Os absurdos preços praticados em Portugal

Paulo Trindade

Power Member
Mais uma vez, o (des)respeito ao consumidor aparece "em grande"...

Hoje andei a navegar em busca dos modelos incluídos na promoção da Philips.
Encontrei na ***** o 37PFL9603D a €1590, e logo depois encontrei na Worten o 37PFL9603D a €1299... 190 euros de diferença.

Como na Worten Online estava "temporariamente indisponível", telefonei para o apoio ao cliente para saber onde estava disponível em loja física. Indicaram-me as lojas, e aproveitei para perguntar sobre o 37PFL9603H, que me disseram "após consultar os fornecedores", que não conheciam o modelo. Disseram-me até que o H podia ser uma questão de zona de venda (tipo País), e que possivelmente até viria com as mesmas especificações do D. Tive de emendar a senhora, é claro.

Agora mais tarde, vim ver de novo o site da Worten, e para minha surpresa o 9603D já lá não estava listado. Acabado de entrar, estava o 9603H, a uns ridículos €1990, e ainda, imaginem, com sinal de "promo". Absurdo...

Logo no site da concorrência, na *****, está ainda o 9603D a €1590, e o 9603H a €1690, reparem, a 100 euros de diferença somente um do outro, com todo o sentido, porque a única diferença é o tuner MPEG2 contra o tuner MPEG4 (no H).
Agora...de €1690 para €1990, mais €300, e em promoção!? Francamente... É mesmo gozar com as pessoas, e enriquecer às custas dos mal informados.

Enfim, uma vergonha.

Ps: não se admirem ainda, se após terminar a promoção da Philips, as lojas baixem os preços destes modelos...
 
Acho que existe uma entidade reguladora destas situações. Isto não é bom para a condição económica do País, dos seus habitantes, nem para a qualidade de vida em geral (como se Portugal tivesse um nível de vida espantoso...). É claro que uma TV não é um bem essencial, mas se formos nesta filosofia então este País nunca mais se endireita, nem se promove ao nível de outros países da União Europeia, e se assim continua a ser, é por situações como esta ou ideais de lucro abusivo.

Tudo bem, que cada um mande no seu estabelecimento, mas para não dizer que seja "incorrecto", é pelo menos algo pouco dado à cidadania.

Pelo menos assim, que os informatizados estejam informados.
 
Última edição:
A loja faz o preço que quer, assim como tu só compras se quiseres.
Se alguém comprar um artigo de 2000€ sem ver o preço nos outros lados é porque pode
e sendo assim não lhes reconheço razão de queixa.
 
se acham assim tão mau, abram vocês uma loja e vendam mais barato. concerteza terão muito sucesso, e cá estarei para vos comprar a preços fantásticos.

boa sorte
 
Por isso é que países como a Inglaterra nos chamam a republica das bananas.

Podiamos ser um país rico em todos os aspectos, mas infelizmente não temos tido bons governantes, e quando aparecer um bom vai ser muito dificil mudar.
 
Última edição:
Podem ter, ou podem nao ter razao...

É certo que muitas lojas alteram os preços a seu belo prazer sem olhar a meios, mas nao acredito - e falo-vos porque tenho conhecimento na materia - que nem a Worten, a ***** ou a *****, tendo grandes cadeias de lojas em todo o Pais pratiquem diferenças de preços tão dispares... Posso-vos confirmar que existem todos os dias nessas tres empresas que referi estudos de mercado Online e Fisico para saber quais os preços praticados pela concorrencia, e so nao os baixam se nao puderem.
A questao esta, nem eu nem ninguem (creio?) sabe quantas unidades comprou a ***** desse Artigo a esse Fornecedor e nem quantas unidades ou a que fornecedor comprou a Worten ou a *****.
Se comprares 100 unidades fazem-te um preço, ao caso que, se comprares 10000 fazem-te outro completamente diferente.
Mentalizem-se que as coisas so nao sao mais baratas em certas lojas fisicas porque nao dao mesmo.
Porque e que la fora e mais barato ? Ou mesmo na Internet ?

IVAs, Taxas Alfandegarias, Transportes, Ordenados, outro tipo de impostos, tudo uma mecanica que nem nos passa pela cabeça.

Abraços
 
Por isso é que países como a Inglaterra nos chamam a republica das bananas.

Podiamos ser um país rico em todos os aspectos, mas infelizmente não temos tido bons governantes, e quando aparecer um bom vai ser muito dificil mudar.

Vivemos numa economia de mercado aberto e livre. Não percebo que culpa tem o governo ou governantes com os preços praticados pelas lojas. A única forma de combater este tipo de coisas é a informação entre consumidores e não comprar onde é caro. Vais ver que se não venderem acabam por baixar os preços.
 
A nossa filosofia tem as suas vantagens e desvantagens. E isso não acontece só em Portugal eu neste momento estou em Inglaterra e vejo também alguma descrepancia entre lojas em vários produtos. E isto porque? Por estarmos um mercado livre e as lojas tentam de alguma forma aproveirtar-se disso fazendo promoções de todo o tipo.

Estas promoções muitas vezes provocam em nós o nosso instinto de "consumidores" e há muita gente que não procura primiero antes de comprar e muitas vezes sai a perder.

Hoje em dia no meu ponto de vista é preciso sempre procurar primeiro antes de tomar alguma decisão, pois existe uma grande variadade de produtos e de promoções no mercado e cabe a nós escolher aquela que é mas benéfica para nós.
 
Alias, ca ate e normal haver discrepancias entre a loja online e a loja fisica. Por exemplo, os jogos na Game fisica sao normalmente 5 libras mais caros que online (as novas releases).
 
Pois isso deveria ser uma situação também normal em todo lado, porque ao vender os produtos online estas a curtar nos custos relacionados à logistica. Logo o produto pode ser um bocado mais barato.

Mas isso em Portugal nao costuma acontecer, até costuma acontecer ao contrario, quando compras online ainda tens que pagar os custos da entrega.
 
Podem ter, ou podem nao ter razao...

É certo que muitas lojas alteram os preços a seu belo prazer sem olhar a meios, mas nao acredito - e falo-vos porque tenho conhecimento na materia - que nem a Worten, a ***** ou a *****, tendo grandes cadeias de lojas em todo o Pais pratiquem diferenças de preços tão dispares... Posso-vos confirmar que existem todos os dias nessas tres empresas que referi estudos de mercado Online e Fisico para saber quais os preços praticados pela concorrencia, e so nao os baixam se nao puderem.
A questao esta, nem eu nem ninguem (creio?) sabe quantas unidades comprou a ***** desse Artigo a esse Fornecedor e nem quantas unidades ou a que fornecedor comprou a Worten ou a *****.
Se comprares 100 unidades fazem-te um preço, ao caso que, se comprares 10000 fazem-te outro completamente diferente.
Mentalizem-se que as coisas so nao sao mais baratas em certas lojas fisicas porque nao dao mesmo.
Porque e que la fora e mais barato ? Ou mesmo na Internet ?

IVAs, Taxas Alfandegarias, Transportes, Ordenados, outro tipo de impostos, tudo uma mecanica que nem nos passa pela cabeça.

Abraços

Desculpa mas as coisas nao sao bem assim... Neste produtos existe uma grande margem de lucro e quase sempre as lojas iqualam os prços da concorrencia porque existe essa margem, mas claro que so baixam quando sao obrigadas a isso para vender, nunca baixariam de livre vontade porque se podem vender por 1000€ porque é que iriam vender por 500€.

Isto chama-se preços concertados... todas as grandes superficies controlam os preços para que possam ter os preços mais ou menos iguais, isto é crime so que muito dificil de ser provado!
 
Pois isso deveria ser uma situação também normal em todo lado, porque ao vender os produtos online estas a curtar nos custos relacionados à logistica. Logo o produto pode ser um bocado mais barato.

Mas isso em Portugal nao costuma acontecer, até costuma acontecer ao contrario, quando compras online ainda tens que pagar os custos da entrega.
Mas mesmo com esses custos extra em alguns casos fica msi barato
 
Basta verem estes exemplos que eu acho absolutamente escandalosos:


***** - Samsung LE55956 - 3085 € (http://www.*****.com/producto.php?id=856)

***** PT - mesmo modelo - 3999 € (http://www.*****.pt/pt/Catalog/Deta...y=cy_list_price&template=Template TvLcdPlasma)


Diferença: 915 € !!!!!! e a Makros já tem portes de envio para PT


-----

A pior de todas:

***** PT - Samsung PS63A756 5399 € (http://www.*****.pt/pt/Catalog/Deta...y=cy_list_price&template=Template TvLcdPlasma)

HCosta Informática - mesmo modelo 3299 € (http://informatica.hcosta.pt/product_info.php/products_id/2136?osCsid=43inre8jhjaromsnhmv6q7fdf3)


Diferença: 2100 € !!!!! em que a segunda já tem incluído no preço o transporte para Portugal Continental.


WTF ?!?!? isto so come de lorpa quem quiser...
 
exactamente. então qual é o problema?

Absolutamente nenhum!

Mas acho escandaloso algumas diferenças. Em especial quando comparamos os preços com lojas espanholas, salvo um ou outro caso entre lojas PT.

O mercado é "livre", por isso cada um pratica o preço que entender mas que a margem de lucro tem limites ridículos aqui lá isso tem...
 
Desculpa mas as coisas nao sao bem assim... Neste produtos existe uma grande margem de lucro e quase sempre as lojas iqualam os prços da concorrencia porque existe essa margem, mas claro que so baixam quando sao obrigadas a isso para vender, nunca baixariam de livre vontade porque se podem vender por 1000€ porque é que iriam vender por 500€.

Isto chama-se preços concertados... todas as grandes superficies controlam os preços para que possam ter os preços mais ou menos iguais, isto é crime so que muito dificil de ser provado!

Estás tão errado, já fui funcionário de 2 grandes cadeias retalhistas e posso-te dizer, que os preços são tudo menos concertados. Chega ao ponto de terem funcionários para irem diariamente verificar os preços na concorrênçia e por exemplo, na *****, muitas vezes se vende abaixo da margem de lucro (não do preço custo) apenas para não perder o cliente.
Em Portugal quem leva vantagem nesse aspecto é a Worten pois tem muito mais lojas e podem encomendar quantidades muito maiores, o que é o mesmo que dizer que pagam menos por unidade comprada, logo têm maior margem de lucro. Se quisessem vender mais barato são a loja que o poderia fazer, mas não fazem porque normalmente trabalha uma gama mais orientada para o cliente low-profile, esse factor permite-lhes vender produto barato.
 
Estás tão errado, já fui funcionário de 2 grandes cadeias retalhistas e posso-te dizer, que os preços são tudo menos concertados. Chega ao ponto de terem funcionários para irem diariamente verificar os preços na concorrênçia e por exemplo, na *****, muitas vezes se vende abaixo da margem de lucro (não do preço custo) apenas para não perder o cliente.
Em Portugal quem leva vantagem nesse aspecto é a Worten pois tem muito mais lojas e podem encomendar quantidades muito maiores, o que é o mesmo que dizer que pagam menos por unidade comprada, logo têm maior margem de lucro. Se quisessem vender mais barato são a loja que o poderia fazer, mas não fazem porque normalmente trabalha uma gama mais orientada para o cliente low-profile, esse factor permite-lhes vender produto barato.


Eu estou enganado? lol

Eu sei que por exemplo a ***** manda funcionarios a MM verificar preços... e depois que acontece? poe um preço mais ou menos igual ao da MM... ou pensas que baixam muito mais para conseguir vender... outras vezes so baixam quando aparece la alguem a pedir para baixar senao perdem a venda... claro que nunca vendem abaixo do preço de custo... as margens so enormes... mas em vez de ganharem 300% ganham so 100%

A ***** para mim nao é um exemplo porque nao a considero uma grande superficie e vende sempre mais caro que as outras, agora repara que a worten, mm e a ***** tem preços muito iguais... e nao chamas a isso preços concertados?

A worten pode ter mais lojas e ate comprar maior quantidade mas mesmo assim nao vende mais barato que as outras duas.

Por mim as lojas em portugal bem que ficam a arder porque eu nao compro nada de grandes valores sem comparar com espanha ou reino unido e quase sempre neste paises é mais barato!
 
Sim estás errado.
Não é ao enviar funcionários verificar preços que podes falar em preços concertados,
se fossem concertados não era preciso enviar os funçionários.
 
Back
Topo