O meu rumor favorito - Nikon SD

strobe

Moderador
Staff
Já estou a salivar...

Nikon SD:


  • FF (35mm) digital rangefinder
  • Sensor/processing out of the D3
  • Full titanium interior/exterior body
  • Very compact/light - built for low light/discreet/art work
  • Retro styling, think SP meets 28ti meets.. Giugiaro
  • Very limited edition, 10,000 in total, 6.000 for domestic market ONLY. Strictly collector’s item (huge market here)
  • Only available as a kit with 31/1.8, 50/1.5 and 90/1.8
  • Possibly/likely separately a f/1.0/50mm at even more limited numbers and insane price level
  • Prices? mad… this is not a photographic tool, this is luxury. Expected to be close to US $13,000 for the ‘normal’ set but rumored to be a Leica killer in optical performance and handling
  • Same 1/1 viewfinder principle as the SP rangefinder
  • Center weighed or spot metering, manual and Av only
  • NEF RAW and Tiff. Jpg unsure….
  • Same High ISO performance as D3
 
Não há nenhuma como uma FM digital.

E rangefinders manuais digitais também já há. A Leica inevitavelmente lançará uma M8 FF ou M9 ou que lhe quizer chamar.
 
Não há nenhuma como uma FM digital.

E rangefinders manuais digitais também já há. A Leica inevitavelmente lançará uma M8 FF ou M9 ou que lhe quizer chamar.

As minhas palavras chave são: RF + Digital + Nikon. Não há nenhuma destas.

RF + Digital há a Leica e a Epson. Mas não são Nikon, logo não me interessam.

SLR + Digital + Nikon já há carradas.

Uma versão digital da FM na era da D700? Só mesmo se for pelo revivalismo.
 
Já estou a salivar...

Nikon SD:


  • FF (35mm) digital rangefinder
  • Sensor/processing out of the D3
  • Full titanium interior/exterior body
  • Very compact/light - built for low light/discreet/art work
  • Retro styling, think SP meets 28ti meets.. Giugiaro
  • Very limited edition, 10,000 in total, 6.000 for domestic market ONLY. Strictly collector’s item (huge market here)
  • Only available as a kit with 31/1.8, 50/1.5 and 90/1.8
  • Possibly/likely separately a f/1.0/50mm at even more limited numbers and insane price level
  • Prices? mad… this is not a photographic tool, this is luxury. Expected to be close to US $13,000 for the ‘normal’ set but rumored to be a Leica killer in optical performance and handling
  • Same 1/1 viewfinder principle as the SP rangefinder
  • Center weighed or spot metering, manual and Av only
  • NEF RAW and Tiff. Jpg unsure….
  • Same High ISO performance as D3


:eek::eek::eek::eek:

Meu, diz-me que isso vem a um preço porreiro?

Alguém quer uma 40D?
 
Para que é que queres um telémetro :p

Para o teu tipo de trabalho simplesmente não presta nem dá.

Então vou-me tornar pioneiro.... :p

Obviamente não troco a SLR, mas gosto muito do conceito dos telémetros. Acho que deve ser simplesmente brutal um gajo passear com uma 50 ou 75mm montada num telémetro.
 
Também gosto muito até porque o estilo de fotografia que gosto mais de ver (HCB, Salgado e outros estilo momento decisivo) adapta-se muito bem aos telémetros.

Mas para muitos outros usos é limitado.
 
Sim, o telémetro é claramente a máquina de andar a passear na rua, a bater chapas aqui e ali, sem grandes invenções. Rápido, discreto e preciso.

Para tudo o resto... Embora já tenha visto malta a usar a M8 em estúdio.
 
Se salivas por tudo aquilo que é bom, mas que custa mais do que aquilo que um tuga normal pode dar, então deves passar o dia inteiro a salivar já que o que não falta são artigos super-caros por ai, desde carros, motas, relógios, jóias, casas, garrafas de vinho, mulheres, etc. :D
 
Pah, não é que recusasse uma Ducatti 1098, um Audi R8, um Breitling, uma dispensa cheia de Stella Artois, etc, mas dentro dos artigos de luxo, há aqueles que nos dizem alguma coisa e outros que não nos dizem nada.
A seguir à 1098 e ao R8, era mesmo uma coisinha destas...
 
Meu, diz-me que isso vem a um preço porreiro?

Lamento informar-te, mas já tinha dito que o preço não era porreiro (pelo menos segundo o rumor):

  • Prices? mad… this is not a photographic tool, this is luxury. Expected to be close to US $13,000 for the ‘normal’ set but rumored to be a Leica killer in optical performance and handling

...de todo o rumor, o facto de ser um "item de coleccionador" com preço a corresponder é o aspecto que menos me agrada. Se calhar podia *eu* lançar um rumor mais à meu gosto:

  • Prices? Expected to be close to US $5,000 for the ‘normal’ set and rumored to be a Leica killer in optical performance and handling
Note-se que o "set" inclui três primes.

Queres um telémetro digital e não consegues perceber que alguém ache piada a uma FM digital? Enfim...

O meu interesse é puramente funcional. Não sou coleccionador nem aficionado do "retro" (embora nos dias que correm a discrição do retro é uma mais valia).

Se salivas por tudo aquilo que é bom, mas que custa mais do que aquilo que um tuga normal pode dar, então deves passar o dia inteiro a salivar já que o que não falta são artigos super-caros por ai, desde carros, motas, relógios, jóias, casas, garrafas de vinho, mulheres, etc. :D

Bem... melhor não comento.
 
Não tinha reparado... lol Artigos de coleccionador..... bah! Já estou como um conhecido meu que levou o carro dele a uma concentração de clássicos e veio-se embora ao fim de um bocado. Diz ele "Bolas, eu comprei este carro porque gosto de o conduzir, não comprei para andar a puxar o brilho de 5 em 5 minutos!"

Por isso estou contigo, o meu interesse também é puramente funcional, apesar de gostar do retro.
 
Mais uma vez, o meu interesse é totalmente funcional. Por exemplo gostava de usar mais a minha Canon F-1. Só não uso mais vezes porque o digital é uma comodidade diabólica... E eu sou tão calão...
 
Em teoria é assim mas uma SLR estilo 70s em uso é muito diferente das actuais. As máquinas actuais são uma porcaria para focar manualmente, tanto pela qualidade do visor como pela falta do prisma ou outro sistema de focagem manual, a mecânica das lentes modernas AF não vale nada para focar manualmente (mesmo as melhores, simplesmente não foram pensadas para isso), as lentes são todas autênticos maçarros (e mesmo assim mesmo as melhores não são propriamente muito bem construídas...), as máquinas são tijolos, enfim, tudo características que também interessam aos utilizadores de telémetros.

Por algum motivo a Nikon manteve a venda e fabrico das FMs e de lentes manuais até há relativamente pouco tempo.

Mas sei bem que este tipo de produto interessa a pouca gente e na prática perde muitas coisas para as máquinas modernas (tal como os telémtros). "Ninguém" tem pena de ver estes produtos a desaparecer...
 
Os visores trocam-se. Fora da gama de entrada, tens visores opcionais para focar manualmente (eu montei um na minha e já vi à venda para a 1Ds). Em relação às lentes, é uma verdade. Algumas têm um anel demasiado sensível para MF (para AF é bom porque acabam por ser mais rápidas).
Acho que a maior diferença é mesmo o tamanho dos corpos, assim como a construção das lentes (embora haja lentes actuais muito bem construídas, são é caras).

O telémetro sofre de outro problema, que é a falta de conhecimento. "Ninguém" sabe o que é, nem para que serve, por isso é dispensável. Desde o seu aparecimento, a SLR tornou-se a máquina "mainstream" para quase todos os tipos de utilizadores, excepto os mais conservadores, que no fundo até tinham razão.
 
Sem ofensa mas o visor da EOS 40D ao pé do visor da Canon F-1 é fraquito. Muito mesmo. É uma coisa muito óbvia. Isto naturalmente não é só culpa da Canon. É complicado com o tamanho do sensor da máquina. Mas mesmo o das 1D não é nada de especial (sim é claramente inferior).

E estamos a falar duma máquina que tem mais de 30 anos. Quem diz uma Canon F-1 diz uma Nikon F-2 ou F-3.
 
Back
Topo