Painéis Fotovoltaicos

@Spartacuss a variável do carro elétrico baralha um pouco as contas. Os painéis têm uma vida de 25 anos. E são baratos. Pelo que vejo a instalação aí deve ser simples, logo barata. Eu colocava o mais possível porque não se pode pensar a produção de pico. No inverno com pouco sol a eficiência não é espetacular e com mais painéis vais conseguir alimentar o ar condicionado para aquecimento, termoacumulador e o resto, ou pelo menos diminuir bastante o consumo.

A outra recomendação é adquirires um inversor híbrido que suporte baterias de outras marcas para não pagares um balúrdio por soluções proprietárias. Se vais ter um carro elétrico ou já tens o excesso pode ser canalizado para o carregar por isso a poupança vai ser grande.

Faz as contas. Uma coisa é certa. Quando se tem painéis -e acredito que a casa fique mais fresca porque não aqueça tanto pelo isolamento do telhado - gasta-se sempre mais eletricidade do que se gastava antes. E com carro elétrico também vais poupar.
 
Olá,
Preciso aqui de uma opinião, a minha mãe tem sido contactada por duas empresas (OTOVO e EDP) para colocar painéis solares na sua vivenda. É uma realidade que compensa?
Em principio seria para "reduzir" o consumo elétrico.
Ambas as propostas tinham o valor de apenas painéis ou painéis e bateria, mas não foi claro o que é feito com a energia produzida em excesso.
Alguém com experiencia nesse ramo ?
 
Olá,
Preciso aqui de uma opinião, a minha mãe tem sido contactada por duas empresas (OTOVO e EDP) para colocar painéis solares na sua vivenda. É uma realidade que compensa?
Em principio seria para "reduzir" o consumo elétrico.
Ambas as propostas tinham o valor de apenas painéis ou painéis e bateria, mas não foi claro o que é feito com a energia produzida em excesso.
Alguém com experiencia nesse ramo ?
Tudo que venha dessas empresas e similares é de fugir...
Preferível ir ver instaladores da zona que em princípio fica mais bem servida.
 
Tudo que venha dessas empresas e similares é de fugir...
Preferível ir ver instaladores da zona que em princípio fica mais bem servida.
Permite-me discordar pois por vezes não é assim, eu pedi vários orçamentos e nenhum foi mais vantajoso que o da EDP (o post com os valores da altura anda por aqui) com a vantagem de ter 10% de desconto na eletricidade consumida e potência durante 4 anos (no Inverno com os 10% poupo mais do que a produção dos painéis). Obviamente é sempre bom pedir vários orçamentos.

Aproveito para dizer que me faz confusão ao ver-se os preços dos materiais como é que as instalações acabam nos valores pedidos, como é que se consegue por ex. comprar um kit 2000W por 900 € (com microinversores) e nunca se consegue uma instalação abaixo dos 2500€ para a mesma potência? e mesmo com inversor, um painel de 500W custa 100 € e um inversor menos de 1000 €. Tenho pena de não ser bom em bricolage e eletricidade.
 
Permite-me discordar pois por vezes não é assim, eu pedi vários orçamentos e nenhum foi mais vantajoso que o da EDP (o post com os valores da altura anda por aqui) com a vantagem de ter 10% de desconto na eletricidade consumida e potência durante 4 anos (no Inverno com os 10% poupo mais do que a produção dos painéis). Obviamente é sempre bom pedir vários orçamentos.

Aproveito para dizer que me faz confusão ao ver-se os preços dos materiais como é que as instalações acabam nos valores pedidos, como é que se consegue por ex. comprar um kit 2000W por 900 € (com microinversores) e nunca se consegue uma instalação abaixo dos 2500€ para a mesma potência? e mesmo com inversor, um painel de 500W custa 100 € e um inversor menos de 1000 €. Tenho pena de não ser bom em bricolage e eletricidade.
o Problema nem é a bricolage.. é mesmo o registo na DGEG.
Mas sim neste momento os orçamentos são ridículos.
 
o Problema nem é a bricolage.. é mesmo o registo na DGEG.
Mas sim neste momento os orçamentos são ridículos.
Sim, é mesmo exagero.
Entretanto encontrei uma das propostas, para 1200W pediram-me 2300€, a EDP por 1600W pediu 2600€ com 10% de desconto na energia e potência por 4 anos, logo mais vantajosa.

Metem 500€ de montagem que é um trabalho que fazem em 2 ou 3 horas, e claro esticam muito no material, painéis de 400W por 350€ cada.
 
Sabes que esses 10% de desconto são sobre a tarifa que a EDP te quiser fazer, certo? Já vi faturas recentes deles, a cobrarem 0.20€/kWh (sem IVA), o que com 10% desconto passa a 0.18€/kWh. A tarifa regulada é 0.1624€/kWh e há empresas a fazer abaixo do valor regulado.

Esses 10% de desconto são apenas um engodo.
 
Sabes que esses 10% de desconto são sobre a tarifa que a EDP te quiser fazer, certo? Já vi faturas recentes deles, a cobrarem 0.20€/kWh (sem IVA), o que com 10% desconto passa a 0.18€/kWh. A tarifa regulada é 0.1624€/kWh e há empresas a fazer abaixo do valor regulado.

Esses 10% de desconto são apenas um engodo.
Estou neste momento a pagar 0,1437 € s/IVA em vazio e 0,2297€ s/IVA em fora de vazio. Ou seja 0,1306 € e 0,1867 com o desconto, de potência com o desconto pago 13,49€ (10,35 kVA).
 
Estou neste momento a pagar 0,1437 € s/IVA em vazio e 0,2297€ s/IVA em fora de vazio. Ou seja 0,1306 € e 0,1867 com o desconto, de potência com o desconto pago 13,49€ (10,35 kVA).
A tarifa regulada para bi-horário são 0.1072€/kWh em vazio e 0.1967€/kWh no fora de vazio. A potência é 0.4888€/kW/dia. Se estás a pagar esses primeiros valores então convém mudares de comercializador o quanto antes.

Se o valor que pagas é com o desconto, então tens uns descontos um pouco estranhos. Tens 18.7% de desconto no fora de vazio e 9% de desconto no vazio.

Na potência não sei, pois não sei quantos dias estão a faturar nesses 13.49€.

Edit: seja como for, penso que dá para entender que os 10% de "desconto" da EDP durante 4 anos são um mero engodo, certo?
 
A tarifa regulada para bi-horário são 0.1072€/kWh em vazio e 0.1967€/kWh no fora de vazio. A potência é 0.4888€/kW/dia. Se estás a pagar esses primeiros valores então convém mudares de comercializador o quanto antes.

Se o valor que pagas é com o desconto, então tens uns descontos um pouco estranhos. Tens 18.7% de desconto no fora de vazio e 9% de desconto no vazio.

Na potência não sei, pois não sei quantos dias estão a faturar nesses 13.49€.

Edit: seja como for, penso que dá para entender que os 10% de "desconto" da EDP durante 4 anos são um mero engodo, certo?
Obrigado pelo wake up call, andei aqui a ver algumas alternativas, não tenho ligado muito a isso mas estou a ver que tenho de mudar. No entanto não é fácil, há muitas variáveis e os sites não são propriamente diretos na informação que interessa, o preço por KW.
Vou procurar aqui no fórum algum tópico de comparação de operadoras, nunca olhei para esta questão, mas agora que penso mudar para carro elétrico tenho mesmo de me mexer.
 
Obrigado pelo wake up call, andei aqui a ver algumas alternativas, não tenho ligado muito a isso mas estou a ver que tenho de mudar. No entanto não é fácil, há muitas variáveis e os sites não são propriamente diretos na informação que interessa, o preço por KW.
Vou procurar aqui no fórum algum tópico de comparação de operadoras, nunca olhei para esta questão, mas agora que penso mudar para carro elétrico tenho mesmo de me mexer.
Tens aqui no fórum um tópico dedicado a isso - https://forum.zwame.pt/threads/topi...ricidade-e-gas.986819/page-1111#post-18208326

Todos os dias há dezenas de posts, deve ser o tópico mais concorrido do fórum :D

Para teres uma ideia da melhor oferta atual, simula os teus consumos no site da ERSE - https://simulador.precos.erse.pt/
Qualquer dúvida é só usar o tópico acima, que o pessoal costuma responder rápido :D
 
Sim, é mesmo exagero.
Entretanto encontrei uma das propostas, para 1200W pediram-me 2300€, a EDP por 1600W pediu 2600€ com 10% de desconto na energia e potência por 4 anos, logo mais vantajosa.

Metem 500€ de montagem que é um trabalho que fazem em 2 ou 3 horas, e claro esticam muito no material, painéis de 400W por 350€ cada.

Sou instalador de painéis solares e os 500€ pela mão de obra é o standard no ramo. É um trabalho de risco elevado e falando por mim, somos rápidos porque estar ao sol o dia inteiro ninguém gosta. O cliente paga pela obra, não paga à hora. Se eu quiser estar 8 horas no telhado também posso fazer acontecer. Mas depois também há trabalho no interior para fazer e o cliente não paga mais pelas horas que um gajo está ao sol.

Também já tive clientes a comentarem o mesmo na minha cara, que foi muito caro para um serviço de 3 horas. Mas eu sou rápido por mérito próprio também, não é um trabalho fácil.
 
@Uncle Sam mas o custo está bem acima de 500€
tendo em conta o orçamento do @ciberg para 1600w = 2600€

custo de mercado:
Painel Solar Aiko 605W ~130€ x 3 = 390€
GW3600D-NS 3600w = 732€
estrutura em vão, cabos, fichas, transporte, etc vamos imaginar = 300€
mão de obra = 500€
inscrição na DGEG = 100?€ (a inscrição é gratis, é mais ter um técnico que assine o termo e faça o desenho.)
=2022€
e as instalações dessas empresas normalmente colocam material inferior.. o inversor provavelmente é um com menos potencia e os instaladores tem desconto de revenda no material.
 
@Uncle Sam mas o custo está bem acima de 500€
tendo em conta o orçamento do @ciberg para 1600w = 2600€

custo de mercado:
Painel Solar Aiko 605W ~130€ x 3 = 390€
GW3600D-NS 3600w = 732€
estrutura em vão, cabos, fichas, transporte, etc vamos imaginar = 300€
mão de obra = 500€
inscrição na DGEG = 100?€ (a inscrição é gratis, é mais ter um técnico que assine o termo e faça o desenho.)
=2022€
e as instalações dessas empresas normalmente colocam material inferior.. o inversor provavelmente é um com menos potencia e os instaladores tem desconto de revenda no material.

Eu falei apenas do valor da mão de obra. Os 500€ de mão de obra para uma obra completa, residencial, é normal no ramo. Naturalmente que depois é orçamentado consoante a visita técnica e a respetiva dificuldade do telhado, quantidade de painel, passagem de cabos e restante instalação.

Esse inversor até está mal orçamentado na minha opinião. Um inversor de 3600W para uma produção de pico de 1800W (605W*3) é completamente overkill. Depois tens que ver um inversor que consiga arrancar com apenas 3 paineis, para isso é preciso saber a voltagem dos paineis e quanto é que o MPPT do inversor precisa para arrancar.

Inscrição na DGEG nunca vi ser cobrada na minha empresa.

Os painéis desse exemplo estão bem baratos btw.


Desculpa, estou cansado e não li o teu post como deve ser. Estavas a dar valores de mercado mas não tes esqueças que as empresas têm muitas despesas e os seguros dos trabalhadores são dos mais caros do mercado devido ao alto risco da atividade. Ninguem tem uma empresa só para fazer de intermediário e distribuir stock ao preço mais barato, há que fazer crescer o negócio e isso só acontece se tiveres boas margens de lucro. É a minha opinião pelo menos.
 
Eu ate pensava que estava mais Caros e fui ver os preços do instalador que usei na altura, a solarimpact. Paguei 1900e por 1900w. Agora os mesmas 1900e dão para 2400w e uns trocos
 
Sou instalador de painéis solares e os 500€ pela mão de obra é o standard no ramo. É um trabalho de risco elevado e falando por mim, somos rápidos porque estar ao sol o dia inteiro ninguém gosta. O cliente paga pela obra, não paga à hora. Se eu quiser estar 8 horas no telhado também posso fazer acontecer. Mas depois também há trabalho no interior para fazer e o cliente não paga mais pelas horas que um gajo está ao sol.

Também já tive clientes a comentarem o mesmo na minha cara, que foi muito caro para um serviço de 3 horas. Mas eu sou rápido por mérito próprio também, não é um trabalho fácil.
Há aquela história de pagar 1 USD por apertar um parafuso e 99999 USD por saber qual é o parafuso.
 
Back
Topo