Periférico OLED - Organic Light Emitting Diode new Sony TV/LCD

MrHydes

Suspenso
oled

imagine having a high-definition tv that is 80 inches wide and less than a
quarter-inch thick, consumes less power than most tvs on the market
today and can be rolled up when you're not using it. What if you could have
a "heads up" display in your car? How about a display monitor built into your
clothing? These devices may be possible in the near future with the help of a
technology called organic light-emitting diodes (oleds).
oled-cell.gif


oled components

like an led, an oled is a solid-state semiconductor device that is 100 to
500 nanometers
thick or about 200 times smaller than a human hair. Oleds
can have either two layers or three layers of organic material; in the latter
design, the third layer helps transport electrons from the cathode to the
emissive layer. In this article, we'll be focusing on the two-layer design.

An oled consists of the following parts:

  • substrate (clear plastic, glass, foil) - the substrate supports the oled.
  • anode (transparent) - the anode removes electrons (adds electron "holes") when a current flows through the device.



  • organic layers - these layers are made of organic molecules or polymers.
  • o conducting layer - this layer is made of organic plastic molecules

that transport "holes" from the anode. One conducting polymer used in oleds is polyaniline.

  • o emissive layer - this layer is made of organic plastic molecules (different ones from the conducting layer) that transport electrons from the~~ cathode; this is where light is made. One polymer used in the emissive layer is polyfluorene.

* cathode (may or may not be transparent depending on the type of ~~oled) - the cathode injects electrons when a current flows through the device.



sony's 1,000,000:1 contrast ratio 27-inch oled hdtv



sony-oled3.jpg


sony-oled1.jpg


1027_2_b.jpg


1027_4_b.jpg


source: Sony

A Sony parece ser a principal interessada em vencer a guerra OLED, com o
lançamento mundial da primeira Televisão OLED, a SonyDrive XEL-1!

A tecnologia OLED (Organic Light Emitting Diode), além de não necessitar de
blacklight, detem taxas de contraste «estupidamente» melhores que qualquer
TV ou LCD, com valores a rondar os 1,000,000:1.

A Sony introduz a sua primeira televisão, com 11 polegadas e uma resolução
de 960 x 540 pixe, sintonizador de TV, 2 speakers de 1Watt, e ainda portas
USB e Ethernet.

A Sony XEL-1 chega a 1 de Dezembro do corrente ano com um preço a rondar os 1740 dólares.
 
Díodo orgânico emissor de luz ou fotoemissor é uma
tecnologia criada pela Kodak em 1980 e que promete telas planas muito mais
finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD. A idéia é usar diodos
orgânicos, compostos por moléculas de carbono que emitem luz ao
receberem uma carga elétrica.

Uma das principais características da tela orgânica é que ela possui luz
própria
. Com isto não necessita de luz de fundo ou luz lateral, (backlight
ou sidelight) e ocupa menos espaço, dois fatores que tornam a tecnologia
muito interessante para uso em computadores de mão e notebooks. Outra
importante característica é que por emitir luz própria cada OLED quando não
polarizado torna-se obscuro obtendo-se assim o "preto real"
, diferentemente
do que ocorre com LCDs que não conseguem obstruir completamente a luz de
fundo e ainda neste caso não há consumo de energia para a modulação de
luz de fundo.

Além destas vantagens as telas OLED possuem baixos tempos de resposta
(uma das principais desvantagens do LCD), podem ser visualizadas de
diversos ângulos (até 180º), têm contraste muito melhor (de 1000:1 contra
100:1 das telas LCD no escuro)
, suportam melhor o calor e o frio, além
de ser produzidas de forma mais simplificada e usando menos materiais do
que os LCDs.
 
[FPDI] '40-inch OLED Panel Is Largest Size Possible,' Samsung Says

5A.jpg


Samsung SDI Co Ltd exhibited a 40-inch OLED panel that features a full HD
resolution of 1920 x 1080, a contrast ratio of 1,000,000:1, a color gamut of
107% NTSC and a luminance of 200cd/m2 (peak luminance of 600cd/m2) at
FPD International 2008. It is 8.9mm thick.

5B.jpg



Source: techon.nikkeibp
de longe muito melhor de tudo aquilo que conhecemos...

vejam bem a espessura, são 8.9mm é mesmo muito muito fino e uma gama de cores e realismo

nunca antes vista :eek:
 
Acho que já havia uma thread sobre OLED algures pela zona hardware novidades, mas é sempre bom recordar e ver que se aposta cada vez mais nisto ;)
 
Esse Oled da Samsung é um espanto, teria muito gosto em pendura lo numa parede ca de casa.
É possível adicionar a estes ecras capacidades de Touch screen?
 
Esse Oled da Samsung é um espanto, teria muito gosto em pendura lo numa parede ca de casa.
É possível adicionar a estes ecras capacidades de Touch screen?

O CEO da Samsung disse há pouco tempo que só lá para 2011 veremos OLEDs a bom preço. Ainda custam 10x mais do que os LCDs e os oleds azuis ainda são manhosos. Vão apostar no LCD/LED durante os próximos 2 anos.
 
As TV´s Plasma/LCD nunca me cativaram embora admita que percorreram um longo caminho até conseguirem ter a qualidade que têm actualmente. Mesmo assim, têm um je ne sais pas quoi que me fazem esperar pacientemente por algo melhor.
À muitos anos que conheço os OLED e as suas potencialidades, felizmente, após um longo período de "sai e não sai", lá vêm as TV´s com essa tecnologia que acabará de vez com as televisões de cinescópio, e os recentes plasma e LCD. Não será um "extermínio" rápido mas devido ás vantagens em relação ás outras tecnologias, será inevitável.
Como é normal, as novidades ainda são caras mas o preço baixará exponencialmente tal como aconteceu com as TV's Plasma e LCD.

É de salientar que a maior parte da espessura da TV é devido à sua protecção já que o OLED é muito, mas muito fino.

Offtopic: No outro dia revi o filme "Relatório Minoritario" onde pude observar uma caixa de cereais com publicidade animada. Ao ver essa cena, pensei na tecnologia de transístores de papel desenvolvida em Portugal que poderá brevemente fazer dessa cena, uma realidade.
 
Os plasmas/lcd nunca me convenceram são uma desgraça, ainda tenho um belissimo e monstruoso CRT imbatível em qualidade de imagem... estou desde 2005 à espera que saia alguma coisa de jeito para trocar (na altura OLED's e SED's estavam prometidos para meados de 2007)...

O Xel-1 já não é novidade nenhuma, está à venda à quase um ano, é minusculo, caro, e nem é HD. Diz quem viu, que a imagem é absolutamente impressionante, o contraste é tal que imagens de cromados parecem reais, a gama de cores é enorme, e claro, o arrastamento é zero.

Nota: Justiça seja feita, os Plasma/LCD Pioneer Kuro estão numa liga à parte muito acima de toda a concorrência, e têm uma imagem quase quase quase boa,:D
 
Última edição:
Nota: Justiça seja feita, os Plasma/LCD Pioneer Kuro estão numa liga à parte muito acima de toda a concorrência, e têm uma imagem quase quase quase boa,:D

quase quase quase boa? hummm :eek:
deves ter visto nenhum então...
que CRT tens já agora? :004:

em relação aos OLED, deve haver aí uma thread sobre isso algures.
desenganem-se é os que pensam que é coisa para breve. há que fazer render o peixe do LCD/plasma, apesar de, naturalmente, o OLED ser a tecnologia do futuro *SE* esta evoluir favoravelmente.
é natural que as tecnologias actuais também evoluam com o tempo e nesse capitulo o plasma tem mais margem de progressão que o lcd, imho.
 
Os plasmas/lcd nunca me convenceram são uma desgraça, ainda tenho um belissimo e monstruoso CRT imbatível em qualidade de imagem... estou desde 2005 à espera que saia alguma coisa de jeito para trocar (na altura OLED's e SED's estavam prometidos para meados de 2007)...

O Xel-1 já não é novidade nenhuma, está à venda à quase um ano, é minusculo, caro, e nem é HD. Diz quem viu, que a imagem é absolutamente impressionante, o contraste é tal que imagens de cromados parecem reais, a gama de cores é enorme, e claro, o arrastamento é zero.

Nota: Justiça seja feita, os Plasma/LCD Pioneer Kuro estão numa liga à parte muito acima de toda a concorrência, e têm uma imagem quase quase quase boa,:D

:D para alem dos novos kuros (pricipalmente o plasma de 50que e impresionante ) tambem existe um monitor da panasonic TH-42PW4 que tenho ca em casa um nonitor plasma com 5/6 anos se nao me engano que na altura foi os olhos da cara e nao so que nao e HD mas sim HR e antes disso um CRT de topo da sony e a diferença de qualidade nao era assim tanta(para a altura em que foi 2002/2003 )pelo menos e esta a ideia com que fiquei na altura(os monitores que nao sejam de topo que andam por ai estao ao mesmo nivel so que sao HDou seja para ver TV e DVD este ca de casa e igual ou superior para ver conteudos HD blu-ray e que ja nao) ...o meu pai comprou esse e mesmo depois de surgirem os novos LCD HD nunca quis trocar porque nao eram suficientemente bons...no trabalho o meu pai sobestituio os monitores que aluga a terceiros CRT HR que tinha por LCD HD (monitores profissionais) mas apenas por serem mais ligeiros sendo que os que la estao sao dois de 8' e um de 17' sendo que mairos que isso sao uns de 20' ainda CRT
 
nao percebo o ponto de mostrar imagens desses monitores com alta imagem se vamos tar a ver em monitores normais.. o pessoal fica todo, ei grande imagem e tal.. mas tamos a ver num monitor normal lol

parecia na tv, quando surgiram as primeiras hd tv, a mostrar nas noticias e tal.. o pessoal todo a delirar com alta imagem que aquilo tinha e tal.. mas tavam a ver essas imagens atraves de uma sd tv..
 
nao percebo o ponto de mostrar imagens desses monitores com alta imagem se vamos tar a ver em monitores normais.. o pessoal fica todo, ei grande imagem e tal.. mas tamos a ver num monitor normal lol

parecia na tv, quando surgiram as primeiras hd tv, a mostrar nas noticias e tal.. o pessoal todo a delirar com alta imagem que aquilo tinha e tal.. mas tavam a ver essas imagens atraves de uma sd tv..

desculpa mas eu olho para aquela imagem do vinho e realmente parece-me muito boa, é efeito placebo? é que a imagem parece real, nao parece ser uma imagem de um ecrã
 
desculpa mas eu olho para aquela imagem do vinho e realmente parece-me muito boa, é efeito placebo? é que a imagem parece real, nao parece ser uma imagem de um ecrã

Agora imagina ao vivo, porque o que ele diz tem um ponto de verdade. Estamos a ver estas imagens de alta definição a partir de monitores normais... logo perde muita qualidade, e se já assim através destes monitores conseguimos ver que está ali uma imagem com uma qualidade limpa, imagina ao vivo!! Também quero um!
 
Agora imagina ao vivo, porque o que ele diz tem um ponto de verdade. Estamos a ver estas imagens de alta definição a partir de monitores normais... logo perde muita qualidade, e se já assim através destes monitores conseguimos ver que está ali uma imagem com uma qualidade limpa, imagina ao vivo!! Também quero um!

estas imagens provam o meu ponto de vista... se esforçarem-se conseguimos ter tal qualidade em monitores ditos normais..

tal como conseguimos ter grande qualidade de video em televisões SD.


é tudo uma questão de apresentação e resoluções nativas... na minha opinião..
 
Back
Topo