Porque é que insistem em ter troféus e achievements ligados à dificuldade?

Bugu1990

Power Member
Boas,

Eu não sou obsecado por troféus nem procuro ser um completionist.
Mas se há coisa que me chateia é quando os jogos têm troféus que se obtém por completar o jogo na dificuldade máxima!
Eu gosto muito de jogar jogos de vídeo numa óptica de lazer e não de jogar para ter um desafio sobre-humano de superação que na maioria dos casos se iria traduzir em frustração, crises de nervos e abandono da vontade de jogar.

É chato quando se gosta muito de um jogo, se passam horas a jogar e se vão procurar todos os segredos e collectibles mas depois não se consegue a platina porque falta fazer uma playtrough inteira no nightmare mode ou afins...

Que pensam disto?

Cumprimentos
 
Acho que os achievements são uma ravina perigosa para quem gosta de ter os 100%. Eu não me oponho, porque cada developer deve determinar o que quer para isto. Mas acho que há formas mais interessantes de os organizar.
A questão é que há devs que acham que só deves ter 100% se fores REALMENTE dedicado, e aí as dificuldades máximas fazem sentido, porque só alguém que conhece o jogo de forma profunda o consegue completar na forma mais difícil.

Se acho bom desenho de forma geral? Depende do objectivo que vês nos achievements. São medições do teu conhecimento do jogo? São medições do que queres que alguém faça no seu ponto mais dedicado? São apenas objectivos extra que queres que todos atinjam? Que só alguns atinjam?
De forma geral, eu sinto que são vistos como objectivos extra para os jogadores mais dedicados, e uma vez mais, fazem sentido mexer nas dificuldades mais elevadas por esse prisma. São esses jogadores que vão ter interesse em completar tudo, e levar o jogo ao extremo. São coisas desenhadas para eles.

Para não falar que aquela ideia de orgulho por meteres a 100% só existe se forem poucos os que conseguem lá chegar... É uma forma de competição. Se todos chegam lá, não há competição.
 
Eu não sou obsecado por troféus nem procuro ser um completionist.

Se não és obcecado, porque te importa assim tanto conseguir os 100%?

Eu gosto muito de jogar jogos de vídeo numa óptica de lazer e não de jogar para ter um desafio

Mais uma vez, se jogas pelo lazer e não pelo desafio, porque te importas tanto com um desafio? platinar um jogo é um desafio, porventura o maior deles todos.

Das duas uma, ou realmente gostas de desafios e por isso é que queres os achievements, ou se não gostas para quê te ralares?
Se realmente gostas dum jogo, devias jogar pelo prazer de o jogar, de procurar os segredos e assim, independentemente de aparecer que fizeste um achievment X.
 
Das duas uma, ou realmente gostas de desafios e por isso é que queres os achievements, ou se não gostas para quê te ralares?
Se realmente gostas dum jogo, devias jogar pelo prazer de o jogar, de procurar os segredos e assim, independentemente de aparecer que fizeste um achievment X.

Só queria tocar nisto por uma razão: o uso de achievements pode cumprir vários objectivos, inclusive como uma espécie de benchmark do ponto do jogo onde estás. Podes usar os achievements para premiares um jogador pelo que quiseres. Apesar de maioritariamente teres lá coisas para os hunters, nem sempre é, ou tem de ser, assim.
 
Penso que a malta acha os 100% demasiado seriouz buzinezz. Não é que eu não tenha pancas,eu tenho(gosto de pelo menos sacar metade dos achievements base de um jogo,para sentir que tenho uma métrica sólida de aproveitamento do jogo para lá do número de playthroughs e horas jogadas),mas tudo tem limites. Felizmente estou a deixar isso para trás nos exclusivos da Sony que tenho jogado(na Uncharted Collection e Uncharted 4 não me chateei com nada para lá de alguns trophies de armas e mesmo assim). É na Xbox que a minha panca dos 50% mantém-se.
 
Última edição:
A questão é que penso que os jogos no set de troféus principal não deviam ter esses troféus de dificuldade extrema.
Por exemplo o horizon tem o troféu de complete the game in ultra hard difficulty num set separado que não conta para a platina.
E no set principal estão muitos troféus e interessantes. Obriga a jogar muito o jogo, a explorar, a descobrir, a experimentar mas não impinge a frustração da dificuldade máxima.

Outra coisa que não concordo são jogos maioritariamente single player que depois têm troféus da componente multi-player no set principal.
 
Vou dar o exemplo do jogo do momento o RDR2 tem uma lista de troféus q te obriga a fazer 100% do jogo levando talvez meses a completar, talvez o gajo q anda a fazer platinas a toa só para manter o "ranking" prefere "perder" horas a jogar jogos da "treta" e talvez os melhores jogos passam ao lado pq se perde MT tempo, sinceramente é parvoíce.

Prefiro jogar pelo prazer disso e hoje em dia pela vida q um gajo leva o tempo é escasso.
 
posso responder em forma de meme?
Incredibles+i+hope+the+incredibles+2+can+make+another+golden_0a7b01_6549546.jpg


Se for fácil e todos os tiverem então não é um troféu.
Se não te preocupas com isso que importa?
Se tem importas então que seja difícil.
 
sinceramente não percebo, não lhe interessa a situação, contudo veio abrir um topico, o que na realidade só veio demonstrar precisamente o contrario...

como é evidente existe vários níveis de dificuldade e como recompensa prémios associados a esses níveis, dai dar mais entusiasmo a quem joga e se esforça para atingir o objectivo e depois é recompensado...

agora para alguém que diz não estar muito interessado neste ponto, não sei qual foi a finalidade deste topico, era para ver se havia mais gente que concordasse com a tua ideologia, então já deu para ver que não deu em nada...
 
A questão é que penso que os jogos no set de troféus principal não deviam ter esses troféus de dificuldade extrema.
Por exemplo o horizon tem o troféu de complete the game in ultra hard difficulty num set separado que não conta para a platina.
E no set principal estão muitos troféus e interessantes. Obriga a jogar muito o jogo, a explorar, a descobrir, a experimentar mas não impinge a frustração da dificuldade máxima.

Outra coisa que não concordo são jogos maioritariamente single player que depois têm troféus da componente multi-player no set principal.

Se és tão adepto de listas separadas,nunca mudes para a Xbox então. Isso não existe com os achievements.
 
Não sou caça troféus, longe disso, mas confesso que muitas vezes "afasto-me do caminho" para ganhar alguns. Infelizmente o tempo para jogar não é muito e só conto com 3 platinas, mas acho que os troféus relacionados com a dificuldade fazem todo o sentido. Quem não gosta ou não tem tempo para dedicar ao jogo (o meu caso) simplesmente ignora. O jogo não perde a diversão por isso. Já os troféus ligados a multiplayer em jogos em que o foco é o single player, como é o caso dos "antigos" ACs e os Watch Dogs chateiam-me imenso. Uma pessoa até pode dominar o jogo mas se não tem plus pode esquecer a platina. Tenho para aí uns 4 jogos em que só me falta mesmo os troféus multiplayer. Sei que não perdi a diversão por isso mas tendo em conta que fiz todos os troféus offline acho injusto. Mas percebo... É um truque para "forçar" as subscrições do online...
 
Não sou caça troféus, longe disso, mas confesso que muitas vezes "afasto-me do caminho" para ganhar alguns. Infelizmente o tempo para jogar não é muito e só conto com 3 platinas, mas acho que os troféus relacionados com a dificuldade fazem todo o sentido. Quem não gosta ou não tem tempo para dedicar ao jogo (o meu caso) simplesmente ignora. O jogo não perde a diversão por isso. Já os troféus ligados a multiplayer em jogos em que o foco é o single player, como é o caso dos "antigos" ACs e os Watch Dogs chateiam-me imenso. Uma pessoa até pode dominar o jogo mas se não tem plus pode esquecer a platina. Tenho para aí uns 4 jogos em que só me falta mesmo os troféus multiplayer. Sei que não perdi a diversão por isso mas tendo em conta que fiz todos os troféus offline acho injusto. Mas percebo... É um truque para "forçar" as subscrições do online...
Nem mais.
Eu como simplesmente não gosto de multi-player e não há ainda nenhum jogo que me cative para isso, nem tenho plus.
Depois por exemplo o tomb Raider 2013 foi um jogo que eu adorei.
Fiz 2 playtroughs, explorei tudo, descobri os segredos todos e no jogo em si tenho 100%.
Mas como há troféus de multi-player não fiquei com os troféus todos e isso chateia porque foi um jogo que eu gostei muito.

Quando digo que não sou o caça troféus é isso.
Não vou estar a jogar horas a fio um jogo que não me diz nada só para ter troféus.
Mas quando há um jogo que realmente gosto e que significa algo para mim, gosto de completar os troféus.
Um exemplo é o horizon. Adorei o jogo, a história, o mundo, as personagens.
Quis explorar tudo e fazer tudo. E naturalmente os troféus.
 
Para mim TODOS os troféus são lixo, não servem para nada.

Jogar um jogo apenas para colecionar troféus não faz qualquer sentido.

No dia que começarem a oferecer recompensas de jeito aí talvez mude de opinião.

Da forma que os troféus estão implementados, parece mais uma forma super rasca e sem imaginação de aumentar a longevidade de um jogo para quem liga a essas coisas.

Para mim os jogos são para jogar e para divertir, não para andar a coleccionar troféus que ninguém liga patavina se X ou Y conseguiu tal feito.
 
Para mim TODOS os troféus são lixo, não servem para nada.

Jogar um jogo apenas para colecionar troféus não faz qualquer sentido.

No dia que começarem a oferecer recompensas de jeito aí talvez mude de opinião.

Da forma que os troféus estão implementados, parece mais uma forma super rasca e sem imaginação de aumentar a longevidade de um jogo para quem liga a essas coisas.

Para mim os jogos são para jogar e para divertir, não para andar a coleccionar troféus que ninguém liga patavina se X ou Y conseguiu tal feito.

É?? E os troféus também não têm como objetivo de nos fazer divertir??
 
Para mim os troféus é daquelas coisas vão aparecendo, às vezes nem me apercebo que os ganhei. Só platinei um jogo por curiosidade para ver como era. É daquelas que é perfeitamente dispensável, na minha opinião.
 
Nem mais.
Eu como simplesmente não gosto de multi-player e não há ainda nenhum jogo que me cative para isso, nem tenho plus.
Depois por exemplo o tomb Raider 2013 foi um jogo que eu adorei.
Fiz 2 playtroughs, explorei tudo, descobri os segredos todos e no jogo em si tenho 100%.
Mas como há troféus de multi-player não fiquei com os troféus todos e isso chateia porque foi um jogo que eu gostei muito.

Quando digo que não sou o caça troféus é isso.
Não vou estar a jogar horas a fio um jogo que não me diz nada só para ter troféus.
Mas quando há um jogo que realmente gosto e que significa algo para mim, gosto de completar os troféus.
Um exemplo é o horizon. Adorei o jogo, a história, o mundo, as personagens.
Quis explorar tudo e fazer tudo. E naturalmente os troféus.

Curiosamente o Horizon também foi um dos jogos que platinei.
 
Por acaso isso dos trofeus tambem é das coisas onde mostro a minha "idade", Jogo o jogo como bem me apetece e a fazer o que me apetece e quando acabo passo ao próximo. O que não faltam sao jogos para jogar.

agora nada contra com quem se diverta a fazer esses "trofeus". Só platinei o Witcher 3 porque adoro o jogo mas foi mais por acaso que outra coisa.
 
Eu não tenho tempo, mas compreendo o prazer de poder exibir os troféus e achievements. Sobretudo os que são ligados à dificuldade do jogo, é uma questão de poder mostrar que se é bom no jogo X. Questão de mérito / orgulho.
 
Back
Topo