1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portátil vai abaixo quando puxa pelo CPU

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Kayvlim, 20 de Agosto de 2008. (Respostas: 28; Visualizações: 1600)

  1. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Boas!

    Tenho um portátil em segunda mão que me foi oferecido (faz já quatro meses).
    Nos primeiros tempos em que o tive, tudo funcionava normalmente, mas a partir de um certo momento, ele vai abaixo em algumas situações.

    O portátil é, de acordo com um programa que trazia ("Belarc System Advisor", acho eu), um "ASUSTEK L5C 1.0". A pessoa que mo deu disse-me, mais especificamente, que era um ASUS L5800C.

    (se precisarem de mais alguma informação, é só dizer)

    O que se passa é que de vez em quando ele simplesmente vai abaixo. De um momento para o outro, é como se lhe tivesse cortado toda a energia.

    A bateria está morta (só funciona ligado à corrente).

    Penso que possa ser sobreaquecimento, mas já liguei o Everest, e umas vezes vai abaixo nos 65º e outras chega aos 73º sem problemas. Já atingiu os 80º e nesse dia não foi abaixo (mas desliguei-o imediatamente).
    A temperatura ronda, em média, os 65º com IE ligado, 67º com Firefox ligado ou 59º com tudo desligado (menos o Everest, claro :D ).

    Acho que vale a pena dizer que nos primeiros tempos fui estúpido e trabalhava com o portátil em cima da cama, isto é, não passava ar por baixo, que é onde acho que está a entrada de ar :x não sei se isso poderá ter danificado alguma coisa...

    O que acham que pode ser/que posso fazer? Até o abria para ver se não terá pó, mas nunca abri um portátil e tenho algum receio :x

    Obrigado pelo tempo :P

    Cumprimentos,
    Kayvlim
     
  2. x_reddevil_x

    x_reddevil_x Power Member

    se tens medo de o abrir sopra isso com um compressor, pode ter pó nos coolers e estes não rodarem com deve ser... se fores em frente e o abrires exprimenta meter pasta termica nova no processador... n te esqueças é de remover a antiga todinha
     
  3. Joeski

    Joeski Power Member

    faz o que ja te foi dito pelo user antes de mim, e tenta usar uma base com fans
     
  4. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Obrigado a ambos :)

    Eu ainda prefiro não abrir o computador, porque mais vale ir abaixo de vez em quando do que fazer asneira e ficar sem ele :(
    Não tenho um compressor e uma base com fans é demasiado cara :wvsore:

    Mas há alguma forma de diagnosticar o problema sem o abrir? Isto é, se o problema for de hardware, não haverá nenhum programa de monitorização que me dê a certeza?
    O Everest só me disse que o problema não está directamente relacionado com a temperatura, mas não sei se as restantes informações me podem ajudar em algum aspecto.
     
  5. The-One

    The-One Colaborador
    Staff Member

    Não precisas de um compressor, compra uma daquelas latas de ar comprimido próprias para isso.
    Eu uso uma para limpar tanto o portátil como o desktop, aquilo tira o pó que é uma maravilha :007:

    Fica aqui um exemplo

    Tenta usar também o Speedfan para controlar as temperaturas alterar a velocidade das ventoinhas..
     
  6. Joeski

    Joeski Power Member

    Isso é sem duvida sobreaquecimento. Eu tenho uma base com duas fans que me custou 13€ não é nada por ai alem.. Instala o everest e diz ai as temperaturas :)
     
  7. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    bump!

    Depois de uma limpeza às ventoínhas, as temperaturas desceram, e ronda os 40/45º assim que ligado (e de manhã até costuma rondar os 35º, maravilha!), 55º após algum uso, e muito dificilmente chega aos 70º, ao contrário do que era comum antes.

    Pus-me a pensar, e nos primeiros tempos em que tive o portátil, nada disto acontecia. Lembro-me que quando ligava um media player, a música antes tinha algumas falhas - de tempos a tempos, a música parava por uns milésimos e depois continuava - mas nessa altura o computador aguentava-se ligado sem problemas. Agora, basta ver um vídeo no YouTube para ele ir abaixo, mas quando ligo o media player, ouço as músicas do início ao fim sem problemas (excepto quando o próprio media player é responsável por ele ir abaixo, mas isso é outra história).

    Conclusão: muito provavelmente, a culpa é minha de ele ter ficado neste estado, por lhe ter tapado a circulação de ar nos primeiros tempos.
    O que será que eu possa ter danificado? Como é que posso testar isso? É que até um memtest manda o computador abaixo ao fim de algum tempo :sad:

    Alguém conhece alguma ferramenta de diagnóstico que possa correr? Seja para pôr no Windows ou para correr num LiveCD de Linux?

    p.s.: saliento que o portátil está em segunda mão, tem cinco anos de uso e portanto está bem longe da garantia :x
     
    Última edição: 31 de Dezembro de 2008
  8. tacd

    tacd Power Member

    Para veres se o portátil está estável e aguenta-se aquando de grande utilização de CPU recomendo-te a utilização do Prime95.

    Convém no entanto deixar correr o programa para aí durante 6 horas.

    Em caso de instabilidade o programa dá erro ou o computador reinicia.
     
  9. skullrazor

    skullrazor [email protected] Member

    Eu tive o mesmo problema com um portatil Toshiba, comprei uma base com duas fans de 4cm por cerca de 30€ e o problema ficou resolvido, nunca mais foi abaixo... a base foi um pouco cara porque era de uma boa marca (segundo o que o engenheiro da loja me disse), mas como ja foi dito acima, arranjas por mais barato e deve.te resolver o problema de vez... ;)

    cumps
     
  10. The Golden Eagle

    The Golden Eagle I quit My Job for Folding

    O meu (My System), já chegou as 118ºC e não se desligou:004: eu é que o mandei abaixo, e não está danificado. Logo não estou a ver um portátil a ficar danificado só porque esteve a 70/80ºC uns meses...o meu está sempre nessas temperaturas e o CPU é 65nm...
    Imagem:
    [​IMG]
     
  11. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Curiosamete, o CPU parece não ser o principal responsável.

    Estive a instalar recentemente o Ruby on Rails, e na instalação, o CPU ficou várias vezes a 100% por quase um minuto, e ele não foi abaixo o tempo todo. Em contrapartida, ao ver um vídeo no YouTube, o CPU não fica a 100%, mas o portátil vai abaixo.

    De que poderá ser o problema? :(
     
  12. skullrazor

    skullrazor [email protected] Member

    se esta relacionado com video talvez a grafica, nao?
     
  13. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    O vídeo é flash embebido no browser. *Penso* que não puxe mais pela gráfica do que ter simplesmente o Windows aberto. Certo?

    De qualquer forma, tenho ideia de a gráfica não ser mesmo grande coisa :x
     
  14. skullrazor

    skullrazor [email protected] Member

    pois, isso é verdade... mas tipo seja da grafica ou nao, o problema esta relacionado com subreaquecimento, certo? logo o uso da base com as fans para arrefecer o portatil resolvera a situação, seja o problema da grafica, do cpu, ou do que for... nao estarei correcto?
     
  15. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    O problema é: se eu já queimei alguma coisa, o que foi?
    O sobreaquecimento agora não é tanto o problema, porque tanto ele atingia 70º e aguentava como agora vai abaixo aos 55º. Estou mais interessado em saber ONDE está o problema.
     
  16. tacd

    tacd Power Member

    Não deves ter queimado nada porque se tivesses queimado nem vídeos conseguias ver.

    Eu inclino-me para que seja problema de placa som visto a instalação não ter som e o vídeo do youtube ter.
     
  17. skullrazor

    skullrazor [email protected] Member

    Pois eu estou a perceber... Mas acho que nao deves ter queimado nada, porque tipo se tivesses queimado algum componente esse componente deria ter deixado de funcionar, nao? e pelo que percebi nada deixou de funcionar no portatil... mas duvido que sem abrires o portatil descobras onde está o problema, porque com suposiçoes nao sei se chegas la...
     
  18. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Com suposições não, mas com diagnósticos acredito que sim.

    tacd, isso não explica porque é que o memtest também manda o pc abaixo. No entanto, eu também estou bastante desconfiado da placa de som, porque quando tenho a música ligada ele tb vai abaixo. Não sei se isto ajuda, mas vou desactivar os drivers de som e vou ver se o problema se mantém. Espero que desactivar os drivers "corte" a ligação à placa :x
     
  19. skullrazor

    skullrazor [email protected] Member

    Pois com diagnosticos sim... mas e tambem nao à a possibilidade de ser um malware/worm que tenha infectado o pc?
     
  20. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Não, porque tal como disse, também vai abaixo quando estou a fazer um memtest. Como o memtest corre a partir de um LiveCD do Linux, qualquer malware que eu eventualmente pudesse ter no XP não estaria em execução.
     

Partilhar esta Página