feito por alguem inesperiente...

ex:
http://www.youtube.com/watch?v=9e-E0PQYALc
 
Eu da última vez que montei o meu CPU, também usei o método do cartão de crédito, recomendado por um amigo e até agora não tenho razões de queixa,tenho boas temperaturas.
No entanto, depois disso já li e vi pelos videos que não é o método mais aconselhado e recomendado.
O método mais consensual e o mais recomendado é, sem dúvida, o da "ervilha" no centro do CPU, que na próxima limpeza que fizer vou experimentar, e, ao contrário do que o touromelga refere, o mais consensual é que a superficie do CPU não precisa de estar totalmente coberta.
De acordo com as explicações que encontrei, o mais importante é que a pasta fique bem espalhada no centro do CPU, pois é onde se encontram os cores e é onde a dissipação de calor é necessária. Mas parece que o tipo de cooler também pode influenciar a melhor forma de espalhar a massa.
Podes ver aqui vários exemplos:
http://www.youtube.com/watch?v=-hNgFNH7zhQ
http://www.youtube.com/watch?v=I3gx6c62D7I
http://www.youtube.com/watch?v=3Gu2359FNDU
etc...

Aqui tens outro video onde também podes ver como a pasta se espalha consoante os métodos e na informação do vídeo encontras algumas explicações do autor.
http://www.youtube.com/watch?v=EyXLu1Ms-q4
 
Esses Cpu´s precisam de um cooler em condições para fazer OC mesmo assim acho um bocado alto essas temperaturas no entanto se depois de reaplicada a pasta térmica se mantiver as temperaturas (mas acho estranho ainda para mais de inverno com as temperaturas que se fazem sentir, por acaso não estás em nenhuma divisão com aquecimento ligado?), quase de certeza que é a capacidade de arrefecimento do cooler.
 
GPM....epa eu acho q fizeste novamente mal ...:-D.....nao espalhes a pasta.....o cooler é que vai fazer esse trabalho percebes......

e puseste pouca pasta pelo que posso ver na imagem

tens de por uma quantidade tipo uma ervilha, AO CENTRO, e depois quando acentares o cooler, este é que faz esse trabalho.

tenta outra vez....a serio...."mas com mais pasta. o tamanho de uma ervilha é o ideal para esses cpu´s...nao caias no mesmo erro pa"


PS...... se depois de acentares o cooler, por alguma razão o tiveres de tirar ou reacentar novamente, automaticamente esse acentamento fica invalidado, e nesse caso eu recomendo a uma nova limpeza, aplicação e acentamento, pois literalmente quebras o selo entre o cpu e o cooler.isso é uma coisa extremamente simples e que apenas se faz numa unica tentativa, assim que falhas a tentativa, tens de voltar ao principio.

Mas pronto, isto sou so eu a dizer
 
Última edição:
Esses Cpu´s precisam de um cooler em condições para fazer OC mesmo assim acho um bocado alto essas temperaturas no entanto se depois de reaplicada a pasta térmica se mantiver as temperaturas (mas acho estranho ainda para mais de inverno com as temperaturas que se fazem sentir, por acaso não estás em nenhuma divisão com aquecimento ligado?), quase de certeza que é a capacidade de arrefecimento do cooler.

Exacto, eu não acho alto, essas novas temps.

isto tendo em conta o CPU em causa 140w, e o cooler que apesar de ser grande, não é grande coisa, mas faz o trabalho.

Menos 70ºC em load não estás a "estragar" o CPU logo....

Cumprimentos
 
Eu da última vez que montei o meu CPU, também usei o método do cartão de crédito, recomendado por um amigo e até agora não tenho razões de queixa,tenho boas temperaturas.
No entanto, depois disso já li e vi pelos videos que não é o método mais aconselhado e recomendado.
O método mais consensual e o mais recomendado é, sem dúvida, o da "ervilha" no centro do CPU, que na próxima limpeza que fizer vou experimentar, e, ao contrário do que o touromelga refere, o mais consensual é que a superficie do CPU não precisa de estar totalmente coberta.
De acordo com as explicações que encontrei, o mais importante é que a pasta fique bem espalhada no centro do CPU, pois é onde se encontram os cores e é onde a dissipação de calor é necessária. Mas parece que o tipo de cooler também pode influenciar a melhor forma de espalhar a massa.
Podes ver aqui vários exemplos:
http://www.youtube.com/watch?v=-hNgFNH7zhQ
http://www.youtube.com/watch?v=I3gx6c62D7I
http://www.youtube.com/watch?v=3Gu2359FNDU
etc...

Aqui tens outro video onde também podes ver como a pasta se espalha consoante os métodos e na informação do vídeo encontras algumas explicações do autor.
http://www.youtube.com/watch?v=EyXLu1Ms-q4

Pois e foi como eu fiz coloquei um grao de arroz e dps com o cartao k já tras a pasta fiz pressao de forma a espalhar. Anteriormente tinha feito o metodo do cartao e cobri tda a zona do cpu mas ja sabia knao fazia falta....mas se calhar vou deitar um bocadinho mais a ver.

Obrigado pela explicaçao.
 
Esses Cpu´s precisam de um cooler em condições para fazer OC mesmo assim acho um bocado alto essas temperaturas no entanto se depois de reaplicada a pasta térmica se mantiver as temperaturas (mas acho estranho ainda para mais de inverno com as temperaturas que se fazem sentir, por acaso não estás em nenhuma divisão com aquecimento ligado?), quase de certeza que é a capacidade de arrefecimento do cooler.

Pois mas como vez eu nao fiz OC e baixei a voltagem bastante e ainda assim continuam altas as temperaturas. Vou experimentar aplicar nvamente a pasta a ver...O quarto onde o pc esta é quente pois é um apartamento e tem o aquecimento ligado, estou de tshirt e estou bem;) mas mesmo assim parece-me mt.

Obrigado!
 
GPM....epa eu acho q fizeste novamente mal ...:-D.....nao espalhes a pasta.....o cooler é que vai fazer esse trabalho percebes......

e puseste pouca pasta pelo que posso ver na imagem

tens de por uma quantidade tipo uma ervilha, AO CENTRO, e depois quando acentares o cooler, este é que faz esse trabalho.

tenta outra vez....a serio...."mas com mais pasta. o tamanho de uma ervilha é o ideal para esses cpu´s...nao caias no mesmo erro pa"


PS...... se depois de acentares o cooler, por alguma razão o tiveres de tirar ou reacentar novamente, automaticamente esse acentamento fica invalidado, e nesse caso eu recomendo a uma nova limpeza, aplicação e acentamento, pois literalmente quebras o selo entre o cpu e o cooler.isso é uma coisa extremamente simples e que apenas se faz numa unica tentativa, assim que falhas a tentativa, tens de voltar ao principio.

Mas pronto, isto sou so eu a dizer

lolol! É que colocar este cooler com a board no sitio nao é pera doce...menos mal que tenho os dedos finos e consigo manobrar a patilha que tem...mas é complicado...Eu vou colocar um grao de ervilha no centro, aperto com o cartao de forma a espalhar o melhor possivel a pasta, dps coloco o cooler. O cooler tem os seus anos mas em stock (o processador) deveria manter temperaturas medias...

Obrigado!
 
porque não tiras a board?.....tira a board, não tenhas problema nem pressa


ouve.....esquece o espalhar com cartoes e essas tretas....esquece isso......


tira a board ca para fora, limpa o cpu como deve ser "e a antiga pasta que provavelmente ficou no cooler por causa da aplicação anterior", aplica uma ervilha no meio do cpu, acenta o cooler na posição correta e aperta......


e pronto....acabou.....esquece os cartoes e tudo isso....

epa eu não consigo ser mais explicito que isto......
 
Última edição:
Exacto, eu não acho alto, essas novas temps.

isto tendo em conta o CPU em causa 140w, e o cooler que apesar de ser grande, não é grande coisa, mas faz o trabalho.

Menos 70ºC em load não estás a "estragar" o CPU logo....

Cumprimentos

Pois mas estas a ver a temperatura a jogar mas se fizer um teste tipo um prime95 ou teste do Amd de estabilidade do overdrive isto xega aos 70ºC num apice...e por ai a cima...

Cumpz
 
UIIIII!!Dá mt trabalho e passei um cabo dos trabalhos para colocar bem os cabos e td...vou colocar assim devo conseguir colocar bem sem estragar "o contacto" CPU/Cooler.

Cumpz

epa dessa forma não vais la....migo....as coisas para serem bem feitas requerem trabalho......nao te posso dizer mais nada....é contigo
 
...Eu vou colocar um grao de ervilha no centro, aperto com o cartao de forma a espalhar o melhor possivel a pasta, dps coloco o cooler.

Não faças isso. Tal como já aqui disseram, depois de limpa a superficie do CPU e do cooler, colocas uma ervilha e a seguir colocas o cooler por cima com alguma pressão, mais nada.
Nos videos que indiquei, os acrílicos apenas servem para se poder ver o que acontece à pasta quando colocas o cooler por cima com os vários métodos.
Se aplicas primeiro o cartão por cima, a fazer pressão, isso fica uma bodegua autêntica ao retirar o cartão e depois não vais ficar com uma camada uniforme e condutora entre o CPU e o cooler.
 
Última edição:
Back
Topo