overclocking em portáteis, grande ideia, sou um génio, ou não...

edumad

I fold therefore I AM
Arranjar 2 ripas (tipo caixa de fósforos esticada) do material k kiserem (preferencialmente bom condutor) onde apoiar o portatil e usar aquelas ventoinhas usb para fazer circular o ar por baixo. ;)

Outra, colocar tubos dakeles sistemas de arrefecimento de pcs em cerpentina entre duas grelhas. Esta placa (grelha, cerpentina, grelha) seria o suporte do portátil e ao lado fica a caixita para o arrefecimento da água.

ah, ah? k tal ? ah? não? tá bem...
 
Portatil pra Overlcokc?...eh...esqueceste-te da bobine da EDP pras ires passando cabo conforme te afastas de casa...q é pro manteres ligado a corrente ne?....
 
Tudo é valido para melhorar o arrefecimento dos portateis que aquecem muito e não dá para mudar o cooler de origem.
No entanto deve-se ter sempre algum cuidado ao foldar com portáteis. Os portáteis não estão preparados para terem o cpu sempre a 100% (nem os desktops com coolers OEM).
 
é claro k não tava a falar de overclocking a sério...
eu só foldo no portatil (k é a única máq a k tenho acesso suficiente para o fazer).
Tenho-o limitado para 90% e qd o ponho a foldar a sério ponho-o mais exposto à circulação de ar. A tpt máxima que vi chegar até agora foi 68ºC. A trabalhar normalmente (sobre a mesa) anda pelos 56-58 ºC. é um asus.
 
Tu és um suicida!!! Vejam se percebem, o folding é um programa para ajudar a contribuir e é um programa que aproveita o tempo de inactividade para bulir...

Fazer OC por causa do folding e para o folding (arriscando a vida util de um pc) para mim é mais a parte do "...génio, ou não..."
 
O meu folda ... tb se keimar vai pra garantia, mas na ando com overclocks.

Agora até tá a foldar a 600mhz e com undervoltage :D jijijiji
 
o_bEnFiQuIsTa disse:
Devia era dar para fazer underclock aos CRTs. Isto é que é gastar energia! :-D

Se quizeres aportar algo de interessante é na boa ... agora na mandes postas de pescada sem nexo.

Axas k o teu CRT gasta mt ?
Tens boa solução... compra um TFT.
 
Eu encarei esta thread com um pouco de humor. Ou então eu percebi mal o primeiro post.
Para fazer OC a um portátil é preciso que haja opções na BIOS. Não tenho grande experiencia em portáteis (só tive um e comprado à uns anitos). Não vi por lá opções de OC.

O que podemos falar é se de facto os PCs actuais desktop e/ou portáteis sem nenhuma alteração se podem estar sempre com o CPU a 100% usando o cooler de origem ou no caso dos portateis sem promover alguma forma de arrefecimento extra.

Tudo o que vá além disso nesta thread será apagado.
O que menos quero é atritos por aqui.
Obrigado a todos.

Edit: Li novamente o post do swimmer e pelos vistos alguns devem trazer opção. Tudo bem. De qq forma fazer OC mantendo o cooling de origem é suicidio.
Ir depressa e bem não há quem, muito mais qd se negligencia um dos factores mais importantes em OC. Mais vale participar menos durante mais tempo do que mais em pouco:)

:kfold:
 
Última edição:
Neste campo posso dar o meu contributo:
Tenho um P4 2.53MHz quye está em OC a atingir 2.85MHz, com o cooler de origem. A temp daquilo anda na casa do 65º. Tenho-o sempre a foldar a 100%, cerca de 12 horas por dia (work). Uso o pc para desenho 3D.
Tenho também um portátil Asus M6 que tem alguns problemas de aquecimento (acho), em trabalho, atinge facilmente os 80º e a foldar atinge 90-92º. Por isso é que não o uso para isso...
Quanto ao aquecimento, alguém tem soluções? Tenho uma plataforma de arrefecimento da Spire, com duas fans mas não me adianta muito, a temp sobe na mesma, demora é um pouco mais a subir...

Aceitam-se sugestões...
 
O risco de foldar num portatil é grande. A melhor hipotese será sempre reduzir a percentagem de utilização do cpu e selecionar as WUs sem prazo de entrega. Ter isso no maximo pode trazer problemas. temos que adequar as coisas.
 
Metro ... um portatil na deixa de ser um Computador ... e os computadores têm k suportar tudo o que lhe metas em cima... Se estragar por sobreaquecimento vai pra garantia pk o fabricante na conseguiu desenvolver uma solução de cooling eficiente ...




(agora na comecem a tapar os buracos de ventilação para mandarem o portatil com os porcos :P)
 
O "meu" portátil IBM T41 está a foldar à uns 6 meses, quase em 24x7, sem problemas. Aquece um bocadito (65º), mas não faz um ruído excessivo. No verão, trabalhou com temps mais altas, e nunca deu problemas. Trabalho no dia a dia com ele e com o Fah sempre ligado.

Como na verdade ele não é meu (é de empresa), se se estragar, é trocado... :)

Já estourei com um desktop tb da IBM, um P4 1.6 dos antigos, que após um ano e tal com o United devices (outro projecto de computação distribuida) começou a encravar. Tiveram de lhe substitur o cpu e board... :)

Metro, alguns portateis podem ser o/c com utilitários tipo Clockgen. No caso do meu, praticamente deixa de funcionar se lhe alterar 1 mhz q seja. Deve ter alguma protecção... Claro que, como não têm pci lock, o o/c por software tem de ser relativamente baixo.

EDIT: Depois de responder, fui buscar o utilitário para os centrinos para "brincar" com a voltagem. Baixei a mesma de 1,484 para 1,292. Continua estável e a temp baixou 10º!
 
Última edição:
edumad disse:
...cerpentina...


é serpentina ...já que a malta anda numa de corrigir erros ...

OC a um portatil?! podes fazer na boa mas aconselho apenas se for para teres ligado á corrente. Senão esqueçe. O meu portatil com o consumo no minimo a bateria dura apenas 2h e é um celeron 1.3 ghz mobile! Acer 1414 LMI... agora imagina se lhe fosse fazer OC!
 
Back
Topo