Opiniões para Objectiva

Neste caso, as fotos que estou a falar eram apenas fotos para retratar os momentos, fotos "à pressa".. penso que não teria que lhe dizer nada..
 
Em automático, ele escolheu sempre iso's muito baixos, sempre 200/400.. Das 4000 fotos que tirei nessa semana, cerca de 500 foram "criativas", fora do modo P, das restantes foi uma desgraça completa, e sinceramente só me apercebi quando cheguei a portugal e as vi no PC.
 
tanto a 600d como a 60d ainda têm DIGIC 4, enquanto a 650 já tem o 5. A diferença não é notória?
O processador de uma máquina não interessa para nada, todas têm o que é necessário. Os fabricantes só dizem o processador para efeitos de marketing. A 650D precisa do DIGIC 5 para lidar com o AF híbrido, mas não tem qualquer impacto na imagem ou operação da máquina.

As fotos foram tiradas quase todas no modo "P", logo a maquina deveria ajustar-se automaticamente, correcto?
Não. Ajustar-se ao quê? Só tu é que sabes o que estás a fotografar e o que queres fazer.

Mas neste caso acho que esbarraste com o limite físico da coisa, pura e simplesmente não tinhas luz suficiente para poder usar essa objectiva. Como uma tele lenta (f/5.6) tem de se vigiar o tempo de exposição, uma guia é não usar um valor acima do inverso do comprimento focal, por exemplo, a 300mm o tempo de exposição máximo para não ter imagens tremidas é 1/300 s. Se reparares vais ver que as fotos provavelmente foram tiradas com 1/30 ou algo assim. É por isso que essa objectiva é para usar com tripé (ou ao Sol!)

Edit: não percebo porque o automático decidiu usar ISO 200-400... A minha 1100D passa o tempo todo nos 1600. Não mexeste no limite de ISO automático?
 
O modo P não faz tudo, nem o modo automático. Mesmo no modo P tens que ajustar às condições e ao que estás a fotografar.
Lê o manual, não sei como é que é o dessa máquina, mas costuma ensinar muita coisa a quem começa a fotografar. Existe também um livro que aconselham por aqui do Joel Santos e que se não me engano chama-se "Fotografia"
 
Entre essas 3 (600d, 650d e 60d) qual aconselharias então?



Ajustar-se à pouca luz diria eu.

Muito boa dica, estou a ver que tenho muito para aprender. MAS, pelo que vejo nas minhas fotos ela até fez mais que isso.. (com excepção nas fotos durante a noite) a maior parte anda nos 1/60 1/100.. e usei a 18-55 por isso no minimo seria 1/55. os valores que ela usou estão dentro da tua dica.
 
Drekas faltam aí os portes, mas chamo à atenção que se conseguem comprar essas 2 lentes novas cá em pt aproximadamente ao mesmo preço e com isso deixar o dinheiro cá em PT beneficiando a nossa economia que tanto precisa.

Tá bom, eu compro onde é mais barato. As empresas é que tem de inovar e por-se finas.
 
As fotos foram tiradas quase todas no modo "P", logo a maquina deveria ajustar-se automaticamente, correcto?

Um erro que as pessoas cometem, a maquina faz tudo e pronto. Errado, uma maquina muito boa só é boa nas mãos certas. Provavelmente tinhas o shutter speed muito lento e tu tinhas de estar atento a isso e quando fazes zoom com a lente, mais o shutter speed tem de ser rápido e a maquina não adivinha. Mas para lentes com redução de vibração, um shutter de 1/8 numas mãos bem estáveis tira fotos aceitáveis. Dizer que as fotos ficam tremidas porque causa da camera, ó amigo, podes comprar a melhor maquina do mundo que vais ter sempre o mesmo problema.
 
Em automático, ele escolheu sempre iso's muito baixos, sempre 200/400.. Das 4000 fotos que tirei nessa semana, cerca de 500 foram "criativas", fora do modo P, das restantes foi uma desgraça completa, e sinceramente só me apercebi quando cheguei a portugal e as vi no PC.

Essas maquina tem bastantes opções e uma delas é que tu podes escolher a velocidade do shutter minimo, por exemplo, não queres que a maquina escolha velocidades inferiores a 1/60 e nesse campo também podes escolher o ISO maximo que a maquina pode escolher, por exemplo dos 100 aos 6400 e com a isso a maquina já te fazia um bom trabalho, tu é que tens de saber trabalhar com ela.
 
vai para a 600D e investe em lentes.

se está tremida a 1/60 então é problema teu (tremes demais ou agarras mal na maquina)...

LOL com essa velocidade foi problema de técnica ao tirar a foto, a maquina não tem culpa. A tecnologia ainda não avançou tanto para fazer tudo por nós. Se a 1000d tem limite de ISO800 a melhores forma de fotografar era modo de abertura e jogar com o ISO para aumentar ou diminuir o shutter e mexer na compensação de exposição. Esta é uma das maneiras correctas de fotografar, por alguma razão, as mais usadas são o prioridade de abertura e manual. Antes de carregar no shutter é preciso ter bastante conhecimento e saber os nossos limites também, cada fotografo sabe o seu minimo para tirar uma foto antes de esta sair tremida, não somos todos iguais, há pessoas que têm umas maos muito estaveis, outras não.
 
"ó amigo" Ansatsu,
1º - Viste-me a culpar a máquina? eu próprio disse que podia ser culpa minha, ou das configurações da maquina (que sao feitas por mim, logo minha na mesma)
2º - Nesta ocasião especifica não dá para estar a mexer nas configurações a cada foto que tiro, para isso é que é suposto servir o "P".
3º - Não sou moderador, mas fazer 4 posts seguidos na minha terra é considerado spam, não sabes escrever tudo seguido?
4º - "ó amigo", é para os teus amigos.



Warlord,
Sim, queria investir mais na(s) lentes do que propriamente no corpo.

E acredito que seja mesmo problema meu, a maior parte dar fotos foram descuidadas e a despachar.
 
Última edição:
Eu a fornecer te informações de como se fotografar correctamente e ainda recebo uma resposta destas. Informação que em workshops pagas 100€ ou mais e sabem menos que eu. Para isso existem o modos semi-manuais, se queres tirar fotos com alguma qualidade esquece o modo "P" acho que nunca o utilizei, por ser inútil para mim. O fotógrafos de desporto tiram milhares de foto e de certeza que não usam o modo auto. No minimo utilizam modos semi auto, o mais utilizado é o modo de abertura, porque este controla a profundidade de campo e depois mexe-se no ISO para alterar o shutter que queremos e fazer isso é muito rápido. Se queres tirar fotos só a carregar no shutter sem te preocupares com mais nada é usar as configs da maquina de acordo com o que queres como disse em cima. Se achas que tens muito trabalho para fazer isso por cada foto, então fotografia não é para ti. Compra antes uma point and shoot, mas vais ter na mesmo muitas fotos tremidas. Normalmente as point and shoot metem o shutter minimo a 1/6, assim pode ser que te safes, mas a fotografar pessoas vais ter arrasto.
 
é meio caminho andado para ficar tremidas...

mesmo no modo P podes/deves fazer variar a abertura/shutter rodando o dial em cima de acordo com a situação. todos os automaticos das maquinas têm limitações, cabe a ti conhece-las para as conseguires contornar.

se por ultimo o automatico nao esta a dar conta de recado, é passar para outro modo semi-manual e forçar um dos parametros (neste caso especifico seria forcar um velocidade de disparo superior, tipo 1/120, e deixar a maquina calcular o resto)
 
Este pessoal não tem humildade suficiente para dizer que a culpa é sua quando tira fotos más e depois diz que a culpa são das maquinas. Tá bom, mas desses existem às centenas, pensando que estão a comprar uma maquina que faz tudo por eles, talvez daqui a 20 anos isso vá a existir.
 
Eu a fornecer te informações de como se fotografar correctamente e ainda recebo uma resposta destas. Informação que em workshops pagas 100€ ou mais e sabem menos que eu. Para isso existem o modos semi-manuais, se queres tirar fotos com alguma qualidade esquece o modo "P" acho que nunca o utilizei, por ser inútil para mim. O fotógrafos de desporto tiram milhares de foto e de certeza que não usam o modo auto. No minimo utilizam modos semi auto, o mais utilizado é o modo de abertura, porque este controla a profundidade de campo e depois mexe-se no ISO para alterar o shutter que queremos e fazer isso é muito rápido. Se queres tirar fotos só a carregar no shutter sem te preocupares com mais nada é usar as configs da maquina de acordo com o que queres como disse em cima. Se achas que tens muito trabalho para fazer isso por cada foto, então fotografia não é para ti. Compra antes uma point and shoot, mas vais ter na mesmo muitas fotos tremidas. Normalmente as point and shoot metem o shutter minimo a 1/6, assim pode ser que te safes, mas a fotografar pessoas vais ter arrasto.

A resposta foi equivalente às tuas palavras, não me viste a responder assim a mais ninguem pois não?
E a modéstia também é um valor que faz falta.
O que disseste agora estaria correcto se eu apenas usasse o "P", coisa que não o faço, exploro bastante a maquina, mas não nesta ocasião em que queria era guardar o máximo de momentos possível.

é meio caminho andado para ficar tremidas...

mesmo no modo P podes/deves fazer variar a abertura/shutter rodando o dial em cima de acordo com a situação. todos os automaticos das maquinas têm limitações, cabe a ti conhece-las para as conseguires contornar.

se por ultimo o automatico nao esta a dar conta de recado, é passar para outro modo semi-manual e forçar um dos parametros (neste caso especifico seria forcar um velocidade de disparo superior, tipo 1/120, e deixar a maquina calcular o resto)

Não sabia que o P dava para variar a abertura/shutter, vou passar a ter atenção a isso..
 
A resposta foi equivalente às tuas palavras, não me viste a responder assim a mais ninguem pois não?
E a modéstia também é um valor que faz falta.
O que disseste agora estaria correcto se eu apenas usasse o "P", coisa que não o faço, exploro bastante a maquina, mas não nesta ocasião em que queria era guardar o máximo de momentos possível.

Dizer que as fotos ficaram tremidas por causa da 1000D, não deves de explorar isso lá muito bem. A culpa nunca é da maquina porque cada um sabe tem de saber os limites que tem nas mãos. E dantes nas maquinas analógicas tinhas de ser tu a medir muito bem a exposição e se a foto sai-se mal era erro teu de calculo, agora nestas maquinas novas é canja.
 
Back
Topo