Problema PC vai abaixo 2 segundos depois de iniciar

Também tenho tido problemas com uma MSI B450M PRO VDH MAX. Começaram após o update KB4577671. Resolvi desisntalando o mesmo. Aguentou-se umas semanas, até reiniciar o pc por causa de outros updates. Começaram os blue screens constantes. E não me aparece o tal KB para desinstalar.

Instalado tudo de raíz e drivers actualizados, aguenta-se melhor. Não dava blue screen, mas encrava.

Esta semana, estou em testes. Retirei um dos dimms, e, até ver, ainda não voltou a acontecer. Nos próximos dias, vou colocar o outro dimm, para ver se volta a acontecer.

Blue screens com problemas de RAM nunca tive, tirando este problema de boot o PC funciona bem, jogos e programas sem nenhum crash, CPU em stress test nao passa do 70º, em idle fica nos 27-30º.

Essa coisa de estar a desinstalar programas que vêm com o Windows pode causar instabilidade geral, não o aconselho a fazer!!! E, depois, esses programas incomodam assim tanto?

Vou formatar amanha novamente sem desinstalar apps para testar.
 
isso é quase de certeza problemas de RAM.
Se tens OC nas RAMS mete a velocidade normal...se tiveres XMP ativo desliga... se mesmo assim continuares com erros experimenta a ligar o PC com um stick de cada vez
 
Bem, pelo que dizes correr o scannow resolveu o problema da primeira vez, se o problema se repetiu parece-me mais que o SSD/HDD onde tens os sistema instalado pode estar com algum problema e corrompe os ficheiros.
 
CD.jpg


O HDD também está saudavel.
Quanto à RAM, sim estão em OC a 3200mhz. Apenas meti on onde diz XMP na BIOS e ficaram a 3200.
 
RAM - Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB) DDR4 3200MHz C16
Acabei de me lembrar que estas memórias têm uma incompatibilidade qualquer com sistemas Ryzen, nunca se sabe se poderá se isso.

"Corsair Vengeance RAM has a history of NOT running at the full rated speeds on Ryzen systems."

"Apparently some LPX kits are suitable for AMD use, but Corsair doesn't really mark them specifically as such on the packaging.
There is some information on their website, but the key thing to look for, is a Z in the model name, such as CMK16GX4M2Z5000C18.
That means the kit should work with AMD. If you get a kit without the Z in the model name, it might not work."

Mete aí o nome do modelo da RAM.
 
Última edição:
Acabei de me lembrar que estas memórias têm uma incompatibilidade qualquer com sistemas Ryzen, nunca se sabe se poderá se isso.

"Corsair Vengeance RAM has a history of NOT running at the full rated speeds on Ryzen systems."

"Apparently some LPX kits are suitable for AMD use, but Corsair doesn't really mark them specifically as such on the packaging.
There is some information on their website, but the key thing to look for, is a Z in the model name, such as CMK16GX4M2Z5000C18.
That means the kit should work with AMD. If you get a kit without the Z in the model name, it might not work."

Mete aí o nome do modelo da RAM.

Foram compradas na amazon.de diz Item model number CMK16GX4M2B3200C16

Vou desligar o oc nos proximos dias a ver se volta a acontecer. Mas elas funcionam bem em jogos em oc, aparece que o memory clock da vega 11 (graficos integrados) estão a 1600Mhz (dual channel). Essas memorias e modelo especifico tem mais de 35000 ratings de pessoas que compraram, sem contar com as pessoas que nem deram rating como eu, e é dos produtos com melhor classificaçao, se fosse disso nao era de esperar que desse mal nos outros PCs com AMD, que deve ser a grande maioria?
As más reviews que vejo la sao sobre blue screens, erros detectados no memtest e instabilidades em jogos.
 
Última edição:
Essas memorias e modelo especifico tem mais de 35000 ratings de pessoas que compraram, sem contar com as pessoas que nem deram rating como eu, e é dos produtos com melhor classificaçao, se fosse disso nao era de esperar que desse mal nos outros PCs com AMD, que deve ser a grande maioria?
Sim, o que é dito no meu post não quer dizer que as memórias não funcionam, apenas que 'podem' não funcionar. Se as tuas funcionam a 3200MHz então, como o @DiogoAntunes disse, é uma questão de subires um pouco a tensão nas RAM's até acertares com o valor certo.
 
O que falo nao e a voltagem da memoria, na Intel tens de mexer do System Agente e VCCSA , nos Ryzen nao faco idea sinceramente como ajusta a voltagem do controlador memoria do CPU
 
Tive o mesmo problema que tu, com o sistema que tenho no meu perfil (a board também é uma MSI B450).

Na bios, em vez de simplesmente activares o XMP no botão, vai mesmo às definições avançadas e escolhe tu manualmente o perfil de 3200MHz.
 
O problema parece mesmo ser do OC da RAM, nestes ultimos dias liguei o PC umas 3x por dia com o OC desligado e nunca se desligou no boot.

Tive o mesmo problema que tu, com o sistema que tenho no meu perfil (a board também é uma MSI B450).

Na bios, em vez de simplesmente activares o XMP no botão, vai mesmo às definições avançadas e escolhe tu manualmente o perfil de 3200MHz.
Obrigado, vou testar isso.
 
Última edição:
Faz uma coisa, se quiseres testar o XMP que aconteceu comigo numa B550-F, quando tinha as RAMs no DIMM_A1 não dava post em XMP e desligava logo. Tenta trocar os Slots da RAM (se tens 1-3 passa para 2-4 se tiveres 2-4 passa para 1-3)
 
Nunca mais me lembrei de te enviar a imagem que me pediste... No meu caso, eu apenas fiz isso que te disse. No teu caso se calhar precisas de alterar manualmente a voltagem das memórias. Se calhar a voltagem definida nesse perfil não é suficiente.

Se bem que este utilizador aqui no Reddit, parece que apenas escolheu o perfil 2 e não alterou mais nada. Ele tem exactamente a mesma RAM que tu e board parecida (Titanium em vez de MAX). Que versão da BIOS tens?
 
Nunca mais me lembrei de te enviar a imagem que me pediste... No meu caso, eu apenas fiz isso que te disse. No teu caso se calhar precisas de alterar manualmente a voltagem das memórias. Se calhar a voltagem definida nesse perfil não é suficiente.

Se bem que este utilizador aqui no Reddit, parece que apenas escolheu o perfil 2 e não alterou mais nada. Ele tem exactamente a mesma RAM que tu e board parecida (Titanium em vez de MAX). Que versão da BIOS tens?

Version 7B89v28 de Junho. Ainda bem que perguntaste porque tem la outra mais recente que saiu ha 2 dias atras, vou tentar o perfil 2 e fazer update da BIOS. Em relação à voltagem acho que está 1.35 ou 1.36 algo por ai.
 
Isto está relacionado com o treino de memorias não é? O PC treina as memorias sempre que é ligado a frio certo?

Talvez as memórias que tens não estão no QVL. A MB não consegue detetar corretamente os settings a usar e quando arranca dá erro.
A forma é meter cada setting à mão e testar.
Usa o Ryzen memory calculator para te guiares.
 
Pois, as minhas também não estavam. Mas no meu caso bastou-me escolher manualmente o perfil das minhas (DDR4-3600 16-19-19-39) na opção "Memory Try It !".

No meu caso, acho que as memórias até têm voltagem a mais do que o necessário, a BIOS indica 1.428V. No site do fabricante das minhas memórias, tem indicação de que foram testadas a 1.35V.
Mas confesso que não sei ao certo onde alterar a voltagem...

No teu caso, tens de descolher o perfil DDR4-3200 16-18-18-18-36.

aZ3Awih.jpeg
 
Última edição:
Back
Topo