PC/Linux [Portátil] Steam Deck (Valve)

Já o tenho.

O unboxing e hardware é muita nice apesar de ser um pouco pesado, nada que já não sabia.

O software... ai Valve, Valve. Tem muito por melhorar. Certos jogos que estão marcados com o selo verde de compatibilidade completa não vêm configurados corretamente do género não preencherem o ecrã por completo. Eu sei que depende dos devs mas a Valve podia-se esforçar um pouco mais.
A transição entre modo desktop e SteamOS UI não é a melhor. Falta coisas no modo desktop como um botão na taskbar para abrir o teclado virtual (eu sei que existe um atalho).
O wi-fi por vezes passa-se e já bloqueou completamente obrigando a reiniciar à força. É o que dá usar Realtek. Tive vários problemas no portátil que também tem Realtek wifi mas depois de reclamar com eles, ficou resolvido nos últimos drivers.
As animações na UI também não são 100% smooth.
Os 64GB, que na realidade são 46GB, não dão para quase nada de facto. :D
De resto, estou a gostar mas vai levar com Windows depois do upgrade de ssd porque não dá para jogar os jogos online da Epic que quero jogar.

Honestamente parece-me que não é um produto para ti. :D
 
É uma consola portátil com potência qb para jogar maioritariamente jogos da Steam em ambiente Linux/SteamOS. Compraste com o intuito de lhe espetar Windows que, infelizmente, perde logo bastante capacidade devido a drivers, etc.

É um equipamento fixe para jogar jogos singleplayer mais antigos e/ou indies.

Para esse uso que lhe queres dar existem outras handheld com bastante mais capacidade de hardware, não custam é o mesmo.
 
Ontem já me pus a brincar com a minha.

Instalei Borderlands 2 e Fallou 4, e que maravilha jogar estes dois na SD.

Instalei também o Chiaki para jogar PS5 remotamente e perdi me umas belas horas a jogar Destiny 2 :D

Falta me apenas habituar ao layout do comando e aos manipulos, mas estou mesmo com aquela sensação de ter um diamante em bruto nas maos. Que bela peça de tecnologia!
 
Após 2 dias (com pouco uso) com a Steam Deck fico dúvidas sobre se fiz uma boa compra para os meus objetivos. Comprei-a com o objetivo de jogar jogos AAA offline devido à minha profissão. Sou um utilizador de consolas (PS4 e agora Xbox Series) e não tenho nenhum jogo na Steam. Por isso decidi experimentar o Halo Infinite de forma nativa e a experiência não foi boa, crashou e a qualidade não era boa, mas tb já vi que é um jogo que dá muitos problemas.

Experimentei também o Xcloud e funciona estupidamente bem, joguei Halo online com 2ms de ping e na Xbox jogo com 50ms. Experimentei o Forza Horizon 5 e o Hi-Fi Rush e funcionou tudo muito bem.

Não gostei também dos analógicos, os meus dedos escorregam muito... Vou meter umas proteções a ver se melhora.

Vou comprar o God of war, que é um jogo que não experimentei, apesar de ter tido a PS4, e vou ver se a coisa corre bem.

Por enquanto a experiência é esta... Após algum tempo volto a fazer um balanço.
 
O Deck não é uma consola. Para jogar AAA na Deck normalmente é necessária alguma customização de settings. Vejo muita gente a dizer que definem o target para os 40 fps, de forma a proporcionar um compromisso entre performance, qualidade gráfica e bateria, e com vários ajustes gráficos à mistura. Alguns jogos funcionam out-of-the-box, outros é preciso andar a configurar mais ou menos, dependendo do caso, e pelo que vejo.

Se alguém compra um Deck a pensar que é uma consola no sentido de Plug & Play, em muitos casos vai ter uma desilusão. Quanto à biblioteca Steam, o que não faltam são formas de a aumentar de forma rápida e barata (bundles, keys, etc). Mas sendo um PC, os jogos também não têm que passar necessariamente pela Steam.
 
Após 2 dias (com pouco uso) com a Steam Deck fico dúvidas sobre se fiz uma boa compra para os meus objetivos. Comprei-a com o objetivo de jogar jogos AAA offline devido à minha profissão. Sou um utilizador de consolas (PS4 e agora Xbox Series) e não tenho nenhum jogo na Steam. Por isso decidi experimentar o Halo Infinite de forma nativa e a experiência não foi boa, crashou e a qualidade não era boa, mas tb já vi que é um jogo que dá muitos problemas.

Experimentei também o Xcloud e funciona estupidamente bem, joguei Halo online com 2ms de ping e na Xbox jogo com 50ms. Experimentei o Forza Horizon 5 e o Hi-Fi Rush e funcionou tudo muito bem.

Não gostei também dos analógicos, os meus dedos escorregam muito... Vou meter umas proteções a ver se melhora.

Vou comprar o God of war, que é um jogo que não experimentei, apesar de ter tido a PS4, e vou ver se a coisa corre bem.

Por enquanto a experiência é esta... Após algum tempo volto a fazer um balanço.

Só uma nota, desconfio que o ping seja muito maior usando Xcloud. Esse valor que é apresentado é para o servidor onde está a correr o jogo, depois há todo o percurso até ao aparelho em que jogas via streaming.
Na Xbox o valor que falas já é real, porque é o ping medido até à consola onde está a correr o jogo.

Só para não criar falsas expectativas a outras pessoas e talvez ajudar a interpretares os valores que vês.
 
Só uma nota, desconfio que o ping seja muito maior usando Xcloud. Esse valor que é apresentado é para o servidor onde está a correr o jogo, depois há todo o percurso até ao aparelho em que jogas via streaming.
Na Xbox o valor que falas já é real, porque é o ping medido até à consola onde está a correr o jogo.

Só para não criar falsas expectativas a outras pessoas e talvez ajudar a interpretares os valores que vês.
Sim, eu acho que tens razão... Mas sendo ping real ou não uma coisa é certa... A qualidade do Xcloud na Steam Deck é brutal. Pena é os meus dedos estarem sempre a escorregar nos analógicos 😂. Já li muitos posts em vários fóruns sobre a Steam Deck e nunca vi ninguém a queixar-se disto, devo ser o único...
 
O steam deck não passa de um backlog cleaner / emulation king, e nesse aspeto é do melhor, para jogos AAA acho uma asneira comprar uma pra tal, diria mais que é um bonus correr alguns AAA bem.
 
Eu recebi a minha na semana passada e para já a experiencia tem sido muito boa.
Dou por mim a pegar nela sempre que tenho algum tempo morto.
Tenho andado a jogar Jedi Fallen Order e Days Gone, e está a correr muito bem. Já vou com quase 20h no days gone e umas 6h no Jedi.
Estou muito contente com a compra mas sempre fui um adepto de jogos no PC por isso estou habituado ao "tinkering".
No que toca a consolas, só tenho uma switch que comprei porque cada vez tenho menos disponibilidade de me sentar em frente ao desktop para jogar. No entanto sinto alguma dificuldade em encontrar jogos a meu gosto na plataforma da nintendo (não pego nela há uns meses desde que acabei o shin megami tensei V), o que motivou esta compra. Há sempre algo na Steam/PC que quero jogar, e poder fazê-lo em modo portatil é algo que valorizo muito.
 
Eu ando tentado a comprar uma steam deck. Possuo um steam controller e adoro jogar com ele, cheguei a comprar na altura um steam link para jogar no quarto quando tinha o desktop noutra parte da casa.
Possuo um bom desktop de momento, jogo o que quiser a 1080p max settings, mas queria algo que me desse a liberdade de ou jogar noutra parte da casa ou fora de casa. Durante vários anos andava de portátil nas costas para jogar quando ia a casa de familiares, mas, com o tempo, o portátil foi ficando obsoleto para jogar e fui perdendo o hábito de arranjar espaço numa mesa para montar o portátil.
Tenho andado a jogar elden ring pk adoro souls games, comprei recentemente o sekiro e ainda n o comecei a jogar, tenho death stranding parado mas pretendo retomar, gta5 online de vez em quando com amigos e FF14 com amigos quase todos os dias.
Tenho uma steam library bem composta, assim como na epic.
A ideia de uso da steam deck seria AAA games a 30/40fps (sessão de elden ring ou algo do género) durante pausa de trabalho ou fora de casa e jogos co-op splitscreen ou party games para jogar em familia (arranjaria entretanto comandos para complementar com o steam controller). Também poderia usar o meu desktop para streamar jogos para a deck, como fazia antigamente com o steam link (- recursos usados na deck = maior autonomia).
Há certos jogos que nunca experimentei com comando (fps, MMOs como o ff14), mas não tenho problema em tentar re-aprender a jogar.
Fico um pouco apreensivo em jogos com chat ou muito texto, pois uma coisa é 1 monitor de 24'' outro é o da steam deck de 7''.

Já me disseram que seria uma "má" compra, que seria preferível um portatil, que a steam deck não é potente o suficiente para os próximos anos, enquanto que um portátil, embora + caro, seria + "future proof".
O que acham da vossa steam deck, alguém com 1 pc high end e mesmo assim tenham comprado a steam deck, ainda a usam, arrependeram-se (ou não)...
Um ultimo ponto, o que acham da bateria a jogar jogos + pesados? Do que tenho visto, é algo que me deixa um pouco reticente, ter que arranjar 1a powerbank para carregar caso não tenha hipótese de carregar, como numa viagem longa.
 
Última edição pelo moderador:
Já me disseram que seria uma "má" compra, que seria preferível um portatil, que a steam deck não é potente o suficiente para os próximos anos, enquanto que um portátil, embora + caro, seria + "future proof".
O que acham da vossa steam deck, alguém com 1 pc high end e mesmo assim tenham comprado a steam deck, ainda a usam, arrependeram-se (ou não)...
Esse ponto que dizes não faz sentido nenhum, são dispositivos com form factor completamente diferentes um do outro.

Eu ainda estou á espera que a minha chegue (perderam o raio da encomenda no reino unido) mas tenho um PC high end, Ps5/xbx/switch e uma consola portátil retro e mesmo assim acho que existe espaço que chegue para usar o steam deck fora de casa/trabalho.
 
Estive o fds a ver reviews, videos e afins sobre a steam deck, cada x mais me atrai e "convence" a comprar 1.
Recomendam a mais barata e dou logo upgrade com ssd+ sd ou 256gb + sd e tá resolvido?
E acessórios? Eventualmente vou querer uma dock para poder ligar a 1a tv para party games.
Comprei recentemente uma powerbank para o meu phone, 30k mah com 20W PD charge. Esta powerbank conseguiria carregar o steam deck enquanto idle ou desligado? Já não conto while gaming pk para isso seria necessário 45w+, se for msm necessário já vi reviews com boas recomendações.
 
Estive o fds a ver reviews, videos e afins sobre a steam deck, cada x mais me atrai e "convence" a comprar 1.
Recomendam a mais barata e dou logo upgrade com ssd+ sd ou 256gb + sd e tá resolvido?
E acessórios? Eventualmente vou querer uma dock para poder ligar a 1a tv para party games.
Comprei recentemente uma powerbank para o meu phone, 30k mah com 20W PD charge. Esta powerbank conseguiria carregar o steam deck enquanto idle ou desligado? Já não conto while gaming pk para isso seria necessário 45w+, se for msm necessário já vi reviews com boas recomendações.
A melhor aposta é a de 64Gb, metes um SSD de pelo menos 512Gb e um cartão micro sd também de 512gb e ficas descansado.

Em relação ao powerbank, carregar carrega mas demora muitas horas para carregar a deck só com 20w.
 
Estive o fds a ver reviews, videos e afins sobre a steam deck, cada x mais me atrai e "convence" a comprar 1.
Recomendam a mais barata e dou logo upgrade com ssd+ sd ou 256gb + sd e tá resolvido?
E acessórios? Eventualmente vou querer uma dock para poder ligar a 1a tv para party games.
Comprei recentemente uma powerbank para o meu phone, 30k mah com 20W PD charge. Esta powerbank conseguiria carregar o steam deck enquanto idle ou desligado? Já não conto while gaming pk para isso seria necessário 45w+, se for msm necessário já vi reviews com boas recomendações.

Eu compraria a de 256Gb. Caso um dia queiras fazer um dual boot com steam os/windows tens espaço para isso.
Também dá para correr o windows do cartão SD, mas do que tenho pesquisado é mais estável uma instalação no ssd interno.
 
Back
Topo