Pentium D 915/D 925

blastarr

Power Member
Prossegue o plano para inundar o mercado com versões "el-cheapo" dos dual-core baseados no Pentium 4, com vista a dar lugar para o "Conroe" no high-end daqui a 3/4 meses.

Estes vão substituir o Pentium D 805, e as specs parecem-me bem interessantes, se o preço esiver no mesmo nível:

- 65nm
- 2MB L2 por core (4MB total)
- 64bit (EM64T)
- eXecute Disable bit -XD- (na AMD chama-se NX bit)
- 800mhz FSB
- 2.8 a 3.0 Ghz
- Sem VT (virtualização assistida)

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20060420023749.html


Se isto continua assim, no verão o Pentium EE 965 já está ao preço da chuva :D
 
Se isso custar os 150€ despacho o meu 148 com uma granda pinta... As BH-5 ficam pra recordação...

Isso parece-me exactamente um 920D... Alguma coisa k me esteja a escapar ?

FSB talvez ?
 
God_Lx disse:
Se isso custar os 150€ despacho o meu 148 com uma granda pinta... As BH-5 ficam pra recordação...

Isso parece-me exactamente um 920D... Alguma coisa k me esteja a escapar ?

FSB talvez ?

Não possuem VT (Vanderpool Technology, para ajudar na virtualização, etc).
De resto, 100% idênticos aos outros 9xx.
 
God_Lx disse:
Hmm, e isso é minimamente importante ? Nunca vi ninguém referir isso como se fosse grande coisa lol...

Porque o VMware aínda não usa essa tecnologia (só há uma versão de demonstração que esteve na IDF Spring'06).
Nos Mac's há um software chamado Parallels que tira partido do VT, para permitir ter velocidade quase real numa Virtual Machine do XP, por exemplo.
Basicamente, num software desse tipo, é possível atribuir um core para o host OS, e outro para o guest OS, é isso.
 
Bem isso era interessante... Um core para o 3DMark05 e outro para o 03... Ooops, as gráficas ainda n fazem isso, portanto who cares ? :P

Realmente é uma tecnologia interessante... Mas atrevo-me a dizer k 80% dos users deste forum k compram dual-cores nunca vão usar isso...
 
a intel (atrevo-me a dizer isto) está a ser terrivelmente inteligente visto que, preparando o mercado entusiasta com estes maravilhosos cpu dual-core baratos e altamente overclockables permite que a malta se atreva a largar uma nota para agarrar o Conroe que será tão overclockable e ainda mais poderoso!!

ui já tou a ver mto OC'er a mudar para o lado negro da força!!! cpu's sem cold bug e limitados apenas pelas boards em termos de OC vai resultar em:

N boards v-modded
subida das vendas da Intel
biased amd boys nas ruas da amargura...
 
foi pena terem capado a vitualização... era uma caracteristica interessante para os low price.
mas devem ter cortado isso, para se defenderem. o 805 é realmente fraquito. assim fica realmente bem mais atraente. mesmo que fique ligeiramente mais caro que o 805 (<200€) acho que ainda era interessante.
isto, falando do 915...


pena que os 65nm, não andarem a dar grandes frutos a nivel de OC, isto, é a minha opinião, claro.
so interessante para a malta do phase change.
mas, é legitimo esperar resultados ao nivel do 920.

é bonito ver dual core para as massas (agora dual core decente). isto é de uma agressividade comercial brutal. so a intel pode fazer coisas destas.
 
nem mais...daqui a pouco o "simples" computador da vobis ou worten é um dual core. É realmente muita fruta ter massas de um DC como existe para um simples celeron ou semptron.8o
 
eu cada vez que vejo na net a malta nos foruns a falar destes Intel faz-me pensar em quanto o meu AMD64 3000+ SKT 754 está "velhinho"...
 
Koncaman disse:
mas devem ter cortado isso, para se defenderem. o 805 é realmente fraquito. assim fica realmente bem mais atraente. mesmo que fique ligeiramente mais caro que o 805 (<200€)

Porque é que dizes que o 805 é fraquito? Tem falado bastante bem dele por causa da facilidade de overclock. mesmo com overclock nao é interessante pelo preço? :P
 
digamos que é muito limitativo.
tipo, é interessante poderes chegar a uma loja e pagares cerca de 300€ por um 3800+, sabendo que estas a comprar praticamente a mesma cisa que se comprasses um 4600+, com a diferença deste ultimo ser substancialmente mais caro.
no caso do 805, não. digamos que é um CPU "orfão", tem o FSB estrangulado, tem menos cache que a restante familia, e não tem uma serie de tecnologias (esta tudo no site da intel, é so comparar, e procurar)
ora, por mais 100€ tens um CPU bastante melhor: o 920d, que, na minha opinião, vale muito mais o que custa, e ja esta integrado numa linhagem, e limita-se a ser o CPU com menos frequencia dessa familia. aqui o Overclock vale a pena, pois faz um gajo poupar dinheiro, sem perder nada em desempenho (fazendo OC, claro)

agora, este 915 vem fazer realmente aquilo que o 805 não faz. oferecer tecnologia realmente interessante, ao preço do 805. ;)
 
O 805d aguenta 800fsb! Acho que tem os multis mais baixos usáveis , por exemplo é possível 18x200= 3.8ghz , mas vou ter uma board Gigabyte 975X express na segunda feira para tirar isto a limpo . Quem quiser alguma GI975X mande PM .
 
Os multis mais baixos não devem ser usáveis oumble2, a Intel é mt esquisita com isso... Mas sim se overclockar bem até suporta os 800 de FSB...

Boa sorte para o teu ;)
 
e até é capaz de aguentar mais que 800... mas, e então? isso resolve os problemas dele?
não, resolve um problema: o fsb baixo... ou melhor, parece que resolve.
o aumento consequente da frequencia do CPU fazem com que o fsb fique estrangulado na mesma.
ainda por cima se existem restrições a nivel de multiplicador (especialmente multiplicadores baixos, que seria o que interessava para atenuar isto)...
 
Eu não sei como isso está agora mas o ultimo que experimentei já foi há uns tempos e dava para escolher o multi default e um qquer mais baixo, nos EE tão todos disponiveis, mas quem tem que se chegue à frente e esclareça.
 
M4TR4 disse:
tenho um 920d e o multi esta bloqueado nao passa dos 14.
ta a 1260

E nos modelos acima não sabes se dá para usar o multi do teu?

É que na altura que mexi nisso foi num 650 e dava para usar o multi do 630, o do 640 já não dava.
 
Back
Topo