PC crasha em minha casa, mas na loja de reparações está completamente normal

caquitas

Power Member
Eu tenho este PC há quase 2 anos, que não funciona bem desde que o comprei. Crasha muitas vezes (ecran azul) de forma aleatoria (acho), e os programas vão abaixo sem explicaçao. Já o mandei para arranjar 3 vezes, 2 vezes há algum tempo para a loja onde o comprei (sao pessoas pouco eficientes, mudaram a fonte de alimentaçao e verificaram o software, ficou igual), e há uns dias para uma mais expecializada. So que esta loja diz que eles ainda não viram nada de estranho, e que o pc está a funcionar normalmente para eles, e já não me lembro se a loja onde os mandei primeiro também nao disseram isto. Mas é isto possivel? Pode o problema ser da minha casa, ou alguma coisa a ver com picos de eletricidade ou assim? eu acho que ja tentei mudar de tomadas (eu ja estava a tentar tudo) e acho que o problema se manteve. Ajudem por favor, estou a ficar sem opcções
 
já me aconteceu, era fonte!! mas sim pode ser outro periférico..

em casa se ligasse o pc a partir das 20h ele nem chegava a arrancar, durante o dia fartava-se de crashar..

uma altura lembrei-me de ligar a uma UPS e deixou de acontecer, por isso fui a correr comprar uma fonte boa!

qual a fonte que tens?
 
Então mas se a fonte foi com o PC, e para eles funciona, nao se devia logo excluir isso? Por acaso nao tenho acerteza de qual é, mas já foi mudada. E os perifericos incluem o que? o monitor e as colunas estão incluidas? O que é que isso pode ter a ve rcom crashes?
 
Então mas se a fonte foi com o PC, e para eles funciona, nao se devia logo excluir isso? Por acaso nao tenho acerteza de qual é, mas já foi mudada. E os perifericos incluem o que? o monitor e as colunas estão incluidas? O que é que isso pode ter a ve rcom crashes?

a fonte se for "rasca" não vai lidar tão bem com os picos de corrente AC como as outras..
 
a fonte se for "rasca" não vai lidar tão bem com os picos de corrente AC como as outras..

Pior é o ruído provocado por outros aparelhos (também com pouca qualidade) que estejam ligados à rede eléctrica, caso a fonte tenha um má filtragem. Aparelhos sem filtragem ou com filtragem deficiente, recebem ruído de outros equipamentos ligados a rede eléctrica e enviam ruído para outros equipamentos na rede eléctrica. Basta mudar o que está ligado à rede eléctrica de casa e o comportamento muda.

A tensão na rede eléctrica dos centros urbanos tende a ser muito estável, pelo que duvido muito que o problema esteja ai.

Ou então, como foi dito, periféricos.
 
Mas perifericos como? Eu acho que os unicos perifericos que nunca mudei foram as colunas e o monitor, pode ser isso o problema?

Ok, acabaram de me devolver o pc, dizendo que não encontraram nada de errado, e que não crashou nenhuma vez, nem nenhum programa/jogo foi abaixo. Acabei de testar jogar um bocado, sem colunas, o jogo ficou sem responder na mesma, também devo testar o monitor? Mas não percebo como é que os periféricos podem ser o problema. O que posso tentar mais?
 
Última edição pelo moderador:
como te compreendo...tive um problema desses ha uns anos, e decidi vende-lo....em casa crashava por tudo e por nada e na loja onde comprei fiquei a jogar um dia lá sem crashar uma unica vez.... levei tudo o que tinha do pc pra loja, tal e qual como em casa e nao fazia nada na loja....chegava a casa e bumba.....ate patanços lhe dei de tanta frustação......acabei por vender a um amigo, que trocou as memorias de PC133 pra DDR 400 e nunca mais fez.......enfim....sao daquelas avarias que ninguem quer.....compra um ups como disseram, pode ser que tenhas sorte, de qualquer forma tera sempre utilidade neste ou noutro computador.....boa sorte
 
Ja mudei tudo o que era perifericos (incluindo monitor), e testei jogando um bocado, e embora nao crashe, os programas continuam a ir abaixo. O que posso tentar? qual é o problema, sendo que os tipos da loja supostamente não tiveram problemas com o pc?
 
Quais são as características do pc?

Fio de terra: Terra ou massa são conceitos usados nos campos da electricidade e da electrónica como ponto de referência para um potencial elétrico de 0 volt. De acordo com o tipo de instalação, esta referência pode conter uma função específica.
 
Última edição pelo moderador:
Diz uma coisa... sabes se tens impressora, lâmpadas fluorescentes (economizadoras), scanner, tv lcd ou algum deste tipo de "aparelhos" na mesma rede eléctrica que o teu PC?

Ou seja, se fores ao teu quadro eléctrico e desligares o disjuntor que corta a energia dessa divisão da tua casa onde está o PC, vê quais são os aparelhos que foram afectados e depois desliga-os todos e vê se resolve. É que os "aparelhos" que eu falei são cargas fortemente não lineares que provocam picos de corrente e ao mesmo tempo achatamentos no pico de tensão na rede eléctrica, o que por vezes afecta os PC's ao ponto de criarem oscilações que levam a erros, nesse teu caso, bluescreens.

Se não resolver, o monitor pode ser o causador, mais que não seja por algum defeito que tenha. Experimenta e depois diz algo.

Mal por mal, tenho quase 100% de certezas em como um UPS resolve o teu problema. Só traz vantagens, mas claro está, que ainda é um investimento algo caro e "inesperado".

CumpZ
 
E que tal... err... começarmos pelo princípio?

Depois, se tens o PC na garantia, mete mas é isso a correr testes intensivos (CPU - IntelBurnTest, placa gráfica - Furmark, RAM - memtest86+), em vez de andares a perder tempo com jogos e programas.

Se a alimentação/instalação eléctrica tem problemas graves (por exemplo, a tensão "ir abaixo" durante demasiado tempo e a fonte desligar-se por isso), duvido que não tenhas vizinhos com problemas semelhantes, a não ser que vivas numa casa isolada.
 
Última edição:
Back
Topo