Guia O que fazer para manter o pc rápido e limpo com o passar do tempo

Galera, depois que usei esse defrag meu HD perdeu 21GB...não sei exatamente se foi por causa dele, mas o HD só voltou ao normal depois que eu o formatei... aqui vai uma foto da bizarrice: Vista Ultimate apenas, sem jogos...e o que intriga é que o limpador do disco diz poder liberar 64GB....com 160GB (149, considerando múltiplos de 2) e 113 livres (sendo que o vista sozinho deveria deixar livre ~133GB) tem-se 113 + 64 = 177 > 149....Isso foi demasiado esquisito =P

http://img267.imageshack.us/my.php?image=problemagp6.jpg
 
Eu usava o norton speedisk para desfragmentar, e tenho instalado apenas porque tem uma ferramenta que permite graficamente ver a percentagem de ficheiros fragmentados, etc...

Então um dia que tinha o disco com quase 80% de fragmentação (uso muito p2p), resolvi experimentar o jkdefrag. Passando uma ou duas horas, quando acabou de desfragmentar, liguei novamente o norton speedisk e fui ver a percentagem de fragmentação que tinha depois de desfragmentar. Qual foi a minha surpresa quando vi quye o jkdefrag me tinha desfagmentado tanto o disco, que a taxa de fragmentação do disco era apenas de 0.02%!!!!

Logicamente a partir desse dia só desfragmento com o JKdefrag! É brutal, como ele faz eficazmente o trabalho! E é optimo para deixar ligado durante a noite, pois tem a opção desfragmentar todos os discos a seguir uns aos outros... de manha quando acordar, tá tudo muito bem desfragmentado!

xD isso depende da quantidade de discos que tens xD eu demoro 11 horas a desfragmentar 1500Gb xD nesse entao demoro dias x)
 
xi 80 gigas
o maximo que tive foi 20 gigas e ja e um abuso :|
1500Gb xD o windows so tem direito a 70Gb o resto e so pa sacar x)

so uma coisa 20Gb é quase o tamanho dos jogos xD

exemplo:

Assassins Creed 8Gb

FrontLine: Fuel of War: 12Gb

Stranglehold: 12Gb

X Plane 7: 60Gb se quiseres o mundo todo instalado
 
Última edição:
Pah... o XP funcionava apenas ao nivel do utilizador, e era bem mais restrito..

O UAC no vista é completamente diferente.. este estipula os criadores de X ficheiros/pastas, apresentando uma maior segurança para a alteração destas, estipula o que cada um pode fazer ou não.. identifica te automaticamente o que está a decorrer ao nivel do utilizador e o que está a decorrer ao nivel do sistema, de forma a que não sejas incomodado por X programas, mas por outros sim..

eu sei, esta não é a melhor forma de responder, sinceramente nem te consigo explicar isto de forma 100% correcta..
mas umas voltas aos forums da MS e da MS Connect e terás as melhores respostas

Não há duvida que tudo o que foi citado melhora...e eu também aqui posso dar o meu contributo...no menu» Executar» msconfig» arranque retiram o visto aos programas que estão no arranque e que muitos não são necessários o Windows inicia bem mais rápido...e também se executarem a limpeza de disco para eliminar todos os ficheiros desnecessários, principalmente os temporários fica bem mais rápido...:cool:

Espero ter ajudado!:001:

Cumprimentos;
 
Olá,

em primeiro lugar obrigado pelo óptimo post!

Gostava de ouvir a vossa opinião em relação ao meu caso em particular.

Adquiri recentemente o portatil HP TX2000 e queria ver se o acelerava um bocado.

Como referido no guia fiquei com a impressão de que de facto o portátil traz imensos programas instalados que talvez não sejam realmente necessários. Mas como alguem acima ja referiu não o posso formatar porque fui eu proprio que criei os DVD de recuperação que calculo vão instalar novamente o windows com todos esse programas outra vez...

Por acaso no meu portatil anterior tinha uma licença para o Avira Antivir Premium que vou passar para o novo portatil. Este Antivir Premium dispensa a utilização do Spyboot? Ou é melhor ter o spybot na mesma?

O super fetch está em arranque automático e é assim que ele deve estar certo? (o meu portatil tem 3 GB de RAM).

Continuo a achar o portatil bastante lento! Em especial no arranque! Penso que a melhor forma de o acelerar pela experiência que tive no XP é desligar serviços? O que acham?
Alguém me pode dar algum aconselhamento quanto a isto de forma a não estoirar com o meu bichinho novo?

Cumprimentos a todos!!!

Manuel
 
Boas,

o tune up utilities 2008 também é muito bom e inclui quase todas as ferramentas necessárias para a manutenção de um pc...eu gosto muito

cumps
 
Aos utilizadores de portáteis a primeira coisa que vos aconselho, caso o portátil em causa já venha com o Vista instalado, é pegarem no vosso cd do vista (quando compram o portátil vejam se já não vem com o cd ou então pedem-no na loja) formatar o pc e instalarem vocês o vista, depois com os cd's que vêm com o pc instalem as drivers necessárias para os diversos componentes que o portátil possa ter (ex: câmaras, placas de rede etc...) se por acaso o portátil vier com algum programa que vos interesse utilizem também esses mesmos cd's para instalarem aquilo que vos interessa

Cunha Esteves:

A questão que se coloca é que, actualmente, a maioria dos portáteis não vem nem com DVD do Vista, nem de Drivers. Se quisermos temos que criar um Disco de recuperação.
Porém, esse Disco vem com a tal "tralha" inicial que o nosso portátil já trazia, pelo que a solução parece-me ser criar DVD's Vista N-lite (ou algo semelhante) para os actuais HD Sata, para podermos efectuar uma instalação com menos "tralha" possível.

Se tiverem outras sugestões, são bem-vindas, para que possa efectuar uma instalação Clean:001:
Gracias

Sofia

Concordo, os portáteis têm tendência a vir com tralha que 99% das vezes não interessa a ninguém... E andar com desinstalações num Windows "limpo" é desde logo mau para o sistema...
 
Também depende um pouco do tipo de desinstalação que faças.
Existe bom software freeware como o Revo Uninstaller que limpa desde keys no registo, etc.
Mas é claro, o melhor sempre é a formatação, que foi o que eu fiz no próprio dia em que comprei o meu, efectuando apenas um backup de drivers primeiro.
 
Comprei o meu portátil e já trazia o Vista instalado! Posso ter de graça o cd do Vista visto não vir nada mais com o portátil?
 
Uma duvida:

O programa JKDefrag vem em rar e quando descompactei aparece-me 4 ficheiros: 2 ScreenSavers e outros dois...qual deles e o executavel?
tirei o programa do link que esta no primeiro post.
 
Back
Topo