Panasonic FX12 ou Sony w55B? Help!

danielrevez

Power Member
Boa noite caros,

Pois é, está na hora de renovar a velhinha cybershot de 3.2 MPX por uma nova e necessito da vossa ajuda:

- Panasonic FX12
- Sony W55B

Como venho de uma Sony, estou um pouco inclinado para a mesma, mas no entanto não deixo de pensar em várias reviews que tenho vista da FX12...

Um dos grandes fortes da Sony, na minha opinião, é a facilidade de uso, mas tem o grande incoveniente de só aceitar Memory Sticks, mais caros que os SD e os MMC que a Panasonic disponibiliza. No entanto a Sony tem mais memória interna que a FX12 (56MB contra 27MB). Em termos de lentes, penso que ambas cumprem a sua função (Leica e Zeiss, a este nível, são muito iguais).

Não sei... estou mesmo indeciso!:n1qshok:


Conseguem-me ajudar nesta GRANDE indecisão? (ou tem alguma sugestão dentro destes preços/Mpx?)

Obrigado!

Cumpts,
DR
 
...No entanto a Sony tem mais memória interna que a FX12 (56MB contra 27MB). Em termos de lentes, penso que ambas cumprem a sua função (Leica e Zeiss, a este nível, são muito iguais).

Não sei... estou mesmo indeciso!:n1qshok:
...

...os 56MB de memória interna não podem ser nunca factor de decisão na escolha de uma câmara... :rolleyes:

...Leica, 35-105mm 2.8-5
...Zeiss, 38-114mm 2.8-5.2

a Leica parece-me um pouco melhor em especificações... mais "wiiide":)... goood...!!

eu ía para a FX... ;)
 
Os 56Mb são completamente irrelevantes. Vais ter que comprar um cartão, e o preço de um Sony Memory Stick dá para comprares uns 3 cartões SD. E quando tens um cartão de 1Gb, que dá para 300 fotos, as mais ou menos 10 fotos que a memória interna dá, não interessam para nada.

Quanto às lentes nem é por aí. Uma lente que seja mesmo Leica ou Zeiss dá para comprar algumas 20 máquinas dessas, por isso como podes imaginar, nem uma, nem a outra são verdadeiramente Leica ou Zeiss.

Essas Zeiss são fabricadas pela Sony, no entanto a Sony só comprou o nome da Zeiss para questões de marketing. Mesmo que quisessem acho que a Zeiss nunca fabricou lentes para compactas.
Já as Leica são fabricadas pela Panasonic, mas a Panasonic não só comprou o nome, como os conhecimentos da Leica sobre lentes para compactas.

No fim, o que acontece é que as Zeiss das Sony são lentes de péssima qualidade, enquanto que as Leica das Panasonic até são lentes bastante boas.
 
...os 56MB de memória interna não podem ser nunca factor de decisão na escolha de uma câmara... :rolleyes:

...Leica, 35-105mm 2.8-5
...Zeiss, 38-114mm 2.8-5.2

a Leica parece-me um pouco melhor em especificações... mais "wiiide":)... goood...!!

eu ía para a FX... ;)

Só um apontamento. Esses ditos 35mm da leica correspondem na verdade a praticamente 18mm da minha D40 (lente 18-55), por acaso eu e um dos meus colegas de casa estivemos a testar isso ontem (ele tem uma FZ50).
 
Só um apontamento. Esses ditos 35mm da leica correspondem na verdade a praticamente 18mm da minha D40 (lente 18-55), por acaso eu e um dos meus colegas de casa estivemos a testar isso ontem (ele tem uma FZ50).

É mais ao contrário. lol Os 18 na tua D40 é que correspondem a 27mm 35efl, assim como os 35mm da Leica não são na realidade 35mm, basta veres o que está escrito na lente.
 
É mais ao contrário. lol Os 18 na tua D40 é que correspondem a 27mm 35efl, assim como os 35mm da Leica não são na realidade 35mm, basta veres o que está escrito na lente.

Fiquei a saber o mesmo ... :o

Na FZ50 tem "35mm equiv. 35-420". Na minha tem obviamente 18-55mm. Há algum modo de calcular a equivalência?
 
Última edição:
Todas as máquinas excepto as Full Frame ou 35mm têm um crop factor. Por causa disto, as medidas que vês escritas nas lentes não correspondem exactamente aos standards.

A D40, como tem um crop de 1.5x, a tua 18-55 corresponde a uma 27-82.5mm.
Na Canon 400D, com crop de 1.6x, a 18-55 corresponde a uma 28.8-88mm.
Na Olympus, com um crop de 2x, a 14-42 corresponde a uma 28-84mm.
 
Última edição:
Todas as máquinas excepto as Full Frame ou 35mm têm um crop factor. Por causa disto, as medidas que vês escritas nas lentes não correspondem exactamente aos standards.

A D40, como tem um crop de 1.5x, a tua 18-55 corresponde a uma 27-82.5mm.

Ahh ok o crop, nunca me lembro disso ... quem não sabe é como quem não vê ... Obrigado pela explicação.
 
e a Panasonic DMC-FX10 na *****? a diferença para a FX12 é apenas de 6 para 7mp certo? 149€ parece bom negocio. acho que vou investir porque uma compacta dá sempre jeito!

http://www.*****.pt/Produto.aspx?id=21492&top=151#
 
Essas Zeiss são fabricadas pela Sony, no entanto a Sony só comprou o nome da Zeiss para questões de marketing. (...)
Já as Leica são fabricadas pela Panasonic, mas a Panasonic não só comprou o nome, como os conhecimentos da Leica sobre lentes para compactas.

Mas qual quê... A Sony usa design de lentes da Zeiss (infelizmente só a vario-tessar agora, mas também já usou a vario-sonnar com resultados excelentes em bridges) como a Panasonic usa design da Leica (vario-elmarit). Foi pelo direito a usar o design das lentes que pagaram, não pelo nome. Agora que a sony se desleixe (€€) mais na sua produção, é outra história. Ainda assim, o design está lá, e penso que às vezes se exagera a comentar a sua falta de qualidade. Também não são lentes de plástico, não é? ;)

Edit: Só para dizer que eu também escolhia a panasonic. :p
 
Última edição:
Como é que a Sony usa lentes de design Zeiss se a Zeiss não desenha lentes para compactas (que corresponde à maioria das máquinas da Sony)?
Já agora, a Nokia também usa design Zeiss em telemóveis? Achas mesmo que a Zeiss tem designs para lentes daquelas?

A Sony teve algumas máquinas bridges, mas essas bridges usam lentes Zeiss, ou na realidade usam lentes Minolta? É que a divisão de fotografia da Sony, foi adquirida da Konica Minolta, assim como os designs para lentes e máquinas.

Não são lentes de plástico, mas comparado com o que as outras marcas oferecem...
 
Como é que a Sony usa lentes de design Zeiss se a Zeiss não desenha lentes para compactas (que corresponde à maioria das máquinas da Sony)?
Já agora, a Nokia também usa design Zeiss em telemóveis? Achas mesmo que a Zeiss tem designs para lentes daquelas?

A Sony teve algumas máquinas bridges, mas essas bridges usam lentes Zeiss, ou na realidade usam lentes Minolta? É que a divisão de fotografia da Sony, foi adquirida da Konica Minolta, assim como os designs para lentes e máquinas.

Não são lentes de plástico, mas comparado com o que as outras marcas oferecem...

a aquisição da KM apenas é visivel no mercado slr da sony
se alguma bridge sony usou zeiss foram a R1, F717 e F828
 
Procura por tessar e sonnar na net... E plannar, distagon, etc. Isso são designs de lentes da zeiss. Designs genéricos de lentes da zeiss...
 
Eu sei que isso são designs de lentes Zeiss. Não sei é até que ponto são "genéricos", nem até que ponto a Sony os usa realmente.

Muitos são usados em máquinas de médio formato, serão mesmo adaptáveis a compactas e telemóveis?

Repara que tanto a W55 como a H9 (e muitas outras) têm lentes Vario-Tessar, no entanto uma tem 6 elementos, a outra tem 13. Poderá a lente ter o mesmo desenho?

A DSC-R1 acredito que tenha usado Zeiss, mas por exemplo a F828 sempre ouvi dizer que tinha uma lente má.
 
Back
Topo