OC a Uma Powercolor Hd3870 PCS 512mb

diogogrosso

Power Member
Pessoal alguem sabe quando eu overclocko a minha Powercolor Hd3870 PCS 512mb , prai para os 860/1270 ou um pouco mais, a jogar de vez em quando o jogo crasha por alguns segundos e volta a dar e no windows da uma mensagem a dizer que o controlador de visualizaçao deixou de responder e recuperou com exito. Tenho o windows vista ultimate 32bit. Porque é que acontece isto ? Já tive a ver as temperaturas da gráfica e a jogar vai aos 50 e tal graus, penso que é normal.
 
Pois é. Mas mesmo assim tás bem melhor do que eu.

Eu tenho uma Sapphire HD3870 e só consigo chegar aos 830Mhz.

Tens o Riva Tuner instalado? Se não tiveres, saca da net.
Com este programa vais monitorizar os clocks do GPU e das Memórias, a temperatura e a velocidade da FAN.

Diz-me a que velocidade está de origem a tua, porque a minha vem aí a uns 30%, e nem que o processador a 90º a gaja aumentava as rotações. Tive que fixar no Riva Tuner a 48%.

Acho que isso tem a ver com a voltagem que a gráfica está a receber. Não está relacionado com a temperatura. Tive a fazer teste de esforço na minha com o ATI Tool e pra já as frequências a que está estável após 6 horas em esforço é 830,25 / 1143.
Mas ainda consigo puxar mais pela memória só que ainda não me dei ao trabalho.

Tens trÊs soluções:

1º - O recuas lentamente o clock do GPU até ele não crashar e ficas-te por esse OC (que já não é mau);
2º - Flashas a BIOS da gráfica com umas BIOS que andam prai pela net que já te põem os defaults em OC e de alguma maneira permitem a entrada de mais voltagem na gráfica. (procura no google encontras de certeza)
3º - Fazes um VMOD que pode ser mais perigoso e eu não percebo nada disso portanto não me manifesto. No fundo vais mexer na voltagem da gráfica ou através de hardware mod (pencil mod) ou de software, com um editor de hexadecimais mudas as opções da gráfica relativamente à corrente.

De qualquer das formas, e foi à conclusão que eu cheguei, uma vez que já tens uma gráfica fixe, com um OC fixe, que corre todos os jogos sem qualquer problema e uma vez que estas gráficas são recentes, o melhor será esperar para ver se a ATI ou o fabricante das gráficas (Sapphire / Powercolor) lançam uma nova versão da BIOS que já permita outras opções...

Hasta
 
Não há mesmo forma de baixar a velocidade da fan? O barulho é insuportável...

liga-se a fan a um controlador tal como eu fiz... em idle com a fan sem fazer um barulho que se distinga do barulho ambiente a gráfica esta a 30º... e no meu caso em full não passa dos 50ºC mas eu tenho a HD3850 PCS
 
Quero responder á afirmação em que alguem disse " se tiver 2 pinos penso que não dá"

Com o rivertuner dá para baixar eu próprio já experimentei...
 
Consigo 900/1300 =)...ja nao sei que bios tenho...mas nao é a de origem...para Msn,filmes,musica deixo em default..quando vou jogar meto a 860/1250
Sem artefactos nem crashes

A minha e HD3870 versao com cooler ati de 2 slots
 
Eu também achava o barulho da 3870 PCS insuportável em especial durante a noite em que só se ouvia isso! Tentei rivertunner e nao consegui baixar; dsliguei a fan e meti uma Noiseblocker XL1 a mandar ar para lá mas as temps subiram um pouco (apesar de serem mais baixas que uma 3870 "normal") mas encontrei uma solução simples: Accelero S1 (sem fans) fiquei com as mesmas temps em idle e em full e 0dB de barulho :D e custou-me 18€.
 
Quero responder á afirmação em que alguem disse " se tiver 2 pinos penso que não dá"

Com o rivertuner dá para baixar eu próprio já experimentei...

quando as ventoinhas tem 3 ou 4 pinos sei que dá, pelo menos com 4 dá de certeza, pois a fan tem pwm

com 2 n sei, pois só tens o 12v e ground

mas nao tenho a certeza, e se dizes que consegues(e só tem 2 fios), é porque estou enganado
 
Olha, com o riva tuner não deu. De qualquer forma vou devolver a gráfica, pois não é compatível com o bloco de WC. Tenho uma bomba, 2 fan's de 250mm, 1 de 120mm e 2 de 120mm no rad, e só ouço a da gráfica. Credo.
 
Não sei é como vais meter agua... Os bloco da EK não encaixam na Powercolor, só nas outras. Já devolvi a minha, devo trocar por uma Asus.
 
Não!

Podes crer que o cooler é bem silencioso!

Silencioso... Já vi aspiradores a fazerem menos ruido.

Quero responder á afirmação em que alguem disse " se tiver 2 pinos penso que não dá"

Com o rivertuner dá para baixar eu próprio já experimentei...

Baixar, baixas, só que na realidade continua a 100%... Como já foi dito a solução é ligar a controlador. Não sei se também flashando a bios também dá para alterar...

cumpzz
 
Silencioso... Já vi aspiradores a fazerem menos ruido.



Baixar, baixas, só que na realidade continua a 100%... Como já foi dito a solução é ligar a controlador. Não sei se também flashando a bios também dá para alterar...

cumpzz

-.-'

Se eu baixar a percentagem no rivatuner ela diminui de barulho!!

Eu já experimentei travar a fan com o dedo e tirar, analisar o barulho que o computador faz sem a fan a rodar. e a seguir diminui-o a fan no rivatuner e realmente o barulho diminui, não se desliga como é obvio mas definitivamente que no meu PC consigo diminuir as rotações da fan...

Agora se quiserem acreditem se não pouco me importa... :)
 
Acredito, mas ela a 100% é insuportável. A ver se arranjo uma Powercolor normal ou uma Sapphire.
Nem podia abdicar do WC. Gastei o que gastei para ter silêncio, e tinha o caraças da placa a fazer de aspirador?
 
Acredito, mas ela a 100% é insuportável. A ver se arranjo uma Powercolor normal ou uma Sapphire.
Nem podia abdicar do WC. Gastei o que gastei para ter silêncio, e tinha o caraças da placa a fazer de aspirador?

Claro mas eu tenho um stock cooler a funcionar, teoricamente um stock cooler é barulhento pa caraças :p

E eu como não sou muito estranho com o barulho acho-a silenciosa...
Cumps
 
E eu como não sou muito estranho com o barulho acho-a silenciosa...
Cumps

Só pode ser disso :p

A minha gráfica antiga era uma XFX 7800GT. Lá fazia o seu barulho, mais o cooler do CPU. Agora com o PC novo, liguei-o sem a gráfica, e com fans e bomba no máximo não se ouvia nada. Quando instalei a gráfica.... Oh god... :D
 
Back
Topo