panasonic fx12

Então o que me sugeres é que use o modo iso em vez do snc certo? hoje ou amanhã já vou fazer uns testes e experimentar. Desde já obrigado pela dica, é que é a 1ª máquina e não estou muito familiarizado com as funcionalidade de cada afinação...
 
Modo ISO em vez do snc? São coisas completamente à parte.

ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Pode ser regulada, dependendo do modo em que está a máquina.

SNC suponho que seja "Scenes" e serve para que a máquina saiba mais ou menos o que estás a fotografar, e para se ajustar de acordo com isso.
 
Tens várias opções:

* Modo snc - nocturno - o tempo de exposição varia automáticamente de 1 a 8segundos. É indicado se te conseguires apoiar num muro ou algo semelhante de forma a estabilizar a máquina durante esse tempo;

* Modo snc - céu estrelado - o tempo de exposição varia de 15 a 60 segundos, podendo escolher 15, 30 ou 60 segundos. Indicado quando vais usar tripé (demora 15s a tirar e a 15s a gravar - não convém mexer na máquina durante esse tempo);

* Modo normal - ISO200 ou ISO400 (...) com flash desligado/ligado. Paisagens ou tais retratos de grupo, atenção que se as condições de iluminação forem mesmo muito fracas, não consegues uma foto correctamente exposta.

São basicamente estas opções. Não é um contra da máquina, não consegues com esta nem com qualquer outra com este tipo de flash.
Mesmo SLR precisarias de um ISO elevadissimo e um flash externo se as condições de luz forem muito diminutas.
 
"* Modo normal - ISO200 ou ISO400 (...) com flash desligado/ligado. Paisagens ou tais retratos de grupo, atenção que se as condições de iluminação forem mesmo muito fracas, não consegues uma foto correctamente exposta."

No modo ISO tem apenas 400, 800, 1250, devo usar o mais alto certo?
É que eu pensava que a afinação do ISO só influenciava quando tirava uma foto neste modo (existe um modo com um simbolo "i"), usando o modo "SNC" o ISO estava sempre pré definido.Não sei se me fiz entender...
 
"* Modo normal - ISO200 ou ISO400 (...) com flash desligado/ligado. Paisagens ou tais retratos de grupo, atenção que se as condições de iluminação forem mesmo muito fracas, não consegues uma foto correctamente exposta."

No modo ISO tem apenas 400, 800, 1250, devo usar o mais alto certo?
É que eu pensava que a afinação do ISO só influenciava quando tirava uma foto neste modo (existe um modo com um simbolo "i"), usando o modo "SNC" o ISO estava sempre pré definido.Não sei se me fiz entender...

quanto mais alto o iso pior fica a imagem. tens que ver até que ponto consegues aceitar a degradação da qualidade.
eu sugiro iso200, OIS ligado.
os modos de cenas servem basicamente para a máquina se auto configurar, mas nem sempre resulta. usa a máquina em modo normal e faz uns testes com iso 200 e 400 e depois ve se a qualidade fica aceitavel
 
_rm_ pelo contrário. Deve-se usar no ISO mínimo (suficiente) que permita obter uma imagem com exposição adequada.

O facto de se subir o valor ISO é por obrigação, se puderes não subir muito tanto melhor. Tal como foi aconselhado, valores de ISO200 são aceitáveis. ISO400 já é bastante puxado, mas entre isso e não tirar a fotografia, optava por usar. Se não gostares da imagem podes sempre tentar dar uns retoques em edição ou simplesmente apagar.

O que acontece é que ISO200 duplica a quantidade de luz recebida em cada pixel (relativamente a ISO100), ISO400, quadruplica (e assim sucessivamente), e que acarreta efeito de granulação (vulgarmente chamado de ruído). Para teres uma noção prática, pensa numa fotografia de um telemóvel tirada de noite ;) Senão vê por ti mesmo, coloca a fx12 pousada na mesa, e faz três fotografias ao mesmo local, a ISO100, ISO200, ISO400 etc. Atenta nas diferenças e já sabes até onde poderás ir.

O modo com simbolo "i", é um modo que ajusta o ISO automaticamente, digamos ISO inteligente.
O que acontece que é que nem sempre se ajusta correctamente aos olhos do observador, daí que a melhor opção recaia no ajuste manual (em modo normal).
 
Back
Topo