• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo [PC Gaming] Torre + Monitor

Eu tenho um dell 1440p de 165hz, já tive um 144hz e a diferença para mim foi nula, já por isso é que disse que tinha que ter um olho do caraças para tirar proveito dos 21hz de diferença.
Neste caso se é para aproveitar a 3060 ti ele nunca poderia ir para 1080p, teria sempre de subir para 1440p, porque quantos mais fps faz, mais limitado pelo cpu fica.

Errado. Já tive 1080p 280hz e não estava assim tão cpu bound, até reduzia os gráficos e tirava partido a 100% da 3070. Algum jogos obiavamente são cpu bound, e não atingem 200+fps mas a maioria atingem.

Mas sim, 1440p 144hz ou 1080p 240hz é o ideal. Para jogos competitivos 1080p 240hz é melhor, para trabalhar e jogos casuais 1440p é melhor.
 
Última edição:
Errado. Já tive 1080p 280hz e não estava assim tão cpu bound, até reduzia os gráficos e tirava partido a 100% da 3070. Algum jogos obiavamente são cpu bound, e não atingem 200+fps mas a maioria atingem.

Mas sim, 1440p 144hz ou 1080p 240hz é o ideal. Para jogos competitivos 1080p 240hz é melhor, para trabalhar e jogos casuais 1440p é melhor.
Não está errado, depende do cpu e do jogo obviamente. basta um assassins creed odyssey que já é antigo e não importa se tens uma 3060 ou uma 3090, nas grandes cidades o cpu é que manda.

Num COD ou BF vais sentir o mesmo, o que vai prejudicar a performance vai ser sempre o cpu em 1080p quando andas nos 130+ fps.

Mas se a ideia é só jogar CSGO, então nem faz qualquer sentido uma 3060ti.
 
Não está errado, depende do cpu e do jogo obviamente. basta um assassins creed odyssey que já é antigo e não importa se tens uma 3060 ou uma 3090, nas grandes cidades o cpu é que manda.

Num COD ou BF vais sentir o mesmo, o que vai prejudicar a performance vai ser sempre o cpu em 1080p quando andas nos 130+ fps.

Mas se a ideia é só jogar CSGO, então nem faz qualquer sentido uma 3060ti.

Andará pelo CS:GO, mas também CoD, GTA, FM, etc. O tempo também não dá para explorar muitas mais coisas que gostaria. O objetivo é ter pc gaming que dê para jogar tranquilamente qualquer coisa nos próximos 4/5 anos sem necessidade de upgrade.

Mas já percebi que, consoante a experiência de cada um, nem sempre há uma resposta direta.

Mas já agora, numa gráfica RTX 3060 Ti, processador AMD Ryzen 5 5600X c/ monitor de 144Hz a 1080p, em média quantos fps fará num CS:GO (só para ter uma ideia mais realista)? Alguém tem noção?
 
Andará pelo CS:GO, mas também CoD, GTA, FM, etc. O tempo também não dá para explorar muitas mais coisas que gostaria. O objetivo é ter pc gaming que dê para jogar tranquilamente qualquer coisa nos próximos 4/5 anos sem necessidade de upgrade.

Mas já percebi que, consoante a experiência de cada um, nem sempre há uma resposta direta.

Mas já agora, numa gráfica RTX 3060 Ti, processador AMD Ryzen 5 5600X c/ monitor de 144Hz a 1080p, em média quantos fps fará num CS:GO (só para ter uma ideia mais realista)? Alguém tem noção?
Diria uns ~500/600. O meu 3600 faz ~400, mas nada como tirar as dúvidas no youtube.
A gráfica não importa muito no csgo, pois vai andar a meio gás, já por isso é que estava a dizer que se fosse apenas para CSGO não valia a pena investir na 3060ti.

Se pretendes jogar jogos AAA, em que o visual importa, então nem penses duas vezes em ir para 1440p.
Se for só competitivo, mais valia reduzires para uma 3060 e aumentar no cpu.
 
Diria uns ~500/600. O meu 3600 faz ~400, mas nada como tirar as dúvidas no youtube.
A gráfica não importa muito no csgo, pois vai andar a meio gás, já por isso é que estava a dizer que se fosse apenas para CSGO não valia a pena investir na 3060ti.

Se pretendes jogar jogos AAA, em que o visual importa, então nem penses duas vezes em ir para 1440p.
Se for só competitivo, mais valia reduzires para uma 3060 e aumentar no cpu.

Melhor CPU que 5600x para gaming?? Acho que não. 5950x tens uns frames extra por ter mais L3, de resto é praticamente igual, 6 cores mais que suficiente por agora.
Ganhas mais frames em optimizar memória do que trocar um 5600x por um 5950x

Dual rank 3600mhz cl14 com subtimings apertados deve dar logo 15-20% em algumas situações/jogos.

Eu nem mexia mais na build. 5600x + RAM 3600mhz cl16 + 3060ti é o ideal

Monitor ou vai 1440p 144hz ou 1080p 240hz.
240hz tem melhor motion clarity e input lag. Melhor para jogos rápidos ou competitivos.

1440p 144hz é o melhor para jogos mais lentos e casuais.
Comprar 1080p 144hz é um erro grande em 2021 na minha opinião.


Btw, o cod roda a ~250fps fácil. Só no warzone é que tens menos, 160-180fps.
 
Pessoal, mas era precisamente essa situação que estava a tentar perceber.

Tal como tenho descrito uns post's atrás, eu pretendo avançar c/ a gráfica RTX 3060 Ti. Daí que estava a questionar se um monitor 144Hz de 1080p para já é suficiente ou se por uma diferença mínima de valor conseguiria subir para um monitor de 165Hz a 1440p ou 1080p (e são estes pormenores que a mim me escapam porque percebo pouco).

Se a ideia é gastar 200 euros no monitor. Eu diria para ires para 1080p. Se quiseres dar os tais 360€ que disse então sim podes avançar para o de 2k.
 
Se a ideia é gastar 200 euros no monitor. Eu diria para ires para 1080p. Se quiseres dar os tais 360€ que disse então sim podes avançar para o de 2k.

Estava mesmo agora a escrever quando acabaste de submeter esta mensagem que vem precisamente por a "nú" a questão principal: orçamento.

Eu já extravazei o meu orçamento previsto precisamente para fazer uma boa build e não queria que na parte no monitor extravazasse ainda mais. Se for mais além no orçamento para o monitor já teria que cortar nas specs da torre. E sinceramente, entre torre e monitor, talvez prefira investir mais na torre e um dia mais tarde fazer upgrade no monitor, até porque economicamente será mais fácil um dia mais tarde fazê-lo no monitor do que nas componentes da torre. Digo eu... como isto anda, já nem existe garantia de nada...
 
Sim o monitor é sempre mais fácil de fazer upgrade. Além de que podes usar mais do que um monitor numa build, ou seja podes juntar um monitor novo à mesma build e continuar a usar o antigo
 
Se nunca tiveste um monitor com resolução superior, diria que é tranquilo ficares com o FHD e fazeres o upgrade mais tarde.
Se já experimentaste QHD/UHD e vais passar para FHD, vais sofrer bastante para te adaptares.
 
Olá pessoal!

Finalmente tive um tempito para ir a 2 lojas (tinha uma em vista mas pelo sim pelo não, fui a uma 2ª), sendo que 1 delas já me deu um orçamento.

A configuração que propus a ambas foi:

Processador: AMD Ryzen 5 5600X
Gráfica: RTX 3060 Ti
Cooler: Artic Freezer 34 eSports Duo
Board: Asus TUF Gaming B550M-Plus (Wifi)
RAM: Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600Mhz CL16*
Armazenamento: Kingston 1TB M.2 2280 A2000 3D TLC MVNe SSD*
Fonte: Qualquer Seasonic, Corsair, Bitfenix ou MSI de 650W 80 Plus Gold
Monitor: Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD
Caixa: Phanteks P360a*
Sistema Operativo: Windows 10 Pro 64 bits

No entanto a 1ª loja propôs-me 3 alterações:
*1ª alteração propuseram-me a caixa Midi Tower Gamer SLAYER RX25 Drake ARGB Aura Sync (a loja diz que não trabalha com a marca da caixa Phanteks e propuseram esta por ser a mais semelhante face à que propus);
*2ª alteração que me propuseram foi alterar a RAM que tinha na lista pela G.SKILL com 16GB (8GB x 2), DDR4, Velocidade 3600MHz, 2 x 288 UDIMM CL18, Alimentação 1.35V. Modelo Ripjaws V Black (disse-me que esta era um pouco + rápida);
*3ª alteração é em vez da Kingston de 1TB propuseram um SSD M.2 ADATA XPG GAMMIX S11 PRO PCIe Gen3 x4, 1TB, Formato M.2 2280, NAND Flash 3D TLC (disse-me que este tem taxas de transferência superiores).

A vosso ver, nestas 3 alterações, fico a perder? Mantém? Melhora? Estas 3 alterações será que fazem subir o preço de forma significativa face à minha configuração inicial? Agradeço feedback porque não tenho noção.

Tudo o resto conseguem manter a configuração.
 
Última edição:
Olá pessoal!

Finalmente tive um tempito para ir a 2 lojas (tinha uma em vista mas pelo sim pelo não, fui a uma 2ª), sendo que 1 delas já me deu um orçamento.

A configuração que propus a ambas foi:

Processador: AMD Ryzen 5 5600X
Gráfica: RTX 3060 Ti
Cooler: Artic Freezer 34 eSports Duo
Board: Asus TUF Gaming B550M-Plus (Wifi)
RAM: Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600Mhz CL16*
Armazenamento: Kingston 1TB M.2 2280 A2000 3D TLC MVNe SSD*
Fonte: Qualquer Seasonic, Corsair, Bitfenix ou MSI de 650W 80 Plus Gold
Monitor: Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD
Caixa: Phanteks P360a*
Sistema Operativo: Windows 10 Pro 64 bits

No entanto a 1ª loja propôs-me 3 alterações:
*1ª alteração propuseram-me a caixa Midi Tower Gamer SLAYER RX25 Drake ARGB Aura Sync (a loja diz que não trabalha com a marca da caixa Phanteks e propuseram esta por ser a mais semelhante face à que propus);
*2ª alteração que me propuseram foi alterar a RAM que tinha na lista pela G.SKILL com 16GB (8GB x 2), DDR4, Velocidade 3600MHz, 2 x 288 UDIMM CL18, Alimentação 1.35V. Modelo Ripjaws V Black (disse-me que esta era um pouco + rápida);
*3ª alteração é em vez da Kingston de 1TB propuseram um SSD M.2 ADATA XPG GAMMIX S11 PRO PCIe Gen3 x4, 1TB, Formato M.2 2280, NAND Flash 3D TLC (disse-me que este tem taxas de transferência superiores).

A vosso ver, nestas 3 alterações, fico a perder? Mantém? Melhora? Estas 3 alterações será que fazem subir o preço de forma significativa face à minha configuração inicial? Agradeço feedback porque não tenho noção.

Tudo o resto conseguem manter a configuração.
Todas essas alterações são para pior, então essa de dizer que 3600 cl18 é mais rápido que 3600 cl16 é de morrer 😂
Deve ser pelo número ser maior :joker:
 
Todas essas alterações são para pior, então essa de dizer que 3600 cl18 é mais rápido que 3600 cl16 é de morrer 😂
Deve ser pelo número ser maior :joker:

Pois... o problema é que ao nível da caixa ele disse-me que não consegue arranjar-me da marca que queria. O que aconselham a nível de caixa que seja semelhante (condições + valor) à Phanteks 360a?

A nível da RAM já suspeitava que fosse para pior (e nem sei se é compatível c/ um processador AMD). Mas a nível do disco também é para pior? Pensava que esta ADATA que ele me propôs era melhor que a Kingston. Vi umas reviews e o pessoal elogia sobretudo a velocidade deste disco.

Atenção que a RAM e o disco foram sugestões, pelo que entendi ele pode na mesma encomendar aquilo que eu quero.
 
Mas a nível do disco também é para pior? Pensava que esta ADATA que ele me propôs era melhor que a Kingston. Vi umas reviews e o pessoal elogia sobretudo a velocidade deste disco.
Boas, o Disco ADATA XPG GAMMIX S11 PRO é superior ao kingston a2000.

Pois... o problema é que ao nível da caixa ele disse-me que não consegue arranjar-me da marca que queria. O que aconselham a nível de caixa que seja semelhante (condições + valor) à Phanteks 360a?

A nivel de caixa tens a Fractal Design Meshify C Tempered Glass(preta ou branca) a 79.90 numa das lojas.
 
Pois... o problema é que ao nível da caixa ele disse-me que não consegue arranjar-me da marca que queria. O que aconselham a nível de caixa que seja semelhante (condições + valor) à Phanteks 360a?

A nível da RAM já suspeitava que fosse para pior (e nem sei se é compatível c/ um processador AMD). Mas a nível do disco também é para pior? Pensava que esta ADATA que ele me propôs era melhor que a Kingston. Vi umas reviews e o pessoal elogia sobretudo a velocidade deste disco.

Atenção que a RAM e o disco foram sugestões, pelo que entendi ele pode na mesma encomendar aquilo que eu quero.
A nível de caixa, podes tentar uma fractal design meshify C, ou uma MSI Forge 100R.

A ram não troques cl16 por cl18, força para que sejam 3600mhz cl16.

O SSD podes seguir com o que te foi sugerido pela loja sem problema.
 
Agradeço as sugestões/opiniões.

O objetivo era comprar uma caixa semelhante à Phanteks 360a (a nível de preço/condições/qualidade). Alguma ideia? Também convinha ter algum RGB, visto que nos componentes penso não ter muito RGB. @TheWolfVoice gostei da tua sugestão. :)

Quanto à RAM e ao disco, concordo plenamente convosco. Era a ideia que tinha. Vou aceitar a sugestão que me deram do disco mas vou pedir para manter a RAM Crucial Ballistix.

Configuração até agora:

Processador: AMD Ryzen 5 5600X
Gráfica: RTX 3060 Ti
Cooler: Artic Freezer 34 eSports Duo
Board: Asus TUF Gaming B550M-Plus (Wifi)
RAM: Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600Mhz CL16
Armazenamento: SSD ADATA XPG GAMMIX S11 PRO 1TB, M.2 2280
Fonte: Seasonic G12 GC Series de 650W 80 Plus Gold
Monitor: Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD
Caixa: a definir
Sistema Operativo: Windows 10 Pro 64 bits
 
Tradução: A loja não tem stock do que pretendes então quer vender o que tem, por isso mente a dizer que é melhor.
Agradeço as sugestões/opiniões.

O objetivo era comprar uma caixa semelhante à Phanteks 360a (a nível de preço/condições/qualidade). Alguma ideia? Também convinha ter algum RGB, visto que nos componentes penso não ter muito RGB. @TheWolfVoice gostei da tua sugestão. :)

Quanto à RAM e ao disco, concordo plenamente convosco. Era a ideia que tinha. Vou aceitar a sugestão que me deram do disco mas vou pedir para manter a RAM Crucial Ballistix.

Configuração até agora:

Processador: AMD Ryzen 5 5600X
Gráfica: RTX 3060 Ti
Cooler: Artic Freezer 34 eSports Duo
Board: Asus TUF Gaming B550M-Plus (Wifi)
RAM: Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600Mhz CL16
Armazenamento: SSD ADATA XPG GAMMIX S11 PRO 1TB, M.2 2280
Fonte: Seasonic G12 GC Series de 650W 80 Plus Gold
Monitor: Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD
Caixa: a definir
Sistema Operativo: Windows 10 Pro 64 bits
Pergunta na loja se tem o "Western Digital 1TB Black SN750 NVMe", esse da ADATA é melhor que o Kingston mas quase de certeza que vais pagar bem caro por ele, uns 40€ a mais sem necessidade quando ha melhores opções.
 
Olá pessoal!

Update da situação. Recebi hoje a proposta da 2ª loja.

Basicamente eles conseguem manter a minha configuração e sugeriram apenas 2 alterações:

1. Trocar o Cooler Artic Freezer 34 eSports Duo pelo Dissipador Nox Hummer H240 ARGB Watercooler;
2. Trocar o Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD pelo Monitor HP 25mx Gaming TN 24.5" FHD 16:9 144Hz FreeSync (está c/ valor da promoção Black Friday).

Que acham destas alterações? Pessoalmente, e não percebendo tanto destes assuntos, não trocava o cooler (o que vocês me aconselharam até é mais barato do que aquele que eles propõem) e relativamente ao monitor, visto baixar o valor do orçamento final, sou capaz de aceitar a sugestão. Tem mais brilho, é ligeiramente maior que o AOC e consume um pouco mais de energia que o AOC (mas consome menos se estiver em stand-by).

Por sua vez esta loja já me consegue adquirir a caixa Panteks 360a.

@dragonjm por quanto costuma ficar o disco Western Digital 1TB Black SN750 NVMe?
 
N
Olá pessoal!

Update da situação. Recebi hoje a proposta da 2ª loja.

Basicamente eles conseguem manter a minha configuração e sugeriram apenas 2 alterações:

1. Trocar o Cooler Artic Freezer 34 eSports Duo pelo Dissipador Nox Hummer H240 ARGB Watercooler;
2. Trocar o Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD pelo Monitor HP 25mx Gaming TN 24.5" FHD 16:9 144Hz FreeSync (está c/ valor da promoção Black Friday).

Que acham destas alterações? Pessoalmente, e não percebendo tanto destes assuntos, não trocava o cooler (o que vocês me aconselharam até é mais barato do que aquele que eles propõem) e relativamente ao monitor, visto baixar o valor do orçamento final, sou capaz de aceitar a sugestão. Tem mais brilho, é ligeiramente maior que o AOC e consume um pouco mais de energia que o AOC (mas consome menos se estiver em stand-by).

Por sua vez esta loja já me consegue adquirir a caixa Panteks 360a.

@dragonjm por quanto costuma ficar o disco Western Digital 1TB Black SN750 NVMe?
Nao troques o monitor, definitivamente, vais trocar de cavalo para burro, um é TN e outro é IPS.
TN em 2021 é que não.
Pergunto-me se não existe pessoal que realmente perceba disto a querer trabalhar nas lojas, é com cada banana.
O cooler nem sequer falo, é um mundo de diferença entre eles. O arctic sports duo é o melhor para a sua faixa de preço, por mais que exista alguma troca, nunca vai ser melhor.
 
Nao troques o monitor, definitivamente, vais trocar de cavalo para burro, um é TN e outro é IPS.
TN em 2021 é que não.
Pergunto-me se não existe pessoal que realmente perceba disto a querer trabalhar nas lojas, é com cada banana.
O cooler nem sequer falo, é um mundo de diferença entre eles. O arctic sports duo é o melhor para a sua faixa de preço, por mais que exista alguma troca, nunca vai ser melhor.

Não tinha reparado nesse pequeno grande pormenor... é TN e não IPS. Bom, com esta observação está tudo dito sobre o monitor. Fica fechado.

Diz-me só uma coisa... ando aqui também às voltas por causa do disco. Já foram abordadas aqui 3 ideias: o da Kingston, o da ADATA e o da Western Digital. Pelo que vi, numa olhada rápida, o da Kingston é mais económico. Compensa aqui pagar um pouco mais e ter um dos outros 2 ou o da Kingston serve e é completamente suficiente para a o meu caso?

Outra situação: a minha configuração tem pouco RGB? Uma memória RAM de 3600Mhz de CL17 é melhor do que uma de CL16?

Processador: AMD Ryzen 5 5600X
Gráfica: RTX 3060 Ti 8GB GDDR6
Cooler: Artic Freezer 34 eSports Duo
Board: Asus TUF Gaming B550M-Plus (Wifi)
RAM: Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600Mhz CL16
Armazenamento: a definir
Fonte: Seasonic G12 GC 650W 80+ Gold
Monitor: Monitor AOC 24" 24G2U 144Hz FHD
Caixa: Phanteks 360a
Sistema Operativo: Windows 10 Pro 64 bits
 
Última edição:
Back
Topo