Portátil vai abaixo quando puxa pelo CPU

Kayvlim

Moderating from /home
Staff
Boas!

Tenho um portátil em segunda mão que me foi oferecido (faz já quatro meses).
Nos primeiros tempos em que o tive, tudo funcionava normalmente, mas a partir de um certo momento, ele vai abaixo em algumas situações.

O portátil é, de acordo com um programa que trazia ("Belarc System Advisor", acho eu), um "ASUSTEK L5C 1.0". A pessoa que mo deu disse-me, mais especificamente, que era um ASUS L5800C.

Processor
2,80 gigahertz Intel Pentium 4
8 kilobyte primary memory cache
512 kilobyte secondary memory cache

Main Circuit Board
Board: ASUSTeK Computer INC. L5C REV 1.xx
Bus Clock: 133 megahertz
BIOS: Award Software, Inc. 0206a 01/09/2004

Display
MOBILITY RADEON 9000 [Display adapter]
Monitor predefinido (3x)
(se precisarem de mais alguma informação, é só dizer)

O que se passa é que de vez em quando ele simplesmente vai abaixo. De um momento para o outro, é como se lhe tivesse cortado toda a energia.

A bateria está morta (só funciona ligado à corrente).

Penso que possa ser sobreaquecimento, mas já liguei o Everest, e umas vezes vai abaixo nos 65º e outras chega aos 73º sem problemas. Já atingiu os 80º e nesse dia não foi abaixo (mas desliguei-o imediatamente).
A temperatura ronda, em média, os 65º com IE ligado, 67º com Firefox ligado ou 59º com tudo desligado (menos o Everest, claro :D ).

Acho que vale a pena dizer que nos primeiros tempos fui estúpido e trabalhava com o portátil em cima da cama, isto é, não passava ar por baixo, que é onde acho que está a entrada de ar :x não sei se isso poderá ter danificado alguma coisa...

O que acham que pode ser/que posso fazer? Até o abria para ver se não terá pó, mas nunca abri um portátil e tenho algum receio :x

Obrigado pelo tempo :P

Cumprimentos,
Kayvlim
 
se tens medo de o abrir sopra isso com um compressor, pode ter pó nos coolers e estes não rodarem com deve ser... se fores em frente e o abrires exprimenta meter pasta termica nova no processador... n te esqueças é de remover a antiga todinha
 
Obrigado a ambos :)

Eu ainda prefiro não abrir o computador, porque mais vale ir abaixo de vez em quando do que fazer asneira e ficar sem ele :(
Não tenho um compressor e uma base com fans é demasiado cara :wvsore:

Mas há alguma forma de diagnosticar o problema sem o abrir? Isto é, se o problema for de hardware, não haverá nenhum programa de monitorização que me dê a certeza?
O Everest só me disse que o problema não está directamente relacionado com a temperatura, mas não sei se as restantes informações me podem ajudar em algum aspecto.
 
Não precisas de um compressor, compra uma daquelas latas de ar comprimido próprias para isso.
Eu uso uma para limpar tanto o portátil como o desktop, aquilo tira o pó que é uma maravilha :007:

Fica aqui um exemplo

Tenta usar também o Speedfan para controlar as temperaturas alterar a velocidade das ventoinhas..
 
Isso é sem duvida sobreaquecimento. Eu tenho uma base com duas fans que me custou 13€ não é nada por ai alem.. Instala o everest e diz ai as temperaturas :)
 
bump!

Depois de uma limpeza às ventoínhas, as temperaturas desceram, e ronda os 40/45º assim que ligado (e de manhã até costuma rondar os 35º, maravilha!), 55º após algum uso, e muito dificilmente chega aos 70º, ao contrário do que era comum antes.

Pus-me a pensar, e nos primeiros tempos em que tive o portátil, nada disto acontecia. Lembro-me que quando ligava um media player, a música antes tinha algumas falhas - de tempos a tempos, a música parava por uns milésimos e depois continuava - mas nessa altura o computador aguentava-se ligado sem problemas. Agora, basta ver um vídeo no YouTube para ele ir abaixo, mas quando ligo o media player, ouço as músicas do início ao fim sem problemas (excepto quando o próprio media player é responsável por ele ir abaixo, mas isso é outra história).

Conclusão: muito provavelmente, a culpa é minha de ele ter ficado neste estado, por lhe ter tapado a circulação de ar nos primeiros tempos.
O que será que eu possa ter danificado? Como é que posso testar isso? É que até um memtest manda o computador abaixo ao fim de algum tempo :sad:

Alguém conhece alguma ferramenta de diagnóstico que possa correr? Seja para pôr no Windows ou para correr num LiveCD de Linux?

p.s.: saliento que o portátil está em segunda mão, tem cinco anos de uso e portanto está bem longe da garantia :x
 
Última edição:
Para veres se o portátil está estável e aguenta-se aquando de grande utilização de CPU recomendo-te a utilização do Prime95.

Convém no entanto deixar correr o programa para aí durante 6 horas.

Em caso de instabilidade o programa dá erro ou o computador reinicia.
 
Eu tive o mesmo problema com um portatil Toshiba, comprei uma base com duas fans de 4cm por cerca de 30€ e o problema ficou resolvido, nunca mais foi abaixo... a base foi um pouco cara porque era de uma boa marca (segundo o que o engenheiro da loja me disse), mas como ja foi dito acima, arranjas por mais barato e deve.te resolver o problema de vez... ;)

cumps
 
O meu (My System), já chegou as 118ºC e não se desligou:004: eu é que o mandei abaixo, e não está danificado. Logo não estou a ver um portátil a ficar danificado só porque esteve a 70/80ºC uns meses...o meu está sempre nessas temperaturas e o CPU é 65nm...
Imagem:
 
Curiosamete, o CPU parece não ser o principal responsável.

Estive a instalar recentemente o Ruby on Rails, e na instalação, o CPU ficou várias vezes a 100% por quase um minuto, e ele não foi abaixo o tempo todo. Em contrapartida, ao ver um vídeo no YouTube, o CPU não fica a 100%, mas o portátil vai abaixo.

De que poderá ser o problema? :(
 
O vídeo é flash embebido no browser. *Penso* que não puxe mais pela gráfica do que ter simplesmente o Windows aberto. Certo?

De qualquer forma, tenho ideia de a gráfica não ser mesmo grande coisa :x
 
O vídeo é flash embebido no browser. *Penso* que não puxe mais pela gráfica do que ter simplesmente o Windows aberto. Certo?

De qualquer forma, tenho ideia de a gráfica não ser mesmo grande coisa :x

pois, isso é verdade... mas tipo seja da grafica ou nao, o problema esta relacionado com subreaquecimento, certo? logo o uso da base com as fans para arrefecer o portatil resolvera a situação, seja o problema da grafica, do cpu, ou do que for... nao estarei correcto?
 
O problema é: se eu já queimei alguma coisa, o que foi?
O sobreaquecimento agora não é tanto o problema, porque tanto ele atingia 70º e aguentava como agora vai abaixo aos 55º. Estou mais interessado em saber ONDE está o problema.
 
Não deves ter queimado nada porque se tivesses queimado nem vídeos conseguias ver.

Eu inclino-me para que seja problema de placa som visto a instalação não ter som e o vídeo do youtube ter.
 
Pois eu estou a perceber... Mas acho que nao deves ter queimado nada, porque tipo se tivesses queimado algum componente esse componente deria ter deixado de funcionar, nao? e pelo que percebi nada deixou de funcionar no portatil... mas duvido que sem abrires o portatil descobras onde está o problema, porque com suposiçoes nao sei se chegas la...
 
Com suposições não, mas com diagnósticos acredito que sim.

tacd, isso não explica porque é que o memtest também manda o pc abaixo. No entanto, eu também estou bastante desconfiado da placa de som, porque quando tenho a música ligada ele tb vai abaixo. Não sei se isto ajuda, mas vou desactivar os drivers de som e vou ver se o problema se mantém. Espero que desactivar os drivers "corte" a ligação à placa :x
 
Não, porque tal como disse, também vai abaixo quando estou a fazer um memtest. Como o memtest corre a partir de um LiveCD do Linux, qualquer malware que eu eventualmente pudesse ter no XP não estaria em execução.
 
Back
Topo