• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil Gaming 1800$/1600€

O ecrã TN do MSI não fica nada atrás do IPS, porque razão estás tão virado para o IPS?

Esses são piores para jogar, os tempos de resposta são mais lentos.

Se estás virado para o Asus força, olha na amazon podes devolver dentro dos 30 dias sem problemas, e está dentro dos 1600euros que queres gastar.

Não perdes nada em experimentares.



É uma hipotese, dizes a ele como fazer undervolt e ele fica com esse problema resolvido.

Mas ao fazer undervolt não se perde a garantia? ou estou errado?

P.S

Imagina fazer undervolt ao MSI, teria temperaturas de sonho.
O undervolting é feito por software. Demora 3 minutos e é totalmente reversível. Não tem nada a ver com garantia. E claro que se pode fazer no MSI, embora o efeito seja exponencial. A partir de certa temperatura já não baixa muito mais. ;)

Dito isto, não te prendas na questão TN vs IPS especialmente para Gaming. Um excelente TN não fica muito atrás de um excelente IPS em cores e contraste, é é melhor noutras coisas, como arrastamento e tempo de resposta. Só perde no ângulo de visão, mas na maioria dos casos não é muito relevante, a não ser que seja para utilizar em ângulos muito estranhos, estilo ver filmes deitado na cama e o portátil numa secretaria.
 
O undervolting é feito por software. Demora 3 minutos e é totalmente reversível. Não tem nada a ver com garantia.. ;)

Sendo assim diria ao @horus19 , para avançar com a compra e tentar fazer fazer undervolt, é uma hipotese.

Consegues me dizer como verifico os que são de 2016 e 2017?

Tens a info nos 2 topicos.

Mas basicamente, no serial number diz isso, geralmente está na caixa.

Se perguntares na loja eles dizem-te a data de fabrico.
 
Vem ai a black friday. Os MSI têm aparecido frequentemente em promoções, e efectivamente são uma excelente aposta. Os Asus com esta configuração tradicionalmente devem ser mais caros.
A opções Clevo também é boa, mas se apanhasse um MSI preferia o MSI essencialmente pelo cooling.

O Ecrã TN é tradionalmente mais rápido a mudar a cor de cada pixel, o que o torna em teoria melhor para gaming. Os paineis IPS têm melhores angulos de visualização e por vezes conseguem melhores cores. O ecrã TN de 120hz usado tanto no MSI como no Clevo é excelente, é TN mas é TN de topo. Não teria nenhum problema em recomendar.

Consegues me dar umas luzes acerca destes dois ecrãs? Penso que o segundo está incluído no msi GT72

AUO B173HAN01.2 = 1080p 120Hz IPS

Chi Mei N173HHE-G32 (CMN1747) = 1080p 120Hz TN
 
@StreeTunder No exterior do teu msi, quais as partes do msi são em alumínio?
Sendo assim diria ao @horus19 , para avançar com a compra e tentar fazer fazer undervolt, é uma hipotese.



Tens a info nos 2 topicos.

Mas basicamente, no serial number diz isso, geralmente está na caixa.

Se perguntares na loja eles dizem-te a data de fabrico.

Sabes indicar se o teu portátil vem com 4 slots de ssd ou apenas uma? tenho visto pessoal a fazer upgrade de mais um disco duro no portátil com um adaptador e um cabo de alimentação onde tem aquele espaço vazio junto ao disco duro que vem de fabrica.
 
Consegues me dar umas luzes acerca destes dois ecrãs? Penso que o segundo está incluído no msi GT72

AUO B173HAN01.2 = 1080p 120Hz IPS

Chi Mei N173HHE-G32 (CMN1747) = 1080p 120Hz TN

Sim, o site do notebookcheck está correcto:

patJl85.jpg


Isso é facil de comparares, vais ver o review do Asus e depois ves o do GT72VR 7RE.

FPN0mqT.jpg


O TN do msi tem melhores tempos de resposta (para jogar é o que interessa), melhor niveis de preto, etc

@StreeTunder No exterior do teu msi, quais as partes do msi são em alumínio?

Sabes indicar se o teu portátil vem com 4 slots de ssd ou apenas uma? tenho visto pessoal a fazer upgrade de mais um disco duro no portátil com um adaptador e um cabo de alimentação onde tem aquele espaço vazio junto ao disco duro que vem de fabrica.

Partes de aluminio, hum, a carcaça do ecrã, a parte de trás do portátil, penso que seja isso.

4 Slots SSD? num portátil? nunca vi, queres meter 4 discos no portátil ? :n1qshok:

Este portátil não tem mais nada de slots, ele tem espaço vazio mas não serve para nada, só leva 1 SSD e 1 HDD, só isso.

De raiz traz 1 SSD 256GB + 1TB 7200rpm.

Notebookcheck:

DsQaaB6.jpg
DsQaaB6.jpg


Infelizmente o espaço vazio não serve de nada.

Review em video:

 

Ao que parece, o modelo neste vídeo é o primeiro modelo, como o teu é o VR não está disponível.

"The laptop in that video is the original MSI GT72 Dominator, you have the GT72VR which is different. Here's a quote from the Notebook Review article I quoted earlier:
Quote:
There's no denying that the GT72S houses one of the most internal storage options available for a 17.3-inch gaming notebook at 6x storage bays (4x M.2, 1x 2.5-inch SATA III, 1x ODD). Now that the GT72 series is being bumped down to make room for the GT73VR, however, MSI has removed a number of slots so that the GT72VR offers only one M.2 slot, one ODD, and one 2.5-inch SATA III bay with no RAID options."

6x storage bays (4x M.2, 1x 2.5-inch SATA III, 1x ODD). :n1qshok::n1qshok::n1qshok::n1qshok::n1qshok::n1qshok:
 

Ao que parece, o modelo neste vídeo é o primeiro modelo, como o teu é o VR não está disponível.

"The laptop in that video is the original MSI GT72 Dominator, you have the GT72VR which is different. Here's a quote from the Notebook Review article I quoted earlier:
Quote:
There's no denying that the GT72S houses one of the most internal storage options available for a 17.3-inch gaming notebook at 6x storage bays (4x M.2, 1x 2.5-inch SATA III, 1x ODD). Now that the GT72 series is being bumped down to make room for the GT73VR, however, MSI has removed a number of slots so that the GT72VR offers only one M.2 slot, one ODD, and one 2.5-inch SATA III bay with no RAID options."

6x storage bays (4x M.2, 1x 2.5-inch SATA III, 1x ODD). :n1qshok::n1qshok::n1qshok::n1qshok::n1qshok::n1qshok:

Não estou surpreendido com o video, há sempre "esquemas" que se podem fazer, o rapaz do video foi engenhoso.

Como ves, não é qualquer pessoa que faz aquilo e andou a comprar encaixes e cabos especiais para fazer aquilo tudo.

E nunca iria andar assim com portátil com ligações feitas com fita cola.

Mas então qual é a tua ideia afinal, queres ter quantos discos no portátil?

Mais vale trocares o que vem de raiz, vendes um, metes um com tamanho que queres.

Acumular discos no portátil vai aquecer mais e vai gastar mais W.

Para mim chega perfeitamente um SSD 256 + 1TB HDD, se quiser troco o SSD e meto um de 512GB ou de 1TB por um de 2TB.

Mas o espaço que tenho sobra e chega bem lol
 
Não estou surpreendido com o video, há sempre "esquemas" que se podem fazer, o rapaz do video foi engenhoso.

Como ves, não é qualquer pessoa que faz aquilo e andou a comprar encaixes e cabos especiais para fazer aquilo tudo.

E nunca iria andar assim com portátil com ligações feitas com fita cola.

Mas então qual é a tua ideia afinal, queres ter quantos discos no portátil?

Mais vale trocares o que vem de raiz, vendes um, metes um com tamanho que queres.

Acumular discos no portátil vai aquecer mais e vai gastar mais W.

Para mim chega perfeitamente um SSD 256 + 1TB HDD, se quiser troco o SSD e meto um de 512GB ou de 1TB por um de 2TB.

Mas o espaço que tenho sobra e chega bem lol

Mas será possível arranjar aquela board com as 4 entradas de ssd e aplica-la no teu modelo?
 
Mas será possível arranjar aquela board com as 4 entradas de ssd e aplica-la no teu modelo?

Não faço ideia mesmo, é melhor perguntares ao @MSI Expert no topico das duvidas, a ver o que ele diz.

Pode ser o que o @Miguel_Pereira, também saiba algo, deixa ver se ele passa no topico em breve.

Mas afinal queres ter quantos discos no portátil?

Daqui a bocado estás em 2000€ ou mais, se fores comprar discos á parte.

Se a ideia é usares o que tens nos teus discos, do teu PC ou assim, podes comprar um adaptador USB e ligas como se fosse uma pen:

https://www.amazon.com/StarTech-SAT...id=1510948202&sr=1-1&keywords=hdd+usb+adapter

Algo desse genero.
 
Não digo que seja impossível, mas precisas mesmo de tanto espaço? Mais vale ter um disco externo enorme ou substituir os que vêem por maiores.

Eu tenho 512gb de Ssd e um hdd de 2tb. Existem hdd de 4tb em formato 2.5 caso precises ainda de mais...

Tarda nada ficavas melhor servido com um desktop mini itx em vez de um portátil.
 
Não digo que seja impossível, mas precisas mesmo de tanto espaço? Mais vale ter um disco externo enorme ou substituir os que vêem por maiores.

Eu tenho 512gb de Ssd e um hdd de 2tb. Existem hdd de 4tb em formato 2.5 caso precises ainda de mais...

Tarda nada ficavas melhor servido com um desktop mini itx em vez de um portátil.

lol, também acho exagero mas pronto, ele terá a ideia dele, é que os discos hoje em dia já tem muita capacidade (tantos tamanhos á venda), não é preciso andar com 4 ou 5 discos, no portátil.

Só vai trazer desvantagens, até o portátil fica mais pesado e tudo.

P.S

@horus19

Email oficial da MSI para duvidas - [email protected]

Já usei muitas vezes e respondem rápido (entre as 9h e 18h), usa o email.
 
Pois, tal idea não é possivel neste modelo...o objectivo era mesmo aproveitar discos de outros pcs. Agora o que me falta é encontrar o pc a um bom preço.
 
lol, também acho exagero mas pronto, ele terá a ideia dele, é que os discos hoje em dia já tem muita capacidade (tantos tamanhos á venda), não é preciso andar com 4 ou 5 discos, no portátil.

Só vai trazer desvantagens, até o portátil fica mais pesado e tudo.

P.S

@horus19

Email oficial da MSI para duvidas - [email protected]

Já usei muitas vezes e respondem rápido (entre as 9h e 18h), usa o email.

Sabes me dizer que outros modelos da msi vem com gtx 1070 e suportam/seja possível ativar o G-SYNC?
 
Pois, eu andei a ver a uma das versões do GT73VR, numa das versões o preço não difere muito do meu...a minha duvida é se pode ativar o G-SYNC visto que o ecrã ser o mesmo.
 
Pois, eu andei a ver a uma das versões do GT73VR, numa das versões o preço não difere muito do meu...a minha duvida é se pode ativar o G-SYNC visto que o ecrã ser o mesmo.

Esse modelo do GT73VR com a 1070, não existe em portugal, suponho que estejas a ver em sites estrangeiros.

Atenção aquela situação do teclado. (lingua)

Se quiseres confirmar algo,

- pergunta no topico MSI duvidas, que o @MSI Expert diz-te logo se tem G-SYNC, ou manda email para a msi (já te dei o email)

- conferere no site notebookcheck a review do modelo, lá diz tudo

P.S

Não te sei dizer quais é que tem G-SYNC.
 
Aliás, o teclado é US, está nas descrições:

"Clavier: US English"

Mas olha lá, não gostas do MSI GT72VR? A nivel de cooling é bem melhor. A serie G702/g502 da Asus não foi das melhores em cooling.


Quando falas que os asus G702/g502 tem menos potencial(cooling) do que o GT72VR, já tiveste oportunidade de experimentar ambos?
 
Última edição:
Neste momento estou indeciso por:

MSI 17.3" GT72VR 7RE (Dominator Pro)-455XPT

Processador: Intel® Core™ i7-7700HQ Quad-Core, 2.80 GHz com Turbo até 3.80 GHz, 6 MB Cache
  • Chipset: Intel® HM175
  • Memória RAM:
    • 16GB (2x8GB) DDR4-2400 MHz
    • 4 x Slots SO-DIMM (2 x ocupados / 2 x livres) p/ expansibilidade total até 64GB
  • Ecrã: 17.3" Full HD (1920x1080), Vivid Color 94%
  • Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 630 (integrado no CPU) + Nvidia GeForce GTX 1070 8GB GDDR5
  • Armazenamento: SSD 256 GB (M.2 SATA) + HDD 1TB (7200 RPM)
  • Drive Óptica: DVD Super Multi
  • Webcam: Tipo FHD (30fps@1080p)
  • Leitor de Cartões: SD (XC/HC)
  • Comunicações: Killer Double Shot Pro + Bluetooth 4.1
  • Interface:
  • 1 x Type-C USB3.1 Gen2
  • 6 x Type-A USB3.0
  • 1 x RJ45
  • 1 x SD (XC/HC)
  • 1 x (4K @ 60Hz) HDMI
  • 1 x Mini-DisplayPort
  • 1 x Mic-in
  • 1 x Headphone-out (SPDIF)
  • 1 x Line-in
  • 1 x Line-out
  • Teclado: Teclado Retroiluminado by SteelSeries
  • Bateria: 9-Cell
  • Dimensões: 428 x 294 x 48 mm
  • Peso: 3.78 kg

MSI 17.3" GT73EVR 7RE (Titan)-854XPT

Processador: Intel® Core™ i7-7700HQ Quad-Core, 2.8 GHz com Turbo até 3.8 GHz, 6 MB Cache
  • Chipset: Intel® HM175
  • Memória RAM:
  • 16GB (1x16GB) DDR4 2400MHz
  • 4 x Slots SO-DIMM (1 x ocupado / 3 x livres) p/ expansibilidade total até 64GB
  • Ecrã: 17.3" FHD (1920x1080), 120Hz wideview, 5ms, Anti-Glare
  • Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 630 (Integrado no CPU) + Nvidia GeForce GTX 1070 8GB GDDR5
  • Armazenamento: SSD256GB (SSD NVMe M.2 by PCIe Gen3 x4) + HDD 1TB (SATA) 7200 RPM
  • Webcam: Tipo FHD, 30fps@1080p
  • Leitor de Cartões: Sim
  • Comunicações: Killer ac Wi-Fi + Bluetooth v4.2
  • Interface:
  • 1 x Type-C (USB3.1 GEN2 / DP / THUNDERBOLT™ 3)
  • 5 x USB3.0 Type-C
  • 1 x RJ45
  • 1 x HDMI (4K @ 60Hz)
  • 1 x Mini DisplayPort
  • 1 x Mic-in
  • 1 x Headphone-out (SPDIF)
  • 1 x Line-in
  • 1 x Line-out
  • 1 x Leitor SD (XC/HC)
  • Teclado: Teclado Retroiluminado by SteelSeries
  • Bateria: 8 Células
  • Dimensões: 428 x 287 x 24~49 mm
  • Peso: Apróx. 4.14 kg

Portátil MSI 17.3" GT73VR 7RE (Titan)-469PT

Processador: Intel® Core™ i7-7820HK Quad-Core, 2.9 GHz com Turbo até 3.9 GHz, 8 MB Cache
  • Sistema Operativo: Windows 10 Home 64 Bits
  • Chipset: Intel® CM238
  • Memória RAM:
  • 32GB (2x16GB) DDR4 2400MHz
  • 4 x Slots SO-DIMM p/ expansibilidade total até 64GB
  • Ecrã: 17.3" FHD, Anti-Glare (1920x1080) eDP Vivid Color 94%, 120Hz, G-SYNC
  • Placa Gráfica: Intel® HD Graphics 630 (Integrado no CPU) + Nvidia GeForce GTX 1070 8GB GDDR5
  • Armazenamento: SSD256GB (M.2 SATA) + HDD 1TB (SATA) 7200RPM
  • Webcam: Tipo HD, 30fps@1080p
  • Leitor de Cartões: Sim
  • Comunicações: Killer N1525 Combo (2*2 a/c) + BT4.0 M.2
  • Interface:
    • 1 x Type-C (USB3.1 Gen2 / DP / Thunderbolt™3)
    • 5 x Type-A USB3.0
    • 1 x RJ45
    • 1 x SD (XC/HC)
    • 1 x (4K @ 60Hz) HDMI
    • 1 x Mini-DisplayPort
    • 1 x Mic-in
    • 1 x Headphone-out (HiFi / SPDIF)
    • 1 x Line-in
    • 1 x Line-out
  • Teclado: Teclado Retroiluminado by SteelSeries
  • Bateria: 8 Células
  • Dimensões: 428 x 287 x 24~49 mm
  • Peso: Apróx. 4.14 kg

O ultimo está em promoção numa certa loja e pergunto se vale o investimento...de resto irei fazer a escolha entre estes 3.
 
São todos iguais, excepto o GT73VR que tem CPU HK (esse CPU é melhor que o 7700HQ).

A unica diferença é que esses dois GT73VR, são maiores, mais grossos e mais pesados, em comparação com o GT72VR: permitem upgrade para 1080 GTX (800-1000euros o custo do upgrade).

São todos grandes maquinas... ficas bem servido com qualquer um!

Se eventualmente comprares algum MSI, passa na secção das reviews MSI, e faz a review e podes receber um brinde!

Cumps
 
Back
Topo