O que estamos à espera em Outubro

Sim, o Mini passou de 569€ para 669€.

Ainda há um mês comprei um Air M1 usado por 500€. E agora a Apple valorizou-o mais. Thanks Tim Apple.
 
Não sei o que dizer do iPad com o Apple Pencil 1. Se comprarem agora o Apple Pencil, vem com o adaptador, mas quem já tem um precisa de comprar o adaptador. Onde tinham a cabeça?

Os AirPods Pro 2 foram lançados agora e ainda não são USB-C. Anda tudo a duas velocidades.

A TSMC aumentou os preços dos SoC. Não me admira que os preços subam. Vamos ter um ano infernal.
Ainda falta ver o que o iPadOS 16 trás aos iPads. Esperemos poder deixar de dizer "o hardware é melhor do que o software".

Dentro de uma semana já saberemos.
Não sei até que ponto faz sentido o Pro em relação ao iPad ou o Air. Estou curioso por ver reviews. O iPadOS vai ser determinante.
 
Não sei o que dizer do iPad com o Apple Pencil 1. Se comprarem agora o Apple Pencil, vem com o adaptador, mas quem já tem um precisa de comprar o adaptador. Onde tinham a cabeça?

Os AirPods Pro 2 foram lançados agora e ainda não são USB-C. Anda tudo a duas velocidades.

A TSMC aumentou os preços dos SoC. Não me admira que os preços subam. Vamos ter um ano infernal.
Ainda falta ver o que o iPadOS 16 trás aos iPads. Esperemos poder deixar de dizer "o hardware é melhor do que o software".

Dentro de uma semana já saberemos.
Não sei até que ponto faz sentido o Pro em relação ao iPad ou o Air. Estou curioso por ver reviews. O iPadOS vai ser determinante.

Eu já instalei o ipad os 16.1, parece-me tudo mais do mesmo...tem lá o stage manager....mas aquilo deve funcionar bem e vai funcionar a quem ligar o ipad a um ecrã externo de 27" ou mais. Mas isso penso que até está off por agora. Muito estranho a lançamento destas máquinas a estes preços, mesmo que supostamente (já falam desde o ano passado) venham algum software que tire partido delas.

Mas por 1500 euros mais vale comprar um macbook pro M1 de 14".
 
Eu já instalei o ipad os 16.1, parece-me tudo mais do mesmo...tem lá o stage manager....mas aquilo deve funcionar bem e vai funcionar a quem ligar o ipad a um ecrã externo de 27" ou mais. Mas isso penso que até está off por agora. Muito estranho a lançamento destas máquinas a estes preços, mesmo que supostamente (já falam desde o ano passado) venham algum software que tire partido delas.

Mas por 1500 euros mais vale comprar um macbook pro M1 de 14".
Se eles começam nos 2300€...

Pesquisem no YouTube e encontram vídeos muito interessantes de setups para ter um iPad numa secretária ligado um monitor e outros periféricos. Dependendo do uso de cada um, pode ser uma solução interessante. Agora é ver a evolução do iPadOS, porque existe muito hardware para aproveitar.
 
Ainda á pouco tempo houve promoções dos macbooks de 14, abaixo dos 2000 euros. Assim como os de 16, mas claro mais caro. Descontos de 15%
Dá-se um pouco mais mas fica-se com tudo completo. Acho eu....
 
iPad 9iPad 102022 iPad Air
ChipA13 BionicA14 BionicM1
CPU cores668
GPU cores448
Neural engine cores81616
Storage64 or 256GB64 or 256GB64 or 256GB
RAM3GBLikely 4GB8GB
USB-C
❌
✅
✅
Cellular4G5G5G
 
Mas por 1500 euros mais vale comprar um macbook pro M1 de 14".

A questão é esta.

Se eles começam nos 2300€...

O que leva à seguinte:

Pesquisem no YouTube e encontram vídeos muito interessantes de setups para ter um iPad numa secretária ligado um monitor e outros periféricos. Dependendo do uso de cada um, pode ser uma solução interessante. Agora é ver a evolução do iPadOS, porque existe muito hardware para aproveitar.

Depende do iPadOS 16

Para quem já tiver um Mac Mini ou um Mac Studio, se calhar faz mais sentido um iPad do que um MacBook.

A resposta é igual. Depende do iPadOS. Não acredito que seja ainda desta que vamos passar a dizer, "finalmente o software é perfeito para o hardware". É que não adianta ver as apresentações da Apple com as aplicações que existem e ficar maravilhado. É estar a usar o iPad e quando precisam de algo, funcionar. Eu não tenho uma boa aplicação de FTP no iPad. O Copy Paste é uma treta. Colocar duas janelas lado a lado num ecrã tão pequeno não adianta. Fica tudo demasiado pequeno. O suporte dos ecrãs externos vai ter que ser como no Mac.

É que se a Apple pede estes preços deixou de poder andar a brincar com o pessoal para comprar o iPhone + iPad + MacBook. Aliás, a minha leitura - que pode ser errada - de querer colocar algumas funcionalidades apenas para os iPads com M1 teve que caír porque não é imune ao feedback da comunidade. Afinal sempre dá para funcionar em mais dispositivos.

Reciclarem o Apple Pencil 1 no final de 2022 é uma argolada de todo o tamanho. Não tem ponta por onde se pegue. Que modificassem o conector Lightning por USB-C ao menos se tinham assim tanta vontade, mas a única opção válida era ser o Apple Pencil 2.

Eu vou aguardar para ver o que se consegue fazer com o iPadOS e ler algumas reviews. O iPhone para já, como não teve update para USB-C conseguiram que não fizesse update mais um ano. Bateria trocada e com sorte dura mais dois anos se mantiverem os updates.
 
O que mais estranho é terem alterado a câmara frontal no iPad e terem feito um novo teclado com todas as teclas e não mexerem em nada disso no iPad Pro. Mudaram para o M2, o preço para nós aumentou e de resto não há nada de relevante.

Estava com ideia de trocar o meu de 11 polegadas (2018 acho eu, foi o primeiro deste redesign) e deixá-lo com o meu pai, mas não se justifica.
 
O iPad Pro e mesmo o Air tem de ser repensado. Com os M1 e M2, performance não será um tema durante vários anos. Ou avançam em termos de features, ou então vai estagnar brutalmente.

Eu nem quero particularmente um substituto de computador, mas a evolução não pode continuar a ser apenas hardware
 
Eu diria que em termos de hardware já estão a ficar sem ideias, tanto que desta vez alteraram do M1 para o M2 e pouco mais...
Neste momento para quê o M1 ou M2 se o software não acompanha?

Não querendo criticar ninguém porque cada um é que sabe da sua vida mas faz-me muita confusão dar 1079€ por um ipad pro 11, em que sei que estou a pagar por hardware que não vou tirar rendimento a 100%... Já basta a fortuna que se gasta num iphone neste momento.
 
Back
Topo