Problema Pc reinicia constantemente

afasdrak

Power Member
Boas,

Há uns meses que o meu PC começou a reiniciar do nada. Começou ocasionalmente até que passado uns dias já reinicia de 5 em 5 min. Depois de vários testes cheguei à conclusão que era do processador (mas acho que sem certeza a 100%). Troquei a pasta térmica e resultou até hoje (5 meses).

É normal passado este tempo a pasta térmica já não estar boa? Ou será mesmo problema do processador?
 
QQuais sao as tempereturas?

Cps
Tudo baixo. Tanto processador como gráfica. O processador já andei a monitorizar e anda pelos 50 quando desliga. Quando chego ao PC se for preciso estou 1h a jogar. A partir daí já começa a reiniciar de 5 em 5 min ou até às vezes ainda está a reiniciar e já começou a reiniciar novamente
 
Tudo baixo. Tanto processador como gráfica. O processador já andei a monitorizar e anda pelos 50 quando desliga. Quando chego ao PC se for preciso estou 1h a jogar. A partir daí já começa a reiniciar de 5 em 5 min ou até às vezes ainda está a reiniciar e já começou a reiniciar novamente
Faz reset à BIOS e não faças overclock à RAM, usa o pc assim a ver se acontece algo. Também podes tentar usar o comando "sfc /scannow" na linha de comandos a ver se encontra algum arquivo do sistema corrompido.
 
Boas,

Há uns meses que o meu PC começou a reiniciar do nada. Começou ocasionalmente até que passado uns dias já reinicia de 5 em 5 min. Depois de vários testes cheguei à conclusão que era do processador (mas acho que sem certeza a 100%). Troquei a pasta térmica e resultou até hoje (5 meses).

É normal passado este tempo a pasta térmica já não estar boa? Ou será mesmo problema do processador?

- 5 meses atrás estávamos em Janeiro com temperaturas mais baixas que agora.
- 50 graus depois de uma hora quer dizer que o dissipador foi bem instalado.
- Desde que a pasta térmica é aplicada nos cpu's, por pior que seja, nunca vi uma durar apenas 5 meses.
- Erros de sistema raramente tem padrão temporal idêntico, são muito mais random.

Eu faria o que o dragonjm te disse, load setup defaults no bios, e a seguir o que o DiogoAntunes sugeriu, ir a uma loja que não dê problemas de devoluções e trazer de lá uma fonte nova.

A probabilidade do problema ser fonte de alimentação é 20 para 1 em relação ao CPU


Sem acção não há solução, não lixes mais a cabeça.
 
Faz reset à BIOS e não faças overclock à RAM, usa o pc assim a ver se acontece algo. Também podes tentar usar o comando "sfc /scannow" na linha de comandos a ver se encontra algum arquivo do sistema corrompido.

Overclock nunca foi feito. Vou experimentar esse comando logo. Obrigado

- 5 meses atrás estávamos em Janeiro com temperaturas mais baixas que agora.
- 50 graus depois de uma hora quer dizer que o dissipador foi bem instalado.
- Desde que a pasta térmica é aplicada nos cpu's, por pior que seja, nunca vi uma durar apenas 5 meses.
- Erros de sistema raramente tem padrão temporal idêntico, são muito mais random.

Eu faria o que o dragonjm te disse, load setup defaults no bios, e a seguir o que o DiogoAntunes sugeriu, ir a uma loja que não dê problemas de devoluções e trazer de lá uma fonte nova.

A probabilidade do problema ser fonte de alimentação é 20 para 1 em relação ao CPU


Sem acção não há solução, não lixes mais a cabeça.

Foi um primo que aplicou a pasta térmica, quando falei com ele há uns dias sobre isto voltar acontecer disse que achava estranho mas também que a pasta que lá tinha poder não estar nas melhores condições.

A fonte à partida arranjo uma para testar. Mas não será coincidência ter trocado a pasta e o PC ter ficado bom durante estes meses? A fonte pode deixar de funcionar, voltar a funcionar e deixar outra vez?

Qual é o cpu já agora?

É um ryzen 5 qualquer coisa, não me lembro. O processor tem uns 4 anos.
 
Só se a massa térmica tenha componentes condutivas e tenha sido aplicada em demasiado e tenha escorrido para fora do cooler.

Eu tive um pc que reiniciava a toa, descobri que o encaixe do cooler tinha defeito e assim que posto na vertical reiniciava...
 
Troquei a pasta térmica, voltou acontecer. Mas logo na primeira vez que reiniciou (aliás nem reiniciou porque ficou tudo preto) o dissipador começou a fazer muito barulho e apareceu uma luz branca na board no led do CPU. Deppis fiz reset à bios e corri o comando no cmd mas voltou acontecer.

Temperaturas todos boas.
 
Não poderá ser os sensores da board meios marados que indicam temperaturas baixas mas na realidade estão altas e obriga o sistema a reiniciar/desligar?
 
Má aplicação da pasta térmica só faz PC reiniciar caso seja pasta condutiva. A maioria das pastas no mercado não o são e a colocação em excesso apenas resultaria em má performance. Pode ser o caso, mas acho que não.
Talvez esteja relacionado com a configuração da memória RAM, Ryzens são muito "esquisitos" com RAM. Verifica a voltagem do SOC na BIOS, deve estar por volta dos 1.1v .
O problema também pode ser da fonte de alimentação, se for de qualidade fraca ou não estiver nas melhores condições causaria instabilidade. Boa sorte.
 
Não poderá ser os sensores da board meios marados que indicam temperaturas baixas mas na realidade estão altas e obriga o sistema a reiniciar/desligar?

Já nem sei. Já experimentei ter o PC ligado só no Windows, sem nada a correr e mesmo assim também reiniciou ao fim de um tempo.
 
Má aplicação da pasta térmica só faz PC reiniciar caso seja pasta condutiva. A maioria das pastas no mercado não o são e a colocação em excesso apenas resultaria em má performance. Pode ser o caso, mas acho que não.
Talvez esteja relacionado com a configuração da memória RAM, Ryzens são muito "esquisitos" com RAM. Verifica a voltagem do SOC na BIOS, deve estar por volta dos 1.1v .
O problema também pode ser da fonte de alimentação, se for de qualidade fraca ou não estiver nas melhores condições causaria instabilidade. Boa sorte.
RAM nunca foi mexida desde que tenho o PC. Nunca andei a inventar com voltagens porque não percebo nada disso. Vou fazer testes com a RAM, depois testo a fonte.
 
Sobre a pasta térmica, faz bastante diferença, se bem aplicada e a qualidade.
Andei uns bons tempos com temperaturas 35-42º a pensar que era normal.
Troquei a pouco por Artic mx4 e tenho 28-30º, apenas com o navegador internet ativo.
(a que estava era da noctua e já estava ressequida)
 
Acho que agora morreu de vez. Já não arranca. Tem a luz ez debug do cpu acesa e não passa disto. Só falta testar fonte.

Experimentei ligar o PC sem o cabo do cpu ligado na board e com ou sem cabo o comportamento é o mesmo. Dissipador a fazer muito barulho e não avança. Sem cabo era de esperar mas com cabo fazer o mesmo será que posso concluir que foi o processador que pifou?
 
Acho que agora morreu de vez. Já não arranca. Tem a luz ez debug do cpu acesa e não passa disto. Só falta testar fonte.

Experimentei ligar o PC sem o cabo do cpu ligado na board e com ou sem cabo o comportamento é o mesmo. Dissipador a fazer muito barulho e não avança. Sem cabo era de esperar mas com cabo fazer o mesmo será que posso concluir que foi o processador que pifou?
O do meu irmão teve o mesmo sintoma, cpu nas coves.
 
Eu não sei se tambem não tenho problemas na RAM. Há uns tempos aparecia me uma mensagem a dizer que o sistema tinha mudado, quando fui a ver só estava a detectar uma RAM. Lá tirei e pus e voltou a dar.

Agora o PC lá ligou mas só com uma RAM. Voltou a reiniciar e a dar a mensagem de mudança do sistema, vou a ver e já detectou as duas Rams outra vez sem eu mexer

Edit1
Com dúvidas entre cpu e ram é provável que seja board não é?

Edit2
Agora não liga porque tem a luz ez debug na RAM.
 
Última edição:
Back
Topo