Pequena grande duvida.

.Jb.

Power Member
Eis a questão, eu tenho um Amd Semprom 2800+, 1.60GHz 512Mb Ram, e ele já ha mais de um mes k de vez em kd se desliga sozinho, sendo ultimamente mais frequente. Isto acontece principalmente so kd jogo CSS, eu ja pensei k fosse da placa grafica mas ja a testei noutro pc e esta a funcionar bem. Agr eu reparei k a temperatura do meu CPu está a 60º :| eu n tenho bem a noção das temperaturs normais mas julgo k esta n deve de ser mt normal... A fan do cpu esta a 3469/3541 Rpm e a do chassis esta a 2575/2615 Rpm. O pc tem uma função de segurança k se desliga sozinho kd atinge grandes temperaturas, temperaturas fora do normal.. Será isso ??? o k posso faxer pra diminuir a temperatura do pc?? comprar mais Fan's?
 
Verificar a situação da dissipação do calor produzido pelo CPU:

- Limpar o pó da ventoinha e dissipador;

- Mudar a interface térmica entre o CPU e o dissipador (pasta térmica).

Claro que umas ventoinhas extra à frente e atrás também ajudam, mas normalmente começa-se por aqui ;)
 
O pó ja o limpei .. estive h'a umas horas a tratar disso e estva apenas c um pouco de pó. Bastante pouco aliás.. Apasta térmica eu ja pensei em fazer isso mas além de n a ter sei k é preciso bastante cuidado ao o fazer e tenho algum receio.
 
O pó ja o limpei .. estive h'a umas horas a tratar disso e estva apenas c um pouco de pó. Bastante pouco aliás.. Apasta térmica eu ja pensei em fazer isso mas além de n a ter sei k é preciso bastante cuidado ao o fazer e tenho algum receio.

o uniko cuidado k tens k ter é em ñ esmagar o processador, isso é facil, mas quando tirares e coller faz isso com tempo, k é para fikar bem feito
 
Olá!

Também tenho um Semprom 2800, e hoje por exemplo esteve um dia de calor infernal, cerca de 40ºC na rua, e o meu processador estava nos 52 ºC, a bombar vai aos 57 ºC, mas isto só acontece nestes dias. Num dia normal de 25 ºC , consigo mantê-lo a 43 - 45 ºC.

Em relação à pasta térmica uso Artic Silver 5 e a aplicação é bastante fácil! Só tens de ter cuidado para não abusar, pois basta (e é aconselhável !) uma camada muito fina.

http://www.arcticsilver.com/arctic_silver_instructions.htm

Cumprimentos!
 
Ok obrigado pela dica.. Quer dizer entao k o facto de ele se reiniciar sem avisos kd o ponho a bombar é da temperatura mesmo?
 
Verificar a situação da dissipação do calor produzido pelo CPU:

- Limpar o pó da ventoinha e dissipador;

- Mudar a interface térmica entre o CPU e o dissipador (pasta térmica).

Claro que umas ventoinhas extra à frente e atrás também ajudam, mas normalmente começa-se por aqui ;)


Se optares por colocar essas ventoinhas q o WindWalker te recomendou n te esqueças q a da frente deve puxar ar para dentro do PC e a de trás deve mandá-lo para fora da mesma.

Normalmente nas ventoinhas existe uma seta q indica a direcção do ar, senão é apenas uma questão de verificares para q lado roda e qual a posição das pás.
 
Ok obrigado pela dica.. Quer dizer entao k o facto de ele se reiniciar sem avisos kd o ponho a bombar é da temperatura mesmo?

Apesar da temperatura q indicas n ser demasiado elevada, tb n é muito normal, pelo q me parece q deves resolver essa questão em 1º lugar.
Mas poderá haver + qq coisa...
 
Pois é k devido a o Pc se desligar tanta vez (é k se torna mesmo insuportante) ontem apareceu-me ja um blue Screen.. O k me leva a crer k o facto de ele se reiniciar sem aviso e deixar tudo o k estava a correr a meio me tenha danificado algo no Pc mais concretamente o disco pois este anda a fazer agr uns barulhos esquezitos (mas isto so de ha 2 dias pra ca e este facto(reiniciar-se solo) ja vem de ha 1 mes)
 
Há outros elementos q poderão estar tb na origem dos reboots: memórias, fonte de alimentação e motherboard.
Se puderes fazer alguns testes...

Se tiveres 2 módulos de RAM podes por o PC a trabalhar só com 1 e ao fim de 1 tempo (podem ser dias) com o outro;
Se arranjares outra fonte (q saibas q está ok), usa-a durante algum tempo no lugar da tua;
A motherboard é q é + difícil testar... Por isso é q tb é deixada para o fim, pq se n for de nenhum dos outros elementos é ela a "culpada".
 
Há outros elementos q poderão estar tb na origem dos reboots: memórias, fonte de alimentação e motherboard.
Se puderes fazer alguns testes...

Se tiveres 2 módulos de RAM podes por o PC a trabalhar só com 1 e ao fim de 1 tempo (podem ser dias) com o outro;
Se arranjares outra fonte (q saibas q está ok), usa-a durante algum tempo no lugar da tua;
A motherboard é q é + difícil testar... Por isso é q tb é deixada para o fim, pq se n for de nenhum dos outros elementos é ela a "culpada".

Pois..mas a maior parte é mesmo da temperautra...vai-se tirando as hipoteses...tenta ver q temps tens no cpu...tenta depois com outra fonte de alimentação a ver se da em alguma coisa..

cumps
 
Ok eu vou tentar testar esses componentes na empresa onde estagio pois eu n tenho os necessarios meios pra o faxer em casa. Obrigado pelas dicas eu postarei depois os resultados pois podem ajudar alguem no futuro tb.

Abraço e mt obrigado!
 
saca este pequeno programa (S&M ) e poe-no a correr.

se tiveres problemas de estabilidade dos componentes, ele acusa, e podes sempre dar uma vista de olhos na temperatura. As temperaturas mais altas que o meu PC atinge, é a correr este programa.
 
Ok .. Digam-me uma coisa.. eu sempre que ponho a correr o SmartGuardian ele esta constantemente a piscar onde aparece o nome dele.. Esta la o icone verde a dizer SIS e alterna com uma mao do genero Stop de fundo Vermelho sempre a piscar.. Eu n sei se é mesmo assim porque desde k o instalei k ele esta sempre assim nunca o vi de outra maneira.
 
Hum, eu também tenho um sempy 2800+ com 1gb de ram e uma board da MSI e está sempre a rullar a 30º nestes dias de calor!
E a caixa nem tem mto bom airflow ainda por cima não medi as temps por software medias pelo controlador da Lian-li!
Gosto muito dos Sempy´s são uns bons pcs ;)
Cumpz ;)
 
Back
Topo