overclock Intel E8XXX»«Tópico oficial»«

actualiza a bios
Boas, já a tenho actualizada.. foi logo a primeira coisa que fiz quando montei a board. neste momento ainda não saiu nenhuma mais recente que a que tenho. 0402 para a P5N-D.
Hoje a noite vou tentar outras coisas na bios, ontem fiquei até as 6 da matina a queimar com aquilo não devo ter feito nada de jeito.lol
Cumps
 
Já cá tenho o meu...:D

Até agora 4.4Ghz com 1.38v (1.52 PLL e 1.23 FSB VTT)! Passou no 3DMark06, no 01 e no Prime95...apenas não passou no orthos...:paranoid:

Quando poder vou puxar mais por ele, primeiro tenho é de atinar com as memórias, só consigo ter o command rate 1T com velocidades mais baixas (tipo 1400Mhz)...

Cumps ;)
 
Já cá tenho o meu...:D

Até agora 4.4Ghz com 1.38v (1.52 PLL e 1.23 FSB VTT)! Passou no 3DMark06, no 01 e no Prime95...apenas não passou no orthos...:paranoid:

Quando poder vou puxar mais por ele, primeiro tenho é de atinar com as memórias, só consigo ter o command rate 1T com velocidades mais baixas (tipo 1400Mhz)...

Cumps ;)

Essa voltagem é a que eu uso para ter 100% estável a 4050ghz para o dia-a-dia, para tu teres a 4400 100% estáveis era MUITO bom ;)
 
Bons resultados malta!
Tbm tenho um 8400, mas estou a espera da minha nova dfi=coming...ate la sofrimento!:'(
Espero que ele se porte bem com a dfi ut P35(com uma p5k foi 5*), veremos...
Assim que ela chegar testo aquilo e posto aqui alguns resultados:P
Cumps e Boas festas
 
Última edição:
Bem, estou algo frustado...não compreendo isto... não consigo passar dos 3.15ghz ......lol, já não foi mauu!!! ontem foram só 70 mhz, hoje já foram 115!!!!!........... :(
e tenho que deixar as definições em auto (voltagens) porque se não nem faz boot...

Outra coisa que não estou a compreender, é porque, no meu caso, na minha bios, quando vou alterar o FSB aparece-me "Actual QDR (FSB) mhz" que por defeito está a 1333mhz, ora por sua vez são os 333*9 = 3Ghz , quando tive o E6600 nesta board, por defeito aparecia 1066mhz, ( 266*9 = 2.4ghz) que sem qualquer problema aumentei até 1350mhz (350*9 = 3.150ghz..) e ficou estável, nem me chatei com voltagens nenhumas, vcore a 1.328 no cpu-z.
Agora com o E8400, o maximo que consegui foi 1385mhz que se traduziu em 3.15ghz!?!?!? isto não se devia traduzir para 385*9= 3.4ghz??? e claro que eu não aumentei logo para este valor, na experiencia que me deu 3.07ghz que mencionei ontem estava a volta de 1360mhz, n me recordo... (360*9= 3.24Ghz)
Portanto não estou a perceber nada disto.... não sou nenhum expert em OC, cá tenho as minhas bases, nas minhas experiencias anteriores com Athlons e o E6600, não tive dificuldades, tambem nunca procurei valores recorde...mas quer dizer... não consigo por o E8400 a 3.2Ghz,está a ser algo frustante.....
Cumps

Edit: agora que estava a ler o meu post o meu cérebro ficou encadeado, ou talvez não! lol! vou experimentar outra coisa já volto.
 
Última edição:
3.37Ghz!!! lol!.... bem o que fiz foi, usar o o FSB/Memory linked (que foi cm usei com o E6600) em vez de unlinked como estava a usar agora na opçao que tenho na bios. eu já tinha feito isto antes e não tinha dado, mas penso que agora deu porque ontem defini os timings correctos das mems que são 5-5-5-18, pois em auto por SPD estava a dar-me 5-5-5-31 segundo o CPU-Z. entao, agora com os timings correctos, voltei a usar a opçao linked. e voilá :D
tenho as voltagens em auto, cm isto agora correu bem não mexi em mais nada, estou a usar o orthos já durante uns 10 min e parece td bem, com vcore 1.184 segundo o CPU-Z. o que para já me parece bem.
Portanto o Actual QDR(FSB)mhz ficou a 1500mhz = 3.37ghz. para já vou deixar assim depois vou aumentar mais.
Cumps
finalmente parece que atinei com isto...lol
 
1º estás a dar muito pouco vcore, daí não conseguires esticar o CPU
2º timmings mais relaxados só te ajudam a esticar o CPU
3º tenta usar sempre o modo unlinked para poderes usar tudo ao máximo sem estar a exigir demais de um componente que não aguente tanta carga como o outro
 
1º estás a dar muito pouco vcore, daí não conseguires esticar o CPU
2º timmings mais relaxados só te ajudam a esticar o CPU
3º tenta usar sempre o modo unlinked para poderes usar tudo ao máximo sem estar a exigir demais de um componente que não aguente tanta carga como o outro


Boas, mesmo naquela frequencia não ficou estável, quando ia jogar, 2-3 min depois o pc congelava, reset para cima...
descobri que o problema então era a voltagem no NB, aumentei para 1.40 ou 1.44v, não me recordo agora que estou no bules, e o HT voltage para a mesma que o NB.
Sem problemas então, estou agora a 3.6ghz com as voltagens em cima referidas,vcore em auto, segundo o cpu-z 1.220v salvo erro. na bios aparece valor semelhante.
Prime 95 durante meia hora sem erros, orthos a mesma coisa, e jogo sem problemas, agora sim parece mt estável neste ponto. as mems a 800mhz, portanto FSB/mem ratio 1:1
Por agora vou deixar assim, já estou sufecientemente contente com este OC.

Achas que aumente mais o vcore??
É que agora, as temperaturas subiram que foi 1 coisa parva, já sei que ainda não ah software para ler correctamente as temps, mas mesmo no real temp, estavam a dar-me cerca de 70º-60º para cada core enquanto corria o prime 95 ou orthos... se eu já achava as temps em idle elevadas então agora prefiro nem mexer mais enquanto não souber decentemente a que temps isto anda.
Cumps

Btw , o unico benchmark que fiz assim, 3dMark05 @1280x1024, 4xAA, 16xAF:
20150 marks +/- 8800GT Sli
Cumps
 
Não existem prints das bios para mostrarem, passo a passo, como oc'ar com estes meninos?
Quem tem as bases num 6400 ou 6420 não vai ter dificuldades certo?
Quando os 6400, etc sairam via-se por aí esses prints que realmente ajudavam a malta.
 
Não existem prints das bios para mostrarem, passo a passo, como oc'ar com estes meninos?
Quem tem as bases num 6400 ou 6420 não vai ter dificuldades certo?
Quando os 6400, etc sairam via-se por aí esses prints que realmente ajudavam a malta.

Um google deve encontrar algo, já encontrei algumas nas minhas pesquisas ao E8400, bem, passo a passo não..mas já ajudava.
É que isso depende da board que usas, diferentes opçoes, mas a base mantem-se.
Á partida não terás dificuldade se já estás habituado a um 6400.
Eu tive dificuldades por acaso, mas agora parece-me que já compreendo a minha nova board, e tenho o E8400 estável a 3.6ghz, não vou continuar a aumentar mais, porque não a que temperaturas ando..lol
Cumps
 
Sem problemas então, estou agora a 3.6ghz com as voltagens em cima referidas,vcore em auto, segundo o cpu-z 1.220v salvo erro. na bios aparece valor semelhante.

Afinal era 1.298v.
No entanto começei a ter problemas agora, a jogar CSS, começou a aparecer riscos ou do genero de uma grelha?!.. nem sei explicar bem, verdes e cor de rosa... lol, e dps a congelar, restando o belo reset. isto 2 ou 3 vezes após reboots, dps experimentei o test drive unlimited e a mesma coisa ao fim de uns 10 minutos a jogar...
então voltei a por o CPU a default, voltei a estaca zero e a começar a lixar para esta mer**....
No prime95 e no orthos não me deu erros nenhuns...no 3dmark tb nao... agora n sei mm o que fazer, estou sem paciencia para isto..
Cumps
 
Artefactos cor de rosa e verdes normalmente devem-se a problemas de elevada frequência (ou baixa voltagem :P) nas memórias da placa gráfica.
 
Voltagens em auto não é boa ideia... mas tu lá sabes.
Prefiro meter um valor e depois ir baixando, subindo até ao nível que ele quer
 
Boas, segui o concelho do lohka em relação as gráficas, e resultou :)
estou de volta a 3.6ghz estáveis!!! lol a jogar sem problemas.
com menos vcore definido por mim (1.280v no cpu-z) do que a bios a definia em auto, resultando em menos 10º para cada core em todos os programas que aqui tenho. (ainda assim mt elevadas!)
O NB e o HT voltage a 1.40v em vez de 1.44 como tinha antes.
È tão bonito quando compreendemos o que estava mal :D
Cumps e obrigado lohka ;)
 
cada vez saem melhores


E8400


a79w6np9iu2ildugnuzk.jpg

26sbeajq7o61k2bnmrzz.jpg

ge3k4ha3vz0you5p9e7a.jpg

u86h3rufekeo6v93b7br.jpg

s6ffyft7o9myvouy7yza.jpg


http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=186318


xtremesystems



cumps
 
Back
Topo