openSUSE 10.3 [Dúvidas]

pah estou mesmo virado para dar uns passitos em OpenSUSE.. para já a distro que mais gostei foi sem dúvida o Mint..

e como tal estou mais habituado ao Gnome.. aliás.. das poucas vezes que experimentei KDE.. detestei.. não apresenta ser tão simples e clean como o Gnome, e eu prefiro interfaces simples e descomplicadas para um trabalho rápido..

mas será que deva dar uma oportunidade ao kde do suse?
anyway já tenho o LiveCD do Gnome..

ya, o KDE no suse está muito bem, eu tb nao gosto de KDE, uso sempre o GNOME, vê aqui no blog do chairman do KDE, ele fala do openSUSE 10.3 http://aseigo.blogspot.com/2008/01/release-event-prep.html
 
parece que instalaste o terror. Nada te funciona! :p
os meus community repositories funcionam..por isso os teus tb deveriam funcionar

lol Parece que sim. :) Agora a sério, não consegui perceber porquê mas gostaria de perceber...Para além desses problemas a gestão do brilho do monitor também não funcionava..Uma distro que não gosta do meu portátil ou então é um cd estragado..lol
 
Já começaste a usar openSUSE vejo... pena esse probçema da net... que é que achas até agora? (Estás em GNOME não é?)


Funciona tudo depois de ter metido o wireless. Gostei bastante.

O único problema é não estar a conseguir instalar o gnome depois de ter metido o KDE. Gostava de ter os dois =/

Talvez tenha sido eu que ao actualizar tudo com os repos todos activos tenha ficado com alguma versões ainda experimentais e agora dá conflictos de dependências. Logo formato e meto gnome e antes de actulizar instalo KDE.
 
Bem.. vou começar pelo gnome porque até já o tenho aqui e tudo
anyway.. digam me uma coisa

a nivel de repositorios? está repleto de programas?
Por exemplo o Mint em comparação com o Ubuntu bem mais "guarnecido"..
 
Bem.. vou começar pelo gnome porque até já o tenho aqui e tudo
anyway.. digam me uma coisa

a nivel de repositorios? está repleto de programas?
Por exemplo o Mint em comparação com o Ubuntu bem mais "guarnecido"..

Não sei quantos programas tem, mas não senti falta de nada até agora. Também vim do Ubuntu.

-----

Instalei agora a versão GNOME. Está visualmente LINDA!

Acho que nunca vi um desktop gnome tão bem implementado. Está tudo excelente. Vou tentar agora meter o KDE 4.0.1.
 
Não sei quantos programas tem, mas não senti falta de nada até agora. Também vim do Ubuntu.

-----

Instalei agora a versão GNOME. Está visualmente LINDA!

Acho que nunca vi um desktop gnome tão bem implementado. Está tudo excelente. Vou tentar agora meter o KDE 4.0.1.

Depois conta se deu e como está o KDE 4.0.1 no openSUSE (usável ou não :P).
 
eu tb sou utilizador de ubuntu e opensuse e para mim a grande vantagem é que globalmente openSUSE é uma distro muito mais polida e estável que ubuntu, as coisas estão melhor integradas, etc. atenção que o KDE 4.0.1 não deve vir personalizado para openSUSE (visto que a suportada no 10.3 é a 3.5.qualquercoisa)
 
eu tb sou utilizador de ubuntu e opensuse e para mim a grande vantagem é que globalmente openSUSE é uma distro muito mais polida e estável que ubuntu, as coisas estão melhor integradas, etc. atenção que o KDE 4.0.1 não deve vir personalizado para openSUSE (visto que a suportada no 10.3 é a 3.5.qualquercoisa)


Pois eu o que gosto mais no Ubuntu é mesmo o APT. Mas para o portátil agora não confio muito no Ubuntu por causa daquele bug (de arrumar as cabeças muitas vezes) e apesar de haver uma fix tenho receio de estar a aquecer demasiado os discos (e mesmo até a gastá-los mais dessa forma).
 
hmmm, não percebo bem porquê, talvez seja mais rápido mas o yast cumpre muito bem a sua função. e também podes instalar pacotes pela linha de comandos!

contudo, tens o smart, uma aplicação multi packagemanager (apt,yum,etc) que existe para openSUSE e que lida com os repositorios deste a 100 %. no opensuse 10.2 era um must porque era muito mais rapido que o yast, estando perfeitamente ao nível do apt. podes tentar instalar. também tem um gui muito leve e agradável de usar. os repositórios são os mesmos obviamente, além do facto que podes adicionar outros repositorios que não os de opensuse :P (acho que basta fazeres yast -i smart que ele instala -,-')
 
Última edição:

obg pelos links!

eu sei que os repositórios cabe me a mim a adicionar.. mas desde que uma vez que tinha perdido não sei quantas horas, e acredita foram muitas!!
a adicionar novos repositórios, a instalar tudo.. e por na altura o disco ter pifado.. fiquei completamente num estado pah -> >(>(:sad:>(>(>(:sad:

prefiro agora algo que já venha completo de raiz.. e nesse aspecto e mesmo no visual o Mint tinha me dado muitas seguranças..

mas eu quero é experimentar :D

tive uma breve passagem por fedora.. mas.. não sei.. não me moveu muito
 
obg pelos links!

eu sei que os repositórios cabe me a mim a adicionar.. mas desde que uma vez que tinha perdido não sei quantas horas, e acredita foram muitas!!
a adicionar novos repositórios, a instalar tudo.. e por na altura o disco ter pifado.. fiquei completamente num estado pah -> >(>(:sad:>(>(>(:sad:

prefiro agora algo que já venha completo de raiz.. e nesse aspecto e mesmo no visual o Mint tinha me dado muitas seguranças..

mas eu quero é experimentar :D

tive uma breve passagem por fedora.. mas.. não sei.. não me moveu muito


bastava teres ido ao yast e a "community resources" e a outra ao lado "repositorios de software" e clicar lá para por a setinha...e já tens os repositórios activados.
 
Eu instalei o ubuntu 7.10 na semana passada, no meu portátil. Acho que está muito bom, consegui instalar tudo sem dificuldade, só o wireless é que foi um pouco mais complexo. Penso que em facilidade de instalação já está muito próximo do windows. E o portátil ficou muito mais rápido :)

Fiquei tão satisfeito que já estou a considerar instalar o ubuntu ou o OpenSuse no meu sistema principal. O que me detém um pouco é a mulher e os jogos :)
 
Vmare Player - OpenSuse 10.3

Boas pessoal, meti-me nisto do Virtual Machine ontem, hoje de manha já consegui por o OpenSuse a correr, mas não tenho internet.

É isto problema do Vmware Player ?

É que senão for, alguém me pode ensinar a configurar as coisas para ter internet ?

Obrigado
 
Eu instalei o ubuntu 7.10 na semana passada, no meu portátil. Acho que está muito bom, consegui instalar tudo sem dificuldade, só o wireless é que foi um pouco mais complexo. Penso que em facilidade de instalação já está muito próximo do windows. E o portátil ficou muito mais rápido :)

Fiquei tão satisfeito que já estou a considerar instalar o ubuntu ou o OpenSuse no meu sistema principal. O que me detém um pouco é a mulher e os jogos :)


podes fazer dual-boot. é sempre uma opção.
 
boas, instalei ha pouco o opensuse 10.3 e ja fiz asneira :P

Queria activar a acelaraçao 3d, mas aquilo diz que a grafica (8600m gt) nao é suportada. No site da suse aquilo diz que fazendo "shift + duplo clique" em disabled activava o 3d, e tá claro fui disparado fazer isso... agora ao fazer login o SUSE congela :D (aparece o ambiente de trabalho com os icones, de vez em quando la aparece a barra de tarefas... mas nao consigo interagir com nada).

o que faço? :P (será isto tipo ubuntu, em que era suposto irmos buscar as drivers restritas da nvidia?)
 
boas, instalei ha pouco o opensuse 10.3 e ja fiz asneira :P

Queria activar a acelaraçao 3d, mas aquilo diz que a grafica (8600m gt) nao é suportada. No site da suse aquilo diz que fazendo "shift + duplo clique" em disabled activava o 3d, e tá claro fui disparado fazer isso... agora ao fazer login o SUSE congela :D (aparece o ambiente de trabalho com os icones, de vez em quando la aparece a barra de tarefas... mas nao consigo interagir com nada).

o que faço? :P (será isto tipo ubuntu, em que era suposto irmos buscar as drivers restritas da nvidia?)

mas já tens os drivers da nvidia instalados?

Se não tiveres :

Nvidia video drivers

Search for nvidia and mark the following packages for installation:
  • nvidia-gfx-G01-kmp-default
  • x11-video-nvidiaG01
Click Accept or skip down to the next appropriate heading to install more packages. When you're ready to continue, open a Konsole terminal by going to your chameleon main menu, then clicking on Applications, then System, then Terminal (you may have to scroll down the list a little to see it), then Terminal Program (Konsole). A Konsole window will come up. In it, type this command to switch to root permissions:
su -
(The dash after the su command gives you the root user's environment path). Once you type in your root password, type in this command to load the module you just built (restarting your computer will do this automatically):
modprobe nvidia
Close all open programs, then press Ctrl-Alt-Backspace to restart the X.org server. You should now have hardware 3D acceleration.
 
Back
Topo