Problema Pc morreu - Cpu power Related

kold_Zero

Power Member
Viva pessoal na passada quarta feira comprei uma caixa nova e depois de tirar tudo da antiga dar uma limpeza por alto do po dos componentes e montando tudo de volta o meu pc deixou de funcionar.

O meu pc é um Intel Core2 e a board uma asus p5q, ou seja não é propriamente recente.

Os sintomas são simples o pc liga fica 5 segundos ligado sem beeps sem imagem sem nada e depois desliga. Voltando ás vezes a ligar de novo e a desligar num ciclo infinito.

O diagnostico que fiz ate agora foi o seguinte: ja desliguei TUDO que estava ligado á board e mantive apenas:

Board
CPU
Fonte

A fonte não é pois ja testei outra.

Obviamente que ja cheguei a conclusao que ou é a board ou é o cpu. Agora a parte curiosa:
Se eu ligar apenas os 24 pinos da fonte á board e NÃO LIGAR os 8 pinos que alimentam o cpu, o pc n desliga, obviamente que nada acontece pq o processador não esta a funcionar mas o pc n desliga.
Se ligar os 8 pinos de alimentação do CPU o computador liga desliga, liga desliga.

Eu nao fiz nada que danificasse o cpu ou a board.. so tive a tirar um bocado de pó da ventoinha do cooler do processador... E não tenho como testar outro processador ou outra board..

Qual a vossa opiniao do que pode estar aqui a estragar as coisas?

Obg!
 
O diagnostico que fiz ate agora foi o seguinte: ja desliguei TUDO que estava ligado á board e mantive apenas:

Board
CPU
Fonte
nenhum PC arranca sem RAM...

e se não tens nenhuma gráfica metida não consegues ter imagem...(a não ser que seja gráfica onboard)
 
Última edição:
Também eu tenho, tinha um pc com uns 10anos que era para reparar e ligava, não fazia era nada, só da beep codes mas ligava

Eu também pensava que não era possível mas pelos vistos...
 
Obg pelas respostas!

Eu nem sequer tirei o processador da board.. apenas tirei a board da caixa antiga e metia na nova, massa termica tem.
Tb pensei que podesse haver qq tipo de contacto / curto circuito mas tb ja experimentei ligar com a board fora da caixa.. e nada.
O pc liga sem ram.

A unica coisa que está a fazer o pc desligar é quando ligo os 8 pinos de alimentação do cpu. O problema está aí. Agora n consigo entender é se o problema é da board ou do cpu.
Alias se eu ligar o pc sem o cpu e com tudo ligado as ventoinhas ligam todas etc e nao vai nada abaixo.

Alguma coisa esta errada com a alimentaçao do cpu... n sei é se devido a board ou ao cpu.. terei que descobrir da maneira mais dificil... $$$$
 
Que tal ligar a caixa antiga outra vez??
Pode ser que aconteça algum milagre...

Mas agora a sério...
Tem toda a lógica o que dizes.
No entanto se não removeste o cooler e por sua vez o cpu, não correste o risco de danificar algum pino do socket.
Portanto presumo que seja algum capacitor que já esteja num estado degradado, mas ainda não completamente avariado. E talvez durante a limpeza o tenhas danificado mais.

Vê se tens algum capacitor inchado na área periférica do cpu.
 
Que tal ligar a caixa antiga outra vez??
Pode ser que aconteça algum milagre...

Mas agora a sério...
Tem toda a lógica o que dizes.
No entanto se não removeste o cooler e por sua vez o cpu, não correste o risco de danificar algum pino do socket.
Portanto presumo que seja algum capacitor que já esteja num estado degradado, mas ainda não completamente avariado. E talvez durante a limpeza o tenhas danificado mais.

Vê se tens algum capacitor inchado na área periférica do cpu.

Estas a brincar mas já ponderei isso.. maldita hora em que decidi mudar de caixa.
Foi o que pensei se eu nem mexi no processador se o gajo ta ali "protegido" entre a board e o cooler não havia razoes para ele se danificar.. no entanto nao havia razoes para nada se danificar pq tive cuidado maximo com tudo em que mexi.
Mas la esta as coisas teem desgaste natural e pode simplesmente ter chegado o tempo da board partir..
Capacitador inchado vou analisar.

O processador é um Core 2 Duo e8500 e sim já testei uma fonte diferente.

Vou mexer mais um bocado naquilo a ver se consigo "perceber" mais alguma coisa mas começo a conformar-me com o facto que a board morreu por alguma razão....

Obg a todos pelo tempo dispendido a tentar ajudar.
 
Back
Topo