O que estamos à espera em Outubro

O iPad Pro e mesmo o Air tem de ser repensado. Com os M1 e M2, performance não será um tema durante vários anos. Ou avançam em termos de features, ou então vai estagnar brutalmente.

Eu nem quero particularmente um substituto de computador, mas a evolução não pode continuar a ser apenas hardware
A Apple parece que irá testar uma versão lite do MacOS pro Ipad com o M2 apenas!

O que virá daqui, só o futuro o dirá, mas começa finalmente haver a tal esperança que já há mto se aguardava em ver!

Cumps, Wolf
 
Dois artigos interessantes que vi:
https://www.theverge.com/23412645/apple-ipad-10th-gen-magic-keyboard-price-ipados
https://sixcolors.com/post/2022/10/the-ipads-erratic-odyssey-continues/

O preço do iPad de entrada subiu. A história do Apple Pencil também já falei. A Logitech vai ter um com USB-C e mais barato.

Um ponto interessante é que se decidiram por mudar a localização da cãmara frontal no iPad mas mantêm a localização antiga que não faz sentido no iPad Pro. É possível melhorar mas pelos vistos o produto melhor não aprendeu com o de entrada...

Ainda não percebi bem o posicionamento do iPad Air e do iPad Pro 11. A esperança está no iOS 16.

O tipo de lançamento este ano também diz muito. Sem qualquer apresentação. Um vídeo e pronto. Não me parecem muito confiantes. Acho que chegaram ao limite em que os preços vão começar a limitar as vendas. A primeira vítima parece estar a ser o iPhone 14 Plus.
 
A Apple está a testar o conceito do patamar que já não é preciso marketing de eventos demo para nada a somar em tempo de guerra... é só mudar umas coisitas cá para fora e faturar b$.

Quanto aos iPads … do Air para cima está um coboiada. Do software ao preçario.

800 euros por 64GB? 1000 por 256GB? Isto só no Air.

Eu sei que a TSMC aumentou os preços dos chips, o câmbio bla bla. Mas a verdade é que nesta matéria a Apple para os consumidores está como a OPEP+ para o Ocidente. Cria um shortage de memória para aumentar preços com up sell. Em boa verdade o iPad começa nos 800, iPad Air começa nos 1000. E o Pro nos 1200.
 
Última edição:
Chamem-me maluco mas ainda consegui o de 12” M1 com bom preço normal de promoção, sempre foi menos 400€ que o equivalente M2.

Os M1 quer os M1 pro dos MacBooks, devem ter uma durabilidade enorme, antes que percam performance significativa.…sei lá 5 anos mínimo, digo eu, senão mais 1 ou 2 anos. Isto vai estar difícil nos próximos anos, aproveitar os restos que são muito bons.
 
Acho que não há qualquer diferença no iPadOS 16. Os dois suportam o Stage Manager e monitores externos

Onde eu quero chegar é a utilidade dos iPads. O iPadOS limita o hardware e o iPad não substitui o Mac. Por isso fica numa posição difícil. É sempre onde quero chegar. Pior ainda quando custam este preço.

O @JCmendes olha para o preço, vê uma promoção e compra porque é um bom negócio :D (estou a brincar). Eu concordo que atualmente não faz sentido comprar o M2 em relação ao M1. Mas primeiro tenho que perceber para que é que vou usar o iPad Pro tendo o iPad Mini. O que vou fazer a mais nele tendo um MacBook Pro. No meu caso nada.
 
@Metro, imagina lá para onde estou a olhar……acho que pela primeira vez estou a olhar para a “longevidade”, de forma a que eu uma vez por todas tenha juízo e não troque tantas vezes (deve ser difícil, mas eu juro que estou a tentar….lol…), pois tb financeiramente para o ano a coisa não deve ficar tão fácil, ou menos dificil que este ano (assim está melhor)

Por isso já me apetrechei com o MacBook Pro, este iPad de 12” M1 (tenho o 11” para vender…pois na altura resolvi experimentar um de 11), mesmo que saia um Oled em 2024, a qualidade destes ecrãs penso que mantêm-se (sabendo os pros e contras dos OLEDs).

No teu caso o iPad Pro muito diferente do mini…lol..vendes ou ofereces o mini a um familiar, só os 120hz fazem diferença, som, qualidade visual, eu dou atenção a isso. Eu tb tenho um macbook Pro…..então, podes estar na sala e ligando e desligando para ver “coisas” para responder a alguém, ver uns youtubes, podes levar para a cama, menos mandar-te para cima dele….lol, mais fácil de transportar e levar a algum lado….pronto algumas coisas.

Coisas que podes fazer no MacBook mas que no ipad são mais simplificadas….se me fiz entender…. ;)
 
Dois artigos interessantes que vi:
https://www.theverge.com/23412645/apple-ipad-10th-gen-magic-keyboard-price-ipados
https://sixcolors.com/post/2022/10/the-ipads-erratic-odyssey-continues/

O preço do iPad de entrada subiu. A história do Apple Pencil também já falei. A Logitech vai ter um com USB-C e mais barato.

Um ponto interessante é que se decidiram por mudar a localização da cãmara frontal no iPad mas mantêm a localização antiga que não faz sentido no iPad Pro. É possível melhorar mas pelos vistos o produto melhor não aprendeu com o de entrada...

Ainda não percebi bem o posicionamento do iPad Air e do iPad Pro 11. A esperança está no iOS 16.

O tipo de lançamento este ano também diz muito. Sem qualquer apresentação. Um vídeo e pronto. Não me parecem muito confiantes. Acho que chegaram ao limite em que os preços vão começar a limitar as vendas. A primeira vítima parece estar a ser o iPhone 14 Plus.
O problema do iPhone 14 Plus não é o preço absoluto mas sim a diferença relativa entre a gama.

Foi isso que “matou” o Mini. Por mais 100€ tenho um ecrã e bateria melhor. Por mais um bocadinho tenho a versão Pro.
 
Olha que é mesmo o "preço absoluto" em hardware do ano passado. As 6.7" do Plus são €1.189. As 6.7" Pro Max são €1.499. €310 de diferença... Mete gama nisso.

O que acabou com o Mini não foi o preço. Foi não haver mercado suficiente para as 5.4" como se pensava.

Sobre os preços em alta apresentados nesta semana... É até o elástico não rebentar.
 
Onde eu quero chegar é a utilidade dos iPads. O iPadOS limita o hardware e o iPad não substitui o Mac. Por isso fica numa posição difícil. É sempre onde quero chegar. Pior ainda quando custam este preço.

Tendo em vista uma relação custo benefício creio que nenhum dos iPad apresentados é uma boa opção face as outras alternativas computacionais no mercado. A excepção será quem faça uso bastante da caneta para produtividade, imagino malta dedicada ás artes plásticas ou professores. Obviamente que quem tenha algum dinheiro descartável este tipo de raciocínio não faz muito sentido ... compra e irá certamente tirar algum gozo do dispositivo.

A vontade da Apple de controlar em absoluto os fluxos financeiros dentro das Apps dos developers a par das suas, excepto o buraco da fechadura do browser, é na minha opinião a morte do dispositivo. Muitas idiossincrasias de funcionamento bem como limitações se devem exclusivamente a esta estratégia para o iPad OS.

Isto a pontos que afeta até aquilo que outrora foi uma das melhores funcionalidades do iPad ... o "couch surfing". Eu tenho o iPad Pro 12.9" e o Magic Keyboard, e posso dizer que está ali no escritório a fazer de external display ligado ao desktop. O Magic Keyboard está lá baixo na dispensa numa caixa ... não pego nele faz 6 meses. Na sala, estou aqui com o MBP a escrever este post ... muito mais cómodo ... coisa que era impensável dizer há algum tempo. Isto deve-se muito á evolução do dos Macs com os processadores da linha M, a começar pelo M1 ... não faz barulho, não aquece, tão ou mais fluído que qualquer dispositivo iOS ... o que o torna num prazer de utilização que antes só gozado num iPad Pro e que nunca se gozou antes num portátil. A somar a isto temos com os MacBooks a killer feature de qualquer iPad para este efeito ... não sofre das mesmas limitações e demais absurdos de utilização.

Quando equacionas tendo em conta facto que um iPad efetivamente começa nos 920 (mínimo 256B) e caneta, colocando-o num matar de preços de um Macbook M1 ... Há e ainda tens que comprar uma capita vá já são 980 com uma mas "rasca". E se quiseres o Magic Keyboard ... bom já estamos nos 1300 paus. Um MB M1 compras por 1000 e é mais versátil ... e cómodo para usar no sofá.



1300 paus para ter a experiência completa, isto com o modelo de entrada com 256GB. Para aquilo que devido ao acima indicado é efectivamente um complemento, um sidekick de qualquer portátil ou desktop ... mesmo do MB M1.

Sabes que eu sempre fui um acérrimo defensor deste dispositivo. Mas temo que a Apple tem vindo a matar qualquer racional de custo beneficio de múltiplas formas ... Nesta altura já esperava que o iPad OS estivesse muito próximo da flexibilidade do macOS mas está ainda a milhas. Sendo que os Macs por outro lado já têm tudo o que um iPad tem de melhor efectivamente ... que era a performance. Infelizmente ainda hoje andam os utilizadores a fazerem de beta testers de gestores de janelas mal paridos ... não tens nem uma nem duas maneiras de gerir janelas ... tens 4 formas totalmente destintas para o efeito ... um absurdo de complexidade. Um problema que já está resolvido há mais de 30 anos anda a Apple ás voltas com o iPad OS a tentar resolver. Mas sem duvida fica muito giro na fotografia ... mas lá está o macOS também tem a mesma funcionalidade, o Stage Manager ... infelizmente porque ...

Bom. Não quero demover ninguém de empatar mais de 1000 mocas nisto. Acreditem que vão, podem não ir de inicio mas lá ver mais tarde a caneta e depois ...

Para terminar num tom mais positivo gozo de fato de alguns workflows interessantes com o iPad Pro ... que por sinal não são de sofá ... mas de secretária. Já falei do external display que é uma constante, mas uso bastante também em reuniões, quer presenciais quer remotas. Nomeadamente nas remotas. Tirar apontamentos com a caneta, partilhar ideias num white board digital. Num contexto mais lúdico uso para editar umas fotos aqui e acolá. Fora isso, não uso para mais nada. Mas no fim do dia o uso é tão limitado que não me ajuda a ser mais produtivo em coisa alguma ... é apenas um nice to have ... uma forma diferente de fazer a mesma coisa, que não abona de todo se estivermos a pensar numa relação de custo beneficio minimamente racional face ás alternativas.

Alguém mesmo com os bolsos mais largos que possa pagar por iPhone Pro Max em vez de um iPhone de entrada, e um MB qualquer não sente falta alguma de uma coisa destas.

Abraço.

PS: Há levo também para férias ... Poucos utilizadores deve haver no planeta que mais experiência tenham com o iPad e o iPad OS. Já foi o meu único "portátil" de trabalho aliado a um desktop estacionário. Fail comparando com as alternativas ... e estas novidades vêm apenas a tornar isto mais claro.
 
Última edição:
Pergunto-me até onde a Apple vai conseguir ir sem começar a perder realmente clientes sérios. Esta press release foi absolutamente atroz, fiquei mesmo sem palavras.

Mais do que a questão do line-up do iPad não fazer sentido, não percebo como é que vão e sobem o preço ao iPad base antigo... um equipamento completamente desatualizado, com bezels enormes, ecrã de 60hz, etc... de repente fica mais caro. Não acho que isto siga nenhuma tendência de mercado nem acho que se pode culpar a inflação ou seja o que for por esta subida de preço. Parece-me a mim puro money-grabbing e nada mais.

Já o lançamento dos iPhones também foi um bocado... medíocre.
Se formos a ver, os não-Pro (14 e 14 Plus) não fazem propriamente sentido porque a) não evoluiriam praticamente nada da geração passada e b) tiveram uma subida de preços absurda também.

Já os Pro, por muito bons que sejam, começam a entrar num nível de preços absurdo: 1500 euros por um Max com apenas 128GB.
Até que ponto é que os iPhones são assim tão bons para justificar um preço tão diferenciador comparado com a concorrência?

Depois, as novas features... tenho um 14 Pro desde o day one. A dynamic island não serve praticamente para nada.
O iOS 16 está bastante inconsistente e tem alguns bugs que ainda não foram corrigidos.
A câmara do iPhone, sofre do mesmo mal das ultimas 2 ou 3 gerações: câmara excelente, processamento de imagem péssimo. Ou seja, se fotografarmos em RAW e importarmos para o Lighroom conseguimos coisas porreiras, mas fora isso em JPEG qualquer ambiente mais dúvidoso (que não seja no meio da rua com muita luz) o iPhone inclui um processamento que transforma completamente a foto, long gone are the days em que as fotos eram fieis à realidade que se estava a fotografar.

Também se fala sempre muito da otimização das aplicações, e o quanto o iOS é melhor nisso... até certa altura era uma verdade absoluta mas, com a dynamic island 50% das minhas apps não podem ser consideradas "otimizadas" quando a island está a cobrir informação relevante.

Em suma, para quem como eu não tem ecossistema nenhum (não gosto de smartwatches, não gosto do formato dos Airpods nem tenho uso que justifique gastar tanto dinheiro nuns, não tenho iPad nem tenho computador pessoal seja Mac ou Windows) começa a pesar a escolha de ter iPhone.

Já não acho que seja uma verdade universal que X é melhor que Y em todos os cenários. E muita da informação que se vê dissipada pela internet fora não se aplica ao uso de muita gente: Não estou dependente do iMessage, há bastantes alternativas ao Facetime, etc.


E depois há escolhas que não lembram nem ao Diabo... esta parvoíce da Apple Pencil V1 com um adaptador. O que é isto? Isto consegue ser pior do que o Magic Mouse a carregar de pernas para o ar lol.

Safou-se a Apple TV, que sejamos realistas, por muito eficiente que seja, faz o mesmo que outras tantas pelo triplo do preço. E para muita gente (aka: quem tem uma boa Smart TV com todas as apps, quem tem uma consola de nova geração, etc.) tem utilidade zero...
 
@Metro, imagina lá para onde estou a olhar……acho que pela primeira vez estou a olhar para a “longevidade”, de forma a que eu uma vez por todas tenha juízo e não troque tantas vezes (deve ser difícil, mas eu juro que estou a tentar….lol…), pois tb financeiramente para o ano a coisa não deve ficar tão fácil, ou menos dificil que este ano (assim está melhor)

Tu e a longevidade não combinam. Eu não costumo responder pessoalmente mas já cá andamos à tantos anos que vou abrir uma exceção:D. Tu vais vender e comprar um novo na primeira oportunidade :)

Por isso já me apetrechei com o MacBook Pro, este iPad de 12” M1 (tenho o 11” para vender…pois na altura resolvi experimentar um de 11), mesmo que saia um Oled em 2024, a qualidade destes ecrãs penso que mantêm-se (sabendo os pros e contras dos OLEDs).


No teu caso o iPad Pro muito diferente do mini…lol..vendes ou ofereces o mini a um familiar, só os 120hz fazem diferença, som, qualidade visual, eu dou atenção a isso. Eu tb tenho um macbook Pro…..então, podes estar na sala e ligando e desligando para ver “coisas” para responder a alguém, ver uns youtubes, podes levar para a cama, menos mandar-te para cima dele….lol, mais fácil de transportar e levar a algum lado….pronto algumas coisas.

Gostas tanto do ecrã e estás a dizer que não o vais trocar? Não me digas isso a mim ;) A imagem do mini para mim é boa e serve. O MacBook Pro tem o melhor ecrã de todos os dispositivos que tenho mas passo pouco tempo a olhar para ele porque simplesmente está ligado a um monitor externo 99% do tempo. O mundo é feito de compromissos. Gostava muito de ter o monitor XPTO da Apple de 5000€ mas não vai acontecer nunca.

Eu não consigo trabalhar no iPad. Mas o @Trance veio em minha ajuda :D

O problema do iPhone 14 Plus não é o preço absoluto mas sim a diferença relativa entre a gama.

É o preço. Se querem escalonar os produtos a diferenciação tem que ser bem clara, mas também nos preços. Se é próxima claro que não vou comprar determinado produto. É pelo menos a minha opinião. Mas também estamos numa altura explosiva. Temos a inflação, aumentaram coisas básicas para as pessoas: crédito à habitação, custo da energia. Duas despesas fixas que as pessoas não podem fugir. Além da alimentação. Ainda não recuperei de ver a imagem de latas de atum com alarmes. Adiante.

Foi isso que “matou” o Mini. Por mais 100€ tenho um ecrã e bateria melhor. Por mais um bocadinho tenho a versão Pro.

A história do Mini é diferente. Há mercado para ele, mas é mais pequeno do que as pessoas dizem. No final, quando vão decidir mesmo pela compra acabam por comprar o maior. A salvação estaria no SE se eles tivessem colocado o TouchID no ecrã. Mantendo o botão o ecrã é demasiado pequeno. Mas ao fazerem isso, o problema a seguir era conseguirem vender os iPhones mais caros.

Isto a pontos que afeta até aquilo que outrora foi uma das melhores funcionalidades do iPad ... o "couch surfing". Eu tenho o iPad Pro 12.9" e o Magic Keyboard, e posso dizer que está ali no escritório a fazer de external display ligado ao desktop. O Magic Keyboard está lá baixo na dispensa numa caixa ... não pego nele faz 6 meses.

O iPad 12,9" e "coutch surfing" sempre me pareceu uma ideia complicada. É mesmo muito grande. Eu recordo-me de ver um vídeo teu a mostrar a utilização na rua. A questão é que eu fiz as minhas experiências caseiras. O mini ou o Pro que tenho que é o primeiro se não me engano permite ligar um teclado BT e o Logitech MX Master 3, mas não dá para mim. E para usar como monitor externo, há soluções USB-C muito mais baratas. Esse é o problema. Como sabemos, até o Federico do macstories acabou por deitar a toalha ao chão. Nunca vi ninguém a fazer tantos mortais à retaguarda para usar exclusivamente o iPad.

os MacBooks a killer feature de qualquer iPad para este efeito ... não sofre das mesmas limitações e demais absurdos de utilização.

Basicamente isto: https://www.laptopmag.com/features/ipad-pro-2022-wants-to-be-a-macbook-replacement-but-it-shouldnt

É espetacular ter o mesmo M2 que temos no Mac mas:

That said, there is a place for the iPad Pro. You can use it as a way to get all manner of work done, make the most out of its gorgeous touch display, and have it be your portable companion. But when it comes to using a device to get your work or daily tasks done efficiently, it still can't match the tried-and-tested dynamic of a MacBook. As a companion to a Mac device, however, there's no better combination, especially for that niche group of users that can make full use of an M2 chip on a tablet.

I'm excited to see the progress Apple continues to make with its iPads, especially now that M-series chips are ***** to the iPad Pro and iPad Air. As iPadOS continues to develop, the sky's the limit on what tablets will be able to offer. For now, though, it shouldn't be the MacBook replacement it's striving to become.

Já lemos isto pelo menos umas 300 vezes.

Sabes que eu sempre fui um acérrimo defensor deste dispositivo. Mas temo que a Apple tem vindo a matar qualquer racional de custo beneficio de múltiplas formas ... Nesta altura já esperava que o iPad OS estivesse muito próximo da flexibilidade do macOS mas está ainda a milhas. Sendo que os Macs por outro lado já têm tudo o que um iPad tem de melhor efectivamente ... que era a performance. Infelizmente ainda hoje andam os utilizadores a fazerem de beta testers de gestores de janelas mal paridos ... não tens nem uma nem duas maneiras de gerir janelas ... tens 4 formas totalmente destintas para o efeito ... um absurdo de complexidade. Um problema que já está resolvido há mais de 30 anos anda a Apple ás voltas com o iPad OS a tentar resolver. Mas sem duvida fica muito giro na fotografia

O custo benefício é simples. É o que está no link do artigo: MacBook Air. Se o dinheiro não for problema então não vale a pena discutir. Compram-se os brinquedos que se quiser e siga.

Num contexto mais lúdico uso para editar umas fotos aqui e acolá.
Mas no fim do dia o uso é tão limitado que não me ajuda a ser mais produtivo em coisa alguma ... é apenas um nice to have
Nice to have acho que resume bem o que estamos aqui a dizer. A falta de flexibilidade no iPadOS comparado com o Mac não o torna um bom equipamento pelo que custa.

Ainda hoje não permitir múltiplos logins para que seja o dispositivo da família, ainda menos. Sempre defendi isto e era simples de implementar. As pessoas acabavam por ter que comprar com mais armazenamento até.
 
Eu acho que ter um Macbook Pro destes novos, ligado a um ecrã externo que não seja de boa qualidade (não estou a falar dos de 5000€...lol), mas qualidade um pouco acima da média, sabe um bocado agridoce! Já existem ecrãs 4k de 32" muito bons, e preços aceitáveis.

Tu e a longevidade não combinam. Eu não costumo responder pessoalmente mas já cá andamos à tantos anos que vou abrir uma exceção:D. Tu vais vender e comprar um novo na primeira oportunidade :)

Até pode acontecer (tem acontecido muitas vezes...demasiadas até) mas agora com a escalada que os preços estão a levar, já não me revejo assim....falaremos num futuro. hehehe
 
@Metro, creio que concordamos.

No meu caso, quanto ao couch surfing a coisa não se resume ao 12.9”. Sou da opinião que um MB é mais confortável para o efeito até quando comparado com Air ou iPad padrão (temos um de cada em casa, cada miúdo tem um). Excepto o Mini, coisa que faz pouco sentido para quem tem o iPhone Max como eu.

O desafio do iPad OS hoje na minha opinião é que até naquilo que era forte, “couch surfing” começa a levar paulada. A vantagem em performance e fluidez foi-se quando os Ms entraram nos Mac. Isto aliado ao facto que a Web é cada vez mais interativa e dinâmica … para o qual tanto o iPhone como o MacBook oferecem uma usabilidade superior na minha experiência … como descrevi.

Um utilizador comum precisa pouco de uma “Wacom” interativa. Isto aliado ao custo crescente torna-o num produto muito pouco custo-eficiente para a maioria das pessoas … isto se de fato a racionalidade entrar na equação. Coisa variável que é forçada pela actual situação económica no Ocidente.

Creio que as vendas do iPad nos próximos dois anos vai levar uma ripada de todo o tamanho. Dando espaço para as pessoas perceberem efectivamente que oferece pouco para o preço face ás alternativas.

Em suma … se me perguntarem se vale a pena hoje comprar um iPad? Eu responderia … se tiver algum dinheiro descartável pode ser interessante … com muitas outras coisas o são. Nesse patamar há aos milhares … olha até um Apple Watch pode ter mais uso … ou espalhar HomePods Mini por toda a casa … da casa de banho á garagem… sei lá ... remodelar o escritório ...
 
Última edição:
Realmente gostos não se discutem, mas tal e qual como estou agora, estendido no sofá com o ipad 12 e o Magic keyboard, assente nas minhas pernas, perfeito para teclar um pouco, e apesar de caríssimo (tive sorte de comprar ontem este keyboard a metade do preço e igual a novo), o trackpad está altamente bem feito para o ipad….o que realmente falha são as teclas funcionais. Mas sim, é pena a escalada de preços e esta empresa aproveitar a onda para aumentar tudo e mais alguma coisa, até o podia fazer, mas não com este exagero.
 
Eu acho que ter um Macbook Pro destes novos, ligado a um ecrã externo que não seja de boa qualidade (não estou a falar dos de 5000€...lol), mas qualidade um pouco acima da média, sabe um bocado agridoce! Já existem ecrãs 4k de 32" muito bons, e preços aceitáveis.
Tenho um Ultrawide 34" da LG à uns anos que é bom o suficiente. A vida dos monitores dura muito mais do que o hardware a que se liga.

Basicamente é a deixa para concordar e responder ao @Trance, no sentido que quem já tiver um iPad relativamente recente que se deixe estar porque o iPad não consegue acrescentar nada com tanta performance. A passagem dos Macs para ARM tornou-os brutais. Deixaram de aquecer e as ventoinhas deixaram de se ouvir.

@JCmendes o setup com que estás no sofá, ocupa o mesmo espaço e com sorte é mais pesado do que o MacBook Air. E o custo deve andar também dentro dos mesmos valores. Foi o que falei já também.
 
Tenho um Ultrawide 34" da LG à uns anos que é bom o suficiente. A vida dos monitores dura muito mais do que o hardware a que se liga.
Metro, estava a falar no geral, como por exemplo quem tenha somente um full HD, acho isso um desperdício.
@JCmendes o setup com que estás no sofá, ocupa o mesmo espaço e com sorte é mais pesado do que o MacBook Air. E o custo deve andar também dentro dos mesmos valores. Foi o que falei já também.
Claro que sim, existem milhentas alternativas. Como disse, são gostos, carteiras, algumas funcionalidades mais práticas e algumas teimosias. Hehehe.
 
Ipad killer é o antigo macbook 12'' com M1/M2. Bom para couch surfing, levar em viagem, o meu de 2015 cabe perfeitamente nas mesas dos aviões, versatil a correr MacOS. Na minha opinião põe qualquer IPAD num bolso.
Tenho 1 Ipad 2021 que comprei por causa do miudo, e já achei carito sinceramente. Ao preço que estão agora nem pensar nisso.
 
Lá está, pq só para o M2, e o M1….lol…toca a comprar M2, depois fazem o mesmo com o Stage Manager que alargaram a quase todos ou todos os ipads, depois de no inicio ser exclusivo dos M’s.
 
Back
Topo